UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA - FEMEC

Código:

FEMEC41010

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

EDSONEI PEREIRA PARREIRA

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Disciplina ministrada de forma remota em conformidade com a RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 11, DE 13 DE MAIO DE 2021, que “Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas”, em razão da pandemia (COVID-19).

 

EMENTA

Os problemas na Engenharia. A engenharia e o engenheiro. Atributos do engenheiro. Palestras sobre o curso de Engenharia Mecânica e Mecatrônica. Metodologia Científica e Tecnológica. Formulação de problemas. Análise de problemas. Procura de soluções. Fase de decisão. Especificação da solução final. Otimização. Criatividade. Órgãos legisladores da engenharia. O engenheiro na sociedade brasileira atual num contexto capitalista de relações profissionais. Práticas de laboratórios.

JUSTIFICATIVA

Os problemas na Engenharia. A engenharia e o engenheiro. Atributos do engenheiro. Palestras sobre o curso de Engenharia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Identificar as noções e atribuições, legislação e ética profissional do engenheiro.

Objetivos Específicos:

- Utilizar a metodologia científica para a solução de problemas escolares;

- Discutir e avaliar o papel do engenheiro na sociedade brasileira, considerando aspectos políticos, econômicos e sociais;

- Redigir relatórios técnicos e apresentar trabalhos.

 

PROGRAMA

1. O curso de Engenharia na UFU

1.1. Objetivos do curso

1.1.1. Estrutura curricular

1.1.2. Ciclo comum

1.1.3. Ciclo profissional

1.1.4. Infra-estrutura

1.1.5. A disciplina Projeto de Fim de Curso

1.1.6. A disciplina Estágio Supervisionado

1.2. Normas Acadêmicas

1.3. Perspectivas no campo de trabalho

 

2. Comunicação e expressão

2.1. O engenheiro e a comunicação

2.2. Processo de comunicação

2.3. Redação

2.4. Estrutura de trabalho

2.5. Outras partes componentes do trabalho

2.6. Estrutura física de um relatório técnico

2.7. Desenho esquemático na comunicação

 

3. A engenharia e o engenheiro

3.1. Síntese histórica

3.2. Surgimento da engenharia moderna

3.3. Marcos históricos importantes

3.4. As primeiras escolas de engenharia

3.5. Fatos marcantes da ciência e da tecnologia

3.6. Início da engenharia no Brasil

 

4. Estrutura acadêmica das FEMEC

4.1. Colegiado de Graduação

4.2. Conselho da FEMEC

4.3. Áreas do conhecimento

4.4. Monitoria

4.5. Pesquisa

4.6. Programas PET/META/MINIBAJA/AERODESIGN

4.7. Diretório Acadêmico

4.8. Convênios e intercâmbios

4.9. Especialização

4.10. Estágios

 

5. Pesquisa tecnológica

5.1. Ciência e tecnologia

5.2. Método de pesquisa

5.3. Processos dos métodos de pesquisa

5.4. Exemplo de um trabalho de engenharia

5.5. Exemplo de um trabalho de pesquisa

5.6. Organização da pesquisa

 

6. Projeto

6.1. A essência da engenharia

6.2. O projeto

6.3. O processo do projeto

6.4. Ação científica e ação tecnológica

6.5. Fases do projeto

6.6. Informações complementares

6.7. Abordagens de problemas de engenharia

 

7. Modelo

7.1. Modelagem

7.2. Classificação dos modelos

7.3. Valor dos modelos

7.4. O modelo e o sistema físico real

7.5. Validade das hipóteses simplificativas

7.6. Para que se utilizam modelos?

 

8. Simulação

8.1. O que é simular

8.2. Tipos de simulação

8.3. O computador e a engenharia

 

9. Otimização

9.1. A procura de melhores soluções

9.2. Modelos de otimização

9.3. Métodos de otimização

9.4. Exemplos

 

