UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA TERCEIRA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e sete dias do mês de maio de dois mil e vinte e um, às 14h00min, teve início a terceira reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Boscolli Barbosa Pereira, com a presença dos seguintes conselheiros: Aline Andressa Bervig, Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Marcos Machado de Oliveira, Cláudio Antonio Di Mauro, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Gabriel do Nascimento Guimarães, Jean Ezequiel Limongi, João Vitor Meza Bravo,  Jorge Luis Silva Brito, Marlene Teresinha de Muno Colesanti, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, William Rodrigues Ferreira, e Winston Kleiber de Almeida Bacelar. O professor Boscolli recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, passou-se à discussão dos itens da pauta: 1.1) Ata da 2ª Reunião Extraordinária/2020 do Conselho do IG, de 29 de abril de 2021. Protocolo SEI: (2736687).​ O  professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou a aprovação da ata em votação, obtendo-se 13 votos favoráveis e duas abstenções. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. O professor Boscolli fez uma exposição das ações realizadas desde a sua nomeação enquanto Diretor do IGUFU, conforme a seguir: - Funcionamento Integrado da Secretaria: Nos organizamos internamente, redefinindo organograma de atribuições para dar agilidade e eficiência aos processos, sendo que aqueles de maior complexidade são revistos por pares; - Gestão da Informação: Realizamos a revisão do memorial de decisões do CONIGUFU, com pesquisa documental nas ATAS de reuniões ordinárias e extraordinárias disponíveis no SEI desde 01/03/2018. A partir da análise dos registros em ata, listamos e classificamos as decisões em: Concluídas, Sem Andamento e Sem Execução. A cada reunião, sem sobrecarga dos trabalhos do CONIGUFU e das comissões, proporemos a retomada de decisões que ficaram sem execução ou ainda não foram concluídas, conforme oportunidade e prioridade; - Em andamento: a) Definição, junto à PROGEP, do perfil de vaga de técnico/área de Geologia (referente ao pedido de redistribuição da servidora Danielle Cristine da Silva, do Instituto de Geografia para a Universidade Federal de Sergipe, com permuta de vaga, em contrapartida com o código de vaga 328050); b) Solicitação de previsibilidade de contratação dos demais técnicos para consolidação da matriz pedagógica-curricular do Curso de Geologia e proposta de aproveitamento de vagas disponíveis no quadro de áreas do MEC, incluindo servidores Nível E. A PROGEP respondeu confirmando ciência e acompanhamento do processo, com prioridade; c) Renovação dos contratos de Professores Visitantes; d) Edital Processo Seletivo Professor Substituto, para repor a ausência da Professora Ângela Fagna, qual encontra-se de licença maternidade; e) Readequação do processo de aquisição do equipamento eletrorresistivímetro; f) Inventário de Transferência de Responsabilidade – Solicitamos atenção dos docentes e técnicos para busca de bens não encontrados. Para tratar itens adquiridos via Projetos, conforme orientação da DIPAT, para que sejam transferidos os bens no Sistema STP, faz-se necessário envio de ofício assinado eletronicamente pelo(a) responsável da unidade solicitante, pelo(a) responsável da unidade cedente e pelo(a) professor(a) responsável pelo projeto, uma vez que o(a) professor(a) responsável é o responsável legal pelos equipamentos junto aos órgãos de fomento. Desta forma, enviamos Ofícios ao CNPq, FAU e FAPEMIG, a fim de concluir a transferência ou baixa de itens no Sistema STP; g) Atualização de informações no site (a) Competências da unidade; b) Ocupantes e cargos; c) Endereço, telefone e email institucional; d) Horários de atendimento ao público, conforme determinação do Tribunal de Contas da União – TCU (OFÍCIO CIRCULAR Nº 64/2020/REITO-UFU) http://www.proplad.ufu.br/unidades-organizacionais/divisao-de-apoio-ao-planejamento-institucional ; h) Atualização do site do IGUFU e graduações www.novo.ig.ufu.br ; - Concluído: Formalização das demandas editoriais junto à EDUFU, com vistas à consolidação e promoção dos periódicos do IG. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O professor Fernando disse que o Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica ofertou vagas nas disciplinas de Sistemas de Informações Geográficas, Cartografia Digital e Cálculo II no programa PROMOVER. Essas vagas foram preenchidas e há fila de espera. Serão ocupadas cinco vagas em cada disciplina. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. O professor Antônio ressalta a urgência de recomposição de membros para o Colegiado do Curso de Graduação em Geografia, haja vista a ausência de inscrições na última consulta eleitoral para o preenchimento das vagas antes ocupadas pelas docentes Camila e Angela Fagna; bem como o vencimento do mandato do professor Vanderlei em 16 de junho de 2021, o vencimento do mandato do Coordenador Antônio em 5 de julho de 2021 e o interesse do professor Vicente em compor o Colegiado da Pós-Graduação. