UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 5M, Sala 109 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: - www.fagen.ufu.br - ppgaadm@fagen.ufu.br
  

Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 14ª reunião/2022 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 14ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2022. Às 8:00 horas do dia vinte e cinco de outubro de dois mil e vinte e dois, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: Rodrigo Fernandes Malaquias, Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, José Eduardo Ferreira Lopes e Verônica Angélica Freitas de Paula, da representante discente Vanessa Alves Pinhal e da Secretária Juliana Bárbara da Silva Oliveira. 1. Informes: 1.1 Por motivos pessoais, a missão do Professor Visitante Diego Maganhoto Coraiola foi cancelada em 2022, possivelmente ela ocorrerá no 1º semestre de 2023. 2. Leitura e aprovação da Ata da 13ª reunião ordinária do COLPPGAdm 2022. Após discussão e votação, a ata foi aprovada por unanimidade. 3. Ordem do Dia: 3.1. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de mestrado da discente Fernanda Ernesto Machado Félix de Castro. Banca composta pelos membros: Fernanda Maciel Peixoto, Marcelo Fodra e Laíse Ferraz Correia (PPGA-CEFET/MG). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.2. Solicitação de aprovação de banca de Qualificação de mestrado da discente Priscila Lélis Cândido Custódio. Banca composta pelos membros: Luciano Ferreira Carvalho, Rodrigo Fernandes Malaquias e Vinicius Silva Pereira. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.3. Solicitação de dilação de prazo para a qualificação do doutorando José Fernando Martins de Paiva para 03/2023. Após análise e votação, a dilação de prazo foi aprovada por unanimidade, sendo reforçado que essa dilação não impacta no prazo para a conclusão do curso, que continua o mesmo. 3.4. Relatório de bolsas da mestranda Juliana Amaral Oliveira. Após análise e votação, o relatório de bolsa foi aprovado por unanimidade. 3.5. Solicitação de orientação da discente Juliana Amaral Oliveira para o docente Márcio Lopes Pimenta. Após análise e votação, a solicitação de orientação foi aprovada por unanimidade. 3.6. Solicitação do docente Flávio Luiz de Moraes Barboza para que o Prof. Dr. José Augusto Fiorucci cooriente a discente Kamyr Gomes de Souza. Após análise e votação, a solicitação de coorientação foi aprovada com duas abstenções. 3.7. Oferta de disciplinas do PPGAdm para o ano de 2023. Após análise e votação, a oferta das disciplinas abaixo foi aprovada por unanimidade: Disciplinas ofertadas em 2023/1: Epistemologia em Administração (Profª. Ananda); Ensino Superior em Administração (Profa. Jaluza); Gestão Organizacional e Regionalidade (Profs. Vinícius e Penedo); Sociedade, Desenvolvimento e Regionalidade (Profª. Cristiana e Fernanda Malaquias); Estudos em Regionalidade (Profa. Luciana); Técnicas Avançadas de Pesquisa Qualitativa (Profa. Cintia); Técnicas Avançadas de Pesquisa Quantitativa (Prof. José Eduardo); Seminários I em GOR - Turma A (Prof. Rodrigo); Seminários I em GOR - Turma B (Profª Verônica e Prof. Ricardo); Seminários I em SDR - Turma A (Mestrado) (Prof. André e Profª Cristiana); Seminários I em SDR - Turma B (Doutorado) (Prof. Flávio); Gestão Financeira e Valor de Empresas e Regionalidade (Profa. Kárem); Marketing Estratégico e Regionalidade (Profª. Verônica e Profª Vérica); Estratégia Organizacional e Regionalidade (Profa. Jacquelaine); Tópicos Especiais IV em GOR (Prof. Luciano); e Estágio docência (Diversos professores). Disciplinas ofertadas em 2023/2: Teoria das Organizações e Regionalidade (Profa. Cintia); Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa (Profa. Fernanda Malaquias); Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa (Profª. Carla); Seminários II em GOR - Turma A (Prof. Rodrigo); Seminários II em GOR - Turma B (Prof. Alex); Seminários II em SDR (Profs. Cristiana e André); Cultura, Organizações e Sociedade (Profa. Cintia); Comportamento do Consumidor (Prof. André); Sustentabilidade Regional (Profa. Aracy e Jaluza); Finanças Internacionais e Regionalidade (Prof. Penedo e Vinícius); Governança Corporativa e Regionalidade (Profa. Fernanda Peixoto); Tópicos Especiais II em GOR (Prof. Márcio); e Estágio docência (Diversos professores). 3.8. Atividade do Planejamento Estratégico do PPGAdm – análise do relatório quadrienal da CAPES. O Presidente apresentou uma breve análise das atividades realizadas no PPGAdm no quadriênio anterior que influenciaram na avaliação positiva da CAPES e também sugeriu alguns pontos de melhoria para serem adotados considerando a avaliação quadrienal de 2017-2020. Durante a apresentação os demais membros do Colegiado também apresentaram suas considerações que, junto com a análise inicial, seguem descritas na sequência. (i) Aspectos que foram elogiados e ações que foram implementadas que foram importantes para a avaliação positiva: (a) Produção docente e discente – ações implementadas: processo de credenciamento exigindo produção qualificada e valorizando coordenação de projetos de pesquisa financiados; procedimentos adotados de exigência de produção dos discentes, tanto do Mestrado como do Doutorado; grande esforço do PPGAdm e da FAGEN para financiar a participação de docentes e discentes em eventos científicos; busca de recursos para viabilizar a tradução de artigos de docentes para submissão em periódicos; e oferta para a comunidade de diversos cursos metodológicos, tanto à distância como