UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Organizações e Estratégia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Atividade Curricular Extensionista: Fundamentos de administração

Unidade Ofertante:

FAGEN

Código:

31103

Período/Série:

Turma:

I

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Rafaela Costa Cruz Barbieri

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Administração, organizações e trabalho do administrador; As organizações e o ambiente; Tomada de decisão em Administração; Funções de Administração; Técnicas e ferramentas gerenciais para a solução de problemas.

JUSTIFICATIVA

(Explicitar a importância dos conteúdos a serem trabalhados e sua articulação com o Projeto Pedagógico do Curso – PPC.)

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Reflexão e debates sobre os conceitos, análise de práticas de organização e gestão, e exercício de proposição de ações para a realidade local, em projeto de extensão universitária aprovado pela PROEX chamado Protagonismo da Gestão. A atividade inclui leituras, ponderação das individualidades e elaboração de proposta de ação de um ponto de vista histórico, não reducionista e não generalizante da diversidade das organizações da cidade. Além da qualificação profissional, o projeto também se dedica a contribuir na formação de uma geração de administradores reflexivos, não só interessados em suas próprias recompensas pessoais e/ou sucesso unicamente financeiro de suas organizações. Pretende-se que os egressos finalizem a disciplina estimulados a encarar suas responsabilidades pelas sociedades em que vivem, que enxerguem diferentes formas de organização, que descubram respostas às questões colocadas no cotidiano, e que desafiem a noção comum de que o "mercado" deve ser o único parâmetro de ação. Serão cumpridos na disciplina 60 horas em atividades curriculares de extensão universitária com vistas a atender as diretrizes do Plano Nacional de Educação Brasileiro. A extensão tem por finalidade a consolidação da aprendizagem, a complementação dos estudos e a experimentação prática da profissão em sua realidade social e local. Envolve ações que articulam o ensino, a pesquisa e a extensão com o objetivo de viabilizar a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Objetivos Específicos:

1 – Leituras e discussões críticas e problematizadoras de textos (material didático) sobre os conteúdos. 2 – Levantamento histórico, social e cultural de uma organização da comunidade de Uberlândia (organizações sociais, movimentos, ONGs, organizações empresariais, etc). A preferência seria por pequenas organizações, ainda pouco equipadas com os conceitos fundamentais da administração, a fim de impulsionar suas ações locais. 3 - Elaboração da análise (pontos fortes, fracos, problemas, oportunidades), identificando estrutura social, recursos, processos, produtos, atores, tendo como fundamento os tópicos 1 e 2 do Programa. No caso do 13/10/2021 17:52 SEI/UFU - 2836294 - Ficha de Componente Curricular https://www.sei.ufu.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar&id_documento=3191186&infra_sistema=… 2/4 curso noturno, serão convidados empresários e gestores sociais para irem à universidade, de modo que os estudantes possam fazer o diagnóstico em sala de aula. 4 - Elaboração de propostas de ação voltadas para melhorias na gestão, utilizando tópico 3 do Programa. 5 - Reflexão sistemática sobre a prática da administração e sobre como as pessoas se reúnem para fazer e vender coisas de várias maneiras.

PROGRAMA

1. Administração, organizações e trabalho do administrador.

1.1. Conceito e objeto de estudo da Administração. 1.2. O trabalho do Administrador e a abordagem tradicional das funções do administrador: planejar, organizar, dirigir/executar e controlar. 1.3. Níveis de administração e de tomada de decisão gerencial: institucional, intermediário e operacional. 1.4. Princípios básicos de gestão: eficiência, eficácia, produtividade, qualidade, centralização e descentralização, delegação, divisão do trabalho, especialização. 1.5. A concepção tradicional da Administração como processo: planejamento, organização, direção, controle. 1.6. O trabalho do administrador visto na perspectiva dos papéis: os papéis do administrador. 1.7. A Administração vista como ciência, profissão e arte: os mitos sobre o trabalho do administrador.

2. As organizações e o ambiente

2.1. Áreas funcionais da organização: administração geral, operações, marketing, recursos humanos, finanças 2.2. O papel da gestão na alocação de recursos entre as áreas 2.3. O ciclo de vida da organização e as implicações para alocação de recursos 2.4. Classificação, tipos e componentes da estrutura organizacional.