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. O professor Filipe informou que a reformulação do PPC do Curso de Graduação em Geologia ainda não foi enviado à PROGRAD porque aguarda a anuência do Instituto de Física - INFIS. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Gestão em Saúde Coletiva. Não tem informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não tem informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. A docente Marlene disse que seu mandato vence em 18 de junho de 2021. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não tem informes. 2.9) Informes dos Laboratórios do IG. O professor Jorge lembrou que seu mandato vence em 27 de junho de 2021. 2.10) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não tem informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não tem informes. 2.12) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não tem informes. 3.1) Processo 23117.015329/2021-04. Aprovação do Plano de Gestão do Diretor recém eleito do Instituto de Geografia. O professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou em votação a aprovação do Plano de Gestão, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.2) Processo 23117.015329/2021-04. Indicação do Substituto Legal à Direção do Instituto de Geografia. O professor Boscolli apresentou o nome do professor João Vitor Meza Bravo e o item foi submetido à discussão e votação, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.3) Processo 23117.015394/2021-21. Homologação dos Resultados das Eleições do Instituto de Geografia. O professor Pedro fez a leitura da Ata com o resultado final da consulta à comunidade acadêmica do IGUFU,  para o preenchimento de cargos de Conselho, Colegiados e Coordenações no IGUFU. Não havendo considerações por parte dos conselheiros, a aprovação da Ata foi colocada em votação, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e duas abstenções. 3.4) Processo 23117.024443/2021-17. Referendar Portaria Ad Referendum, a qual nomeia os membros da Banca de Avaliação inerente ao processo de Promoção da docente Geisa Daise Gumiero Cleps ao nível de Titular na carreira. O professor Boscolli colocou em votação a aprovação do Ad Referendum referente à Portaria de designação da Banca de Avaliação da docente Geisa, obtendo-se 15 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.5) Processo 23117.026439/2021-93. Pedido de Anuência ao Conselho do Instituto de Geografia sobre as Normas Complementares Internas de Estágio e Normas Gerais e Instruções para Trabalhos de Conclusão de Curso da Graduação em Saúde Coletiva. Relatora: Ângela Suélem Rocha Veloso. A docente Ângela Suélem fez a leitura do Parecer: "IV. DAS RECOMENDAÇÕES O entendimento que, por ventura, possa ter sido equivocado nesta leitura, está em recomendar ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Saúde Coletiva em relação a nova revisão do processo de reformulação do curso a despeito das Normas Gerais e Instruções para o Trabalho de Conclusão de Curso e Normas Complementares Internas de Estágio da Graduação em Saúde Coletiva, mais clareza quanto a anuência dos membros do NDE, bem como devendo está salientada a aprovação por unanimidade ou pela maioria, assim como apreciado na reunião do colegiado, de modo a não deixar dúvidas de sua aprovação às mudanças e sugestões. V. DO PARECER Diante do que fora exposto na articulação deste documento e pelas ideias centrais norteadas pelo manual: Orientações Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação da Pró-reitoria de graduação, que orienta sobre cada curso de graduação deve constar em normas específicas, as quais deverão ser aprovadas nos âmbitos do Colegiado do Curso com anuência do NDE e da unidade acadêmica acerca do detalhamento do estágio obrigatório e o detalhamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), nesse sentido, o curso de graduação em Saúde Coletiva contempla as exigências primárias. "Salvo melhor juízo, sou de parecer favorável com ressalvas à aprovação das Normas Complementares Internas de Estágio e Normas Gerais e Instruções para Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação em Saúde Coletiva." O professor Jean se comprometeu a enviar a devida documentação. Após, o Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e duas abstenções. 3.6) Processo 23117.026305/2021-72. Prestação de Contas da Empresa Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, referente aos anos de 2019 e 2020. Relator: Boscolli Barbosa Pereira. O professor Boscolli fez a leitura do Parecer: "Considerando que a Empresa Júnior Engenharia de Agrimensura e Cartográfica apresentou os relatórios, conforme exigido pelo CONSEX, eu, Boscolli Barbosa Pereira, manifesto parecer FAVORÁVEL à APROVAÇÃO do relatório de prestação de contas de atividades realizadas nos anos de 2019 e 2020 da EJEAC, salvo melhor juízo deste Egrégio Conselho. À consideração superior. BOSCOLLI BARBOSA PEREIRA Diretor do Instituto de Geografia Portaria n.º 1765, de 3 de maio de 2021". