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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 2E - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação a) Carga horária: CH SÍNCRONA: 4 aulas/semana - CH SÍNCRONA: 64 h (71%) – 4h/semanais CH ASSÍNCRONA: 26 (29%) b) Disciplina ministrada conforme resolução 25/2020 do CONSELHO DE GRADUAÇÃO, que dispõe sobre o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 em todos os campi da Universidade Federal de Uberlândia. c) O material para estudo durante as atividades remotas será disponibilizado de forma digital. d) Questões relativas ao ambiente de estudo do(a) discente, bem como equipamentos, softwares, energia elétrica e afins são de exclusiva responsabilidade do(a) discente. e) Ao se matricular na disciplina, o(a) discente declara-se ciente das normas estabelecidas nesse plano e na resolução 25/2020 do CONGRAD. f) Os (a) discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar. |
EMENTA
Genética Molecular. Biotecnologia e terapia gênica. Regulação gênica. Mutagênese e mecanismos de reparo do DNA. Ultra-estrutura cromossômica. Padrões de herança. Genética Bioquímica. Citogenética. Alterações dos autossomos. Desenvolvimento sexual normal e anômalo. Genética dos grupos sanguíneos. Imunogenética. Hemoglobinopatias. Farmacogenética.
JUSTIFICATIVA
É de fundamental importância que os alunos adquiram conhecimento básico sobre a estrutura e o funcionamento dos ácidos nucleicos nas células procariontes e eucariontes. A compreensão das interações entre os diversos sistemas celulares, incluindo a relação entre DNA, RNA e síntese proteica contribuirá para um melhor entendimento sobre os mecanismos moleculares que controlam o funcionamento dos organismos vivos como um todo. Além disso, muitos trabalhos sobre processos básicos de biologia molecular são publicados periodicamente e nem sempre é possível ao aluno acompanhar avanços fundamentais no conhecimento fora da sua área específica de trabalho. Dessa forma, a disciplina abrirá a possibilidade de discussão de assuntos publicados recentemente e que têm impactos tanto no cotidiano da sociedade como no desenvolvimento científico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o aluno será capaz de interpretar os mecanismos de transmissão dos caracteres normais e anômalos e elaborar um aconselhamento genético. |
Objetivos Específicos: |
- Promover um melhor entendimento sobrea transmissão dos caracteres hereditários, a estrutura e funcionamento dos ácidos nucleicos e os mecanismos moleculares de controle da expressão gênica; - Compreender os aspectos técnicos que possibilitam a manipulação dos ácidos nucleicos em laboratório; - Compreender as principais aplicações das técnicas de Biologia Molecular.
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PROGRAMA
Introdução e conceitos fundamentais. Genótipo e Fenótipo.
Influências ambientais. Noções de Epigenética.
Histórico e Estrutura dos ácidos nucléicos.
Organização da Cromatina e Ultra-estrutura dos cromossomos.
Organização do material genético no núcleo celular. Noções de Citogenética. Onde está o DNA?
Mecanismos de replicação de DNA em procariotos e eucariotos.
Telômeros - estrutura e importância.
Falhas na replicação e mecanismos de reparo.
Transcrição e Processamento do RNA. O conceito de gene.
Classes de RNAs; Processamento do RNA
Promotores - estrutura e importância.
O Código Genético, Síntese de proteínas
Aspectos moleculares das mutações e polimorfismos
Rearranjos cromossômicos numéricos e estruturais
Erros inatos do metabolismo
Genética do Câncer (oncogenes e supressores de tumor)
Mecanismos Gerais de Regulação da Expressão Gênica em Procariotos e Eucariotos
Técnicas Biologia Molecular - Introdução e conceitos básicos
Extração de ácidos nucleicos
Qualificação (Eletrofese) e Quantificação de ácidos nucleicos
Reação em Cadeia da Polimerase Convencional e Tempo Real
PCR Multiplex - Investigação de vínculo genético (teste de paternidade)
RT-PCR - Avaliação da expressão gênica diferencial, diagnóstico viral (zika, dengue, coronavirus)
Técnicas de marcadores moleculares, Enzimas de restrição – RFLP.
