UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Biomédica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tecnologia e aplicações em Engenharia Biomédica

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

GBT 051

Período/Série:

6o

Turma:

V

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

0

Total:

45h

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Joao Batista Destro Filho

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Disciplina obrigatoria

 

EMENTA

Tecnologias e aplicações em Engenharia Biomédica, instrumentação para biopotenciais e outros sinais, palestras e seminários

JUSTIFICATIVA

A graduação em Biotecnologia apresenta diversas disciplinas ligadas a ciências exatas, o que possibilita uma fundamentação relevante em seus estudantes para lidar com temáticas desta natureza. Ao mesmo tempo, como a engenharia biomédica objetiva desenvolver tecnologia para as ciências da vida, existe assim uma grande convergência entre as duas áreas. Neste contexto, a disciplina objetiva apresentar aos estudantes tecnologias complementares àquelas que são abordadas na grade curricular da Biotecnologia

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Introduzir modernas tecnologias aos estudantes: micro e nanotecnologia de sensores biomédicos, interface cérebro-máquina, processamento de sinais, eletrofisiologia, princípios básicos de biofísica que fundamentam estas tecnologias.

Objetivos Específicos:

# Apresentar as novas tecnologias

# Estudo de princípios básicos da biofísica que possibilitam acompanhar a literatura das novas tecnologias

PROGRAMA

5.1 Engenharia: o que é, histórico, princípios metodológicos.

5.2 Engenharia Biomédica: histórico, situação atual no Brasil

5.3  Biopotenciais:

5.3.1 Origem, propagação, potencial de membrana, potencial de ação e sua propagação.

5.3.2 Contexto celular

5.3.3 Contexto sistêmico.

5.4 Instrumentação para biopotenciais:

            5.4.1 – Estudo e descrição dos equipamentos

            5.4.2 – Metodos de aquisição

            5.4.3 - Eletrocardiograma, eletroencefalograma e eletromiograma.

5.5 Princípios básicos de processamento de sinais

            5.5.1 - Aspectos práticos da coleta de dados: circuitos, amostragem, ruído

            5.5.2 - Pre-processamento e seleção dos dados, remoção de outliers

            5.5.3 - Fundamentos sobre transformadas de Fourier, estudo de situações simples

5.6 Desenvolvimento de estudo de caso por parte dos estudantes

METODOLOGIA

Aulas às quintas-feiras, 09h50- 12h20, conforme o cronograma abaixo.

As aulas são estruturadas em duas partes. Na primeira, entre 09h50 – 11h, ocorrem aulas teóricas por parte do professor, ou seminários por parte dos alunos. Na segunda, entre 11h – 12h, ocorrem discussões das tarefas realizadas ao longo da semana pelos estudantes, ou esclarecimentos / orientações por parte do professor, relativamente a estas tarefas.

Segue o cronograma, sujeito a mudanças, particularmente no que se refere à organização de visitas técnicas.

 

Semana

Conteúdo (vide programa)

Atividades fora de sala de aula

Atividades em sala de aula

Tarefa e pontuação

S1

27/02 – 05/03/23

5.1 – 5.2: Engenharia:introduçao

Tarefa 1

Questionario para traçar o perfil da turma;

Divulgaçao de materiais introdutorios para leitura e resenha

02/03 – 09h50

Aula 1: Enga Biomedica: definição, histórico, atuaçao

Apresentação da ementa, organização do curso;

Subdivisão da turma em equipes de trabalho

 

TAREFA 1

URGENTE ENVIO DOS QUESTIONARIOS ATE A segunda 06/03/22

5 pontos

S2

06/03 a 12/03

5.1 – 5.2: Engenharia:introduçao

T2 - Leitura de material introdutório sobre Enga Biomedica e produção de resenha.

 

09/03 09h50

Aula 2: Interdisciplinariedade abordagem translacional

Discussao T2

T2 5 -  pts

S3

13 a 19/03/23

5.3.1-5.3.2: Biopotenciais – contexto celular

T3 - Leitura de material introdutório didático.

16/03 –  09h50

Aula3: Introduçao a conceitos de fisiologia celular e sua respectiva instrumentação via patch-clamp.

