UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Literatura Infantil

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal 

Código:

ICHPO33406

Período/Série:

Turma:

noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

 

Total:

30

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Lorena Sousa Carvalho

Ano/Semestre:

 

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

EMENTA

Introdução a literatura e aos estudos literários. História da literatura infantil. A literatura infantil brasileira. A relação entre texto e ilustração. Literatura e performance. Experiência estética e afetividade na infância. Os elementos da forma literária, estilos e gêneros. A literatura na escola e a prática pedagógica. Análise e estudo de obras literárias infantis clássicas e modernas.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina se organiza para proporcionar aos estudantes de pedagogia em formação, uma discussão da literatura como conhecimento e como experiência estética. Nesta organização propõe-se o debate sobre a importância da literatura no processo de oralidade, de leitura e de escrita da língua portuguesa. O que se pretende nesta disciplina é que graduandas/os possam se reconhecer como leitoras/es e criadoras/es de textos. Nisto, a disciplina tenta proporcionar a estudantes uma discussão acerca do fazer literário, do artístico, do ensino e da aprendizagem da língua e da literatura brasileira de forma que subsidie a atuação em espaços educativos. Esta orientação visa uma reflexão sobre as práticas pedagógicas vividas proporcionada pelo exercício estético-reflexivo e da contação de histórias na sala de aula. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Discutir a literatura infantil e a formação do leitor

Objetivos Específicos:

  • Abordar historicamente conceitos de literatura e literatura infantil;

  • Caracterizar a literatura infantil;

  • Estabelecer relações entre a literatura infantil, a ilustração e a contação de história;

  • Compreender e construir estratégias para elaboração e adequação de material didático-literário;

  • Realizar estudo sobre literatura infantil e os processos de ensino e de aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;

  • Discutir em uma perspectiva integradora o trabalho com a literatura na escola, investigando seus impasses e avanços;

  • Vivenciar oficinas de leitura e de escrita literária;

  • Articular os conteúdos temáticos ao Ciclo de formação Diálogos Interculturais e com o Prointer IV: Educação Infantil.

PROGRAMA

Unidade I: Literaturas infantil: aspectos históricos e conceituais

1.1 Panorama histórico-cultural da literatura Infantil no Brasil

1.2 A literatura como instrumento de prazer cultural para crianças

Unidade II: Literatura infantil: os gêneros literários

2.1 Tendências contemporâneas na literatura infantil e juvenil: fronteiras de gêneros, intertextualidades e novas tecnologias

2.2 Temáticas do cotidiano e questões sociais

2.3 Literatura, PCNs e Temas Transversais

Unidade III: Literatura e performance: oralidade e gestualidade

3.1 Contadores de histórias: adaptação e criação

Unidade IV: Relação texto e ilustração

4.1 Apreensão da imagem-palavra e as funções da ilustração

Unidade V: Proposições metodológicas

5.1 Oficinas, seminários, elaboração de material didático-literário, seleção de textos literários, elaboração e adequação da literatura aos interesses e necessidades das crianças. 

METODOLOGIA

A metodologia proposta para esta disciplina está de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022. A disciplina tem carga horária total de 30h. 

Dia e horário das aulas: terças - feiras - 20h50 às 22h30

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas:  Círculo de Cultura; VI Seminário da Congada; recuperação; vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula. Segue o cronograma detalhado: 

Dia

Textos Base

1º ENCONTRO

14/03

Apresentação do Plano de Trabalho

Apresentação da professora e dos alunos

Divisão da sala em grupos para a Apresentação das Técnicas de Contação de História

Registro 1: Conceitos preliminares – expectativas – Literatura Infantil

2º ENCONTRO

21/03

TEXTO 1: BECKER, Celia Doris. História da literatura infantil brasileira. In: SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e Alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre, 2001. p. 35-41.

