UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologia do Ensino de Geografia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31706

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Josy Dayanny Alves Souza

Ano/Semestre:

2022.1

Observações:

josy.souza@ugfu.br ou geografajosysouza@gmail.com

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

Abordar a história da Geografia Escolar Brasileira, Planejamento Escolar, Pesquisa e Avaliação.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar uma discussão teórico-metodológica acerca do ensino de Geografia, com ênfase nos aspectos filosóficos, epistemológicos e éticos associados ao processo ensino-aprendizagem, permitindo que os futuros professores se posicionem criticamente frente à realidade e à escola.

Objetivos Específicos:

  • Problematizar as concepções de ensino vigentes.
  • Refletir sobre o papel social e político do ensino de Geografia.
  • Evidenciar o papel da pesquisa na atividade do professor.
  • Elaborar propostas teórico-metodológicas para o ensino de Geografia, considerando os principais conceitos geográficos.

PROGRAMA

  1. (RE)PENSAR O ENSINO DE GEOGRAFIA.

    1. - Qual escola queremos? Da escola disciplinar à escola libertária: experiências e possibilidades.

    2. - Que alunos formaremos? Da educação “bancária” à educação libertadora.

 

2-(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA.

  1. - Da vivência dos alunos aos conceitos geográficos: conexões e construções.

  2. - Por uma Geografia significativa: articulações entre abordagem geográfica e transformação da realidade.

 

3-METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS.

  1. - Metodologias Tradicionais renovadas.

  2. - Metodologias Inclusivas.

  3. - Metodologias no âmbito da escola 2.0.

 

4. SEMINÁRIOS

METODOLOGIA

A metodologia apresentada será desenvolvida na modalidade presencial:

No quadro Cronograma a seguir, explicitamos os conteúdos da disciplina

 

Datas

Conteúdo

  1.  

27/09/2022

Apresentação da Ementa e Acordos

  1.  

04/10/2022

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Capítulo 3 - A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1IvI80Wi0H3X5JN8wYELKjQg6INl0p9_Z/view?usp=sharing

 

Com quem eu caminho?

 

  1.  

11/10/2022

 

hooks bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Cap. 2. Uma revolução de valores: a promessa da mudança cultural. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, [1994] 2017. p. 37-50. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/12thXB0yTrBdo4sDh1r__VzjAAY_2DK-Z/view?usp=sharing

 

hooks bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Cap. 3. Abraçar a mudança. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, [1994] 2017. p. 51-63. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12thXB0yTrBdo4sDh1r__VzjAAY_2DK-Z/view?usp=sharing

 

  1.  

18/10/2022

MORAIS, Eliana Marta Barbosa; CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade, os sujeitos e suas práticas espaciais cotidianas. In: A cidade e seus sujeitos. (Orgs.)Eliana Marta Barbosa de Morais e Lana de Souza Cavalcanti. Goiânia: Editora Vozes, 2011, p. 13-30. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vPuubNuNyg_91kh9L9kQHd9Kb5S9n1kK/view?usp=sharing

 

  1.  

25/10/2022

(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA

 

I Semana de Arte e Cultura do PET-Geografia

Mesa Redonda: Arte, Ensino e Religiões de Matriz Afro-Brasileira

 

  1.  

01/11/2022

(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA

 

SANTOS, Renato Emerson dos. O ensino de Geografia do Brasil e as relações raciais: reflexões a partir da Lei 10.639. In Diversidade, espaço e relações sociais: o negro na Geografia do Brasil. (Org.). Renato Emerson dos Santos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 1-40. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/14NdCdG1QPk6PYr8hrOYJumZXmNccLs7u/view?usp=sharing

 

 

  1.  

08/11/2022

(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA

 

SOUZA, Lorena Francisco de; MACHADO, Luiza Helena Barreira. O ensino das relações étnico-raciais a partir de conteúdos geográficos na educação básica. Signos Geográficos. Boletim NEPEG de Ensino de Geografia. Vol. 3, 2021, p. 1-36.

Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/71517/37970

 

I Semana de Ciências Humanas do Pontal-UFU

  1.  

15/11/2022

Feriado

  1.  

22/11/2022

(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA

 

XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 14, página 110 - 117, 2020. Disponível em: https://piseagrama.org/amansar-o-giz/

 

Episódio 1. Quem é parente no Brasil? Disponível em: https://open.spotify.com/episode/0aAV3uMNZfWeyCoXtN9kRe?si=d5eb1aefc39742eb

 

MUNDURUKU, Daniel. Um dia na Aldeia: uma história Munduruku. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1xA-ZwzcC5wVRyIjVRMHY1g7Ehv3DzX7U/view?usp=sharing

  1.  

29/11/2022

(RE)PENSAR A GEOGRAFIA QUE SE ENSINA

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. Texto 1 - Ideias para adiar o fim do mundo. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1QijfDmGLOtpfou6of2hEPla29I-t8qV4/view?usp=sharing

 

Documentário - Ailton Krenak: o sonho da pedra

Indiana produções cinematográficas - Canal Curta

 

Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=xm7geCZDxwM

Parte 2 - https://www.youtube.com/watch?v=gd1467rd9J4

Parte 3 - https://www.youtube.com/watch?v=vmnIUpvxHBE

Parte 4 - https://www.youtube.com/watch?v=CmcLihBACco

 

Mesa 19 - FLIP - Cartografias para adiar o fim do mundo, com Ailton Krenak e Muniz Sodré. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=78ikR_oxrtg

 

  1.  

06/12/2022

METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS

Linguagens

  1.  

13/12/2022

METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS

Linguagens

  1.  

20/12/2022

METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS

Linguagens

  1.  

10/01/2023

METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS

Linguagens

  1.  

17/01/2023

Apresentação de Seminário Temático

Entrega do Trabalho Final

  1.  

24/01/2023

Apresentação de Seminário Temático

Entrega do Trabalho Final

  1.  

31/01/2023

Atividade de recuperação;

Vista de nota;

Encerramento da disciplina.

 

AVALIAÇÃO

Serão utilizados 3 instrumentos de Avaliação baseados nas:

  1. Referências básica e complementar;

  2. Aulas; e,

  3. Material complementar disponibilizado no drive da disciplina e no site: https://sites.google.com/view/aprendendo-a-transgredir/in%C3%ADcio/20222-metodologia-do-ensino-de-geografia

 

Atenção: Os Trabalhos Acadêmicos, individualmente e/ou em grupo  deverão ser entregues nas seguintes datas:

 

Fase

Data limite de entrega

 

Pontuação

 

Trabalho

1

11/10/2022

15

Escrito

2

04/11/2022

15

Escrito

3

06-13-20-

12/2022;

10/01/2023

30

Produção de material didático

 

Final

17/01/2023

 

24/01/2023

10

Apresentação de Plano de Aula

10

Com quem eu caminho?

20

Portifólio

Pontuação total

100

 

Atividade de Recuperação

A Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, o Art. 141 estabelece regras para a Atividade de Recuperação:

 

"Seção III”

Da avaliação de recuperação

 

Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular.

 

§ 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem.

 

§ 2º Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão.

 

Na disciplina Metodologia do Ensino de Geografia a Atividade de Recuperação:

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade e seus sujeitos. Eliana Marta Barbosa de Morais e Lana de Souza Cavalcanti. Goiânia: Editora Viana, 2011.

PONTUSCHKA, Nidia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelindo de. (Org.). Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2022.​

SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na Geografia do Brasil. Renato Emerson dos Santos (Org.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

STRFORINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2º ed. São Paulo: Annablume, 2008.

Complementar

CARLOS, Ana Fani Alessandri (Org). A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2020.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 14, página 110 - 117, 2020.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Josy Dayanny Alves Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/10/2022, às 12:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4012050