UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Saúde Coletiva I

Unidade Ofertante:

Faculdade de Odontologia

Código:

FOUFU31103

Período/Série:

Turma:

A (Álex) e B (Liliane)

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Professor Coordenador da Disciplina: 

Álex Moreira Herval

 

Professores que ministrarão a Disciplina:   

Álex Moreira Herval

Liliane Parreira Tannús Gontijo

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Estudo crítico-reflexivo da epidemiologia. Histórico da saúde coletiva. Compreensão do processo saúde-doença-cuidado. Principais índices e indicadores de Saúde. Delineamento dos estudos epidemiológicos. Contexto das transições demográficas, epidemiológicas e nutricionais. Epidemiologia direcionada à prática odontológica. Principais levantamentos epidemiológicos em saúde bucal do Brasil, região Sudeste e Minas Gerais. Educação em saúde e promoção em saúde bucal. Processo de comunicação nas ações de saúde. Princípios do processo ensino-aprendizagem. Práticas educacionais e comunicacionais na promoção da saúde. Níveis de prevenção. Prevenção dos principais agravos em saúde bucal. Flúor. 

 

JUSTIFICATIVA

A compreensão do processo saúde-doença é mutante ao longo do tempo, incorporando os conhecimentos acumulados na literatura. Nesse sentido, essa disciplina pauta-se na determinação social do processo saúde-doença-cuidado, enquanto paradigma em discussão na atualidade, para apresentar ao discente as doenças mais frequentes em saúde bucal, bem como os métodos de educação, prevenção e promoção da saúde adequados a esse conhecimento. 

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aproximar o discente da epidemiologia geral e em saúde bucal por meio da compreensão dos agravos em saúde a partir da determinação social do processo saúde-doença-cuidado. Possibilitar a aproximação e vivência de ações educativas e preventivas em saúde bucal.

Objetivos Específicos:

  1. Compreender a epidemiologia geral, com ênfase na saúde bucal, sob a perspectiva dos determinantes sociais da saúde coletiva, as principais características da situação de saúde doença e da vigilância em saúde.

  2. Conhecer as ações preventivas individuais e coletivas, capacitando para a realização de promoção de saúde e prevenção de doenças bucais.

  3. Empregar métodos educativos para programas de orientação para higiene bucal, dieta e orientação do uso adequado do flúor.

  4. Orientar e prevenir as doenças e seus agravos através de medidas prevenvas e adequação de meio bucal (químico, mecânico e biológico).

  5. Capacitar para a Extensão em Promoção e prevenção em saúde bucal.

PROGRAMA

- Epidemiologia – conceitos e objetivos

- Componentes de uma investigação epidemiológica – mensuração (incidência, prevalência).

- Epidemiologia Descritiva e Analítica

- Diagnóstico de Saúde (demografia, perfil de morbidade, mortalidade e demanda por serviços de saúde)

- Principais índices e indicadores da situação de saúde geral e bucal

- Mortalidade e morbidade. Medidas. Fonte de dados. Tendências.

- Morbidade e Doenças de notificação compulsória.

- Usos de instrumentos dos diagnósticos de saúde.

- Levantamentos Epidemiológicos em Saúde Bucal

- Noções de Vigilância Epidemiológica

- Educação em saúde e Promoção em saúde bucal

- Processo de comunicação nas ações de saúde

- Princípios do processo ensino-aprendizagem

- Práticas educacionais e comunicacionais na promoção da saúde

- Níveis de prevenção

- Prevenção dos principais agravos em saúde bucal: Cárie dentária; Doença Periodontal; Câncer bucal; Má-oclusão e Trauma

- Uso racional do Flúor

- Sistemas de Informação em Saúde

 

METODOLOGIA

A disciplina será composta atividades presenciais, somando momentos em que o discente participa das atividades diretamente conduzidas pelos docentes e atividades preparatórias sobre a orientação indireta do docente. Para realização da disciplina serão formadas Comunidades de Aprendizagem (A1, B1, A2, B2) que terão cronogramas de atividades diferenciados. 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

TURMA A

DIA

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

DOCENTE

11

01

Apresentação da Disciplina, acolhimento e formação das comunidades de aprendizagem

Acolhimento. Apresentação Disciplina: plano de ensino; conteúdo; método (imagens elementos MAEA*); avaliação (ficha individual); referências. Formação Comunidades de Aprendizagem

Álex Herval

18

01

Processo saúde-doença-cuidado; saúde; e epidemiologia: conceitos e noções gerais

Processo saúde-doença-cuidado; saúde; e epidemiologia: conceitos e noções gerais

Álex Herval

25

01

Epidemiologia Descritiva; Processo Epidêmico; e Transmissibilidade; Vigilância Epidemiológica

Discussão sobre os conceitos da epidemiologia e como se estrutura a vigilância em saúde

