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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Observações: |
EMENTA
Movimento Unidimensional; Movimento Bidimensional; Leis de Newton; Trabalho e Energia; Sistema de partículas, Conservação da quantidade de movimento e Fluidos
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina é de fundamental importância na formação do profissional da área de física. Pois ela aborda conceitos importantes da física básica. O curso visa dar ao aluno capacidade para compreender e subsídios para solucionar problemas de física básica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para empregar as leis fundamentais da Mecânica e os métodos da Física para a modelagem e resolução de problemas. |
Objetivos Específicos: |
Ao final da disciplina o estudante será capaz de: 1. Analisar os fenômenos naturais a partir de modelos matemáticos. 2. Determinar o domínio de validade destes modelos a partir de um estudo quantitativo. 3. Reconhecer grandezas fundamentais e suas relações. 4. Generalizar estas relações e aplicá-las na resolução de problemas. 5. Resolver os problemas básicos mais simples propostos pela mecânica clássica. 6. Descrever e aplicar as leis de conservação da energia e momento linear. |
PROGRAMA
1. Movimento Unidimensional
1.1. Velocidade média e instantânea.
1.2. Aceleração média e instantânea.
1.3. Movimentos retilíneos (MRU e MRUV).
1.4. Análise de gráficos de x(t) X t e v(t) X t.
1.5. Queda livre.
2. Movimento Bidimensional
2.1. Vetores e sistemas de coordenadas.
2.2. Velocidade e aceleração vetoriais.
2.3. Movimentos uniformemente acelerados.
2.4. Acelerações tangencial e normal.
2.5. Lançamento de projéteis.
2.6. Movimento circular uniforme.
2.7. Velocidade relativa.
3. Dinâmica
3.1. A ideia de força.
3.2. As forças fundamentais.
3.3. A lei da inércia.
3.4. A segunda e a terceira lei de Newton.
3.5. Conservação do momento e a terceira lei.
3.6. Força de Hooke.
3.7. Força de atrito.
3.8. Aplicações das leis de Newton.
4. Trabalho e Conservação da Energia
4.1. Conservação da energia.
4.2. Trabalho e energia.
4.3. Trabalho de uma força variável.
4.4. Conservação da energia em problemas unidimensionais.
4.5. Trabalho de uma força no caso geral.
4.6. Forças e campos conservativos.
4.7. O gradiente da energia potencial.
4.8. Potência e forças não conservativas.
5. Conservação do Momento
5.1. Sistemas de partículas e centro de massa.
5.2. Princípio da conservação do momento.
6. Colisões
6.1. Força impulsiva.
6.2. Colisões elásticas em uma dimensão.
6.3. Colisões totalmente inelásticas.
6.4. Colisões duas dimensões e a seção de choque de colisão.
7. Fluídos
7.1 Densidade e Pressão
7.2 Fluídos em Repouso
7.3 Princípio de Pascal
7.4 Princípio de Arquimedes
7.5 Fluídos em Movimento
METODOLOGIA
As horas-aula previstas para a disciplina serão divididas em atividades síncronas e assíncronas, conforme descrito a seguir:
- Atividades Síncronas: 60 horas-aula em 15 semanas.
- Atividades Assíncronas: 12 horas-aula.
As atividades assíncronas ocorrerão pela plataforma Microsoft Teams, que consiste em listas de exercícios e vídeos para auxilia-los nas soluções das listas.
- Atendimento aos alunos: Será definido, em comum acordo com os alunos, um horário por semana de atendimento para dúvidas de tópicos da disciplina e exercícios. Para estes atendimentos será utilizada a plataforma e a sala virtual da plataforma Microsoft Teams.
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta de três provas, valendo 100 pontos cada. Nota Final: média aritmética das notas das provas. Será aplicada atividade acadêmica avaliativa fora de época, desde que devidamente comprovado, quando ocorrer a ausência do estudante pelos motivos definido no Art. 138 da Resolução CONGRAD Nº 46/2022 e obedecido o prazo definido no Art. 139. Será aplicada uma atividade avaliativa de recuperação, referente a todo o conteúdo ministrado, ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), conforme Resolução CONGRAD Nº 46/2022, Art 141. A nota da atividade avaliativa de recuperação substituirá a menor nota das três avaliações
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. ALONSO, Marcelo. Física: um curso universitário. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 1972,
2. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. 4 v.
3. SERWAY, Raymond A. Princípios de física: mecânica. São Paulo: Cengage Learning, 2004. 4 v.
Complementar
1. CHAVES, Alaor. Física básica: mecânica. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos; LAB, 2007.
2. FEYNMAN, Richard P. Lições de física. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2008. 3 v.
3. NUSSENZVEIG, Herch. M. Curso de física básica. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2013. 4 v.
4. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009. 3 v.
5. YOUNG, Hugh D. Sears & Zemansky: física. São Paulo: Addison-Wesley, 2008-2009. 4 v.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Acacio Aparecido de Castro Andrade, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/02/2023, às 16:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4289464 e o código CRC F1576CC5. |
Referência: Processo nº 23117.006528/2023-85 | SEI nº 4289464 |