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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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EMENTA
Identidades e alteridades: os desafios da história indígena; os conceitos de diáspora, etnia, raça, racialização, racismo, identidade, diversidade, diferença, mestiçagem, preconceito e discriminação; A questão indígena no Brasil imperial e republicano; História e cultura étnica na escola. Políticas de ações afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica da educação antirracista. Currículo e política curriculares. Educação para as relações étnico - raciais. Os movimentos negro e indígena no Brasil Contemporâneo. Religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa. Dispositivos legais para a formalização da política educacional antirracista.
JUSTIFICATIVA
Durante muitos séculos os elementos e a riqueza das culturas indígena e africana presentes na cultura nacional foram ignorados, silenciados e subalternizados. A valorização da cultura eurocêntrica relegou às culturas não brancas a um não lugar, a um apagamento a partir da valorização da miscigenação. A disciplina pretende dialogar de forma teórica com os conceitos de cultura, raça, miscigenação e classe resgatando a historicidade dos conceitos, além da luta de indígenas e negros ao longo dos séculos XIX ao XXI em torno do reconhecimento da importância de sua contribuição à História brasileira.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Cumprir o que determina a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, a qual estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. |
Objetivos Específicos: |
- Transformar o ponto de referência para pensar o “outro”, o diferente, percebendo a complexidade de outras formações culturais; - Compreender a história e as lutas dos diversos grupos étnicos que compõem a sociedade brasileira; - Debater as políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. - Analisar historicamente as religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa. |
PROGRAMA
Unidade I – Conceitos básicos para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
1.1 – O conceito de raça nas Ciências Humanas.
1.2 – Para além do conceito de raça: diáspora, etnia, classe, identidade, racialização, racismo e discriminação.
Unidade II – Brasil e os povos originários: séculos XIX e XX.
2.1 – Os povos originários e a colonização.
2.2 – A questão indígena no Brasil imperial e republicano.
Unidade III – Racismo científico X Mestiçagem: eugenia, “nação mestiça” brasileira e os pactos da branquitude.
3.1 – Racismo Científico e eugenia no Brasil.
3.2 – Superando o racismo científico: Brasil uma “nação mestiça”.
3.3 – Pactos da Branquitude.
Unidade IV- Os movimentos negro e indígena no Brasil Contemporâneo.
4.1- Religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa.
4.2- Dispositivos legais para a formalização da política educacional antirracista.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida com exposições dialogadas baseadas nos textos teóricos e metodológicos selecionados, apresentação de trabalhos e atendimentos individuais ou em grupo. Serão 16 (dezesseis) encontros presenciais às sextas-feiras das 19h. às 22h30min. entre os dias 08/01/2024 e 09/05/2024. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a dinâmica da disciplina e as formas de avaliação. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: análise de materiais didáticos, roteiros de leitura, cine debate e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais ou em grupo deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas, tais como, a recepção na disciplina de profissionais na área da educação antirracista e do ensino de História.
AVALIAÇÃO
Avaliação 1 (Av1): Seminário em grupo - “Para uma Educação Antirracista”.
Valor: 50 pontos.
Datas das apresentações: 01/03/2024 e 08/03/2024.
Cada grupo, formado por até 4 (quatro) discentes, deverá escolher um dos livros da bibliografia. Os grupos deverão depositar os slides de apresentação (https://www.moodle.ufu.br) até o dia 08/03/2024.
Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as discussões e textos da disciplina; apresentação da atividade pelo grupo; apresentação oral coletiva e individual; registro das referências utilizadas; slides de apresentação da atividade pelo grupo.
Avaliação 2 (Av2): Prova escrita, individual, presencial e sem consulta com base nos materiais trabalhados na disciplina.
Valor: 50 pontos.
Data: 05/04/2024.
Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina e destes com outras disciplinas, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
Avaliação de Recuperação (AVR): Atendendo ao artigo 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, a avaliação de recuperação da disciplina será uma Prova escrita, individual, presencial e sem consulta com base nos materiais trabalhados na disciplina.
Valor: 50 pontos.
Data: 19/04/2024
Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina e destes com outras disciplinas, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GOMES, Nilma Lino e SILVA, Petronilha B. Gonçalves (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.
SILVA, Aracy Lopes da. FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.
Complementar
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Preconceito racial em Portugal e Brasil Colônia: os cristãos-novos e o mito da pureza de sangue. 3ª ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MAGGIE, Yvonne. Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
MONTEIRO, John. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo: Cia das Letras, 1994.
MUNANGA, Kabengele. GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global / Ação Educativa, 2006.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 22:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5143063 |