DNA Recombinante (vetores plasmídeos) - Vacinas COVID-19
RNAi e Técnicas de edição genômica
Seminários: Síndromes Genéticas, Padrões de Herança, Interações Gênicas - Talassemia, Trombofilia, Hemofilia, Distrofia Muscular de Duchenne, Fibrose Cística, Doença de Crohn, Doença de Huntington, Neurofribomatose, Retinoblastoma, Síndrome de Marfan, Síndorme do X-Frágil, Esclerose Lateral Amiotrófica, Anemia Falciforme, Alzheimer, Atrofia Muscular Espinhal
METODOLOGIA
O programa da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas, com reforço de cada conteúdo por meio de estudos dirigidos. Tomando como referência um modelo de aprendizagem ativa, serão realizados seminários, discussões de artigos científicos e estudos de caso. As aulas práticas serão convertidas em vídeos demonstrativos e também serão usados recursos virtuais interativos para a reprodução de algumas técnicas (laboratório virtual).
a) Carga-horária de atividades síncronas com o horário previsto das atividades: 4 aulas de 50 minutos cada (não serão gravadas) com aulas expositivas e discussões em grupo.
Horário atividades síncronas: Terças-feiras: 14h00min às 17h40min
Ientificação da Plataforma de TI e softwares que serão utilizados nas aulas síncronas:
-Microsoft Teams (Office 365 Educacional) (https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/microsoft-teams/free)
Obs. O Office 365 Educacional A1 (versão nuvem) está disponível para alunos da UFU de forma gratuita.
b) Carga-horária de atividades assíncronas: 2 aulas de 50 min cada que contarão com atividades assíncronas diversas como estudos individuais, estudos dirigidos, questionários, apresentações, seminários, gravação de vídeos, crítica de artigos, resenhas e outras atividades que proporcionem e facilitem o aprendizado do conteúdo.
Horário atividades assíncronas: Quartas-feiras: 09h50min às 11h30min
Identificação da Plataforma de TI, softwares que serão utilizados e o endereço web onde os arquivos estarão disponíveis:
-Moodle UFU (https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=3483) – chave de inscrição para a disciplina será disponibilizada pelo docente.
-Microsoft Teams (Office 365 Educacional)
c) Carga-horária prática, a descrição detalhada de como ela será realizada e de quais recursos os discentes deverão dispor.
-A carga horária prática da disciplina será cumprida com vídeos demonstrativos; atividades virtuais interativas; e execução de metodologias pelos discente em suas residências. Os recursos necessários para execução das práticas são de uso rotineiro nas residências dos alunos.
d) Como e onde os discentes terão acesso às referências bibliográficas e a material de apoio utilizados na disciplina:
-Moodle UFU (https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=3483) – chave de inscrição para a disciplina será disponibilizada pelo docente.
-Microsoft Teams (Office 365 Educacional)
-Artigos disponíveis na Plataforma Periódicos Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br/) – acesso remoto via CAFe.
-Base de dados disponível no site da Biblioteca da UFU (https://www.bibliotecas.ufu.br/portal-da-pesquisa/base-de-dados)
-E-books (https://www.bibliotecas.ufu.br/tags/e-book)
• Para solicitar treinamento de ebook da Biblioteca da UFU diinf@dirbi.ufu.br
e) Disponibilidade para atendimento ao estudante – semanalmente nos encontros síncronos, fóruns de dúvidas no Moodle ou via e-mail (paulafaria@ufu.br)
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
DIA |
MÊS |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
DOCENTE(S) |
02 |
03 |
Apresentação da disciplina / Grupos Seminários Introdução e conceitos fundamentais. Genótipo e Fenótipo. Influências ambientais. Noções de Epigenética. |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
03 |
03 |
Vídeo; questionário sobre aula anterior |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
09 |
03 |
Histórico e Estrutura dos ácidos nucléicos. Organização da Cromatina e Ultra-estrutura dos cromossomos. Organização do material genético no núcleo celular. Noções de Citogenética. Onde está o DNA? |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
10 |
03 |
Vídeo; Prática - atividade virtual cariótipo |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
16 |
03 |
Mecanismos de replicação de DNA em procariotos e eucariotos. Telômeros - estrutura e importância. Falhas na replicação e mecanismos de reparo. |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
17 |
03 |
Vídeo; preparação de resumo e seminário |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
23 |
03 |
Transcrição e Processamento do RNA. O conceito de gene. Classes de RNAs Processamento do RNA Promotores - estrutura e importância. |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
24 |
03 |
Vídeo; preparação de resumo e seminário |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
30 |
03 |
O Código Genético, Síntese de proteínas |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
31 |
03 |
Quadro de complementaridade |
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Atividade disponível pela Plataforma Moodle |
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06 |