presencial; (b) Aderência a área de concentração – ações implementadas: maior conscientização dos professores e estudantes a respeito da importância da aderência; criação de formulário para as disciplinas Seminários I e II que exige a apresentação da aderência e do impacto da pesquisa; e novo formulário para agendamento de bancas de qualificação e defesa, também exigindo a apresentação da aderência e dos impactos da pesquisa, além do trabalho a ser defendido; (c) Processo de seleção de membros das bancas – ação implementada: nova Decisão Administrativa 01/2021 COLPPGADM com o detalhamento do processo para selecionar membros e agendar bancas, estipulando que cada componente externo de bancas poderá participar de, no máximo, 04 bancas do PPGAdm no quadriênio, possibilitando assim uma maior diversidade; (d) Parcerias realizadas – ações implementadas: foram solicitadas diversas informações aos docentes do PPGAdm referente a publicações, parcerias e outras atividades que foram registradas no relatório enviado à CAPES, ressalta-se que a maioria dos docentes colaborou no envio desses dados; participação no UFU-CAPES.PrInt; e diversos cursos ofertados para a comunidade; e (e) Formação dos egressos – ação implementada: acompanhamento próximo dos dados e atividades realizadas pelos egressos do PPGAdm. (ii) Aspectos que necessitamos investir em melhorias e ações propostas para o desenvolvimento desses aspectos: (a) Impacto dos estudos do PPGAdm – ações propostas: definir como obrigatório a inserção nas Dissertações/Teses dos impactos gerados pela pesquisa, essa inserção pode ser em capítulo separado ou em outra parte do trabalho, aspecto que ainda será definido, indica-se a utilização do formulário de banca para descrever esses aspectos; na descrição dos impactos, separar os impactos acadêmicos e teóricos (caráter inovador na produção intelectual) e os impactos sociais, econômicos e regionais; definir como obrigatório a inserção de qual(is) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são trabalhados na Dissertação/Tese, essa informação deverá também constar no formulário de solicitação de banca; e realização de encontros com a comunidade PPGAdm para trabalhar o conceito de impacto na perspectiva da CAPES; (b) Reforçar a aderência das pesquisas realizadas no PPGAdm – ação proposta: aprimorar e deixar mais claro o conceito de Regionalidade adotado no PPGAdm; (c) Divulgação do PPGAdm – ações propostas: inserir como pré-requisito para a banca que o estudante entregue um vídeo entre 3 e 5 minutos descrevendo a pesquisa (objetivo da pesquisa, principais resultados, contribuição teórica e impacto regional) para ser divulgado nas mídias sociais do PPGAdm; aprimorar o uso das mídias sociais do PPGAdm; divulgar no Comunica Ciência da UFU as pesquisas realizadas no PPGAdm; registrar a participação dos discentes e docentes PPGAdm nos eventos científicos para divulgação nos relatórios da CAPES como oportunidade de divulgação do programa; solicitar aos docentes e discentes para quando forem entrevistados cadastrarem essas entrevistas no Currículo Lattes; divulgar pesquisas realizadas no PPGAdm na semana de recepção dos ingressantes no Programa; e divulgar as bancas para a comunidade, tanto no site do PPGAdm como nas mídias sociais do Programa; (d) Planejamento Estratégico – ações propostas: documentar todas as ações desenvolvidas no Planejamento Estratégico do PPGAdm; inserir o Planejamento Estratégico como ponto fixo nas reuniões do Colegiado do PPGAdm; e realizar uma reunião semestral sobre o Planejamento Estratégico com toda a comunidade PPGAdm; e (e) Autoavaliação – ações propostas: recompor a Comissão de Autoavaliação do PPGAdm (ação já implementada); desenvolver pesquisas com discentes, docentes e comunidade a respeito do PPGAdm; e registrar as ações da Comissão de Autoavaliação, que apresentará relatórios anuais. Após análise e discussão, essas ações foram aprovadas por unanimidade para serem desenvolvidas no PPGAdm neste quadriênio, sendo que poderão ser alteradas/aprimoradas conforme se julgar necessário no contexto em que estiverem sendo planejadas e executadas. 4. Assuntos Gerais. O presidente agradeceu a presença de todos e eu, Juliana Bárbara da Silva Oliveira, lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, 25 de outubro de 2022.

 

André Francisco Alcântara Fagundes

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto

José Eduardo Ferreira Lopes

Rodrigo Fernandes Malaquias

Vanessa Alves Pinhal

Verônica Angélica Freitas de Paula

Juliana Bárbara da Silva Oliveira - Secretária


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Eduardo Ferreira Lopes, Membro de Colegiado, em 15/12/2022, às 14:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Verônica Angélica Freitas de Paula, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/12/2022, às 15:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Fernandes Malaquias, Membro de Colegiado, em 15/12/2022, às 17:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 16/12/2022, às 08:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vanessa Alves Pinhal, Membro de Colegiado, em 19/12/2022, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jaluza Maria Lima Silva Borsato, Membro de Colegiado, em 23/12/2022, às 19:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Juliana Barbara da Silva Oliveira, Secretário(a), em 31/01/2023, às 16:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4141967 e o código CRC CC2D2287.




Referência: Processo nº 23117.090735/2022-29 SEI nº 4141967