Discussao T3

Proposta de tematicas de estudo de caso para cada equipe de trabalho

T3 – 5 pontos

S4

20 a 26/03/23

5.3.1-5.3.2: Biopotenciais

T4

Busca de artigos da literatura e sintese de informaçao

 

23/03 -  09h50

Aula 4: Fisiologia de grupos de células e instrumentação biomédica em nível mesoscopico

 

Apresentaçao de T4 pelos alunos e discussão

T4 – 5 pts

S5

27/03 a 02/04/23

5.4.1 - Estudo e descrição dos equipamentos

T5

Resenha sobre a visita do 03/11

Preparaçao do Seminario 1

30/03 -  09h50

 Aula 5 - Visita técnica 1

T5 – 5 pts

S6

03 a 09/04/23

5.4.1 - Estudo e descrição dos equipamentos

T6 – Finalização da preparação e apresentação dos Seminarios 1

06/04  – 09h50

Aula 6 : Apresentaçao dos Seminarios 1 pelos alunos

 

T6 – 10 pts

S7

10 a 16/04/23

5.4.1 - Estudo e descrição dos equipamentos

-

13/04 – 09h50

Equipamentos médicos: software e hardware

SABADO 15/04 Aula extra de registro de EEG da vida real, 09h-12h, campus Umuarama

 

-

S8

17 a 23/04/23

5.4.2-5.4.3: Metodos de aquisição e introdução aos biopotenciais

T7- Leitura de artigos didáticos e materiais pedagógicos, para posterior síntese

20/04 – 09h50

Aula 7: Introdução ao EEG - Prática de software em sala de aula

T7 – 5 pts

S9

24 a 30/04/23

5.4.2-5.4.3: Métodos de aquisição e introdução aos biopotenciais

T8

Busca bibliográfica de artigos recentes

27/04 - 09h50

Aula 8: Conceitos gerais em equipamentos: aquisição, conversão e hardware.

Discussão e apresentação da Tarefa T8, por parte dos alunos

T8 - 5 pts

S10

01/05 a 07/05/23

5.5.1 – 5.5.2: Coleta e Pré-Processamento de sinais

T9

Preparaçao e apresentaçao dos seminarios 2

04/05 – 09h50

Aula 9: Apresentaçao dos Seminarios 2 por parte dos estudantes

 T9 – 10 pontos

S11

08 a 14/05/23

5.5.1 – 5.5.2: Coleta e Pré-Processamento de sinais

 

11/05 – 09h50

Aula 10 - Visita técnica 2

 

S12

15 a 21/05/23

5.5.1 – 5.5.2: Coleta e Pré-Processamento de sinais

 

18/05 - 09h50

Aula 11: Seminario sobre biossensores - Pratica computacional em sala de aula  

 

S13

22 a 28/05//23

5.5.3: Fundamentos da Transformada de Fourier

T10 – Busca bibliográfica de artigos:

25/05/23 10h-12h

Aula 12 : Introduçao aa transformada de Fourier e sua aplicação a biopotenciais

Apresentaçao e discussão de T10 por parte dos alunos

T10 – 5 pts

S14

29/05 a 04/06/23

5.6: Estudo de caso

 

Preparaçao dos Seminarios 3

01/06 – 09h50

Aula 13: Apresentação dos seminários 3 pelos alunos

Duvidas sobre os Seminarios 3

 

S15

05 a 11/06/23

5.6: Estudo de caso

T11 – Preparaçao do texto da resenha final

08/06 – Feriado Corpus Christi

 

 

T11– 10 pts

S16

12 a 18/06/23

5.6: Estudo de caso

 

T11 – Preparaçao do texto da resenha final

15/05

Aula ministrada anteriormente no 15/04/22, vide Semana 7

 

S17 – S18

19/06 – 02/07

5.6: Estudo de caso

Outras atividades acadêmicas (10%)

T11 – Preparaçao do texto da resenha final

Notas e finalização

 

 

6.2 - Tecnicas de ensino

O curso objetiva introduzir os estudantes no universo da Engenharia Biomédica, particularmente no que se refere a estudos quantitativos de fenômenos fisiopatológicos. Assim sendo, objetiva-se que os estudantes desenvolvam o conteúdo a partir de temáticas de trabalho, que consistem em assuntos relevantes situados na fronteira do conhecimento, envolvendo tanto a Engenharia Biomedica, quanto a Biotecnologia. Estas temáticas serão propostas pelo professor no inicio do curso. O enfoque do curso consiste em abordagem interdisciplinar e em equipe.

Divididas as equipes no inicio do semestre, a cada semana serão abordados construtivamente as diversas etapas ligadas ao desenvolvimento de um estudo quantitativo.

