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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Introdução a literatura e aos estudos literários. História da literatura infantil. A literatura infantil brasileira. A relação entre texto e ilustração. Literatura e performance. Experiência estética e afetividade na infância. Os elementos da forma literária, estilos e gêneros. A literatura na escola e a prática pedagógica. Análise e estudo de obras literárias infantis clássicas e modernas.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina se organiza para proporcionar aos estudantes de pedagogia em formação, uma discussão da literatura como conhecimento e como experiência estética. Nesta organização propõe-se o debate sobre a importância da literatura no processo de oralidade, de leitura e de escrita da língua portuguesa. O que se pretende nesta disciplina é que graduandas/os possam se reconhecer como leitoras/es e criadoras/es de textos. Nisto, a disciplina tenta proporcionar a estudantes uma discussão acerca do fazer literário, do artístico, do ensino e da aprendizagem da língua e da literatura brasileira de forma que subsidie a atuação em espaços educativos. Esta orientação visa uma reflexão sobre as práticas pedagógicas vividas proporcionada pelo exercício estético-reflexivo e da contação de histórias na sala de aula.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Literaturas infantil: aspectos históricos e conceituais
1.1 Panorama histórico-cultural da literatura Infantil no Brasil
1.2 A literatura como instrumento de prazer cultural para crianças
Unidade II: Literatura infantil: os gêneros literários
2.1 Tendências contemporâneas na literatura infantil e juvenil: fronteiras de gêneros, intertextualidades e novas tecnologias
2.2 Temáticas do cotidiano e questões sociais
2.3 Literatura, PCNs e Temas Transversais
Unidade III: Literatura e performance: oralidade e gestualidade
3.1 Contadores de histórias: adaptação e criação
Unidade IV: Relação texto e ilustração
4.1 Apreensão da imagem-palavra e as funções da ilustração
Unidade V: Proposições metodológicas
5.1 Oficinas, seminários, elaboração de material didático-literário, seleção de textos literários, elaboração e adequação da literatura aos interesses e necessidades das crianças.
METODOLOGIA
A metodologia proposta para esta disciplina está de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022. A disciplina tem carga horária total de 30h.
Dia e horário das aulas: terças - feiras - 20h50 às 22h30
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)
b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas: Círculo de Cultura; VI Seminário da Congada; recuperação; vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula. Segue o cronograma detalhado:
Dia |
Textos Base |
1º ENCONTRO 14/03 |
Apresentação do Plano de Trabalho Apresentação da professora e dos alunos Divisão da sala em grupos para a Apresentação das Técnicas de Contação de História Registro 1: Conceitos preliminares – expectativas – Literatura Infantil |
2º ENCONTRO 21/03 |
TEXTO 1: BECKER, Celia Doris. História da literatura infantil brasileira. In: SARAIVA, Juracy Assmann (org.). Literatura e Alfabetização: do plano do choro ao plano da ação. Porto Alegre, 2001. p. 35-41. Biblioteca Virtual: https://www.sistemas.ufu.br/biblioteca-gateway/minhabiblioteca/9788536318165 Registro 2: Contexto Histórico da Literatura Infantil |
3º ENCONTRO 28/03
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TEXTO 2: ZILBERMAN, Regina. O que é que a literatura tem? In.: ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 9-11 TEXTO 3: ZILBERMAN, Regina. Por onde começar? In.: ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 13-19 |
4º ENCONTRO 04/04 |
TEXTO 4- GÓES, Lucia Pimentel. Sobre o conceito de Literatura Infantil. In.: _____. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1991. p. 1-22. Registro 3: Trabalho em grupo - Sobre o conceito de Literatura Infantil |
5º ENCONTRO 11/04 |
TEXTO 5: COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: gênero ou forma? In.: COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. p.163-183 |
6º ENCONTRO 18/04 |
TEXTO 6: COELHO, Betty. Estudo da história Infantil. In.:____________.Contar Histórias: uma arte sem idade.10ª ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 21-30 Registro 4: Estudo e análise de um livro infantil |
7º ENCONTRO 25/04 |
Leitura do Livro infantil selecionado e apresentação do estudo e análise do livro |
8º ENCONTRO 02/05 |
Continuação da Leitura do Livro infantil selecionado e apresentação do estudo e análise do livro TEXTO 7: MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Leitura crítica da literatura infantil. Itinerários, Araraquara, 17: 179-187, 2001. |
9º ENCONTRO 09/05 |
TEXTO 8: DOHME, Vania. Téoria. In.: _______. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 56-59 e 124-133 Apresentação 1 – Técnica: Velcômetro Grupo: Maria Alice, Maria Gabriela, Maria Cândida, Luciana, Júlia Lima e Thayssa. |
10º ENCONTRO 16/05 |
VI Seminário da Congada De 15 a 19 de maio |
11º ENCONTRO 23/05 |
TEXTO 8: DOHME, Vania. Téoria. In.: _______. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 35, 50-54 e 96-116 Apresentação 2 – Técnica: Fantoches Grupo: Laura Andrade, Laura Beatriz, Suellen, Wanessa e Camila |
12º ENCONTRO 30/05 |
TEXTO 8: DOHME, Vania. Téoria. In.: _______. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 35, 59-61 e 133-139 Apresentação 3 – Técnica: Teatro de Sombras Grupo: Lidiane, Ana Luiza, Jéssica, Denise |
13º ENCONTRO 06/06 |
TEXTO 8: DOHME, Vania. Téoria. In.: _______. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 35, 61-62 e 139-141 Apresentação 4 – Técnica: Dobraduras Grupo: Amira, Paulo, Viviany, Gustavo |
14º ENCONTRO 13/06 |
SÍNTESE DA DISCIPLINA E DAS APRESENTAÇÕES (VALOR: 30,0) Encerramento da disciplina Auto Avaliação da disciplina |
20/06 |
Período destinado a outras atividades acadêmicas |
Observações:
AVALIAÇÃO
A Avaliação da Aprendizagem será processual, sendo assim, ocorrerão Registros Escritos intercalados com a discussão do texto base indicado para a leitura da aula. Portanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.
AVALIAÇÕES |
PONTUAÇÕES |
Registros (participação, assiduidade, roda de conversa, envolvimento) |
25,0 |
Apresentação das técnicas de contação de história (Apresentação Oral: 20,0 – Texto escrito: 20,0) |
40,0 |
Síntese da disciplina e das apresentações |
30,0 |
Participação no VI Seminário da Congada (de 15 a 19 de maio) |
5,0 |
Total |
100,0 |
Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 20/06/2023.
A apuração da assiduidade na disciplina será computada pela lista de frequência disponibilizada durante a aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7. ed. São Paulo: Moderna, 2008.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
PERISSÉ, G. Literatura e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
Complementar
ALMEIDA, Lúcia Machado de. Aventuras de Xisto. 5.ed. São Paulo, Brasiliense, l973.
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1991.
COELHO, Nelly Novaes. A Literatura Infantil. 5ª ed. São Paulo, Ática, 1991.
LAJOLO, Marisa. Literatura infantil brasileira: histórias & histórias. São Paulo, Ática, 1988.
reflexão sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
MAGNANI, M.R.M. Leitura, literatura e escola – sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 121 p.
PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; PASSOS, Marta. Literatura e leitura literária na formação escolar: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006. Disponível em: < http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/LITERATURA-prof.pdf>
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Jane: Rocco, 1993.
PERROTI, Edmir. Confinamento cultura, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lorena Sousa Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/05/2023, às 19:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4480389 |