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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental
BR 050, Km 78, Bloco 1CCG, Sala 206 - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34)2512-6717 - www.ppgmq.iciag.ufu.br - ppgmq@iciag.ufu.br
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Ata de Reunião
ATA DA 10ª reunião/2020 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Em 09 de Dezembro de 2020, às 9 horas, na Sala de Reuniões por meio de vídeo conferencia RNP na comunidade PPGMQ (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-programa-de-pos-graduacao-em-qualidade-ambiental), teve início a 10º reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação do ano em curso, sob a Presidência da coordenadora Profa. Adriane de Andrade Silva, estando presentes os Conselheiros Samara, Fábio, Sheila, Lucas e Ingrid citados no final desta Ata. Sem ausências nessa convocação. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Foi solicitado que as atas da 8º e 9º reunião fosse feita na próxima reunião, pois foi identificado que essas ainda não tinham sido transcritas. Todos aprovaram. 2. Comunicações: 2.1 Foi comunicado que o processo seletivo foi finalizado e divulgado no sítio do PPGMQ, e que agora deverá ser aguardada as datas de matrícula, mas o processo correu sem nenhum problema e tivemos alunos classificados suficientes para preenchimento das vagas. 2.2 A professora Samara comunicou sobre a participação de discentes do PPGMQ em ações do PET EAS, o que irá contribuir para nosso relatório Sucupira, e que devemos pensar em ferramentas para intensificar essas participações. O professor Fábio também comentou que devemos dar atenção aos projetos de extensão desenvolvidos pela equipe. 2.3 Também foi comunicado que mesmo com a sobrecarga de serviço deve-se dar atenção para que não seja gerado acúmulo de atas, mantendo a organização administrativa do PPGMQ em dia. A Coordenadora informou, que o acúmulo de atas ocorreu principalmente devido à licença saúde da secretaria do programa no período. 3. Ordem do dia: 3.1 Aprovação da banca de defesa ad referendum de José Aurélio Manicha e Aprovação de banca de exame de qualificação de Jessyca Gonçalves. A coordenadora informou que o seu orientado José Aurélio estava em processo de dilação aceito pelo Cnpq em função de reflexos de sua pesquisa durante a Pandemia, mas que seu material encontrava-se em ponto de defesa. Foi realizada uma nova consulta ao Cnpq da possibilidade de ampliação do prazo que finalizava em Novembro, mas não foi concedido. Como trata-se de um aluno convênio Internacional PEC- CNPQ, e a não defesa implicaria em não pagamento de bolsas, e possibilidade de perda de passagem aérea de retorno ao seu país. Desta forma, optou-se por marcar a defesa, já que o material permitia tal conduta. Esclarecidos todos os membros do Colegiado acataram a banca que havia sido aprovada Ad referendum. Em relação a banca de qualificação da Jessyca Gonçalves, o colegiado informou que as indicações também encontram-se dentro das normas do PPGMQ, aprovando a mesma. 3.2 - REVER RESOLUÇÃO aprovada pelo CONICIAG para enviar ao CONPEP. A coordenadora chamou esse item de pauta em função de ter observado que o CONICIAG não havia enviado a resolução ao CONPEP ainda, e em função de ajuste recomendado ao CONPEP no corpo docente, achou melhor propor a exclusão da disciplina água e ambiente 2, para reduzir a carga de um dos docentes que encontra-se sobrecarregado com suas atribuições. Assim foi colocada as ponderações apontadas pelo CONICIAG, que foram pontuais e não alteraram o pensamento das discussões do colegiado, somente a necessidade de exclusão do uso de advertências como forma de desligamento do colegiado, já que essa norma é mais restritiva que a da UFU. Após consulta à procuradoria, foi recomendada a manutenção somente dos critérios definidos pela UFU. Assim foram votadas essas duas alterações no Regulamento e Aprovadas por unanimidade. 3.3 - Aproveitamento de disciplina WANESSA da disciplina Métodos de caracterização e tratamento de efluentes, na solicitação o orientador informou que foi opção dele a realização da disciplina em função da ligação com o projeto desenvolvido. Os membros do colegiado aprovaram a integralização dessa disciplina entre os créditos optativos necessários a estudante. 3.4 - Oferta de disciplinas 2021/1 - A coordenadora informou que foi realizada a consulta aos discentes e que muitos estão inseguros em ofertar as disciplinas no formato remoto, assim será ofertado a maioria das disciplinas obrigatórias (Gestão Ambiental, Estatística Aplicada a Dados Ambientais, Seminários 1 e 2, e uma disciplina optativa Água e Ambiente). Lembrando que em 2021 deverá ser realizada outra consulta para que a programação seja divulgada para planejamento dos discentes. Todos os membros aprovaram essa conduta. 3.5 - Aprovação de banca de exame de qualificação de Bruno. O colegiado observou as indicações e aprovou a banca conforme solicitação. 3.6 - Homologação da ata de defesa de ARTHUR e José Aurélio e da Ata de qualificação de Jéssyca. O colegiado fez a leitura das ATAS e observou que ambos foram aprovados pela banca, e estando de acordo com a homologação dos resultados das defesas de dissertação de Arthur Pererira Santos e José Aurélio Manicha. Também foram favoráveis à homologação da ATA de qualificação de Jessyca Gonçalves Duarte. 