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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Características, funcionamento, operação e aplicações à engenharia elétrica de diodos, transistores bipolares e transistores de efeito de campo
JUSTIFICATIVA
Essa componente curricular é importante para o aluno do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, pois apresentam os fundamentos do funcionamento prático dos circuitos eletrônicos baseados nos dispositivos semicondutores, tais como: diodos semicondutores, transistores bipolares e transistores de efeito de Campo. Além do conhecimento técnico mais associado ao Experimental de Eletrônica Analógica, o estudante deve melhorar sua capacidade de utilizar a matemática e a física para modelagem, pesquisar por soluções tecnológicas atuais e trabalhar em equipe para a resolução de projetos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de: |
Objetivos Específicos: |
1 . Analisar a operação de circuitos que utilizam transistores bipolares e de efeito de campo; 2 . Projetar fontes de tensão transistorizadas reguladas e protegidas contra Curto-circuito; 3 . Projetar amplificadores de potência e de pequenos sinais transistorizados; 4. Analisar, projetar, montar e testar circuitos eletrônicos em laboratório, com a utilização de diversos instrumentos.
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PROGRAMA
1. Características dos diodos;
2. Circuitos utilizando diodos;
3. Características dos transistores;
4. Polarização dos transistores;
5. Amplificadores de pequeno sinal;
6. Amplificadores de potência classes A e B;
7. Transistores de efeito de campo.
METODOLOGIA
Conforme a resolução nº 7/2020, do conselho de graduação, as atividades síncronas referentes a matéria FEELT31402 (Experimental de Eletrônica Analógica I) apresentados neste plano de ensino totalizarão 199,99 minutos semanais (ou 3,33 horas). Destes 199,99 minutos, 100 minutos (1,67h) serão dedicados a transmissões ao vivo em substituição as aulas presenciais e mais 70 minutos (0,83h) serão disponibilizados ao atendimento dos alunos, também por meio de vídeo conferências de forma síncrona. Ao fim de cada semana serão disponibilizadas atividades assíncronas, as quais, os discentes deverão disponibilizar 20 min (0,33 h) de seu tempo.
A primeira aula ocorrerá no dia de 22/10/2020 por meio do link:
https://ufu-lbs.my.webex.com/meet/andre-aguiar
As transmissões ao vivo serão realizadas às quintas-feiras das 08h50min às 10h30min, de forma síncrona. Além disso, ao fim de cada semana serão disponibilizadas atividades. Tais atividades são descritas na tabela abaixo:
AULA |
DATA |
CONTEÚDO |
01-02 (1) |
22/10 |
-Apresentação da disciplina com conteúdo programático, método de avaliação e datas das provas; Introdução às Comunicações Ópticas. - Apresentação do Simulador que será utilizado na Aula |
03-04 (2) |
29/10 |
- Levantamento da curva característica do diodo semicondutor; - Diodos limitadores de tensão; |
- |
- |
- Atividades Assíncronas (Experimentos para Casa) |
05-06(3) |
05/11 |
- Circuitos com diodos: limitador e ceifador; - Circuitos retificadores de onda completa em ponte; |
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-Atividades Assíncronas; (Experimentos para Casa) |
07-08 (4) |
12/11 |
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- |
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- Atividades Assíncronas; (Experimentos para Casa) |
09-10 (5) |
19/11 |
- Configuração Emissor comum (polarização fixa da Base) Reta de Carga; |
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-Atividades Assíncronas; (Experimentos para Casa) |
11-12 (6) |
26/11 |
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- Atividades Assíncronas; (Experimentos para Casa) |
13-14 (7) |
03/12 |
-Amplificador de pequenos sinais utilizando configuração emissor comum com polarização de divisor de tensão; |
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-Atividades Assíncronas; (Experimentos para Casa) |
15-16 (8) |
10/12 |
Resposta em Frequência do de Pequenos Sinais. |
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-Atividades Assíncronas; (Experimentos para Casa) |
17-18 (9) |
17/02 |
-Amplificador de Grandes Sinais com Configuração Push-Pull; |
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-Atividades Assíncronas; (Experimentos para Casa) |
O atendimento aos alunos será realizado de forma síncrona às sextas-feiras entre 08h e 12he30 min ou entre 14h e 16h e 40 min, contabilizando no máximo 100 minutos por aluno.
