|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39009 |
COMPONENTE CURRICULAR: Antropologia no Brasil |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Proporcionar aos estudantes o aprofundamento dos conhecimentos sobre a consolidação da Antropologia no
Brasil, identificando as correntes teóricas e metodológicas aqui adotadas, a partir das matrizes europeias e
norte-americanas.
Objetivos Específicos:
Espera-se que os estudantes compreendam a particularidade do “estilo” brasileiro de Antropologia, marcado
pela questão da nacionalidade, cidadania e pela especificidade de nossa formação histórica.
Abordar a diversidade cultural no Brasil nos termos dos estudos contemporâneos, incluindo os estudos de
grupos sociais minoritários e particulares em suas diversas formas de construção simbólica.
Ementa
Correntes e modelos teóricos e metodológicos das matrizes europeias e norte-americanas presentes na
Antropologia no Brasil. Particularidade do “estilo” brasileiro de fazer Antropologia. A questão da
nacionalidade e da especificidade histórica brasileira na Antropologia. Estudo de obras antropológicas que
tematizam a diversidade cultural brasileira contemporânea, em especial estudos sobre os códigos culturais dos
grupos minoritários e particulares em suas diversas formas de construção simbólica, produção cultural e
estilística no Brasil.
PROGRAMA
1. Origens da Antropologia no Brasil: teorias e pesquisas fundantes
1.1. A contribuição das missões estrangeiras de cientistas sociais na Antropologia no Brasil
1.2. As teorias raciais e as instituições científicas no Brasil
1.3. As teorias da cultura face à diversidade étnica e cultural do Brasil
1.4. Aculturação e etnicidade
2. Desenvolvimentos da Antropologia no Brasil
2.1. Críticas das teorias raciais
2.2. A noção de identidade nacional
2.3. O uso dos conceitos de sociedade e estrutura na Antropologia no Brasil
3. A emergência de novas temáticas: o rural e o urbano
3.1. Antropologia nas chamadas sociedades camponesas
3.2. Antropologia nas cidades
4. Antropologia da Antropologia no Brasil
4.1. Reflexões sobre a história da Antropologia no Brasil
4.2. A Antropologia na contemporaneidade: diversidade temática e pluralidade institucional
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Sobre o pensamento antropológico. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro, 1997.
CARDOSO, Ruth L.; DURHAM, Eunice R. (Org.). A aventura antropológica. Teoria e pesquisa (Parte II).
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1995.
PEIRANO, Marisa. A teoria vivida e outros ensaios de Antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AYALA, Marcos; NOVAIS, Maria Ignez. Cultura popular no Brasil. São Paulo: Ática, 1987.
CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos
seus meios de vida. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2010.
CASTRO, Eduard Viveiros de et al. (Org.). Amazônia: etnologia e história indígena. NHII-USP/FAPESP,
1993.
CUNHA, Manuela Carneiro da Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São Paulo: Brasiliense,
1986.
FELDMAN-BIANCO, Bela (Org.). Antropologia das sociedades contemporâneas. 2. ed. São Paulo:
Global, 2010.
MAGNANI, J. G. C.; TORRES, Lilia de (Org.) Na metrópole: textos de antropologia urbana. São Paulo:
EdUSP, 2008.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Pioneira, 1976.
OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil-nação. Petrópolis: Vozes, 1992.
ORTIZ, Renato. A consciência fragmentada: ensaios de cultura popular e religião. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1980.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; QUEIROZ, Renato da Silva (Org.). Raça e diversidade. São Paulo: EdUSP,
1996.
VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose. Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar,
1999.
WOORTMANN, Ellen F.; WOORTMANN, Klaas. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura
camponesa. Brasília, DF: EdUnB, 1997.
ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos. (Org.). Um século de favela. Rio de Janeiro: EdFGV, 1998.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 30/05/2023, às 17:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1836873 e o código CRC 2D3BFD99. |
Referência: Processo nº 23117.005193/2020-35 | SEI nº 1836873 |