3.7 -Acompanhamento das dilações de prazo para defesa de dissertação dos discentes BRUNNA GODIM TEIXEIRA ARAÚJO ALVES; e LUCIANO JACÓ FERNANDES. Processo SEI Nº 23117.047029/2020-03. Definição de prazo FINAL para defesa em 12 de Fevereiro de 2021. O colegiado levantou a necessidade de conclusão das dissertações destes discentes, mesmo considerando o período de Pandemia, pois eles encontram-se com média de titulação muito acima do aceitável para um curso de Mestrado. Assim levantou-se a necessidade de acompanhamento das atividades desenvolvidas. Assim ficou decidido que seria informado aos discentes o prazo final de 12 de Fevereiro como última data possível para defesa. Data em que ambos os discentes completaram 36 meses de vínculo com o PPGMQ. O colegiado acatou a ideia de necessidade de conclusão e foi favorável a esse acompanhamento final. Para isso foi discutido que será nomeada a ex-pós-doutoranda Simone Braga e o Prof. Gilberto Mendes para leitura dos materiais de ajustes de dissertação para a discente Brunna Godim. Também será nomeado o Prof. Fábio Amaral e a Prof. Adriane Andrade para leitura dos materiais do discente Luciano Fernandes. A orientadora do discente Luciano Fernandes informa que no caso de seu orientado, o atraso é mais grave pois depende única e exclusivamente da dedicação do mesmo na conclusão e que o trabalho só encontra-se em atraso porque o mesmo optou/teve a necessidade de trabalhar em outro estado. Ela lembrou também que o experimento e coleta de dados já foram finalizadas há mais de 12 meses. No caso da discente Brunna a mesma apresenta laudo médico que comprova a necessidade de atraso na realização dessa atividade. 3.8. Pedido de troca de orientação de Layla Girotto - O colegiado julgou que o orientador deveria ser consultado sobre este assunto antes de proceder com a troca. Além disso, será solicitado que o orientador emita um parecer afirmando sobre a impossibilidade de adequação do projeto de pesquisa da discente mediante o pouco tempo restante. Como a discente é bolsista FAPEMIG, e seus relatórios não apresentaram nenhuma justificativa de atraso, ou não condução, e que os mesmos foram apreciados sem necessidade de troca de orientação até então, e considerando ainda que o prazo de 24 meses encerra-se em Fevereiro, optou-se por indeferir o pedido de troca de orientação, considerando que o prazo restante é insuficiente para iniciar um novo projeto. O colegiado também considerou o direito à licença maternidade, e os 3 meses liberados pela FAPEMIG em função da Pandemia. Assim o colegiado julgou por 2 votos favoráveis ao pedido da discente e 3 contrários, para a manutenção da discente com seu orientador Hudson Carvalho. 3.9 - Pedido de Co-orientação de Luciano Marajó, foi aceita a inclusão da co-orientação solicitada, porém foi solicitado que seja arquivado o e-mail de concordância do co-orientador e do orientador a esse pedido. 3.10 Avaliação e Acompanhamento discentes em função da Pandemia e formulações de prazos - O colegiado e a coordenação se colocou sem condições de impor um prazo, pois entende que cada discente foi impactado de forma diferenciada na Pandemia. Assim foi discutido e montada equipes entre os membros do colegiado que iriam agendar ainda em Dezembro reuniões de 15 minutos com cada discente e uma média de 3 docentes para acolher e direcionar os discentes nesse momento. Após essa avaliação o colegiado se reuniu para estabelecer prazos. 3.11 - Listagem de escolha de possíveis orientadores - Como sistemática atribuiu-se ao candidato a primeira opção desejada, desde que esse orientador não tenha sido atribuído a outro candidato, somente após a primeira rodada de indicação é que foi destinado o segundo orientado para aqueles que tenham solicitado 2 vagas. A primeira candidata, Maria Clara de Andrade Pereira indicou em primeiro Lugar o Professor Edgar, mas em segundo lugar o Prof. Lucas, e a discente era candidata à bolsa. Assim a comissão colegiada que também é a comissão de bolsas optou por indicá-la sob consulta ao Prof. Lucas, em função da disponibilidade de implementação de uma bolsa CNPQ fruto do Convênio MAI/DAI, que é específica desse docente, vinculada a um projeto de pesquisa. Essa atribuição também deve-se ao fato que as demais bolsas do programa só serão implantadas em Junho ou Julho, quando o prazo de 3 meses concedido aos bolsistas em função da Pandemia for finalizado. Na sequência o colegiado deu continuidade ao processo para a definição prévia de orientadores aos demais ingressantes. Possíveis ajustes em decorrência de eventuais desistências serão realizadas na primeira reunião de 2021. Às 12 horas e 30 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Adriane de Andrade Silva, na qualidade de Secretário(a), e Presidente, pelos conselheiros. Uberlândia, 9 de Dezembro de 2020.
Adriane de Andrade Silva (presidente)
Fábio Augusto do Amaral
Ingrid da Silva Pacheco
Lucas Carvalho Basilio de Azevedo
Samara Carbone
Sheila Cristina Canobre
| Documento assinado eletronicamente por Ingrid da Silva Pacheco, Membro de Colegiado, em 16/04/2021, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 16/04/2021, às 14:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Membro de Colegiado, em 16/04/2021, às 16:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 16/04/2021, às 17:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 17/04/2021, às 09:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Sheila Cristina Canobre, Membro de Colegiado, em 17/04/2021, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Referência: Processo nº 23117.073924/2020-75 |
SEI nº 2622437 |