|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39045 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Compreender as relações entre educação, ensino de história e patrimônio cultural.
Conhecer políticas culturais e preservacionistas em prática no Brasil.
Situar a escola enquanto espaço de produção e troca de conhecimento com base nos conceitos de educação, integrada, participativa e permanente.
Refletir sobre a organização de instituições de memória e pesquisa e relacionar a questão dos registros históricos ao processo de difusão social do conhecimento histórico, de produção de fontes e de recursos didáticos por parte do historiador/professor.
Ementa
Relações entre educação, ensino de história e patrimônio cultural. Práticas sociais de produção e organização de memória. Políticas culturais e preservacionistas em prática no Brasil. Articulações entre o processo de produção do conhecimento histórico e sua difusão social. Significados dos arquivos, museus, escolas e outros lugares de atuação do historiador, no âmbito dos eixos história e memória; ensino e pesquisa.
PROGRAMA
Educação e patrimônio cultural: práticas sociais de produção e organização de memória.
Políticas culturais e preservacionistas em prática no Brasil.
Arquivos, museus, escolas: processo de difusão social do conhecimento histórico, de produção de fontes e de recursos didáticos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SILVA, Marcos. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo entendido. São Paulo: Papirus, 2007.
SIMAN, Lana Mara de Castro; LIMA E FONSECA, Thais Nivea de (Orgs.). Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun (Orgs.). Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olho d'água, 2006.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo; Belo Horizonte: Companhia das Letras: Ed. da UFMG, 2007.
SILVA, Márcio Seligmann (Org.). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapeco: Argos, 2006.
SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1723614 e o código CRC B3B1CE18. |
Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1723614 |