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.7) Processo 23117.019789/2021-01. Análise e parecer do pedido de Redistribuição do servidor Januario Chirieleison Fernandes. Relator: Comissão Permanente para Analisar Pedidos de Transferência para o Instituto de Geografia. O professor Winston fez a leitura do Parecer: "A partir da análise dos documentos do processo e o Parecer da Área de Topografia e Geodésia do Instituto de Geografia/UFU o qual é favorável à demanda do requerente e a constatação da inexistência de quaisquer danos ou prejuízos ao Instituto de Geografia da UFU, deliberou favoravelmente à demanda do requerente e salvo melhor juízo do Conselho do Instituto de Geografia, essa comissão é de parecer FAVORÁVEL à demanda do requerente quanto a transferência mediante a Permuta com código de vaga do servidor JANUÁRIO CHIRIELEISON FERNANDES, matrícula SIAPE 2116206, ocupante do cargo de Técnico administrativo (Técnico de laboratório/área: Topografia e Geodésia), que solicitou redistribuição para a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em contrapartida de um código de vaga, em redistribuição por permuta de vaga. Em 25 de maio de 2021, eu, Prof. Dr. Winston Kleiber de Almeida Bacelar, presidente da Comissão Permanente de avaliação dos pedidos de transferência do Instituto de Geografia, redigi este parecer, que assino junto aos demais membros da Comissão presentes nesta reunião, Prof. Dr. Winston Kleiber de Almeida Bacelar (Presidente) Prof. Dr. Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo  Profa. Dra. Luziane Ribeiro Indjai À consideração superior.  WINSTON KLEIBER DE ALMEIDA BACELAR  Presidente da Comissão Interna Permanente de Transferência do IGUFU". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 15 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.8) Recomposição da Equipe de Planejamento Estratégico e atualização de suas atribuições. O professor Boscolli sugere a nomeação da Equipe de Planejamento Estratégico do Instituto de Geografia, com as atribuições de atuar na definição da Missão, Visão e Objetivos estratégicos de desenvolvimento da Unidade Acadêmica, realizar análises ambientais (externas) e organizacionais (internas) para melhor conhecer as ameaças, oportunidades, potencialidades e vulnerabilidades do IGUFU, formular alternativas estratégicas e definir planos departamentais e operacionais para implementá-las. Após ampla discussão, ficou definido que a composição deve conter  o Diretor, um representante de cada curso de graduação, um técnico administrativo e um representante dos programas de pós graduação, na condição de membro consultivo. O professor Boscolli colocou em votação a aprovação dos seguintes nomes: - Boscolli Barbosa Pereira (Diretor), Elton da Silva Negreto (Técnico Administrativo), Antônio Marcos Machado de Oliveira (Representante do Curso de Graduação em Geografia), Vivianne Peixoto da Silva (Representante do Curso de Graduação em Saúde Coletiva), Marco Antônio Delinardo da Silva (Representante do Curso de Graduação em Geologia), João Vitor Meza Bravo (Representante do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica), e Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues (Representante dos Programas de Pós-Graduação). Obteve-se 15 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.9) Análise do Plano de Trabalho da Docente Amanda Regina Gonçalves. O professor Fernando fez a leitura do Parecer: "RELATÓRIO: Buscando apontar as correções necessárias no plano de trabalho, a comissão apresentou o seguinte relatório: 1) Amanda Regina Gonçalves - Atividades de Ensino: inserir carga horária; Total de carga horária excede o máximo (20 H/A); - Atividade de Pesquisa: período de execução; coordenador ou colaborador; - Atividade de Extensão: período de execução. PARECER: Diante do exposto a comissão apresenta o seguinte parecer: a comissão propõe que a docente faça as alterações recomendadas pela Comissão e, posteriormente, insira-o novamente no Processo SEI nº 23117.011016/2021-79. Uberlândia, maio de 2021 Comissão: Claudionor Ribeiro da Silva - Presidente (Representante de Uberlândia)  Angela Fagna Gomes de Souza (Representante de Uberlândia)  Maria Beatriz Junqueira Bernardes (Representante de Uberlândia)  Fernando Luiz de Paula Santil (Representante de Monte Carmelo)  Luziane Ribeiro Indjai (Representante de Monte Carmelo)  Tatiane Assis Vilela Meireles (Representante de Monte Carmelo)". O Parecer foi colocado em votação e obteve-se 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.10) Aprovação da Oferta de Disciplinas do Curso de Graduação em Geografia, referente ao período 2020/2. O professor Antônio fez a leitura da Tabela (2796312) de Distribuição das Disciplinas a serem oferecidas no período letivo 2020/2. Em seguida, o docente Boscolli colocou em votação a aprovação da oferta das disciplinas, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.11) Aprovação da Oferta de Disciplinas do Curso de Graduação em Saúde Coletiva, referente ao período 2020/2. O professor Jean fez a leitura da Tabela (2796320) de Distribuição das Disciplinas a serem