UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História local: usos e potencialidades pedagógicas

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS26

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 h

Prática:

 

Total:

60 h

Obrigatória:

( )

Optativa:

(x)

Professor(A):

Jean Luiz Neves Abreu

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Local e regional: história dos conceitos. As diversas acepções na História, na Geografia e na Educação. História local e historiografia. História das apropriações do “local” nos anos iniciais do ensino fundamental. Livros e materiais didáticos de história local. Educação Patrimonial e patrimônio urbano. Metodologias para apreensão e para apresentação do local no ensino.

JUSTIFICATIVA

A  disciplina  História local: usos e potencialidades pedagógicas propõe uma abordagem das questões ligadas ao local . Ao mesmo tempo que busca promover uma discussão teórica em torno da noção do local como objeto de investigação, a disciplina se volta para as experiências pedagógicas e os usos do local no ensino de História, permitindo uma discussão sobre as possibilidades do local como objeto de exploração por parte dos professores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver competências e habilidades necessárias para ampliação do conhecimento científico teórico-prático, a partir das discussões e dos estudos sobre o lugar das temáticas da história local e regional no ensino de História.

Objetivos Específicos:

- Compreender os conceitos de local e regional e seus diversos usos na história, geografia e educação

-Refletir e problematizar sobre os usos do "Local" nos anos iniciais do ensino fundamental.

-Refletir como o local é contemplado nos livros didáticos.

-Contemplar aspectos da educação patrimonial e do patrimônio urbano

-Discutir metodologias possíveis para trabalhar conteúdos de história local/regional

PROGRAMA

 I- Conceitos  de local, região, território em uma perspectiva multidisciplinar.

II-Usos e possibilidades da História local

III-Conteúdos de História local nos anos iniciais do ensino fundamental.

IV- A história local e os usos do patrimônio.

V-Experiências de ensino e metodologias possíveis

METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas a partir da plataforma de Microsoft Teams, consistindo de exposição da bibliografia e diálogo com os discentes envolvidos na disciplina. Além disso, a disciplina prevê a apresentação de seminários e desenvolvimento de atividades assíncronas.

AVALIAÇÃO

Trabalho final individual ou em grupo  articulando a prática do ensino de história local com os textos discutidos durante o curso (50, 0 pts) ou um trabalho apresentando uma proposta de oficina ou produto pedagógico de história local.  Apresentação de seminários sobre os usos da história local e a experiência docente (50,0 pts). 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval. O objeto em fuga: algumas reflexões em torno do conceito de região. Fronteiras, Dourados, MS, v. 10, n. 17, p. 55-67, jan./jun. 2008. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/62/0.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. Editora Cortez: São Paulo, 2009.

CAVALCANTI, E. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, v. 7, nº 13, p. 272-292 - 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/393/271.

Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e Processos. IPHAN, 2014. Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducacaoPatrimonial_m.pdf

MESESES, José Newton C. A vivência e a musealização da vida. Experiências, memória social, interpretação do patrimônio cultural e museu. Anais do XXVII  Ensino Nacional de HIstória. Disponível em:https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548874920_a8912046a1004d83692c905e73c95c13.pdf

SAMUEL,Raphael. "História local e História Oral". Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH: vol.9, n.9, set.89/fev.1990. 

REZNIK, Luís. História Local: Pesquisa, ensino e narrativa. Disponível em:http://www.institutocidadeviva.org.br/historiasdomedioparaiba/cms/wp-content/uploads/2008/11/historia_local_reznik.pdf

Complementar

BURITY, Joanildo A. (Org). Cultura e identidade. Perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. P. 105-124.

CORREA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 1990. DEWEY, John. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1974.

