|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Tratamento, destinação e Plano estratégico de resíduos hospitalares e suas implicações com o meio ambiente. Ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
JUSTIFICATIVA
É fundamental para o Engenheiro Biomédico entender os impactos dos Resíduos Sólidos em Saúde no ambiente no sentido de motivar uma maior participação dos profissionais envolvidos na área, mostrando-lhe as consequências ambientais, econômicas e sociais de atos simples e diários como o correto acondicionamento destes resíduos, a observância dos horários de coleta e trânsito destes resíduos dentro dos estabelecimentos de saúde. Importante também o conhecimento dos riscos em relação à incêndios, bem como de práticas e técnicas para prevenção e combate dos mesmos em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Classificar os resíduos de acordo com a legislação vigente. |
Objetivos Específicos: |
1. Gerenciar de forma correta os resíduos hospitalares. 2. Compreender as consequências ocasionadas pela gestão inadequada dos resíduos hospitalares no equilíbrio ambiental, social e econômico. 3. Ter conhecimento de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público. |
PROGRAMA
1. Resíduos de Serviços de Saúde
2. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)
3. Classificação dos Resíduos
4. Etapas da gerência de resíduos
a. Minimização
b. Manuseio
c. Segregação na origem
d. Acondicionamento
e. Coleta e transporte
i. Coleta e Transporte Internos
ii. Coleta e Transporte Externos
f. Armazenamento
i. Armazenamento Interno
ii. Armazenamento Externo
5. Disposição final dos Resíduos de Saúde
6. Prevenção e combate a incêndio e a desastres
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
· Aulas expositivas, utilizando recursos áudio visuais e quadro negro;
· Atividades individuais e em grupo;
· Seminários;
· Visitas a EASs;
· Visita ao aterro Sanitário;
· Palestras com especialistas;
· Treinamento em técnicas e práticas de prevenção e combate a incêndios.
· Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, sites governamentais, pesquisas, estudos de caso.
Recursos didáticos:
· Livros e artigos científicos;
· Internet;
· Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.
Plataformas e mídias sociais:
· Microsoft Teams;
· Moodle;
· Google Meet.
Horário de Atendimento aos estudantes: Sala 3N201
Quinta: 07:00 às 09:00 horas
Cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo:
Aula |
Data |
Conteúdo |
Horas-aula |
01 |
Aula 01 |
Entrega da ementa da disciplina e apresentação do sistema de avaliação. |
2h/a |
02 |
Aula 02 |
Resíduos de Serviços de Saúde - RDC 222. |
2h/a |
03 |
Aula 03 |
Resíduos de Serviços de Saúde - RDC 222. RDC 358. |
2h/a |
04 |
Aula 04 |
Trabalho 1: Leitura de Artigo. |
2h/a |
05 |
Aula 05 |
Trabalho 2: Palestra - Treinamento PGRSS (Classificação dos Resíduos, Etapas da gerência de resíduos, Disposição final dos Resíduos de Saúde) no HCU-UFU. |
2h/a |
14/02 |
Recesso - cinzas |
||
06 |
Aula 06 |
Trabalho 3: Visita à Central de Resíduos do HC-UFU. Auditoria de Resíduos no HCU-UFU. |
2h/a |
07 |
Aula 07 |
Trabalho 4: Visita ao Aterro Sanitário de Uberlândia. |
2h/a |
08 |
Aula 08 |
Trabalho 5: Auditoria de Resíduos no HCU-UFU. |
2h/a |
09 |
Aula 09 |
Vem Pra UFU. |
2h/a |
10 |
Aula 10 |
Trabalho 6: Auditoria de Resíduos no HCU-UFU. |
2h/a |
11 |
Aula 11 |
Trabalho 7: Auditoria de Resíduos no HCU-UFU. |
2h/a |
12 |
Aula 12 |
Trabalho 8: Palestra Brigada de Incêndio. |
2h/a |
13 |
Aula 13 10/04/2024 |
Apresentação Projeto Final. |
2h/a |
14 |
Aula 14 |
Trabalho 9: Treinamento em técnicas e práticas de prevenção e combate a incêndios. |
2h/a |
15 |
Aula 15 24/04/2024 |
Avaliação Substitutiva. |
2h/a |
Total |
30 h/a |
||
|
|||
TDE – Leitura e resumo de material a ser disponibilizado. |
2h/a |
||
Semana de 26/04/2024 a 08/05/2024 |
Atividades Acadêmicas – Leitura de artigos, treinamento em primeiros socorros. |
4h/a |
|
TOTAL |
06 h/a |
||
TOTAL GERAL
|
36 h/a |
AVALIAÇÃO
Será realizada, adicionalmente, uma avaliação substitutiva.