oferecidas no período letivo 2020/2. Em seguida, o docente Boscolli colocou em votação a aprovação da oferta das disciplinas, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.12) Aprovação da Oferta de Disciplinas do Curso de Graduação em Geologia, referente ao período 2020/2. O professor Filipe fez a leitura da Tabela (2808325) de Distribuição das Disciplinas a serem oferecidas no período letivo 2020/2. Em seguida, o docente Boscolli colocou em votação a aprovação da oferta das disciplinas, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.13) Aprovação da Oferta de Disciplinas do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, referente ao período 2020/2. O professor Fernando fez a leitura da Tabela (2796316) de Distribuição das Disciplinas a serem oferecidas no período letivo 2020/2. Em seguida, o docente Boscolli colocou em votação a aprovação da oferta das disciplinas, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.14) Aprovação da Oferta de Disciplinas do Programa de Pós Graduação em Geografia, referente ao período 2021/2. A professora Marlene fez a leitura da Tabela (2796322) de Distribuição das Disciplinas a serem oferecidas no período letivo 2020/2. Em seguida, o docente Boscolli colocou em votação a aprovação da oferta das disciplinas, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.15) Aprovação da Oferta de Disciplinas do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, referente ao período 2021/2. O professor Winston fez a leitura da Tabela (2799852) de Distribuição das Disciplinas a serem oferecidas no período letivo 2020/2. Em seguida, o docente Boscolli colocou em votação a aprovação da oferta das disciplinas, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.16) Aprovação da Oferta de Disciplinas que docentes lotados no Instituto de Geografia ministram em Cursos de Graduação ofertados por outras Unidades. O professor Boscolli fez a leitura da Tabela (2799856) de Distribuição das Disciplinas a serem oferecidas no período letivo 2020/2, ministradas por docentes lotados no Instituto de Geografia em cursos oferecidos por outras unidades acadêmicas. Em seguida, o docente Boscolli colocou em votação a aprovação da oferta das disciplinas, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.17) Aprovar a nomeação de Comissão que fará Levantamento/Atualização dos Colégios Eleitorais para todos os Cargos do IGUFU. O professor Boscolli sugere a nomeação de comissão para realizar o levantamento/atualização dos Colégios Eleitorais que participam das consultas à comunidade acadêmica inerente aos cargos e representações em Coordenações, Conselho e Colegiados, no Instituto de Geografia, e apresenta os seguintes nomes: - Boscolli Barbosa Pereira: docente (presidente); - Alan Silveira: docente; - Aline Andressa Bervig: representante discente de pós-graduação; - Ana Laura Almeida Tizzo: representante discente de graduação; - Ana Flávia Brandão Rocha: técnico administrativo; - Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro Palhares: técnico administrativo; - Elton da Silva Negreto: técnico administrativo; Izabel Cristina Sagário Borges: técnico administrativo; e Matheus Fonseca Durães: docente. A criação da referida composição, bem como a sua composição por meio dos nomes sugeridos pelo Diretor do IGUFU, foram colocados em votação, obtendo-se 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.18) Aprovar a nomeação de Comissão Eleitoral que irá organizar e operacionalizar os trabalhos na eleição para: a) Coordenador(a) do Curso de Graduação em Geografia (uma vaga), referente ao mandato de: Antônio Marcos Machado de Oliveira, eleito em 06/07/2019, e que pode se recandidatar; b) Representante Docente no Conselho do Instituto de Geografia (duas vagas), referente aos mandatos de: - Jorge Luís Silva Brito, reeleito em 27/06/2019, Representante dos Coordenadores de Laboratório do IGUFU, e não pode se recandidatar; - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, eleito em 11/04/2019, e pode se recandidatar. c) Representante Docente no Colegiado da Coordenação de Extensão (três vagas), referente aos mandatos de: i) Representante do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica: sem representação até o momento; ii) Representante do Curso de Graduação em Saúde Coletiva: sem representação até o momento; iii) Representante do Curso de Graduação em Geografia (Licenciatura); d) Coordenador(a) do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (uma vaga), referente ao mandato de: - Jean Ezequiel Limongi, reeleito em 04/07/2018, e não pode se recandidatar; e) Representante Docente no Colegiado do Curso de Graduação em Saúde Coletiva (duas vagas), referente aos mandatos de: - Boscolli Barbosa Pereira, reeleito em 25/04/2019, e que não pode se recandidatar; e - Nilton Pereira Júnior - Representante dos Docentes Externos, eleito em 25/04/2019, e que pode se recandidatar.  