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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Experiências de determinação de períodos de oscilação, formação e características e onda mecânicas. Experimentos sobre óptica geométrica e óptica física
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina é ampla em conteúdos diversificados e de suma importância na base de um engenheiro de automação e controle, já que oscilações, ondas e ópticas são confeitos básicos de muitas ferramentas aplicados por este tipo de engenheiro, tais como em trabalhos de sensores e transdutores em processos de automação e controle.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os conceitos de oscilações, ondas e óptica através da experimentação. Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados. |
Objetivos Específicos: |
Trabalhar conceitos e experimentos físicos dando ênfase em aplicações na área de engenharia de controle e automação. |
PROGRAMA
1. Pêndulo simples
2. Ressonância
3. Cordas vibrantes
4. Cuba de ondas (reflexão, difração, refração, ondas estacionárias, interferência)
5. Batimentos
6. Reflexão em espelhos
7. Determinação da distância focal de lentes
8. Desvio em prismas
9. Máximos e mínimos de interferência
10. Medida da intensidade da luz na fenda simples
11. Difração por fenda simples
12. Difração por fenda dupla
13. Redes de difração
14. Polarização
15. Difração em orifício circular
16. Interferômetro de Michelson
METODOLOGIA
Serão criados grupos fixos por bancadas do laboratório, podendo haver até 6 grupos.
Horário de Atendimento aos estudantes: Os horários de atendimento serão das 14:00 as 16:00 horas, as quarta-feira, na sala 1X09A ou via MicrosoftTeams (poderá sofrer mudanças com a conversa com os discentes da disciplina).
A aula será ministrada em quadro branco ou no Datashow. Haverá demonstrações por simulações projetadas por Datashow ou experimento complementar montada na bancada do professor, seguindo a sequência do cronograma previsto para desenvolvimento do conteúdo da tabela 1.
Tabela 1: cronograma das atividades a serem realizadas na disciplina de Experimental de Física Básica: Oscilações, Ondas e Óptica.1
1 |
03/03/2023 |
Apresentação do curso e revisão. |
2 |
10/03/2023 |
Experimento 1 - Oscilador Harmônico (sistema massa-mola). Experimento 2 - Oscilador Harmônico (pêndulo simples). |
3 |
17/03/2023 |
Experimento 3 - Cordas vibrantes e ressonância |
4 |
24/03/2023 |
Experimento 4 - Cuba de ondas (reflexão, difração, refração, ondas estacionárias, interferência). |
5 |
31/03/2023 |
Experimento 5 - Figuras de batimentos |
6 |
14/04/2023 |
1ª. Prova |
7 |
28/04/2023 |
Experimento 6 - Reflexão em espelhos e Determinação da distância focal de lentes. |
8 |
05/05/2023 |
Aula assíncrona (feriado dia 01/05/2023) |
9 |
12/05/2023 |
Experimento 7 - Desvio em prismas. |
10 |
19/05/2023 |
Experimento 8 - Máximos e mínimos de interferência -Interferômetro de Michelson |
11 |
26/05/2023 |
Experimento 9 - Medida da intensidade da luz na fenda simples. |
12 |
02/06/2023 |
Experimento 10 - Difração por fenda simples. Experimento 11 - Difração por fenda dupla e rede de difração. |
13 |
16/06/2023 |
2ª. Prova |
14 |
23/06/2023 |
Prova de recuperação |
AVALIAÇÃO
Sistema de Avaliação
O curso constará:
Datas e horários da avaliação:
Critérios para a realização e correção das avaliações:
Atividades síncronas: 6 horas
Observação: Os alunos que perderem as provas ou entrega dos relatórios, só terão direito a outra com o pedido devidamente deferido pela coordenação do respectivo curso.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos eCientíficos, 2012. 4 v.
2. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2014-2015. 4v.
3. SERWAY, Raymond A. Princípios de física. São Paulo: Cengage Learning, 2004
Complementar
1. FEYNMAN, Richard P. Lições de física. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2008. 3 v.
2. HEWITT, Paul G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.
3. TAYLOR, John R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Porto Alegre:Bookman, 2012.
4. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos eCientíficos, 2009. 3 v.
5. VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. ampl São Paulo: E. Blucher, 1996.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Alexandre Marletta, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 08:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4250592 e o código CRC 85C28BE4. |
Referência: Processo nº 23117.002527/2023-61 | SEI nº 4250592 |