UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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Timbre

Ata de Reunião

ATA DA 7ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

 

Em quatro de julho de 2024, quinta-feira, às quatorze horas na Sala Virtual (WEBEX) do PPGCC, teve início a sétima reunião ordinária do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis do ano em curso, com a presença dos professores, Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Gilberto José Miranda, Reiner Alves Botinha, Sérgio Lemos Duarte, Sirlei Lemes e a representante discente Janaina da Silva Ramos. Sob a Presidência da professora Maria Elisabeth deu-se início aos trabalhos. 1º item da pauta: 1 - Apreciação da Ata da 6ª reunião ordinária de 2024: Aprovada com abstenção da discente Janaina; 2 - Comunicados: A professora Maria Elisabeth comunicou que recebeu o processo referente ao credenciamento, recredenciamento e descredenciamento do quadriênio 2025/2028, informando que o prazo para envio da documentação para Comissão de Credenciamento na Pós-graduação vai até dia 19 de setembro de 2024. A professora Maria Elisabeth informou que participou da Reunião CAPES com coordenadores de pós-graduação da Região Sudeste, em São Paulo, e uma das discussões apresentadas foi a alteração da porcentagem na forma de avaliação do indicador Qualis; foi sugerido utilizar com mais frequência a ferramenta do LinkedIn e também colocar novos professores doutores como docentes colaboradores. Em seguida, a presidente do Colegiado solicitou a inclusão dos seguintes pontos de pauta: “3.7 - Homologação da composição de banca de qualificação do discente Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior”; “3.8. Apreciação do e-mail do Prof. Dr. Nilton Cesar Lima solicitando informações da qualificação do discente Danilton Carlos da Silva”. 3 - Ordem do dia: 3.1 - Homologação da composição de banca de defesa de tese do discente Márcio Viana Rolim: A professora Maria Elisabeth informou que a professora Denise Mendes da Silva protocolou o pedido de composição da banca de defesa de tese do discente Márcio Viana Rolim. Foram sugeridos pela orientadora os seguintes nomes para composição da Banca: Denise Mendes da Silva (UFU), Gilberto José Miranda (UFU), Rodrigo Fernandes Malaquias (UFU), Simone Letícia Raimundini Sanches (UEM) e Diane Rossi Maximiano Reina (UFES). A banca de defesa de tese foi agendada para 28 de agosto de 2024 às 14h. Posta em votação, a composição da banca de defesa de tese do discente Márcio Viana Rolim foi aprovada com unanimidade; 3.2 - Homologação da composição de banca de defesa de tese do discente José Tarocco Filho: A professora Maria Elisabeth informou que a professora Marli Auxiliadora da Silva protocolou o pedido de composição da banca de defesa de tese do discente José Tarocco Filho. Foram sugeridos pela orientadora os seguintes nomes para composição da Banca: Marli Auxiliadora da Silva (UFU), Edvalda Araújo Leal (UFU), Gilberto José Miranda (UFU), Adriana Rodrigues Silva (Instituto Politécnico de Santarém – Portugal) e Flaviano Costa (UFPR). A banca de defesa de tese foi agendada para 27 de agosto de 2024 às 14h. Posta em votação, a composição da banca de defesa de tese do discente José Tarocco Filho foi aprovada com unanimidade; 3.3 - Homologação da composição de banca de defesa de tese da discente Minéia Cristina Franco: A professora Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade informou que protocolou o pedido de composição da banca de defesa de tese da discente Minéia Cristina Franco. Foram sugeridos pela orientadora os seguintes nomes para composição da banca: Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade (UFU), Aracy Alves de Araújo (UFU), Marcelo Tavares (UFU), Daiana Paula Pimenta (UFG) e Fernanda Faria Silva (UFOP). A banca de defesa de tese foi agendada para 27 de agosto de 2024 às 14h. Posta em votação, a composição da banca de defesa de tese da discente Minéia Cristina Franco foi aprovada, com abstenção da professora Maria Elisabeth; 3.4 - Apreciação do recurso, do discente Caio Augusto Radam Nunes, em oposição à decisão do Colegiado de indeferimento de dilação de prazo de defesa de dissertação: A professora Maria Elisabeth informou que o discente Caio Augusto Radam Nunes encaminhou recurso contra o indeferimento do Colegiado referente a prorrogação do prazo de defesa. Foi acrescentado um novo atestado médico ao pedido. Em discussão o recurso do discente Caio Augusto Radam Nunes teve quatro votos favoráveis, um voto desfavorável e um voto com abstenção. Aprovado o pedido estabelecendo o prazo para defesa até dia 31 de julho de 2024; 3.5 - Apreciação do Edital do Processo Seletivo para seleção de ingressantes de alunos regulares e alunos especiais no Mestrado e Doutorado turma 2025: A professora Maria Elisabeth informou que os membros da Comissão do Processo Seletivo do PPGCC Turma 2025, Denise Mendes da Silva, Camilla Soueneta Nascimento Nganga, Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Reiner Alves Botinha e Mônica Aparecida Ferreira discutiram o Edital para ingresso em das turmas de mestrado e doutorado de 2025. A professora Denise, presidente da Comissão, apresentou o novo edital de abertura das inscrições com as considerações desenvolvidas pela Comissão. Após o encaminhamento da Comissão, o PPGCC pediu que a PROPP avaliasse o edital, e após essa análise, a PROPP autorizou sua apreciação pelo Colegiado. Em seguida, o Colegiado avaliou o documento e definiu o número de vagas oferecidas, por modalidade, para ingresso no primeiro semestre de 2025 bem como o cronograma, conforme quadros a seguir:

