UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História e Educação para as Relações Étnico - Raciais

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO32201

Período/Série:

2º período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 h

Prática:

0h

Total:

60h

Obrigatória:

   (X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Moreira de Araújo

Ano/Semestre:

2023.2

Observações:

Período letivo: 2023.2 de 08/01/2024 a 09/05/2024, conforme Resolução CONGRAD 73/ 2022.

 

EMENTA

Identidades e alteridades: os desafios da história indígena; os conceitos de diáspora, etnia, raça, racialização, racismo, identidade, diversidade, diferença, mestiçagem, preconceito e discriminação; A questão indígena no Brasil imperial e republicano; História e cultura étnica na escola. Políticas de ações afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica da educação antirracista. Currículo e política curriculares. Educação para as relações étnico - raciais. Os movimentos negro e indígena no Brasil Contemporâneo. Religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa. Dispositivos legais para a formalização da política educacional antirracista.

JUSTIFICATIVA

Durante muitos séculos os elementos e a riqueza das culturas indígena e africana presentes na cultura nacional foram ignorados, silenciados e subalternizados. A valorização da cultura eurocêntrica relegou às culturas não brancas a um não lugar, a um apagamento a partir da valorização da miscigenação. A disciplina pretende dialogar de forma teórica com os conceitos de cultura, raça, miscigenação e classe resgatando a historicidade dos conceitos, além da luta de indígenas e negros ao longo dos séculos XIX ao XXI em torno do reconhecimento da importância de sua contribuição à História brasileira.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Cumprir o que determina a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, a qual estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

Objetivos Específicos:

- Transformar o ponto de referência para pensar o “outro”, o diferente, percebendo a complexidade de outras formações culturais;

- Compreender a história e as lutas dos diversos grupos étnicos que compõem a sociedade brasileira;

- Debater as políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação.

- Analisar historicamente as religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa.

PROGRAMA

Unidade I – Conceitos básicos para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

1.1 – O conceito de raça nas Ciências Humanas.

1.2 – Para além do conceito de raça: diáspora, etnia, classe, identidade, racialização, racismo e discriminação.

 

Unidade II – Brasil e os povos originários: séculos XIX e XX.

2.1 – Os povos originários e a colonização.

2.2 – A questão indígena no Brasil imperial e republicano.

 

Unidade III – Racismo científico X Mestiçagem: eugenia, “nação mestiça” brasileira e os pactos da branquitude.

3.1 – Racismo Científico e eugenia no Brasil.

3.2 – Superando o racismo científico: Brasil uma “nação mestiça”.

3.3 – Pactos da Branquitude.

 

 

Unidade IV- Os movimentos negro e indígena no Brasil Contemporâneo.

4.1- Religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa.

4.2- Dispositivos legais para a formalização da política educacional antirracista.

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida com exposições dialogadas baseadas nos textos teóricos e metodológicos selecionados, apresentação de trabalhos e atendimentos individuais ou em grupo. Serão 16 (dezesseis) encontros presenciais às sextas-feiras das 19h. às 22h30min. entre os dias 08/01/2024 e 09/05/2024. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a dinâmica da disciplina e as formas de avaliação. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: análise de materiais didáticos, roteiros de leitura, cine debate e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais ou em grupo deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas, tais como, a recepção na disciplina de profissionais na área da educação antirracista e do ensino de História.

AVALIAÇÃO

A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos, de acordo com a Resolução CONGRAD 46/2022:

Avaliação 1 (Av1): Seminário em grupo - “Para uma Educação Antirracista”.

Valor: 50 pontos.

Datas das apresentações: 01/03/2024 e 08/03/2024.

Cada grupo, formado por até 4 (quatro) discentes, deverá escolher um dos livros da bibliografia. Os grupos deverão depositar os slides de apresentação (https://www.moodle.ufu.br) até o dia 08/03/2024.

Critérios avaliativos: Correção ortográfica; coerência textual; articulação entre as discussões e textos da disciplina; apresentação da atividade pelo grupo; apresentação oral coletiva e individual; registro das referências utilizadas; slides de apresentação da atividade pelo grupo.

 

Avaliação 2 (Av2): Prova escrita, individual, presencial e sem consulta com base nos materiais trabalhados na disciplina.

Valor: 50 pontos.

Data: 05/04/2024.

Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina e destes com outras disciplinas, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.

 

Avaliação de Recuperação (AVR): Atendendo ao artigo 141 da Resolução CONGRAD 46/2022, a avaliação de recuperação da disciplina será uma Prova escrita, individual, presencial e sem consulta com base nos materiais trabalhados na disciplina.

Valor: 50 pontos.

Data: 19/04/2024

Critérios avaliativos: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina e destes com outras disciplinas, citação bibliográfica e registro das referências utilizadas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GOMES, Nilma Lino e SILVA, Petronilha B. Gonçalves (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.

SILVA, Aracy Lopes da. FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.

Complementar

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Preconceito racial em Portugal e Brasil Colônia: os cristãos-novos e o mito da pureza de sangue. 3ª ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MAGGIE, Yvonne. Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

MONTEIRO, John. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo: Cia das Letras, 1994.

MUNANGA, Kabengele. GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global / Ação Educativa, 2006.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 22:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5143063