UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física 1

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

GBT007

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Acácio Aparecido de Castro Andrade

Ano/Semestre:

2022-2

Observações:

 

 

EMENTA

Movimento Unidimensional; Movimento Bidimensional; Leis de Newton; Trabalho e Energia; Sistema de partículas, Conservação da quantidade de movimento e Fluidos

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina é de fundamental importância na formação do profissional da área de física. Pois ela aborda conceitos importantes da física básica. O curso visa dar ao aluno capacidade para compreender e subsídios para solucionar problemas de física básica.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para empregar as leis fundamentais da Mecânica e os métodos da Física para a modelagem e resolução de problemas.

Objetivos Específicos:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de: 1. Analisar os fenômenos naturais a partir de modelos matemáticos. 2. Determinar o domínio de validade destes modelos a partir de um estudo quantitativo. 3. Reconhecer grandezas fundamentais e suas relações. 4. Generalizar estas relações e aplicá-las na resolução de problemas. 5. Resolver os problemas básicos mais simples propostos pela mecânica clássica. 6. Descrever e aplicar as leis de conservação da energia e momento linear.

PROGRAMA

1. Movimento Unidimensional

1.1. Velocidade média e instantânea.

1.2. Aceleração média e instantânea.

1.3. Movimentos retilíneos (MRU e MRUV).

1.4. Análise de gráficos de x(t) X t e v(t) X t.

1.5. Queda livre.

 

2. Movimento Bidimensional

2.1. Vetores e sistemas de coordenadas.

2.2. Velocidade e aceleração vetoriais.

2.3. Movimentos uniformemente acelerados.

2.4. Acelerações tangencial e normal.

2.5. Lançamento de projéteis.

2.6. Movimento circular uniforme.

2.7. Velocidade relativa.

 

3. Dinâmica

3.1. A ideia de força.

3.2. As forças fundamentais.

3.3. A lei da inércia.

3.4. A segunda e a terceira lei de Newton.

3.5. Conservação do momento e a terceira lei.

3.6. Força de Hooke.

3.7. Força de atrito.

3.8. Aplicações das leis de Newton.

 

4. Trabalho e Conservação da Energia

4.1. Conservação da energia.

4.2. Trabalho e energia.

4.3. Trabalho de uma força variável.

4.4. Conservação da energia em problemas unidimensionais.

4.5. Trabalho de uma força no caso geral.

4.6. Forças e campos conservativos.

4.7. O gradiente da energia potencial.

4.8. Potência e forças não conservativas.

 

5. Conservação do Momento

5.1. Sistemas de partículas e centro de massa.

5.2. Princípio da conservação do momento.

 

6. Colisões

6.1. Força impulsiva.

6.2. Colisões elásticas em uma dimensão.

6.3. Colisões totalmente inelásticas.

6.4. Colisões duas dimensões e a seção de choque de colisão.

 

7. Fluídos

7.1 Densidade e Pressão

7.2 Fluídos em Repouso

7.3 Princípio de Pascal

7.4 Princípio de Arquimedes

7.5 Fluídos em Movimento

METODOLOGIA

As horas-aula previstas para a disciplina serão divididas em atividades síncronas e assíncronas, conforme descrito a seguir:

- Atividades Síncronas: 60 horas-aula em 15 semanas.

- Atividades Assíncronas: 12 horas-aula.

As atividades assíncronas ocorrerão pela plataforma Microsoft Teams, que consiste em listas de exercícios e vídeos para auxilia-los nas soluções das listas.

- Atendimento aos alunos: Será definido, em comum acordo com os alunos, um horário por semana de atendimento para dúvidas de tópicos da disciplina e exercícios. Para estes atendimentos será utilizada a plataforma e a sala virtual da plataforma Microsoft Teams.

AVALIAÇÃO

A avaliação será composta de três provas, valendo 100 pontos cada. Nota Final: média aritmética das notas das provas. Será aplicada atividade acadêmica avaliativa fora de época, desde que devidamente comprovado, quando ocorrer a ausência do estudante pelos motivos definido no Art. 138 da Resolução CONGRAD Nº 46/2022 e obedecido o prazo definido no Art. 139. Será aplicada uma atividade avaliativa de recuperação, referente a todo o conteúdo ministrado, ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), conforme Resolução CONGRAD Nº 46/2022, Art 141. A nota da atividade avaliativa de recuperação substituirá a menor nota das três avaliações

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. ALONSO, Marcelo. Física: um curso universitário. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 1972,

2. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. 4 v.

3. SERWAY, Raymond A. Princípios de física: mecânica. São Paulo: Cengage Learning, 2004. 4 v.

Complementar

1. CHAVES, Alaor. Física básica: mecânica. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos; LAB, 2007.

2. FEYNMAN, Richard P. Lições de física. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2008. 3 v.

3. NUSSENZVEIG, Herch. M. Curso de física básica. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2013. 4 v.

4. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009. 3 v.

5. YOUNG, Hugh D. Sears & Zemansky: física. São Paulo: Addison-Wesley, 2008-2009. 4 v.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Acacio Aparecido de Castro Andrade, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/02/2023, às 16:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 SEI nº 4289464