04 |
Aspectos moleculares das mutações e polimorfismos Rearranjos cromossômicos numéricos e estruturais Erros inatos do metabolismo Genética do Câncer (oncogenes e supressores de tumor) |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
07 |
04 |
Vídeo; Atividade Variantes proteína NF (neurofibrimina) |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
13 |
04 |
Mecanismos Gerais de Regulação da Expressão Gênica em Procariotos e Eucariotos (Estudo dirigido - grupo) |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
14 |
04 |
Artigo científico sobre polimorfismos e câncer (NF) |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
20 |
04 |
PRIMEIRA AVALIAÇÃO |
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Plataforma Moodle |
Paula Faria |
21 |
04 |
Feriado |
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27 |
04 |
Seminários 1, 2, 3, 4 - Síndromes Genéticas, Padrões de Herança, Interações Gênicas |
Encontro síncrono pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
28 |
04 |
Seminários 5, 6 - Síndromes Genéticas, Padrões de Herança, Interações Gênicas |
Encontro síncrono pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
04 |
05 |
Seminários 7, 8, 9, 10 - Síndromes Genéticas, Padrões de Herança, Interações Gênicas |
Encontro síncrono pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
05 |
05 |
Seminários 11, 12 - Síndromes Genéticas, Padrões de Herança, Interações Gênicas |
Encontro síncrono pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
11 |
05 |
Técnicas Bio Molecular - Introdução e conceitos básicos Extração de ácidos nucleicos Qualificação e Quantificação de ácidos nucleicos |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
12 |
05 |
Prática - Atividade virtual de extração de DNA |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
18 |
05 |
Reação em Cadeia da Polimerase Convencional e Tempo Real PCR Multiplex - Investigação de vínculo genético (teste de paternidade) RT-PCR - Avaliação da expressão gênica diferencial, diagnóstico viral (zika, dengue, coronavirus) |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
19 |
05 |
Vídeos e questionário PCR |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
25 |
05 |
Técnicas de marcadores moleculares, Enzimas de restrição – RFLP. DNA Recombinante (vetores plasmídeos) - Vacinas COVID-19 RNAi e Técnicas de edição genômica |
Aula expositiva síncrona pelo Microsoft Teams |
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Paula Faria |
26 |
05 |
Prática - Atividade virtual de eletroforese em gel de agarose |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
01 |
06 |
Prática - Extração caseira de DNA de cebola |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
02 |
06 |
Relatório das atividades virtuais e extração caseira (vídeo) |
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Links e documentos disponíveis pela Plataforma Moodle |
Paula Faria |
08 |
06 |
SEGUNDA AVALIAÇÃO |
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Plataforma Moodle |
Paula Faria |
09 |
06 |
Entrega do relatório e demais atividades |
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Plataforma Moodle |
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15 |
06 |
Fechamento da disciplina; vista de provas |
Encontro síncrono pelo Microsoft Teams |
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16 |
06 |
Entrega de notas |
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Plataforma Moodle |
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AVALIAÇÃO
Serão realizadas duas provas remotas em horário estabelecido na grade horária do discente, além de outras formas de avaliação descritas a seguir. As provas incluirão todo o conteúdo abordado até a data da avaliação.
a) datas, horários, critérios para a realização e correção das atividades avaliativas e validação da assiduidade dos discentes:
PRIMEIRA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL - 25,0 pontos (20.04)
SEGUNDA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL - 25,0 pontos (08.06)
Questionários e atividades do Módulo 1 - 10 pontos (entrega 21.04)
Estudo Dirigido “Regulação da Expressão Gênica” – 10 pontos (entrega 11.05)
Seminário “Doenças Genéticas” - 10 pontos
Relatório da prática de extração e atividades interativas do Módulo 2 – 20 pontos (entrega 09.06)
A validação da assiduidade dos discentes se dará por presença nas aulas síncronas e entrega das atividades assíncronas nas datas estabelecidas pelo docente.
Observações:
1) Todas as avaliações e demais atividades avaliativas deverão ser redigidas com caligrafia própria "escritos a mão" e devem conter o nome e número de matrícula dos discentes. Não serão aceitos documentos se não estiverem escritos com caligrafia própria, de forma legível e devidamente identificados. Esses documentos deverão ser digitalizados no formato .pdf e inseridos na plataforma do Moodle até data e horário limites definidos pela docente. Não serão aceitos trabalhos entregues em datas posteriores e, se caracterizado o plágio entre eles, não terão validade e não será permitida a substituição ou reposição.
