UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PPGCC27

COMPONENTE CURRICULAR:

Epistemologia da Pesquisa

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis

SIGLA:

PPGCC

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Desenvolver a formação de pesquisadores em epistemologia da ciência, nas suas bases filosóficas, metodológicas e lógicas, para capacitá-los a gerar conhecimento científico e avaliar o processo de geração do mesmo. Para tanto, o percurso da disciplina envolve as seguintes etapas: 1) Caracterizar o conhecimento científico e a Epistemologia da Ciência, com seus problemas filosóficos (ontológicos), metodológicos e lógicos; 2) Analisar o processo de busca do conhecimento científico

Ementa

  1. Contabilidade como Campo de Conhecimento, a Pesquisa em Contabilidade, Ontologia Epistemologia

  2. Processo de Geração de Conhecimento e Demarcação Científica

  3. Paradigmas de Pesquisa

  4. Positivo versus Normativo na Contabilidade.

PROGRAMA

1.            CONTABILIDADE COMO CAMPO DE CONHECIMENTO, A PESQUISA EM CONTABILIDADE, ONTOLOGIA E EPISTEMOLOGIA

1.1.        Conhecimento Científico versus Conhecimento Ordinário

1.2.        Conceito e Problemas da Epistemologia

1.3.        Epistemologia e influências filosóficas

1.4.        Epistemologia Realista

1.5.        Epistemologia Empirista: positivismo e empirismo construtivo

1.6.        Epistemologia das Ciências Sociais:

1.6.1.     Realismo, Empirismo e Construtivismo (interpretativo e crítico)

 

2.            PROCESSO DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO E DEMARCAÇÃO CIENTÍFICA

2.1.        Teoria do método científico: conjectura, objetividade e validade

2.2.        Explicação científica e sua possibilidade nas ciências sociais

2.3.        Processo: Problema, Hipótese, Dados, Tratamento dos Dados, Resultados e Implicações

2.4.        O papel da hipótese na investigação científica

 

3.            PARADIGMAS DE PESQUISA

3.1.        O papel da teoria e construção de teoria

3.2.        Definição do objetivo a partir da lógica da pesquisa (descrição ou explicação, com hipótese?)

3.3.        Dados de observação ou de experimento

3.4.        Validação dos resultados

3.5.        Contribuição para evolução do conhecimento e publicações

 

4.            POSITIVO VERSUS NORMATIVO NA CONTABILIDADE

4.1.        Avaliação da pesquisa contábil

4.2.        Epistemologia na Pós-Graduação em Ciências Contábeis

4.3.        Epistemologia predominante na pesquisa contábil

4.4.        Controvérsias filosóficas na pesquisa contábil

4.5.        O papel da hipótese na pesquisa científica

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAKER, C. R., BETTNER. M. S. Interpretive and critical research in accounting: A commentary on its absence from mainstream accounting research, v. 8, p. 293-310, 1997.

 

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CHUA, W. F. Radical Developments in Accounting Thought. The Accounting Review, v. 61, n. 4, p.601-632, 1986.

 

FARIAS, M. R. S. Desenvolvimento científico da contabilidade: uma análise baseada na epistemologia realista da ciência. Tese (doutorado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. São Paulo: 2012. 222 p.

 

FREITAS, M. E. Viver a tese é preciso! Reflexões sobre as aventuras e desventuras da vida acadêmica. (Pensata). RAE, v. 42, n. 1, p. 1-6, 2002.

 

HINES, R.Financial Accounting: In Communicating Reality, We Construct Reality. Accounting, Organizations and Society, v. 13, v. 3, p. 251-261, 1989.

 

GIOIA, D.A, PITRE, E. Multiparadigm Perspectives on Theory Building. Academy of Management Review, v. 15, N. 4, p. 584-602, 1990.

 

JEANJEAN, T.; RAMIREZ, C. Back to the origins of positive theories: A contribution to an analysis of paradigm changes in accounting research. Accounting in Europe, v. 6, n. 1, p. 107-126, 2009.

 

LOPES, A. B., IUDICIBUS, S. (Org.) Teoria Avançada da Contabilidade. Grupo GEN, 2. ed.,2012.

 

LAINE, M. Still the Kiss-of-Death? A Personal Reflection on Encountering the Mainstream Paradigm as a PhD student. Social and Environmental Accounting Journal, v. 26, n.. 2, 9-13, 2006.

 

MARTINS, Eliseu. (2005). Normativismo e/ou Positivismo em Contabilidade: Qual o Futuro? Revista Contabilidade & Finanças (39), 3-6.

 

MORGAN, G. Accounting as Reality Construction: Towards a New Epistemology For Accounting Practice. Accounting Organizations and Society, v. 13, n. 5, pp. 477-485, 1988.

 

POPPER, Karl. (1975). A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix.

 

PUXTY, A. G. The Received Wisdom, in The Social and Organizational Context of Management Accounting, London, Academic Press, pp. 3-29, 1993.

 

ROSENBERG, A. (2012) The Philosophy of Science. 3rd ed. Routeledge.

 

VOLPATO, G. Ciência: da filosofia à publicação. 6.ed. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2013.

 

Complementares:

FEIGL, Herbert. A visão ortodoxa de teoria: comentários para defesa assim como para crítica. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 2 p. 265-77, 2004.

 

GORTON, Willian A. Karl Popper and the Social Sciences. New York: State University of New York Press, 2006.

 

HEALY, P. M. and PALEPU, K. G. Information asymmetry, corporate disclosure, and the capital markets: A review of the empirical disclosure literature. Journal of Accounting and Economics, n. 31, 2001.

 

KLUCKHOHN, F.R., and MURRAY, H.A. Personality in nature. New York: Knopf, 1948.

 

LACEY, H. Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e sociais? Scientiae Studia, São Paulo, v. 1, n. 2 p. 121-149, 2003.

 

NOBES, Christopher. Towards a General Model of the Reasons for International Differences in Financial Reporting. ABACUS, v. 34, n. 2, 1998.

 

PIETROCOLA, Maurício. Construção e Realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos, Investigações em Ensino de Ciências, v. 4, n.3, pp. 213-227, 1999.

 

SILVA, Marcos Rodrigues da. Realismo e anti-realismo na ciência: aspectos introdutórios de uma discussão sobre a natureza das teorias, Revista Ciência & Educação, 1998.

 

aprovação

 

Ricardo Rocha de Azevedo

Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis

Lucimar Antônio Cabral de Ávila

Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis

 


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Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 SEI nº 3695851