UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS39045

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Relações entre educação, ensino de história e patrimônio cultural. Práticas sociais de produção e organização de memória. Políticas culturais e preservacionistas em prática no Brasil. Articulações entre o processo de produção do conhecimento histórico e sua difusão social. Significados dos arquivos, museus, escolas e outros lugares de atuação do historiador, no âmbito dos eixos história e memória; ensino e pesquisa.

 

PROGRAMA

  1. Educação e patrimônio cultural: práticas sociais de produção e organização de memória.

  2. Políticas culturais e preservacionistas em prática no Brasil.

  3. Arquivos, museus, escolas: processo de difusão social do conhecimento histórico, de produção de fontes e de recursos didáticos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SILVA, Marcos. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. São Paulo: Papirus, 2007.

SIMAN, Lana Mara de Castro; LIMA E FONSECA, Thais Nivea de (Orgs.). Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.

MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun (Orgs.). Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olho d'água, 2006.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo; Belo Horizonte: Companhia das Letras: Ed. da UFMG, 2007.

SILVA, Márcio Seligmann (Org.). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapeco: Argos, 2006.

SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 SEI nº 1723614