UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologia do trabalho científico

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

33914

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

60

Total:

 

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x )

Professor(A):

Simone Cléa dos Santos Miyoshi

Ano/Semestre:

2022/02

Observações:

 

 

EMENTA

Construção do conhecimento científico. Introdução à elaboração do trabalho acadêmico. As técnicas de estudo. O delineamento, a forma e os instrumentos da pesquisa científica. O projeto de pesquisa e a sua aplicação. Procedimentos para elaboração de trabalho científico.

JUSTIFICATIVA

Pretende-se nessa disciplina construir o pensamento científico junto aos/as estudantes, compreendo as diferentes formas e instrumentos de pesquisa, além e exercitar essa construção elaborando projeto de pesquisa.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Construção do pensamento científico

Objetivos Específicos:

  • Identificar os tipos de conhecimento, especialmente o conhecimento científico;

  • Compreender os diversos delineamentos, formas e instrumentos de pesquisa;

  • Elaborar projetos de pesquisa;

  • Identificar o conceito, modalidades e diversas fases da elaboração de trabalho científico.

 

PROGRAMA

Unidade I:  Construção do conhecimento científico

1.1  Filosofia da ciência: abordagem histórico-filosófica do desenvolvimento da ciência.  

1.2  O conhecimento do senso-comum, filosófico, teológico e científico.

1.3  Raciocínio dedutivo, indutivo e dialético.

1.4 A ciência e a ideologia.

Unidade II: Os delineamentos da pesquisa científica

2. 1 A leitura de textos teóricos e a relação autor-texto-leitor.

2.2 Tipos de pesquisa.

2.3 Projeto de pesquisa.

2.4 Procedimentos e técnicas para a elaboração de instrumentos de coleta de dados.

2.5 Redação de trabalhos acadêmicos: linguagem científica.

2.6 Esquema, resumo crítico, fichamento, resenha, relatórios e artigo científico.

2.7 Referências, citações diretas e indiretas, uso de notas, destaques, fontes.

2.8  Formas de apresentação de trabalho: seminários, painéis, exposição oral e escrita.

METODOLOGIA

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas expositivas dialogadas, baseada nos textos da bibliografia básica. As aulas terão por objetivo a exposição, análise e síntese de teorias e conceitos, a partir da problematização da prática social, instrumentalização e aprofundamento teórico.

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);

II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.

O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023conforme estabelecido pela resolução citadaO detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.

Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 21/06/2023.

AVALIAÇÃO

Procedimentos avaliativos:

A avaliação correrá de duas formas: [1] contínua ao longo do processo e [2] atividades avaliativas pontuais acerca de conteúdos disciplinares específicos. Para tanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.

Quadro 1 – Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações

 

atividade avaliação

pontuação

frequência e participação

10

Estudos dirigidos

30

Apresentação do trabalho

45

Auto avaliação

15

Total de pontos distribuídos

100

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARROS, Aidil Jesus da Silveira. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.    

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 

HUOT, Réjean. Métodos quantitativos para as ciências humanas. Lisboa: Instituto Piaget, 2002

 

Complementar

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT comentadas para trabalhos científicos. Curitiba: Juruá Ed., 2016.

JACOBINI, Maria Leticia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. Campinas: Alínea, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. Campinas: Átomo, 2007. 

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Simone Cléa dos Santos Miyoshi, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/05/2023, às 09:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4507829