Para cada semana, haverá diferentes atividades, conforme especificado no item 6.1 acima, envolvendo aulas, leitura de materiais didáticos disponibilizados pelo professor, busca de artigos técnicos na literatura internacional, preparação de seminários a partir dos materiais didáticos e/ou de artigos técnicos, apresentação destes seminários em aulas (neste ultimo caso, objetiva-se compartilhar o conhecimento e debater os conceitos, de forma a permitir um crescimento coletivo e cooperativo), além de visitas técnicas.

      Todas estas atividades presenciais citadas no paragrafo anterior devem ter o suporte da plataforma Microsoft Teams, que servirá como repositório de dados, arquivos e imagens para o curso, além de facilitar a comunicação entre o professor e os estudantes fora da sala de aula.

A disciplina está estruturada para que as aulas realizadas nas quintas-feiras apresentem o assunto a ser estudado pelos alunos nos próximos sete dias seguintes, reservando-se um tempo para comentar as tarefas anteriormente realizadas, bem como um tempo para orientações gerais ligadas aas novas tarefas a serem desenvolvidas na sequencia.

 

6.3 Recursos didáticos

Para a realização das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará:

# Acesso à internet

# Computador, tablet ou celular

# Acesso a livros eletronicos, bases de dados de artigos científicos

# O professor proporcionara material de apoio atraves do Microsoft Teams

 

O professor, além dos recursos citados no parágrafo anterior, prepara aulas expositivas, que serão apresentadas via data-show.

AVALIAÇÃO

O cronograma acima apresentado no item 6.1 mostra as tarefas semanais e sua respectiva pontuação. Envolvem:

- Atividades de leitura de textos, ou de artigos, ou da elaboração de resenhas ou de sínteses a partir do uso de materiais propostos pelo professor (vídeos, capítulos de livros, etc).

- Atividades ligadas a buscas bibliográficas em mecanismos profissionais de informação tecnológica e cientifica.

- Atividades de desenvolvimento de 3 seminarios, a partir do conteúdo apresentado, e através de busca de informação cientifica e/ou tecnológica profissional, em plataformas profissionais tais como Science Direct, Scielo, PubMed.

- Visitas técnicas, e quando possível, atividades informáticas de manipulação de dados em plataformas computacionais.

 

Cada uma das tarefas semanais T1 – T11 terá seu enunciado divulgado com pelo menos uma semana de antecedência da data de entrega, devendo ser enviadas eletronicamente ao professor por volta de 22h da véspera da aula seguinte, com tolerância de 30 min. Se o envio for feito após 22h30, então será contabilizado um desconto de nota devido ao atraso, sendo que a cada dia de atraso, a nota máxima da atividade se reduz em 20 pontos.

 

O conjunto de tarefas do cronograma do item 6.1 perfazem, ao total, 70 pontos. Parte destas tarefas são individuais, outra parte, coletivas. Esta pontuação máxima somente será alcançada se e somente se TODAS as tarefas forem enviadas eletronicamente com a devida pontualidade, e em conformidade às solicitações feitas pelo docente em seus enunciados. A pontualidade no envio destas tarefas é considerado critério fundamental de avaliação. Os demais 30 pontos correspondem a uma avaliação da postura geral do estudante relativamente ao curso, bem como a iniciativa demonstrada, participação pró-ativa nas discussões técnicas, resposta aos emails enviados pelo professor, bem como pontualidade na entrega das tarefas. NÃO SERÁ PERMITIDA A UTILIZAÇÃO DE TELEFONES CELULARES DURANTE AS AULAS, exceção feita a situações muito particulares de saúde ou ligadas a trabalho profissional do estudante, solicitando-se aos discentes que conversem em particular com o docente a respeito destas particularidades.

 

Deve-se observar que na semana 1 é absolutamente necessário que os alunos se inteirem da ementa e das regras de funcionamento do curso, em particular respondendo ao questionário a respeito de sua experiência com pesquisa e dados de sua vida acadêmica, o que facilitará ao docente preparar a proposta do curso de forma adequada ao perfil da turma. Este questionário, bem como a proposta da formação de equipes, deverão ser enviados até o inicio da segunda semana de aula, ou seja, na segunda-feira 06/03/23, por correio eletrônico, ao professor.

