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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Fundamentos de hidrogeografia. O ciclo hidrológico e o ciclo do deflúvio. Análise sistêmica de bacias
hidrográficas. Regime fluvial. O sistema hidrográfico brasileiro. Água Subterrânea. Água enquanto recurso
natural. Introdução a Legislação Brasileira de Recursos Hídricos.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina se justifica no contexto geral por levar em consideração que a água existente no planeta Terra – nos três estados físicos – encontra-se em constante circulação mantendo o ciclo hidrológico distribuído pela superfície, subsuperfície e pela atmosfera a mesma se torna um agente modelador do relevo e responsável pela manutenção das diversas formas de vida existente no planeta e pela distribuição da vida no mesmo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar ao aluno os conhecimentos básicos necessários que o permitam compreender os fundamentos de hidrogeografia: ciclo hidrológico, deflúvio, análise sistêmica de bacias hidrográficas, regime fluvial, o sistema hidrográfico brasileiro, água subterrânea, água enquanto recurso natural e a Legislação Brasileira de Recursos Hídricos. |
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PROGRAMA
CICLO HIDROLÓGICO E HIDROSFERA
BACIAS HIDROGRÁFICAS
REGIME FLUVIAL
Água subterrânea e o estrato geológico;
ÁGUA ENQUANTO RECURSO
LEGISLAÇÃO
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, serão adotadas aulas na modalidade de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet “AO VIVO” sob a regência do professor). Serão realizadas atividades na modalidade de comunicação assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
· Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet ou Webex Meet. (pelo endereço: https://meet.google.com/bea-dmbs-jyx)
· Modalidade assíncrona (off-line): Distribuição, informação, recepção e controle de atividades por meio do e-mail institucional do professor.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota nos seguintes horários:
· Carga horária de atividades na modalidade síncrona:
Será ministrada 30 (trinta) horas-aula na modalidade síncrona.
As atividades síncronas serão realizadas às segundas-feiras, das 08h00min às 11h30min.
Não será permitido o registro destas atividades e consequente não serão permitidas a veiculação de fotografias, prints de telas, áudios e vídeos concernentes às atividades didáticas modalidade.
· Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:
Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através de vídeos disponíveis nos canais da UGB e SBG. Estes canais estão contidos na internet por meio da plataforma do YOUTUBE.
Serão ministradas 15 (quinze) horas-aula na modalidade assíncrona, através da realização individual discente de atividades práticas partindo de vídeos disponíveis no canal da UGB e SBG. Estes canais estão contidos na internet por meio da plataforma do YOUTUBE.
AVALIAÇÃO
Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:
Avaliação 1ª - 40 pontos 09h50min às 11h30min - 23 /novembro);
Avaliação 2ª - 20 pontos sendo distribuídos: (8 relatórios analíticos dos vídeos relativos a hidrografia referente as atividades assíncronas (5ptos cada)), (data de entrega: 09h50min às 11h30min - 14/dezembro).
Avaliação 3ª - 40 pontos (09h50min às 11h30min - 21/dezembro);
Em hipótese alguma será realizada prova substitutiva (segunda chamada/segunda época/recuperação).
As avaliações serão de modo individual e baseadas nos seguintes critérios:
Elaboração e entrega (em formato digital pdf conforme normas ABNT);
Distribuição e recepção por meio do e-mail institucional do professor;
Serão consideradas como recebidas às avaliações com registro de acréscimo de até 5min correspondente ao horário registrado pela plataforma de e-mail da UFU com relação ao prazo de cada avaliação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CHRISTOFOLETTI, A. Modelagem de Sistemas Ambientais. São Paulo: Edgard Blucher, 1999.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. São Paulo: Edgard Blucher, 1980.
KENITIRO, S. Água. Ribeirão Preto – SP: Holos, 2006.
Complementar
VIEIRA, V. P. B. Análise de Risco em Recursos Hídricos: Fundamentos e Aplicações. Porto Alegre: ABRH, 2005.
MAGALHÃES JÚNIOR, Antônio Pereira.Indicadores ambientais e recursos hídricos: realidade e perspectiva para o Brasil a partir da experiência francesa. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
MACHADO, Carlos José Saldanha. Gestão de Águas Doces. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Saul Moreira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 16:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2302762 e o código CRC E248CC3D. |
Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2302762 |