f) Representante Docente no Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (três vagas), referente aos mandatos de: - Luziane dos Santos Ribeiro, eleita em 13/09/2018, e pode se recandidatar; - Marcelo Tomio Matsuoka, reeleito em 15/10/2017, e que não pode se recandidatar; - Ricardo Luis Barbosa, reeleito em 20/07/2019, e que não pode se recandidatar. g) Representante Docente no Colegiado do Curso de Graduação em Geografia (quatro vagas), referente aos mandatos de: - Angela Fagna Gomes de Souza, em afastamento por licença maternidade; - Camila Bertoletti Carpenedo, redistribuída para outro órgão da Administração Federal; - Vanderlei de Oliveira Ferreira - eleito em 14/06/2019, e pode se recandidatar; - Vicente de Paulo da Silva - que manifestou interesse em compor o Colegiado do PPGEO. h) Representante Docente no Colegiado do Programa de Pós Graduação em Geografia (duas vagas), referente aos mandatos de: - Beatriz Ribeiro Soares, reeleita em 14/06/2019, e que não pode se recandidatar; - Vitor Ribeiro Filho, reeleito em 06/04/2019, e que não pode se recandidatar. O professor Boscolli sugere a nomeação de Comissão Eleitoral que irá organizar e operacionalizar os trabalhos nas eleições para o preenchimento de cargos em Coordenações, Conselho e Colegiados, no Instituto de Geografia seja composta pelos mesmos membros nomeados para compor a Comissão Eleitoral que irá realizar o levantamento e definição dos colégios eleitorais, portanto: - Boscolli Barbosa Pereira: docente (presidente); - Alan Silveira: docente; - Aline Andressa Bervig: representante discente de pós-graduação; - Ana Laura Almeida Tizzo: representante discente de graduação; - Ana Flávia Brandão Rocha: técnico administrativo; - Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro Palhares: técnico administrativo; - Elton da Silva Negreto: técnico administrativo; Izabel Cristina Sagário Borges: técnico administrativo; - Matheus Fonseca Durães: docente. A composição da Comissão Eleitoral que irá organizar e operacionalizar os trabalhos nas eleições para o preenchimento de cargos em Coordenações, Conselho e Colegiados, no Instituto de Geografia, foi colocada em votação e aprovada por unanimidade entre os conselheiros, com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.19) Processo 23117.032069/2020-42. Rediscutir o perfil de vaga do Processo Seletivo Simplificado Professor Visitante, direcionado ao Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O professor Fernando disse que o mais apropriado seria um processo seletivo para professor substituto, já que esse servidor irá ministrar aulas na graduação. O professor Boscolli disse que encaminhará a solicitação junto à PROGEP, porém esse atendimento não ocorre de imediato, considerando que já temos um Edital em vigência. Na ocasião da discussão, o Professor Boscolli acrescentou que, com a aposentadoria do professor Roberto, a vaga será destinada ao Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, conforme previsto na RESOLUÇÃO Nº 8/2019, DO CONSELHO DIRETOR da UFU, artigo 6º (23117.039276/2018-11). 3.20) Solicitar à área de Geomática a oferta de disciplinas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para o período letivo 2021/2. O professor Fernando disse que os docentes do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica encontram-se sobrecarregados quanto à oferta de disciplinas. Dessa forma, solicita auxílio da Área de Geomática do Curso de Graduação em Geografia para que os professores possam contribuir com a oferta de disciplinas. O professor Jorge, representante da área , disse que a área de Geomática terá 5 docente com a aposentadoria do Prof. Roberto Rosa (Jorge Brito, Antônio Marcos, Antônio Sampaio, Luiz Antônio e Claudionor Silva) parta ministras 45 horas aulas semanais por semestre na graduação, com uma carga horária superior a 8 horas/aula semanais somente na graduação, sendo 32 horas/aulas semanais no curso de Geografia (Licenciatura e Bacharelado), 4 horas/aulas semanais no curso de Saúde Coletiva, 6 horas aula do curso de Engenharia Ambiental e 3 horas/aula no curso de Agronomia.
Além das disciplinas da graduação, esses docentes também ministram aulas nos cursos de Pós-Graduação da UFU. Diante do exposto, solicito que, dentro das possibilidades, seja realizado um concurso para a área de Geomática em Uberlândia.3.21) Processo 23117.030869/2021-18. Docente João Vitor Meza Bravo solicita anuência para co-orientar o mestrado da discente Gabriele Camara, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná. O professor Boscolli colocou em votação a solicitação do professor João Vitor, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.22) Processo 23117.030869/2021-18. Docente João Vitor Meza Bravo solicita anuência para ministrar a disciplina de Cartografia Ambiental e Sistemas de Informação Geográfica, no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental do ICIAG/UFU. O professor Boscolli colocou em votação a solicitação do professor João Vitor, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.23) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente, deu por encerrada à sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 27 de maio de 2021.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Eleito em 03/05/2021