Curso

Quotas

Vaga Adicional

Total

Ampla Concorrência

Pretos, pardos, indígenas

Pessoas com deficiência

Pessoas sob políticas humanitárias no Brasil

 

Alunos Regulares

Mestrado Acadêmico

15

4

1

1

21

Doutorado Acadêmico

7

2

1

1

11

 

Alunos Especiais

Mestrado Acadêmico

7

2

1

1

11

Doutorado Acadêmico

7

2

1

1

11

 

Atividade

Data

Horário

Local

Período de inscrição

14/10/2024 a 14/11/2024

Até às 23:59 horas do dia 14/11/2024

Correio eletrônico do PPGCC: selecaoppgcc@facic.ufu.br

Homologação final das inscrições

27/11/2024

Até às 17h00

Endereço eletrônico do PPGCC (http://www.ppgcc.facic.ufu.br)

Resultado final

11/12/2024

Até às 17h00

Endereço eletrônico do PPGCC (http://www.ppgcc.facic.ufu.br)

O colegiado solicitou mudanças na pontuação de livros técnicos e capítulos de livros. Prosseguindo-se a votação, o edital de seleção para ingresso de alunos regulares e alunos especiais ao PPGCC, níveis de mestrado acadêmico e doutorado, turmas 2025/1 foi aprovado por unanimidade; 3.6 - Apreciação da oferta das disciplinas de caráter transversal: Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Ciência; Empreendedorismo e Inovação; Princípios Éticos, Manejo e Cuidado de Animais em Pesquisa e Ensino; Introdução ao debate sobre a diversidade sexual; Leitura crítica e redação de artigos científicos - Processo 23117.003646/2024-12: A professora Maria Elisabeth informou que a Diretoria de Pós-graduação enviou ofício apresentando a proposta das ofertas de disciplinas de caráter transversal citadas anteriormente. Em discussão o Colegiado aprovou, por unanimidade, a oferta das disciplinas apresentadas; 3.7 - Homologação da composição de banca de qualificação do discente Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior: A professora Maria Elisabeth informou que o professor Sérgio Lemos Duarte protocolou o pedido de composição da banca de qualificação de tese do discente Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior. Foram sugeridos pelo orientador os seguintes nomes para composição da Banca: Sérgio Lemos Duarte (UFU), Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr (UFU), Marli Auxiliadora da Silva (UFU), Alessandra Carla Ceolin (UFRPE) e Kleber Domingos de Araújo (UFG). A banca de qualificação de tese foi agendada para 13 de agosto de 2024 às 14h. Posta em votação, a composição da banca de qualificação de tese do discente Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior foi aprovada com abstenção do Prof. Sérgio Lemes Duarte; 3.8. Apreciação do e-mail do Prof. Dr. Nilton Cesar Lima solicitando informações da qualificação do discente Danilton Carlos da Silva: A professora Maria Elisabeth informou que o professor Nilton Cesar Lima solicitou acesso ao projeto de tese do discente, a gravação da banca de qualificação, a temática do depósito do artigo submetido do discente Danilton Carlos da Silva e participação na próxima reunião ordinária do Colegiado. O Colegiado indeferiu os pedidos de acesso ao projeto de tese e a gravação da banca de qualificação do discente Danilton Carlos da Silva, com a justificativa de que desde a criação do curso de mestrado em 2012, as qualificações não são públicas, e o projeto de tese não é de conhecimento público até que seja defendida e aprovada em banca de defesa. No que se refere ao pedido de acesso à temática do depósito do artigo submetido do discente Danilton Carlos da Silva, o Colegiado indeferiu por unanimidade, uma vez que o artigo exigido como pré-requisito para a qualificação foi o utilizado na primeira qualificação e a reprovação na qualificação não invalida a comprovação de submissão do artigo apresentada pelo discente. Em relação ao pedido de participação na reunião ordinária, que ocorrerá no dia 1º de agosto de 2024, o Colegiado deferiu o pedido, limitando a participação do docente no máximo por 15 minutos no item ‘Comunicações’. Nada mais havendo a tratar, a Presidente do Colegiado, professora Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, deu por encerrada a reunião, às dezesseis horas e vinte e seis minutos e eu Viviane Silva Bittencourt, lavrei a presente ata, que depois de aprovada, vai assinada por mim e pelos demais membros do Colegiado.

 

Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade

Gilberto José Miranda

Reiner Alves Botinha

Sérgio Lemos Duarte

Sirlei Lemes

Janaina da Silva Ramos

Viviane Silva Bittencourt

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Presidente, em 22/08/2024, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Reiner Alves Botinha, Membro de Colegiado, em 22/08/2024, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto José Miranda, Membro de Colegiado, em 22/08/2024, às 15:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Lemos Duarte, Membro de Colegiado, em 22/08/2024, às 16:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sirlei Lemes, Membro de Colegiado, em 22/08/2024, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Janaína da Silva Ramos, Membro de Colegiado, em 23/08/2024, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Viviane Silva Bittencourt, Secretário(a), em 23/08/2024, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.042700/2024-45 SEI nº 5575775