|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI032 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Compreender as relações entre as transformações tecnológicas e a constituição dos modos de existência que mudaram a paisagem cultural na segunda metade do século XX;
Considerar nesta análise a relevância das transformações nas práticas educativas, em especial no ensino de história, advindas das mudanças ético/estéticas proporcionadas pelas tecnologias da informação.
Ementa
A tecnologia da informação e o mundo virtual. A cultura de massas, indivíduo e sociedade. Tecnologia, educação e ensino de história: as novas linguagens na sala de aula. Estudo da historiografia sobre o tema.
PROGRAMA
I - As transformações tecnológicas do século XIX e XX e seu impacto na elaboração e divulgação social do conhecimento.
II - As novas tecnologias, a sala de aula e a ampliação dos recursos didáticos.
III - Diálogos História/Cinema/Televisão: produção e reprodução de conteúdos e interpretações.
IV - História/Fotografia/Depoimentos: entre a imagem e a oralidade
V - O áudio-visual e a recriação teatral e literária.
VI - O conteúdo da internet: a divulgação eletrônica do conhecimento: as revistas eletrônicas e os acervos virtuais.
VII - Educação & Tecnologia: desafios para o século XXI.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BURKE, Peter. Testemunha Ocular. Bauru – SP: EDUSC, 2004.
DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-modernismo. Trad. Julio Simões. São Paulo: Studio Novel, 1995.
FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janaina (orgs.) Usos e Abusos da História Oral. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV.
KARNAL, Leandro (org). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.
MACHADO, Maria Clara & PATRIOTA, Rosangela (org.). História & Historiografia: Perspectivas Contemporâneas de Investigação. Uberlândia: EDUFU, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARAÚJO, Hermetes Reis (org.). Tecnociência e Cultura. Ensaios sobre o tempo presente. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
BERNARDET, Jean Claude & RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 1994.
MACHADO, Maria Clara & PATRIOTA, Rosangela (org.). Política, Cultura e Movimentos Sociais: contemporaneidades historiográficas. Uberlândia: EDUFU, 2001.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1588552 e o código CRC 6D5401C1. |
Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588552 |