Presente

2.

Aline Andressa Bervig

Representante Discente Pós-Graduação

Pro Tempore

Presente

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante Docente

Pro Tempore

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Geografia

Eleito em 06/07/2019

Presente

5.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante Docente

Pro Tempore

Presente

6.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

Pro Tempore

Presente

7.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Geologia

Eleito em 14/11/2019

Presente

8.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante Docente

Eleito em 27/09/19

Presente

9.

Jean Ezequiel Limongi

Coordenador do Curso de Gestão em Saúde Ambiental – Pro Tempore

Presente

10.

João Vitor Meza Bravo

Representante Docente

Pro Tempore

Presente

11.

Jorge Luis Silva Brito

Representante dos Laboratórios

Reeleito em 27/06/2019

Presente

12.

Marlene Teresinha de Muno Colesanti

Coordenadora do PPGEO

Reeleita em 19/06/2019

Presente

13.

Mirna Karla Amorim da Silva

Representante Docente

Pro Tempore

Ausente

14.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante Docente

Pro Tempore

Presente

15.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante Docente

Pro Tempore

Presente

16.

William Rodrigues Ferreira

Representante Docente

Reeleito em 28/11/2019

Presente

17.

Winston Kleiber de Almeida Bacelar

Coordenador do PPGAT – Pro tempore

Presente

18.

 

Representante da Comunidade Externa

Indicado em __/__/____

 

 

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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 17/06/2021, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel do Nascimento Guimarães, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jean Ezequiel Limongi, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Claudio Antonio de Mauro, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fernando Luiz de Paula Santil, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jorge Luis Silva Brito, Conselheiro(a), em 17/06/2021, às 14:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Andressa Bervig, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 14:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 15:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 13/07/2021, às 14:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.030869/2021-18 SEI nº 2800004