3. Tomada de decisão em Administração.

3.1. Fundamentos do processo decisório 3.2. Tipos de tomada de decisão: racionalidade limitada, incrementalismo 3.3. Etapas do processo decisório 3.4. A tomada de decisão e o modelo de gestão participativa 3.5. A tomada de decisão e as organizações que aprendem

4. Funções de Administração

4.1. O processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar 4.2. Níveis gerenciais 4.3. Os papeis gerenciais – informacionais, interpessoais e de decisão 4.4. Os papéis do administrador no contexto da sociedade contemporânea

5. Técnicas e ferramentas gerenciais para a solução de problemas

5.1. Downsizing 5.2. Terceirização 5.3. Qualidade total 5.4. Benchmarking 5.5. Aprendizagem organizacional 5.6. Reestruturação e mudança organizacional

METODOLOGIA

A proposta da disciplina é gerar resultados, oriundos de: projetos e/ou publicações e/ou eventos e/ou minicursos, dentre outras atividades extensionistas, que demandem que os alunos apliquem nos mesmos, os tópicos estudados e compreendidos na ementa da disciplina, ao mesmo tempo que compartilhem saberes com a comunidade, viabilizando a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. Os alunos serão divididos em grupos e a seleção da atividade extensionista que será feita (projeto, curso, publicação, evento etc), bem como qual parcela da comunidade será beneficiada será feita com a participação dos alunos, de forma a incentivar a cocriação do plano de ensino e o processo de ensino-aprendizagem participativo. Para abordagem do conteúdo previsto serão trabalhados textos de apoio da bibliografia básica da disciplina. Durante as aulas, haverão exposição dialogada dos principais conceitos, bem como discussão propotas pelos alunos e também estudos de caso.

Para suporte ao desenvolvimento das atividades de aprendizagem serão usados quadro e giz, lousa, recursos audiovisuais do data-show e de som, e o Teams da plataforma plataforma Microsoft 365.

AVALIAÇÃO

(Descrever o tipo/modalidade de avaliação a ser desenvolvida para o acompanhamento e a verificação da aprendizagem do estudante. É importante que estejam explicitadas a periodicidade do processo avaliativo, os instrumentos/formas avaliação a serem empregados: provas (dissertativas, objetivas, práticas, individuais, grupais, com consulta, sem consulta), estudos de casos, relatórios (de pesquisa, de experimentos, de visitas técnicas), elaboração de textos (individuais, em grupo), fichamentos, sínteses, apresentações orais, resenhas etc, finalmente os critérios a serem considerados e, finalmente, o valor atribuído a cada instrumento proposto. Deve-se seguir o art. 163 das Normas Gerais da Graduação vigentes na UFU e as normas do Projeto Pedagógico do Curso.)

O aluno será avaliado mediante sua (i) frequência e mediante sua (ii) participação e envolvimento na disciplina.
A (i) frequência do aluno será avaliada mediante lista de presença realizada nas aulas e mediante entrega das atividades, quando estas estiverem previstas para serem realizadas durante horário da aula e entregues via Teams. O aluno deve possuir frequência mínima de 75% para obter aprovação no quesito "Frequência".
A (ii) participação e envolvimento do aluno serão compreendidos por:
- Participação nas atividades planejadas;
- Discussão das atividades realizadas;
- 05 entregas, sendo elas: relatórios parciais (apenas 1 por grupo), em datas previamente estipuladas, informando: como foram aplicados, no atividade extensionista em desenvolvimento, os conceitos e teoria estudados em sala de aula; e um relatório final, contendo reflexões sobre: objetivo do projeto, aprendizado, de que forma o conteúdo auxiliou na prática e vice-versa, dificuldades enfrentadas, como elas foram contornadas (caso positivo) e sugestõesde melhorias para a realização de futuros projetos similares.

Nesta disciplina não se atribui notas aos alunos. Ao final. o estudante que atender aos critérios acima receberá o conceito de APROVADO, e aquele que não o fizer, receberá o conceito de REPROVADO na Atividade Curricular Extensionista: Fundamentos da Administração.

BIBLIOGRAFIA

Básica

MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. São Paulo: Bookman, 2010.
MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 2003.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prá tica no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2008.

Complementar

ARAUJO, L. C. G. Teoria geral da administração: aplicação e resultados nas empresas brasileiras. Sã o Paulo: Atlas, 2004.

BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração: liderança e colaboração no mundo competitivo. São Paulo: McGraw Hill, 2007.

DAFT, R.L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

DRUCKER, P. F. Introdução à administração. São Paulo: Pioneira, 1984.

HALL, R. H. Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2004.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana a revolução digital. Sã o Paulo: Atlas, 2012.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rafaela Costa Cruz Barbieri, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/08/2023, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4759825