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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rodovia BR 050, KM 78, Bloco 1D, 2º andar - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Os problemas na Engenharia. A engenharia e o engenheiro. Atributos do engenheiro. Palestras sobre o curso de Engenharia Mecânica e Mecatrônica. Metodologia Científica e Tecnológica. Formulação de problemas. Análise de problemas. Procura de soluções. Fase de decisão. Especificação da solução final. Otimização. Criatividade. Órgãos legisladores da engenharia. O engenheiro na sociedade brasileira atual num contexto capitalista de relações profissionais. Práticas de laboratórios.
JUSTIFICATIVA
Os problemas na Engenharia. A engenharia e o engenheiro. Atributos do engenheiro. Palestras sobre o curso de Engenharia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Identificar as noções e atribuições, legislação e ética profissional do engenheiro. |
Objetivos Específicos: |
- Utilizar a metodologia científica para a solução de problemas escolares; - Discutir e avaliar o papel do engenheiro na sociedade brasileira, considerando aspectos políticos, econômicos e sociais; - Redigir relatórios técnicos e apresentar trabalhos.
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PROGRAMA
1. O curso de Engenharia na UFU
1.1. Objetivos do curso
1.1.1. Estrutura curricular
1.1.2. Ciclo comum
1.1.3. Ciclo profissional
1.1.4. Infra-estrutura
1.1.5. A disciplina Projeto de Fim de Curso
1.1.6. A disciplina Estágio Supervisionado
1.2. Normas Acadêmicas
1.3. Perspectivas no campo de trabalho
2. Comunicação e expressão
2.1. O engenheiro e a comunicação
2.2. Processo de comunicação
2.3. Redação
2.4. Estrutura de trabalho
2.5. Outras partes componentes do trabalho
2.6. Estrutura física de um relatório técnico
2.7. Desenho esquemático na comunicação
3. A engenharia e o engenheiro
3.1. Síntese histórica
3.2. Surgimento da engenharia moderna
3.3. Marcos históricos importantes
3.4. As primeiras escolas de engenharia
3.5. Fatos marcantes da ciência e da tecnologia
3.6. Início da engenharia no Brasil
4. Estrutura acadêmica das FEMEC
4.1. Colegiado de Graduação
4.2. Conselho da FEMEC
4.3. Áreas do conhecimento
4.4. Monitoria
4.5. Pesquisa
4.6. Programas PET/META/MINIBAJA/AERODESIGN
4.7. Diretório Acadêmico
4.8. Convênios e intercâmbios
4.9. Especialização
4.10. Estágios
5. Pesquisa tecnológica
5.1. Ciência e tecnologia
5.2. Método de pesquisa
5.3. Processos dos métodos de pesquisa
5.4. Exemplo de um trabalho de engenharia
5.5. Exemplo de um trabalho de pesquisa
5.6. Organização da pesquisa
6. Projeto
6.1. A essência da engenharia
6.2. O projeto
6.3. O processo do projeto
6.4. Ação científica e ação tecnológica
6.5. Fases do projeto
6.6. Informações complementares
6.7. Abordagens de problemas de engenharia
7. Modelo
7.1. Modelagem
7.2. Classificação dos modelos
7.3. Valor dos modelos
7.4. O modelo e o sistema físico real
7.5. Validade das hipóteses simplificativas
7.6. Para que se utilizam modelos?
8. Simulação
8.1. O que é simular
8.2. Tipos de simulação
8.3. O computador e a engenharia
9. Otimização
9.1. A procura de melhores soluções
9.2. Modelos de otimização
9.3. Métodos de otimização
9.4. Exemplos
10. Criatividade
10.1. Um atributo importante
10.2. Requisitos
10.3. O processo criativo
10.4. Espaço de soluções de um problema
10.5. Barreiras que afetam a criatividade
10.6. Estimulando a criatividade
10.7. Conclusões
11. Legislação e atribuição do engenheiro
11.1. Engenharia e sociedade
11.2. As funções do engenheiro
11.3. O engenheiro e o técnico
11.4. Qualidades do profissional
11.5. Processo de formação