Abertura do Caso 1

Álex Herval

01

02

Epidemiologia da Cárie dentária

Fechamento Caso 1; Abertura Caso 2

Álex Herval

08

02

Epidemiologia da Cárie dentária

Fechamento Caso 1; Abertura Caso 2

Álex Herval

22

02

Epidemiologia Fluorose Dentária

Fechamento Caso 2; Abertura Caso 3

Álex Herval

29

02

Epidemiologia Fluorose Dentária

Fechamento Caso 2; Abertura Caso 3

Álex Herval

07

03

Epidemiologia da Doença Periodontal

Fechamento Caso 3; Abertura Caso 4

Álex Herval

14

03

Epidemiologia da Doença Periodontal

Fechamento Caso 3; Abertura Caso 4

Álex Herval

21

03

Epidemiologia Má-oclusão

Fechamento Caso 4

Álex Herval

04

04

Epidemiologia Má-oclusão

Fechamento Caso 4

Álex Herval

11

04

Educação, Prevenção e Promoção da Saúde

Princípios da Educação em Saúde

Apresentação do Mapa

Discussão Promoção e Prevenção em Saúde

Álex Herval

18

04

Educação, Prevenção e Promoção da Saúde

Princípios da Educação em Saúde

Educação em saúde: bases teórico metodológicas

Álex Herval

25

04

Atividade Avaliativa Semestral

Team-based Learning

Álex Herval

30

04

Atividade de Recuperação

Atividade de Recuperação

Álex Herval

 

TURMA B

 

DIA

MÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

DOCENTE

11

01

Apresentação da Disciplina, acolhimento e formação das comunidades de aprendizagem

Acolhimento. Apresentação Disciplina: plano de ensino; conteúdo; método (imagens elementos MAEA*); avaliação (ficha individual); referências. Formação Comunidades de Aprendizagem

Liliane Tannus

17

01

Processo saúde-doença-cuidado; saúde; e epidemiologia: conceitos e noções gerais

Processo saúde-doença-cuidado; saúde; e epidemiologia: conceitos e noções gerais

Liliane Tannus

18

01

Epidemiologia Descritiva; Processo Epidêmico; e Transmissibilidade; Vigilância Epidemiológica

Discussão sobre os conceitos da epidemiologia e como se estrutura a vigilância em saúde

Abertura do Caso 1

Liliane Tannus

24

01

Epidemiologia da Cárie dentária

Fechamento Caso 1; Abertura Caso 2

Liliane Tannus

25

01

Epidemiologia da Cárie dentária

Fechamento Caso 1; Abertura Caso 2

Liliane Tannus

31

01

Epidemiologia Fluorose Dentária

Fechamento Caso 2; Abertura Caso 3

Liliane Tannus

01

02

Epidemiologia Fluorose Dentária

Fechamento Caso 2; Abertura Caso 3

Liliane Tannus

07

02

Epidemiologia da Doença Periodontal

Fechamento Caso 3; Abertura Caso 4

Liliane Tannus

08

02

Epidemiologia da Doença Periodontal

Fechamento Caso 3; Abertura Caso 4

Liliane Tannus

15

02

Epidemiologia Má-oclusão

Fechamento Caso 4

Liliane Tannus

21

02

Epidemiologia Má-oclusão

Fechamento Caso 4

Liliane Tannus

22

02

Educação, Prevenção e Promoção da Saúde

Princípios da Educação em Saúde

Apresentação do Mapa

Discussão Promoção e Prevenção em Saúde

Liliane Tannus

28

02

Educação, Prevenção e Promoção da Saúde

Princípios da Educação em Saúde

Educação em saúde: bases teórico metodológicas

Liliane Tannus

29

02

Atividade Avaliativa Semestral

Team-based Learning

Liliane Tannus

06

03

Atividade de Recuperação

Atividade de Recuperação

Liliane Tannus

*Nota: O cronograma acima poderá sofrer alterações, durante seu curso, considerando ajustes que se fizerem necessários a sua oferta consolidada em 2 meses.

AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado ao longo de todo o curso (avaliação formativa), por meio da realização da entrega de resenhas, mapas conceituais, resolução dos casos epidemiológicos e demais ferramentas das metodologias ativas. Ao final, o aluno será avaliado pelo conjunto de atividades desenvolvidas durante a disciplina e avaliação final.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADE AVALIATIVA

PONTUAÇÃO

Processo saúde doença

Atividade: Obra de Arte e sua relação com o Conceito de Saúde

Data de entrega da atividade: 15/01/2024; Horário de entrega: Até 23h59 (Todas Comunidades)

9 pontos

Epidemiologia

Atividade: Reportagem e a explicação do Processo Epidemiológico

Data de entrega TURMA A: 22/01/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA B: 17/01/2024; Horário de entrega: Até 23h59

9 pontos

Cárie Dental

 Atividade: resolução do caso 1

Data de entrega TURMA A1: 27/01/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA A2: 05/01/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA B1 e B2: 22/01/2024; Horário de entrega: Até 23h59

14 pontos

Fluorose

 Atividade: resolução do caso 2

Data de entrega TURMA A1: 19/02/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA A2: 26/02/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA B1 e B2: 29/01/2024; Horário de entrega: Até 23h59

