UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física do Radiodiagnóstico

Unidade Ofertante:

INFIS

Código:

INFIS39027

Período/Série:

8

Turma:

G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Ana Paula Perini

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

1. Produção de raios X, tubos de Raios X e Geradores; 2. Radiografia; 3. Qualidade da imagem; 4. Mamografia; 5. Fluoroscopia e procedimentos intervencionistas; 6. Tomografia computadorizada; 7. Dosimetria e proteção radiológica em radiodiagnóstico; 8. Ultrassonografia; 9. Imagens por Ressonância Magnética Nuclear

JUSTIFICATIVA

A disciplina é importante para formação dos alunos, pois eles aprenderão noções de radiodiagnóstico e proteção radiológica que são áreas muito importantes para quem trabalha com radiações ionizantes.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

O objetivo desta disciplina é apresentar ao aluno os principais temas relacionados ao radiodiagnóstico.

Objetivos Específicos:

Compreender os princípios físicos relacionados ao uso dos raios X para a obtenção de informações anatômicas e/ou funcionais do corpo humano. Compreender as bases da formação de imagens por técnicas não-ionizantes  de imagens diagnósticas (ultrassom e ressonância magnética nuclear).

PROGRAMA

1. Produção de raios X

1.1 O tubo de Raios X

1.2 Geradores

1.3 Espectro de emissão

1.3 Filtração inerente e adicional

1.4 Camada Semirredutora

2. Radiografia

2.1 Princípios geométricos de imagens por projeção

2.2 Tela intensificadora e sistema tela-filme

2.3 Curva sensitométrica

2.4 Grade antiespalhamento

2.5 Magnificação

2.6  Processamento do filme

2.7. Radiografia digital: sistema CR (Computed Radiography)

2.8  Radiografia digital: detectores tipo transistor de filme fino

2.9 Curva sensitométrica dos detectores digitais

3. Qualidade da imagem

3.1 Contraste

3.2 Borramento

3.2 Resolução espacial

3.3 Ruído

3.4 Função de Transferência Modular

3.4 Eficiência de detecção quântica (DQE)

3.5 Curva contraste-detalhe

3.6 Curva Característica de Operação do Receptor (ROC)

4. Mamografia

4.1  Tubo de raios X e filtração adicional

4.2 Compressão da mama

4.3 Mamografia tela-filme e digital

4.4 Mamografia de magnificação

5. Fluoroscopia e procedimentos intervencionistas

5.1 Intensificador de Imagem

5.2 Fluoroscopia digital

5.3 Modos de operação em Fluoroscopia

5.4 Tipos de equipamentos

5.5 Qualidade da imagem

5.6 Dose de radiação em fluoroscopia

6. Tomografia computadorizada

6.1 Características do equipamento e geometria de irradiação

6.2 Espessura das fatias

6.3 CT helicoidal

6.4 CT multicorte

6.5 Reconstrução da imagem

6.6 Números de CT

6.7 Qualidade da imagem e artefatos em CT

7. Dosimetria e proteção radiológica em radiodiagnóstico

7.1 Dose na pele em radiografia e fluoroscopia

7.2 Dose nos órgãos em procedimentos com raios X

7.2 Dosimetria em CT e doses nos órgãos

7.3 Normas de proteção radiológica em radiodiagnóstico

8 Ultrassonografia

8.1 Interação de ondas sonoras com a matéria

8.2  Transdutores

8.3 Aquisição de imagens

8.4 Ultrassonografia Doppler

8.5 Qualidade da imagem

8.6 Efeitos biológicos

9. Imagens por Ressonância magnética nuclear

9.1 Interação de núcleos com campos magnéticos estáticos

9.2 Interação de núcleos com ondas de radiofrequência

9.3 Indução do sinal de ressonância magnética

9.4 Tempos de relaxação T1 e T2

9.5 Sequências de pulsos

9.6 Reconstrução da imagem

9.7 Qualidade da imagem

METODOLOGIA

Aulas presenciais expositivas (60h-aula) com uso de data-show e quadro negro. Durante as aulas será realizada uma discussão sobre os temas, para que os alunos possam entender melhor os temas abordados. Serão propostos exercícios durante as aulas.

Em cada aula, os alunos têm a oportunidade de interagir, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre os alunos e o professor. Serão discutidos temas práticos, com aplicações no cotidiano dos alunos.

Disponibilização de material didático: Serão disponibilizados para os alunos arquivos PDF por meio de uma pasta criada no canal Microsoft TEAMS. Esta plataforma será usada como auxiliar do curso. 

Atividades Complementares Assíncronas (12 h-aula):

·         Listas de exercícios e roteiros de estudos passados aos alunos por plataforma eletrônica de ensino (Microsoft TEAMS).

1.      Instruções para acesso ao Microsoft TEAMS (Devem ser realizadas nesta ordem):

2.      Todo(a)s devem ter seu email institucional na forma: *usuário*@ufu.br;

3.      Acesse: http://www.comunica.ufu.br/comunicado/2020/05/office-365-education-esta-disponivel-para-os-usuarios-de-e-mails-ufu-br

4.      Siga as instruções de cadastro;

5.      Envie um e-mail para o docente da disciplina (anapaula.perini@ufu.br), informando o seu e-mail UFU empregado no cadastro do Microsoft TEAMS.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita por meio de 2 provas escritas e sem consulta, testes e 2 seminários em grupo. As provas terão valor de 50 pontos, os testes 30 pontos e os seminários 20 pontos. A primeira nota compreenderá 1 prova (valor 50), testes (valor 30) e um seminário (valor 20). A segunda nota compreenderá 1 prova (valor 50), testes (valor 30) e um seminário (valor 20). A nota final será dada pela média aritmética da primeira e segunda nota.

Ao discente que não atingir a pontuação mínima e tiver ao menos 75% de frequência, será oferecida uma prova de recuperação de todo o conteúdo da disciplina. A nova nota final será a média aritmética da nota final e a nota da recuperação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

Complementar

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ana Paula Perini, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 18:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.022730/2022-73 SEI nº 3511389