2) Não serão aceitas resoluções de atividades avaliativas encaminhadas por e-mail ou qualquer outro mecanismo que não seja a plataforma Moodle.
3) A Primeira e/ou Segunda Avaliação poderá(ão) ser realizada(s) de forma oral. Também poderá ser exigido que os alunos enviem as resoluções da Primeira e Segunda Avaliação (de forma manuscrita - "escritos a mão") pela plataforma Moodle em formato .pdf até data e horário limites definidos pela docente para que sejam consideradas válidas. Assim, alunos que não enviarem as resoluções das questões, quando exigido, não receberão nota na avaliação e não será permitida a substituição ou reposição.
4) Para as avaliações individuais: não serão aceitas resoluções de questões iguais ou similares a de outros discentes. Nestes casos os alunos(as) não receberão nota nas avaliações e não será permitida a substituição ou reposição. Os discentes estarão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www0.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.
5) Questões relativas ao ambiente de estudo do(a) discente, bem como equipamentos, softwares, energia elétrica e afins durante a realização das avaliações são de exclusiva responsabilidade do(a) discente.
6) As vistas das avaliações serão realizadas em data e horário estabelecidos pela docente por meio da plataforma Microsoft Teams.
7) Não haverá avaliações substitutivas e o aluno que tiver algum impedimento para a realização de alguma das dessas avaliações deverá encaminhar para o e-mail da docente responsável pela
disciplina (paulafaria@ufu.br) o pedido de reposição da atividade contendo a justificativa e os documentos comprobatórios em até 5 dias úteis, contados a partir da data de realização da avaliação. O processo será julgado de acordo com as normas de graduação e, caso deferido, o(a) aluno(a) realizará a avaliação de reposição no dia 15.06.21 às 16h00min. A avaliação constituirá de uma prova oral e/ou escrita abrangendo todo o conteúdo da disciplina.
8) Todo o material produzido e divulgado pelo docente, como vídeos, textos, arquivos de voz, etc., está protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), pela qual fica vetado o uso indevido e a reprodução não autorizada de material autoral por terceiros cabendo, aos responsáveis pela reprodução ou uso indevido do material de autoria dos docentes, as sanções administrativas e às dispostas na Lei de Direitos Autorais.
9) A aferição do aproveitamento e da assiduidade nos Componentes Curriculares se dará em acordo com os arts. 162, 163 e 164 das Normas Gerais da Graduação, e, caso o discente não alcance aproveitamento e/ou assiduidade suficientes para a aprovação em determinado Componente Curricular, em seu Histórico Escolar deverá constar a expressão “Sem aproveitamento" no campo referente ao aproveitamento neste respectivo Componente Curricular, e não haverá previsão para o Trancamento Parcial.
BIBLIOGRAFIA
Básica
GRIFFITHS, A.J.F.et al. Introdução à Genética. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. (Observação: E-book estará disponível pela Plataforma Moodle)
THOMPSON, M.W.;R.R.MCINNES & H.F. WILLARD. Genética Médica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
GELEHRTER, T.D. & F.S. COLLINS. Fundamentos de Genética Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.
Complementar
BURNS, G.W.& P.J.BOTINO. Genética. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
NORA, J.J. & F.C.FRASER. Genética Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
STRICKBERGER, M.W. Genetics. MacMillan Publishing Company. 1990
Arnaldo Zaha; Henrique Bunselmeyer Ferreira. Biologia Molecular Básica. 4ª edição, Editora Artmed. 2012.
WATSON et al. DNA Recombinante. 3ª edição, Editora Artmed. 2009.
Observações: Os links das bibliografias online e sites que deverão ser visitados estarão disponíveis na plataforma Moodle.
As referências bibliográficas poderão ser acessadas pela base de dados eBook Academic Collection (EBSCOhost) disponibilizada pelo Sistema de Bibliotecas (SISBI-UFU), por meio da EBSCO Discovery Service (EDS), e também pelo Portal de periódicos Capes via acesso remoto, disponíveis nos endereços:
https://widgets.ebscohost.com/prod/customerspecific/s5277907/searchbox/;
https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/acesso-remoto-portal-capes-cafe.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Paula Cristina Batista de Faria Gontijo, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/02/2021, às 17:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2557054 e o código CRC 1391DBB5. |
Referência: Processo nº 23117.005045/2021-00 | SEI nº 2557054 |