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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Movimento Unidimensional; movimento bidimensional; trabalho e conservação de energia; conservação
de momento linear; colisões; rotações e momento angular; dinâmica de corpos rígidos; gravitação e
forças de inércia.
JUSTIFICATIVA
Os conceitos abordados em Física básica 1, segundo a ementa acima, são de extrema importância na
formação do profissional em Física, uma vez que esses conceitos são fundamentais para o entendimento
direto e indireto dos conceitos relacionados e aplicados à Física. Indubitavelmente, a formação sólida,
científica e profissional, são construídas a partir da base das ciências.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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PROGRAMA |
1 – Movimento Unidimensional.
1.1 – Velocidade média e instantânea.
1.2 – Aceleração média e instantânea.
1.3 – Movimentos retilíneos (MRU e MRUV).
1.4 – Análise de gráficos de x(t) X t e v(t) X t.
1.5 – Queda livre.
2 – Movimento Bidimensional.
2.1 – Vetores e sistemas de coordenadas.
2.2 – Velocidade e aceleração vetoriais.
2.3 – Movimentos uniformemente acelerados.
2.4 – Acelerações tangencial e normal.
2.5 – Lançamento de projéteis.
2.6 – Movimento circular uniforme.
2.7 – Velocidade relativa.
3 – Dinâmica.
3.1 – A idéia de força.
3.2 – As forças fundamentais.
3.3 – A lei da inércia.
3.4 – A segunda e a terceira lei de Newton.
3.5 – Conservação do momento e a terceira lei.
3.6 – Força de Hook.
3.7 – Força de atrito.
3.8 – Aplicações das leis de Newton.
4 – Trabalho e Conservação da Energia.
4.1 – Conservação da energia.
4.2 – Trabalho e energia.
4.3 – Trabalho de uma força variável.
4.4 – Conservação da energia em problemas unidimensionais.
4.5 – Trabalho de uma força no caso geral.
4.6 – Forças e campos conservativos.
4.7 – O gradiente da energia potencial.
4.8 – Potência e forças não conservativas.
5 – Conservação do Momento.
5.1 – Sistemas de partículas e centro de massa.
5.2 – Princípio da conservação do momento.
5.3 – Sistemas de massa variável.
6 – Colisões
6.1 – Força impulsiva.
6.2 – Colisões elásticas em uma dimensão.
6.3 – Colisões totalmente inelásticas.
6.4 – Colisões duas dimensões e a seção de choque de colisão.
7 – Rotações e Momento Angular
7.1 – Tipos de rotação e sua representação vetorial.
7.2 – Torque e momento angular.
7.3 – Forças centrais e a conservação do momento angular.
7.4 – Momento angular de um sistema de partículas.
7.5 – Lei fundamental da dinâmica de rotações.
8 – Dinâmica de Rotação de Corpos Rígidos.
8.1 – Definição de corpo rígido e seus movimentos.
8.2 – Rotação em trono de um eixo fixo.
8.3 – Cálculo de momento de inércia.
8.4 – Rolamento em um plano e suas aplicações.
8.5 – Precessão.
9 – Gravitação Universal.
9.1 – A astronomia grega.
9.2 – Copérnico e o modelo heliocêntrico.
9.3 – As leis de Kepler: A cinemática celeste.
9.4 – A gravitação universal de Newton.
METODOLOGIA
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Datas |
Atividades (Horário das 7:10 às 9:40) |
1 |
S |
02/12/21 |
Apresentação do curso. Discussão das avaliações e critérios. |
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A |
09/12/21 |
Estudo sobre Derivada, aceleração, Análises de gráficos e conceitos de taxa). Movimento em uma dimensão (Movimento com aceleração constante, integração); Módulo 1 e 2. |
2 |
S |
16/12/21 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 1,2 e 3. |
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A |
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Leitura sobre vetores Capítulos 1, 2 e 3. Leitura e estudo dos componentes das listas 1, 2 e 3 com acesso à videoaula. Módulo 1 e 2. |
3 |
S |
06/01/22 |
Continuação de resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 1,2 e 3. Aplicação do Teste 1 (Conteúdo do teste: até a lista 3) |
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A |
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Movimento em duas dimensões. Leitura e estudo dos componentes da lista 4. As Leis de Newton (1ª, 2ª, 3ª lei de Newton). |
4 |
S |
13/01/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 4 e 5. |
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A |
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Leitura e estudo dos componentes da lista 5. Videoaulas. |
5 |
S |
20/01/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 4 e 5. Aplicação do Teste 2 (Conteúdo do teste: até a lista 5) |
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A |
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As Leis de Newton Aplicações e resoluções de problemas. Leitura e estudo dos componentes das listas 6. Estudo do conteúdo da lista 7. Videoaula. |
6 |
S |
27/01/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 6 e 7. |
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Energia cinética e trabalho. Leitura e estudo dos componentes da lista 7. Videoaula. |
7 |
S |
03/02/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 6 e 7. Aplicação do Teste 3 (Conteúdo até a lista 7) |
|
A |
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Energia potencial e conservação de energia mecânica. Lista 8. Leitura e estudo dos componentes das listas 8 e lista 9 |
8 |
S |
10/02/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 8 e 9. |
|
A |