11.6. Áreas de atuação
11.7. CONFEA/CREA
12. Palestras
12.1. Empresários: visão do engenheiro no contexto das empresas
12.2. Empresários: aspectos políticos, sociais e administrativos do país e dos profissionais de engenharia
12.3. Colegiado de curso/Áreas afins ao curso de engenharia mecânica
13. DESCRIÇÃO DO PROGRAMA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS
13.1. Motores de combustão interna
13.2. Metrologia dimensional
13.3. Usinagem convencional
13.4. Elementos de máquina
13.5. Gerador de vapor d´água
13.6. Processos de soldagem
13.7. Comportamento mecânico dos materiais
13.8. Materiais mecânicos
13.9. Usinagem não tradicional
13.10. Sistemas mecânicos
13.11. Máquinas de fluxo
13.12. Sistemas de refrigeração, ar condicionado e ventilação industrial
13.13. Robótica e controle hidráulico e pneumático
13.14. Outros laboratórios
13.15. Visitas a empresas (enfocando ações do engenheiro)
13.16. Avaliação final
METODOLOGIA
As atividades foram discretizadas em Síncronas e Assíncronas como se segue:
Atividades Síncronas¹ (50h)
As aulas síncronas terão o objetivo de explanar sobre o assunto ministrado, sanar as dúvidas e realizar atividades interativas para aprimorar os conhecimentos adquiridos.
Horários e datas de Realização: Quinta-feira (8:50h às 10:40h)
Primeira Aula (02/12/2021 às 8:50h)
Plataforma de TI: Microsoft Teams e e-mail institucional, onde serão disponibilizados os materiais necessários para realização da disciplina;
Softwares a serem utilizados: Microsoft Teams e Google Meet.
Atividades Assíncronas² (10h)
Plataforma de TI: Microsoft Teams e e-mail institucional, onde serão disponibilizados os materiais necessários para realização da disciplina;
Testes: Aplicação de questões sobre os conteúdos específicos ministrados para melhor acompanhamento do desenvolvimento do aluno;
Avaliação Final: Perguntas referentes a todo o conteúdo abordado ao longo do período letivo da disciplina.
MATERIAL MULTIMIDIA E COMPLEMENTAR ASSOCIADO AOS CONTEÚDOS TEÓRICOS PREVISTOS NA DISCIPLINA A SEREM INDICADOS/PROVIDOS PELO PROFESSOR :
Apostilas;
Slides;
Vídeoaulas;
Vídeos Tutoriais;
Textos explicativos.
AVALIAÇÃO
Total de pontos: 100 pontos
Teórica: 50 Pontos
Testes (30 %).
Avaliação Final (70%).
Prática: 50 Pontos
Relatórios: Distribuídos de acordo com os laboratórios.
OBS-1: As atividades avaliativas serão realizadas/apresentadas ora via Microsoft Teams ou e-mail institucional, em datas apresentadas e acordadas com os discentes durante o período letivo.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BAZZO, W. A. & Pereira, L. T. V. "Introdução à Engenharia, Editora UFSC, 5ª Edição, Florianópolis, 2000.
HOLTZAPPLE, Reece, “Introdução Á Engenharia”, Editora LTC, Rio de Janeiro, Brasil, 2006.
KRICK, E.V."Introdução à Engenharia", Editora LTC, Rio De Janeiro, Brasil, 1979.
Complementar
BRAGA, Benedito. " Introdução à Engenharia Ambiental ", Editora Prentice Hall-BR, 2005.
CLIVE L. Dym e Patrick Little. " Introdução à Engenharia ", Editora Bookman, 3ª edição, 2010.
FOOT, F,, Leonardo, V. " História da Indústria e do Trabalho no Brasil ", Editora Globo, São Paulo, 1982.
GOLDRATT, E.M., Cox, J. " A Meta: Um processo de melhoria Continua ", Editora Nobel, 2003.
LINSINGEN, I.V., Pereira, L.T.V., Cabral, C.G., Bazzo, W.A., 1999, "Formação do Engenheiro", Editora UFSC, Florianópolis, Brasil.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Edsonei Pereira Parreira, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/11/2021, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3203892 e o código CRC 5BEAB3CB. |
Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3203892 |