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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Multímetro; circuitos elétricos; geração de eletricidade por atrito; contato e indução; campo elétrico; indução eletrostática; potencial elétrico; capacitores e dielétricos; campo magnético; lei de Ohm e ponte de Wheatstone; força eletromotriz e resistência interna de uma fonte; resistor não-ohmico; campos magnéticos produzidos por correntes; interações eletromagnéticas; lei de Faraday; indutância
JUSTIFICATIVA
Os conceitos abordados em Física Experimental 3, segundo a ementa acima, são de extrema importância na formação do profissional em Engenharia, uma vez que esses conceitos são fundamentais para o entendimento direto e indireto do funcionamento de motores e sensores. Indubitavelmente, a formação sólida, científica e profissional é construída a partir desta base das ciências.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Empregar o método científico experimental a fim de constatar em laboratório a veracidade das leis físicas com o recomendável senso crítico para ajustar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática; sugerir formulações teóricas novas a partir dos resultados experimentais. |
Objetivos Específicos: |
Empregar o método científico experimental a fim de constatar, em laboratório, as leis físicas do Eletromagnetismo, verificando as possíveis discrepâncias entre teoria e prática. |
PROGRAMA
1. Multímetro como ohmímetro- multímetro como amperímetro, multímetro como voltímetro.
2. Circuitos elétricos.
3. Medidas de resistências, correntes e tensão nos elementos deste circuito.
4. Carga e matéria, eletrização por atrito, contato e indução.
5. Condutores e isolantes, o gerador eletrostático, campo elétrico, linhas de força do campo elétrico.
6. Campo uniforme, relação entre campo elétrico e a distância.
7. Ação de um campo elétrico sobre um condutor isolado.
8. Separação de cargas induzidas, carga no interior de um condutor.
9. Poder das pontas, indução eletrostática.
10. Campo elétrico uniforme e conservatividade de campos eletrostáticos.
11. Superfícies equipotências e campo elétrico de várias distribuições de cargas.
12. Descarga de um capacitor, curva característica de descarga de um capacitor.
13. Características de um circuito RC através do osciloscópio.
14. As experiências de Faraday, verificação experimental de um problema técnico.
15. Experiência de Oersted, espectro magnético, ação magnética sobre uma corrente elétrica.
16. Torque sobre uma espira de correntes.
17. Potencial elétrico e correntes elétrica num resistor.
18. Ponte de Wheatstone, f.e.m. e d.d.p. , resistências internas de fontes, curvas características (v x i) de
fontes e receptores, resistor não ohmico.
19. Campo magnético de uma corrente e de ímãs.
20. Determinação do campo magnético produzido um ímã.
21. Galvanômetro das Tangentes, campo magnético de uma bobina, ação de uma bobina sobre radiação
eletrônica, ação entre bobinas, relação entre campo magnético e número de espiras, ação de um solenóide
sobre o ferro.
22. Princípio de amperímetro de ferro móvel, força eletromotriz induzida em uma bobina.
23. Segunda experiência de Faraday, sentido de corrente induzida.
24. Tensão induzida observada através do oscilógrafo.
25. Transformador, anel de Thonson, alternador como campo magnético permanente.
26. Corrente de Foucault, freio magnético, auto-indução, sentido da corrente auto-induzida
METODOLOGIA
A exposição do conteúdo será dada por meio das aulas expositivas de maneira síncrona (100% da carga horária total). O docente também disponibilizará suas notas de aula, referências bibliográficas e listas de exercícios para fixação e revisão do conteúdo abordado.
Informações de acordo com a No 25/2020 do CONGRAD:
(a) Atividades Síncronas (S)
Serão atividades síncronas a exposição do conteúdo e apresentação do experimento, o restante será atividade assíncronas (6h).
O horário de dúvidas será escolhido junto com os discentes.
Caso nunca tenha utilizado o MS Teams com o seu e-mail institucional, siga estas instruções (nesta ordem) para ter acesso às aulas síncronas:
(b) Acesso às referências bibliográficas: Os discentes terão acesso às referências bibliográficas e as notas de aula através do site http://www.infis.ufu.br/lee-roteiros-didaticos
AVALIAÇÃO
O curso será avaliado através de relatórios científicos (Rn) e de duas avalições (P1 e P2). A composição da nota final será dada por 50% da média aritmética dos relatórios e 50% da média aritmética das duas provas. Todas as notas valerão entre 0 e 100 pontos.
Nota Final = 0,5*Média dos relatórios + 0,5*Média das provas
Se NotaFinal < 60 → Reprovado!
Se NotaFinal ≥ 60 → Aprovado!
Data das Avaliações:
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALONSO MARCELO, EDWARD J. FINN. Física: um curso universitário. Vol. 2 – Campos e Ondas. 13ª ed. Ed. Edgar Blucher, São Paulo, 2007.
FRANCO , E. V. - Física Experimental 2 - Eletrostática e Eletromagnetismo, UFU, 1980
HALLIDAY, DAVID, RESNICK, ROBERT, WALKER, JEARL. Fundamentos de Física - vol. 3. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora Livros Técnicos e Científicos - LTC LTC, 2009.
KELLER, F. J.; GETTYS W. E.; SKOVE, M. J., Física Volume 2 , 2. Ed., Editora Makron Books do Brasil Ltda, São Paulo 1999.
TIPLER, PAUL, A Física; para cientistas e engenheiros - v.3. 3.ed Rio de Janeiro: LTC, c1995.
Complementar
BOYLESTAD, R. L., Introdução à Análise de Circuitos, 10ª edição, Perason Printice Hall, 2004;
CHIQUETTO, MARCOS, VALENTIM, BARBARA, PAGLIARI, ESTEFANO. Aprendendo Física - v.3. São Paulo: Scipione, 1996.
COREN, R.L. Basic Engineering Electromagnetics, Prentice-Hall International Editions, New York, 1989.
FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY JR, C.; UMANS, S. D. Máquinas Elétricas: com introdução à eletrônica de potência. 6. ed. Bookman, 2006. FRANCHI, Claiton Moro. Acionamentos Elétricos. 4. ed. 2. reimp. São Paulo: Érica, 2008.
HALLIDAY, DAVID, RESNICK, ROBERT, WALKER, JEARL.. Fundamentos de Física - v.3. 4.ed.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1993.
HAYT, W.H. E BUCK, J. Eletromagnetismo, McGraw-Hill Brasil, 2008
KINDERMANN, G. Proteção contra Descargas Atmosféricas em Estruturas Edificadas. 3. ed. modificada e ampliada. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, EEL, LabPlan. 2003.
NISKIER, Júlio; MACINTYRE, A J. Instalações Elétricas. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Adamo Ferreira Gomes do Monte, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/11/2021, às 10:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3173883 e o código CRC 58C3E1E4. |
Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3173883 |