14 pontos

Doença Periodontal

 Atividade: resolução do caso 3

Data de entrega TURMA A1: 04/03/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA A2: 11/03/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA B1 e B2: 05/02/2024; Horário de entrega: Até 23h59

14 pontos

Má-oclusão

 Atividade: resolução do caso 4

Data de entrega TURMA A1: 18/03/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA A2: 01/04/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA B1 e B2: 13/02/2024; Horário de entrega: Até 23h59

14 pontos

Promoção e Prevenção

Atividade: Mapa Conceitual

Data de entrega TURMA A: 08/04/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA B: 20/02/2024; Horário de entrega: Até 23h59

9 pontos

Educação em Saúde

 Atividade: Resenha

Data de entrega TURMA A: 15/04/2024; Horário de entrega: Até 23h59

Data de entrega TURMA B: 27/02/2024; Horário de entrega: Até 23h59

9 pontos

Avaliação Final

Atividade: Team Based Learning

TURMA A: 25/04/2024; Horário: 08h00

TURMA B: 29/02/2024; Horário: 08h00

8 pontos

Avaliação de Recuperação

Atividade: Apresentação dos Temas e Arguição

TURMA A: 30/04/2024; Horário: 18h30

TURMA B: 06/03/2024; Horário: 08h30

100 pontos

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 56 p. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_fluoretos.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde. Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde. Superintendência de Redes de Atenção à Saúde. Diretoria de Saúde Bucal. SB Minas Gerais: pesquisa das condições de saúde bucal da população mineira: resultados principais/ Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde. Superintendência de Redes de Atenção à Saúde. Diretoria de Saúde Bucal. - Belo Horizonte: SES-MG, 2013. Disponível em: https://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/SBMinas_Relatorio_Final.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Políca Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em:hp://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/diretrizes_da_polica_nacional_de_saude_bucal.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: hp://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_fluoretos.pdf. Acesso em: 24 jun. 2019. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_bucal_sistema_unico_saude.pdf. Acesso em: 18 jun. 2019. KRIGER, L. ABOPREV: promoção de saúde bucal: paradigma, ciência, humanização. São Paulo: Artes Médicas, 2003. MEDRONHO, R. A. et al. (ed.). Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2009. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde. Atenção em Saúde Bucal. Belo Horizonte: SAS/MG, 2006. Disponível em: hp://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/acon/95-atencao-a-saude-bucal. Acesso em: 3 jul. 2019. PEREIRA, A. C. Odontologia em saúde coleva: planejando ações e promovendo saúde. São Paulo: Artes Médicas, 2003. PEREIRA, A. C. (org.). Gestão pública em saúde. Águas de São Pedro: Livronovo, 2016. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2013.

 

Complementar

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 56 p.: il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes//cartas_promocao.pdf

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil _sorridente.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

 Brasil. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde / Ministério da Saúde. – 3. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 28 p. Disponível em http://www.conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/AF_Carta_Usuarios_Saude_site.pdf

GOMES, Luciano Bezerra; MERHY, Emerson Elias. Compreendendo a educação popular em saúde: um estudo na literatura brasileira. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, p. 7-18, 2011. https://www.scielosp.org/article/csp/2011.v27n1/7-18/pt/

MIALHE, Fábio Luiz; SILVA, Cristiane Maria da Costa. A educação em saúde e suas representações entre alunos de um curso de odontologia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 1555-1561, 2011. https://www.scielosp.org/article/csc/2011.v16suppl1/1555-1561/pt/

GONTIJO, Liliane Pereira Tannus et al. Aceitabilidade das metodologias ativas de ensino aprendizagem entre discentes de odontologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, 2020. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13693

BEAGLEHOLE, R.; BONITA, R.; KJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. São Paulo: Santos, 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Projeto SB Brasil 2010: pesquisa nacional de saúde bucal: resultados principais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: hp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019. DIAS, A. A. Saúde bucal coleva. São Paulo: Santos, 2006. FEJERSKOV, O.; KIDD, E. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. São Paulo: Santos, 2011. FLETCHER, R. H.; FLETCHER, S. W.; WAGNER, E. H. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. Porto Alegre: Artmed, 1996. FONSECA, V. Aprender a aprender: a educalidade congniva. Porto Alegre:Artes Médicas, 1998. MURRAY, J. J. O uso correto de fluoretos na saúde pública. São Paulo: Santos, 1992. PENTEADO, H. D. (org.). Pedagogia da comunicação: teorias e prácas. São Paulo: Cortez, 1998. PEREIRA, A. C. (org.). Guia práco da gestão pública em saúde. Piracicaba: ADM Gestão em Educação em Saúde, 2017. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. Rio de Janeiro: MEDSI, 2013.

ALMEIDA FILHO, N.; BARRETO, M. L. Epidemiologia & saúde: fundamentos, métodos e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 

 
 
 
 

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Documento assinado eletronicamente por Alex Moreira Herval, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/12/2023, às 17:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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