6.1 DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS DEDICADAS AS ATIVIDADES REMOTAS POR SEMANA
O quadro abaixo mostra a distribuição das horas dedicadas as aulas.
NÚMERO DE HORAS SEMANAIS |
TIPO DE ATIVIDADE |
APLICAÇÃO |
1,67 |
Síncrona |
Aulas Teóricas ou Aulas Práticas |
0,83 |
Síncrona |
Atendimentos aos Alunos |
0,33 |
Assíncrona |
Atividades atribuídas pelo Docente e Realizadas pelo Discentes. |
6.2 FERRAMENTAS DE TI
Em todos os processos acima serão utilizadas várias ferramentas de TI, abaixo pode-se verificar um quadro com a descrição de cada uma delas. Durante o período, com a concordância dos alunos algumas delas serão selecionadas e mantidas permanente ao longo do Período.
NÚMERO |
TIPO |
APLICAÇÃO |
01 |
Moodle |
-Será utilizado para disponibilizar o material didático utilizados nas atividades síncronas e assíncronas. -Também será utilizado para comunicações entre os aulos e o Professor. |
02 |
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-Será utilizado para comunicação rápida entre o Docente e os Alunos. |
03 |
Microsoft Teams |
-Será testado para aplicação das atividades síncronos. |
04 |
Cisco Webex Meeting |
-Será testado para aplicação das atividades síncronos. |
05 |
Microsoft Stream |
-Será testado para o armazenamento e divulgação das atividades síncronas gravadas. |
06 |
Youtube |
-Será testado para o armazenamento e divulgação das atividades síncronas gravadas. |
07 |
Cisco Webex Meeting |
-Será testado para o armazenamento e divulgação das atividades síncronas gravadas. |
AVALIAÇÃO
O aproveitamento dos discente será medido por meio de Listas de Exercício, Projetos, Seminários e Participação das aulas ao vivo, como mostra o quadro abaixo:
Avaliação |
Valor |
Data |
Atividades Assíncronas |
70 |
Uma a cada Semana |
Projeto Final |
20,0 |
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Participação nas Aulas ao vivo |
10,00 |
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Total |
100,0 |
- |
Os resultados das avaliações serão apresentadas pelos números de matrícula e nome dos alunos, divulgados por meio der e-mails, moodle ou whatsapp.
A vista de prova será marcada com os discente, nas sextas-feiras nos horários previstos para o atendimento discente, a partir da data de divulgação das notas, respeitando-se o prazo de 10 dias previsto na Resolução do CONGRAD (Nº15/2011).
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BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
1. MALVINO, A.P. Eletrônica. São Paulo: Makron Books, 2000.
2. BOYLESTAD, R.; NASHELSKY, L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2004.
3. MILLMAN, J.; HALKIAS, C. Eletrônica Dispositivos e Circuitos. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1981.
COMPLEMENTAR
1. SEDRA, A. S.; SMITH, K. C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books, 1995.
2. LALOND, D. E.; ROSS, J.A. Princípios de Dispositivos e Circuitos Eletrônicos. São Paulo: Makron Books, 1999.
3. GRONNER, I. Análise de Circuitos Transistorizados. Rio de Janeiro: Livros Tecnicos e Científicos, 1973.
4. ZUFFO, J.A. Dispositivos Eletrônicos, Física e Modelamento. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1976.
5. Wilson, J. A. Eletrônica Básica: Teoria e Prática. São Paulo: Rideel.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Andre Luiz Aguiar da Costa, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2020, às 13:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2288980 e o código CRC A301A9AC. |
Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 | SEI nº 2288980 |