Biblioteca Virtual: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788536318165

Registro 2: Contexto Histórico da Literatura Infantil

3º ENCONTRO

28/03

 

TEXTO 2: ZILBERMAN, Regina. O que é que a literatura tem? In.: ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 9-11

TEXTO 3: ZILBERMAN, Regina. Por onde começar? In.: ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 13-19

4º ENCONTRO

04/04

TEXTO 4- GÓES, Lucia Pimentel. Sobre o conceito de Literatura Infantil. In.: _____. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1991. p. 1-22.

Registro 3: Trabalho em grupo - Sobre o conceito de Literatura Infantil

5º ENCONTRO

11/04

TEXTO 5: COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: gênero ou forma? In.: COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. p.163-183

6º ENCONTRO

18/04

TEXTO  6: COELHO, Betty. Estudo da história Infantil. In.:____________.Contar Histórias: uma arte sem idade.10ª ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 21-30

Registro 4: Estudo e análise de um livro infantil

7º ENCONTRO

25/04

Leitura do Livro infantil selecionado e apresentação do estudo e análise do livro

8º ENCONTRO

02/05

Continuação da Leitura do Livro infantil selecionado e apresentação do estudo e análise do livro

TEXTO 7: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura crítica da literatura infantil. Itinerários, Araraquara, 17: 179-187, 2001.

9º ENCONTRO

09/05

TEXTO 8: DOHME, Vania. Téoria. In.: _______. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 56-59 e 124-133

Apresentação 1 – Técnica: Velcômetro

Grupo: Maria Alice, Maria Gabriela, Maria Cândida, Luciana, Júlia Lima e Thayssa.

10º ENCONTRO

16/05

VI Seminário da Congada

De 15 a 19 de maio

11º ENCONTRO

23/05

TEXTO 8: DOHME, Vania. Téoria. In.: _______. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 35, 50-54 e 96-116

Apresentação 2 – Técnica: Fantoches

Grupo: Laura Andrade, Laura Beatriz, Suellen, Wanessa e Camila

12º ENCONTRO

30/05

TEXTO 8: DOHME, Vania. Téoria. In.: _______. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 35, 59-61 e 133-139

Apresentação 3 – Técnica: Teatro de Sombras

Grupo: Lidiane, Ana Luiza, Jéssica, Denise

13º ENCONTRO

06/06

TEXTO 8: DOHME, Vania. Téoria. In.: _______. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 35, 61-62 e 139-141

Apresentação 4 – Técnica: Dobraduras

Grupo: Amira, Paulo, Viviany, Gustavo

14º ENCONTRO

13/06

SÍNTESE DA DISCIPLINA E DAS APRESENTAÇÕES (VALOR: 30,0)

Encerramento da disciplina

Auto Avaliação da disciplina

20/06

Período destinado a outras atividades acadêmicas

Observações:

AVALIAÇÃO

A Avaliação da Aprendizagem será processual, sendo assim, ocorrerão Registros Escritos intercalados com a discussão do texto base indicado para a leitura da aula. Portanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.

AVALIAÇÕES

PONTUAÇÕES

Registros (participação, assiduidade, roda de conversa, envolvimento)

25,0

Apresentação das técnicas de contação de história (Apresentação Oral: 20,0 – Texto escrito: 20,0)

40,0

Síntese da disciplina e das apresentações

30,0

Participação no VI Seminário da Congada (de 15 a 19 de maio)

5,0

Total

100,0

Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 20/06/2023.

A apuração da assiduidade na disciplina será computada pela lista de frequência disponibilizada durante a aula. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2008.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.  

PERISSÉ, G. Literatura e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 

Complementar

ALMEIDA, Lúcia Machado de. Aventuras de Xisto. 5.ed. São Paulo, Brasiliense, l973. 

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1991.

COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil. 5ª ed. São Paulo, Ática, 1991.

LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo, Ática, 1988.

reflexão sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MAGNANI, M.R.M. Leitura, literatura e escola – sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 121 p.

PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; PASSOS, Marta. Literatura e leitura literária na formação escolar: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006. Disponível em: < http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/LITERATURA-prof.pdf>

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Jane: Rocco, 1993.

PERROTI, Edmir. Confinamento cultura, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Lorena Sousa Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/05/2023, às 19:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4480389