Datas e horários:
Avaliação substitutiva - será realizada no dia 24/04/2024, das 14:00h às 15:40h.
Avaliação de recuperação (Avaliação Substitutiva):
Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). O conteúdo desta atividade avaliativa será composto por todo o conteúdo ministrado durante o semestre letivo. A atividade será uma prova escrita sem consulta.
Controle de Frequência:
A frequência será verificada por meio de chamada nominal. A presença mínima para aprovação na disciplina é de 75% da carga horária descrita no cronograma.
Notas atribuídas por atividade:
Atividades Avaliativas |
Valor |
1. Trabalhos: Auditorias, Visitas, Apresentações de artigos; Palestras, Seminários, Atividades individuais e em grupo - estudantes ausentes não fazem jus aos pontos correspondentes |
5,0 pontos cada (Total 45,0 pontos) |
2. Projeto Final |
50,0 pontos |
3. Trabalho Discente Efetivo* |
5,0 - pontos e presença |
4. Atividades Acadêmicas** |
---- |
Atividade Avaliativa |
|
5. Avaliação Substitutiva*** |
100,0 pontos |
Total |
100,0 pontos |
*Trabalho Discente Efetivo – O estudante que não entregar a atividade ficará com falta no dia da realização da atividade.
** Resolução CONGRAD nº 73, de 2022:
"Art. 3º Os professores poderão fazer uso de atividades acadêmicas ou aulas extras para complementar a carga-horária de componentes curriculares, dentro do período de 90 (noventa) dias, se necessário.
Parágrafo único. Atividades acadêmicas extras corresponde a atividades propostas e orientadas pelos professores, previstas nos Planos de Ensino e realizadas pelos estudantes de forma individual ou em grupo, em horário que for conveniente aos estudantes, respeitando os prazos estabelecidos para a sua conclusão.".
***Avaliação Substitutiva – A Avaliação Substitutiva será composta por todo o conteúdo ministrado na disciplina. A Avaliação Substitutiva será sem consulta. O estudante que realizar a Avaliação Substitutiva terá como nota máxima 60,0 (sessenta) pontos. Assim, a nota final do estudante será da seguinte forma:
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for igual ou maior que 60,0 (sessenta) pontos, a nota final do estudante será 60,0 (sessenta) pontos;
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for menor que 60,0 (sessenta) pontos, a nota final do estudante será a maior nota entre a Avaliação Substitutiva e as avaliações anteriores.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. MANO, E. B. Meio ambiente, poluição e reciclagem. 2. ed. São Paulo: E. Blucher, 2010.
2. TCHOBANOGLOUS, G.; KREITH, F. Handbook of solid waste management. 2. ed. New York: McGraw-Hill, c2002.
3. CHEREMISINOFF, Nicholas P. Handbook of pollution prevention practices. New York: M. Dekker, c2001. xvi, 429 p., il., 24 cm. (Environmental science and pollution control series, 24). Inclui bibliografia e índice. ISBN 0824705424 (alk. paper).
4. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC 222 de 28 de Março de 2018. Regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 29 de Março de 2018.
Complementar
1. BARSANO, P.R. Segurança do trabalho: guia prático e didático. São Paulo: Érica, 2012.
2. CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. A questão ambiental: diferentes abordagens. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
3. DIAS, G. F. 40 contribuições pessoais para a sustentabilidade. São Paulo: Gaia, 2005.
4. GRIPPI, S. Lixo, reciclagem e sua história: guia para as prefeituras brasileiras. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
5. LIMA, L. M. Q. Lixo: tratamento e biorremediação. 3.ed. rev. e ampl. São Paulo: Hemus, c1995.
6. BRASIL. Resolução n0 358, de 29 de abril de 2005, CONAMA. Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências. Disponível em: http://conama.mma.gov.br/atos-normativos-sistema.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Selma Terezinha Milagre, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/01/2024, às 22:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5105518 e o código CRC 8DBB40A7. |
Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5105518 |