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Centro de massa e momento linear. Colisões. Leitura e estudo dos componentes da lista 9 com acesso à videoaula. Leitura e estudo dos componentes das listas 8 e 9 com acesso à videoaula. |
9 |
S |
17/02/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 8 e 9. Aplicação do Teste 4 (Conteúdo: até a lista 9) |
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A |
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Leitura e estudo dos componentes da lista 10 com acesso à videoaula. |
10 |
S |
24/02/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 10. |
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A |
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Rotação e torque com aceleração angular constante. Trabalho e energia cinética. Exemplos e exercícios da lista 10. Leitura e estudo dos componentes da lista 10 com acesso à videoaula. |
11 |
S |
03/03/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados às listas 9 e 10. Aplicação do teste 5 (Conteúdo: até a lista 10) |
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Leitura e estudo dos componentes da lista 10 e 11com acesso à videoaula. |
12 |
S |
10/03/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados à lista 10 e 11. |
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A |
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Rolamento sem deslizamento. Momento angular. Leitura e estudo dos componentes da lista 11 com acesso à videoaula. |
13 |
S |
17/03/22 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados à lista 10 e 11. Aplicação do Teste 6 (Conteúdo: até a lista 11) |
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A |
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Leitura e estudo dos componentes da lista 10 e 11 com acesso à videoaula. |
14 |
S |
24/03/31 |
Resoluções e discussões de problemas relacionados dentre todo conteúdo ministrado |
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A |
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Estudo de todo conteúdo através dos materiais e bibliografias disponíveis. |
15 |
S |
31/03/22 |
Teste 7 |
16 |
S |
02/04/22 |
Vista do teste 7 |
S = Síncrona; A=assíncrona
Total de aulas Síncronas = 45 hora-aula.
Atividades assíncronas = 63 hora-aula.
Leia atentamente o cronograma e critérios de avaliações que estarão complementadas no sistema moodle.
Atividades e Recursos que serão utilizados no curso proposto
-Materiais: Videoaula, notas de aula, lista de exercícios, fórum de dúvidas serão disponibilizados aos alunos. Vídeo de aula será oferecido pelas plataformas moodle e/ou MS Teams.
-O aluno matriculado deverá ter ferramentas mínimas: câmera e áudio para que permita interação nas aulas síncronas, assim como todos os acessórios para viabilizar o trabalho, por exemplo, conexão de internet compatível para as aulas.
-Videoaulas serão oferecidas semanalmente. Os alunos realizarão tarefas de estudos através da videoaula, bibliografias sugeridas e listas de exercícios.
-No fórum (Moodle) poderá ter orientações de resolução de alguns problemas, de acordo com a demanda dos alunos, com monitor(es) e professor.
-Durante as aulas síncronas serão discutidos de problema pontuais escolhidos pela maioria dos alunos e/ou outro problema selecionado pelo professor. As aulas síncronas serão oferecidas através da plataforma Microsoft Teams, disponibilizadas pela UFU, utilizando-se o e-mail institucional (*usuário*@ufu.br). Veja abaixo como acessar o Microsoft Teams.
-Haverá também atendimento via monitores com datas e horários a serem definidos.
Como acessar o moodle para essa disciplina
Como acessar Microsoft Teams:
AVALIAÇÃO
Sete testes serão realizados através de uma das plataformas mencionadas, individualmente (permitido apenas o uso da calculadora científica, anotações e livros. Cada teste valerá no máximo 100 pontos e terá pesos diferentes. A soma ponderada (MT) entre os 7 testes será nota final. Logo, a nota final é calculada da seguinte forma:
MT = (0,08*T1) + (0,10*T2) + (0,12*T3) + (0,14*T4) + (0,16*T5) + (0,18*T6) + (0,22*T7)
Informações dos testes:
BIBLIOGRAFIA
Bibliografia com acesso digital através endereço eletrônico:
[1] http://efisica.if.usp.br/livros/
[2] http://www.if.usp.br/gref/pagina01.html
[3] http://lilith.fisica.ufmg.br/~mecfund/
[4] http://www.fotonica.ifsc.usp.br/ebook/book3/Mecanica-Calor-Ondas.pdf
Bibliografia Básica
-TIPLER, P.C. A, Física para cientista e engenheiros. LTC, V.1. 3ª ed., Brasil, 1995.
-HALLIDAY, D., RESNICK, R., WALKER, J., Fundamentos de física, LTC, V.1, 8ª ed., Brasil, 2009.
-KELLER, F.J., GETTYS, W.E., SKOVE, M.J., Física, Makron Books, V.1, 2a ed. Brasil, 1999.
Bibliografia Complementar
-NUSSENZVEIG, H.M., Curso de física básica: Mecânica, Edgard Blücher, V.1, 3ª ed., Brasil, 1997.
-CHIQUETTO, M., VALENTIM, B., PAGLIARI, E. Aprendendo física. Scipione, V.1, Brasil, 1996.
-CHAVES, A. Física básica – Mecânica, LTC, 1ª ed., Brasil, 2007.
-SEARS, F.,YOUG, H.D., FREEDMAN, R.A., ZEMANSKY, M.W., Física , V.1, Addison Wesley, 2002.
-ALONSO, M, FINN, E.J., Física: um curso universitário, Edgard Blücher, V.1, 14a ed., Brasil, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Akira Iwamoto, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/11/2021, às 08:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3198288 e o código CRC 4FA6C270. |
Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 | SEI nº 3198288 |