10. Criatividade

10.1. Um atributo importante

10.2. Requisitos

10.3. O processo criativo

10.4. Espaço de soluções de um problema

10.5. Barreiras que afetam a criatividade

10.6. Estimulando a criatividade

10.7. Conclusões

 

11. Legislação e atribuição do engenheiro

11.1. Engenharia e sociedade

11.2. As funções do engenheiro

11.3. O engenheiro e o técnico

11.4. Qualidades do profissional

11.5. Processo de formação

11.6. Áreas de atuação

11.7. CONFEA/CREA

 

12. Palestras

12.1. Empresários: visão do engenheiro no contexto das empresas

12.2. Empresários: aspectos políticos, sociais e administrativos do país e dos profissionais de engenharia

12.3. Colegiado de curso/Áreas afins ao curso de engenharia mecânica

 

13. DESCRIÇÃO DO PROGRAMA DAS ATIVIDADES PRÁTICAS

13.1. Motores de combustão interna

13.2. Metrologia dimensional

13.3. Usinagem convencional

13.4. Elementos de máquina

13.5. Gerador de vapor d´água

13.6. Processos de soldagem

13.7. Comportamento mecânico dos materiais

13.8. Materiais mecânicos

13.9. Usinagem não tradicional

13.10. Sistemas mecânicos

13.11. Máquinas de fluxo

13.12. Sistemas de refrigeração, ar condicionado e ventilação industrial

13.13. Robótica e controle hidráulico e pneumático

13.14. Outros laboratórios

13.15. Visitas a empresas (enfocando ações do engenheiro)

13.16. Avaliação final

 

METODOLOGIA

                As atividades foram discretizadas em Síncronas e Assíncronas como se segue:

 

Atividades Síncronas¹ (50h)

 

                As aulas síncronas terão o objetivo de explanar sobre o assunto ministrado, sanar as dúvidas e realizar atividades interativas para aprimorar os conhecimentos adquiridos.

Atividades Assíncronas² (10h)

MATERIAL MULTIMIDIA E COMPLEMENTAR ASSOCIADO AOS CONTEÚDOS TEÓRICOS PREVISTOS NA DISCIPLINA A SEREM INDICADOS/PROVIDOS PELO PROFESSOR :

AVALIAÇÃO

 

Total de pontos: 100 pontos

 

Teórica: 50 Pontos

  1. Testes (30 %).

  2. Avaliação Final (70%).

Prática: 50 Pontos

  1. Relatórios:  Distribuídos de acordo com os laboratórios.

OBS-1: As atividades avaliativas serão realizadas/apresentadas ora via Microsoft Teams ou e-mail institucional, em datas apresentadas e acordadas com os discentes durante o período letivo.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BAZZO, W. A. & Pereira, L. T. V. "Introdução à Engenharia, Editora UFSC, 5ª Edição, Florianópolis, 2000.

HOLTZAPPLE, Reece, “Introdução Á Engenharia”, Editora LTC, Rio de Janeiro, Brasil, 2006.

KRICK, E.V."Introdução à Engenharia", Editora LTC, Rio De Janeiro, Brasil, 1979.

Complementar

BRAGA, Benedito. " Introdução à Engenharia Ambiental ", Editora Prentice Hall-BR, 2005.

CLIVE L. Dym e Patrick Little. " Introdução à Engenharia ", Editora Bookman, 3ª edição, 2010.

FOOT, F,, Leonardo, V. " História da Indústria e do Trabalho no Brasil ", Editora Globo, São Paulo, 1982.

GOLDRATT, E.M., Cox, J. " A Meta: Um processo de melhoria Continua ", Editora Nobel, 2003.

LINSINGEN, I.V., Pereira, L.T.V., Cabral, C.G., Bazzo, W.A., 1999, "Formação do Engenheiro", Editora UFSC, Florianópolis, Brasil.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Edsonei Pereira Parreira, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/11/2021, às 15:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3203892