 

Criterios para correção das atividades avaliativas

Dependem da natureza da atividade. Para a busca de informação técnica através de publicações cientificas, serão consideradas apenas validas as fontes profissionais, tais como CAPES, Google Academico, PubMed e ScienceDirect ou Lilacs, seguindo-se as recomendações estabelecidas pelo docente em função de cada etapa do processo. Para a produção de textos, serão consideradas a fluidez, a correção gramatical e a estruturação do discurso, que deve seguir rigorosamente as diretrizes estipuladas em cada tarefa. Referencias bibliográficas e citações deverão seguir um modelo ABNT a ser fixado no inicio do curso. O professor comentará detalhadamente as melhorias a serem implementadas à medida que receberá as tarefas enviadas, divulgando quinzenalmente a cada grupo as notas obtidas.

Quanto aos seminários previstos nas tarefas T6, T9 e T11 do cronograma apresentado no item 5 deste documento, é muito importante salientar que se trata de atividade coletiva, exigindo que todos participem de sua elaboração, bem como de sua apresentaçao. Aqui o objetivo é possibilitar o compartilhamento de aprendizado entre os diversos grupos a serem formados internamente ao conjunto de alunos da disciplina, e sobretudo, debate do conhecimento adquirido. Do ponto de vista da avaliação da atividade, o docente irá observar a estruturação da apresentação e seu conteúdo.

 

Validação da assiduidade dos discentes: via lista de presença, que deverá ser assinada presencialmente em sala de aula, a ser divulgada em momento aleatório das aulas pelo professor.

 

Revisão de notas: permitida apenas para alunos com pelo menos 75% de frequência nas aulas presenciais.

 

Envio das atividades avaliativas: via plataforma Teams e email, de forma digital, ao professor.

 

Atividade de recuperação: Conforme a legislação vigente, SOMENTE PARA ALUNOS com frequência mínima de 75%, cuja média final for inferior a 60, será oferecida a possibilidade de atividade de recuperação. Esta consistirá numa resenha a ser escrita, resumindo o estado-da-arte da literatura, a respeito de um tópico de pesquisa de fronteira, envolvendo a Biotecnologia e a Engenharia Biomedica, contendo pelo menos 15 artigos da literatura internacional recente (artigos completos de revistas). Este tópico será estabelecido de comum acordo entre professor e alunos. A pontuação desta atividade, fixada em no maximo 10 pontos, poderá substituir a nota de qualquer outra atividade prevista no cronograma do item 6.1,  EXCETO AS ATIVIDADES T6, T9 e T11.

 

8 -  Complementaçao do período letivo 100 dias

Ao longo do semestre, visitas técnicas e propostas para participação de mini-cursos em eventos UFU serão colocadas em horários fora da saula de aula, para complementar o período letivo.

BIBLIOGRAFIA

Observaçao importante: a cada tópico ou conjunto de tópicos da disciplina, o docente fornecerá sempre material de apoio oficial (livros digitais, artigos de atualização, slides, vídeos), fomentando os alunos buscarem outras fontes

 

Bibliografia Básica

 

ENDERLE, J.E.; BLANCHARD, S.;BRONZINO,J.,Ed. Introduction to Biomedical Engineering. Amsterdan: Elsevier, 2nd edition. 2005. 118 pgs.

WEBSTER, J.G.,Editor. Medical Instrumentation – Application and Design. New York: John Wiley and Sons Inc., 3rd edition. 1998.691 pg

BRONZINO, J.D. (2006), The Biomedical Engineering Handook, 3rd ed. New York: CRC

 

Complementar

 

A.V. Oppenheim e R.W. Schafer; “Discrete Time Signal Processing”, Prentice Hall, New Jersey, USA, 1989

 

SILVA, E. A. B.; LIMA N. S.; DINIZ, P. S. R.; Processamento Digital de Sinais, Bookman, Porto Alegre; (2004)

 

 JOHNSTON, D.; MIAO-SIN, W. Foundations of Cellular Neurophysiology. Cambridge: MIT Press, 1995, 325 pg.

                                                  

WEISS, T.F. Cellular Biophysics – Vol. 2: Electrical Properties. Cambridge: MIT Press, 1996. 320 pg.

 

KANDEL, E.C.; SCHWARTZ, J.H.; JESSEL, T.M. Principles of Neural Sciences. New York: Mc-Graw Hill Inc., 2000, 1413 p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por João Batista Destro Filho, Coordenador(a), em 13/02/2023, às 12:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 SEI nº 4261987