DUTRA, Eliana R. Freitas. A historiografia mineira. Tendências e contrastes. In: LPH. Revista de História. Mariana: UFOP, nº 6. 1996. p. 7-15

FALCON, Francisco. “O Rio de Janeiro como objeto historiográfico”. Revista Brasileira de História, n.º 30, vol. 15, São Paulo, 1995. GOUBERT, Pierre. História Local. Revista Arrabaldes – Por uma História Democrática. Rio de Janeiro, n.º 1, maio/ago., 1988.

HAESBAERT, Rogério. Global-Regional. Dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea, São Paulo: Bertrand, 2014.

SANTOS, Milton. Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2008

ProfHistória : banco de dissertações. https://profhistoria.ufrj.br/banco_tese.

 

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Atividades Síncronas (mínimo de 50%)

Atividades Assíncronas (máximo de 50%)

DATAS

ATIVIDADES – Explicitar plataforma de TI e softwares a serem utilizados.

18/03

Atividade síncrona- Apresentação do plano e sistemática do curso -Aula expositiva síncrona utilizando Microsoft Teams-2h00

25/03

Atividade síncrona- Região, dimensão espaço-tempo, geografia e História - aula expositiva -Aula expositiva síncrona utilizando Microsoft Teams-2h00

Atividade assíncrona: vídeo  CICLO DE WEBINÁRIOS – GT Resistências no Território, com Rogério Haesbaert. Disponível em: https://youtu.be/7BzI-BTpaKg.  - 2h00

01/04

Atividade síncrona -Questões conceituais, texto: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval. O objeto em fuga: algumas reflexões em torno do conceito de região. Fronteiras, Dourados, MS, v. 10, n. 17, p. 55-67, jan./jun. 2008. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/62/0. Aula expositiva utilizando Microsoft Teams-2h00

Atividade assíncrona -Leitura do texto e fichamento  -2h00

08/04

Atividade síncrona -2h00- Questões conceituais: texto: CAVALCANTI, E. História e história local: desafios, limites e possibilidades. Revista História Hoje, v. 7, nº 13, p. 272-292 - 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/393/27

Atividade assíncrona -Leitura do texto e fichamento  -2h00

22/04

Atividade síncrona - Os usos da história local- Texto: SAMUEL,Raphael. "História local e História Oral". Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH: vol.9, n.9, set.89/fev.1990 -2h00

Atividade assíncrona -Leitura do texto e fichamento  -2h00

29/04

Atividade síncrona -Possibilidades e usos da história local-REZNIK, Luís. História Local: Pesquisa, ensino e narrativa. Disponível em:http://www.institutocidadeviva.org.br/historiasdomedioparaiba/cms/wp-content/uploads/2008/11/historia_local_reznik.pdf; BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. Editora Cortez: São Paulo, 2009 (p.160-180)P -Aula expositiva utilizando Microsoft Teams-2h00

Atividade assíncrona -Leitura do texto e fichamento  -3h00

6/05

Atividade síncrona -A história local e a exploração de acervos em arquivos e centros de memória - Aula expositiva -exploração de sites e fontes- Aula expositiva utilizando Microsoft Teams, sites de arquivos e centros de memória - 3h00

Atividade assíncrona- - Exploração de sites de arquivos on-line- 2h00

13/05

Atividade síncrona- História local e patrimônio: MESESES, José Newton C. A vivência e a musealização da vida. Experiências, memória social, interpretação do patrimônio cultural e museu. Anais do XXVII  Ensino Nacional de História. Disponível em:https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548874920_a8912046a1004d83692c905e73c95c13.pdf.-2h00

Atividade assíncrona: ver e fazer anotações sobre o vídeo de: MENSESES, José Newton. História Pública, patrimônio histórico-cultural e processos de patrimonialização, vídeo disponível em: https://youtu.be/CDDQ6K4Qefc - 2h00

20/05

Atividade síncrona -Educação patrimonial : Educação Patrimonial: Histórico, conceitos e Processos. IPHAN, 2014. Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducacaoPatrimonial_m.pdf-Aula expositiva utilizando Microsoft Teams-2h00

Atividade assíncrona -Leitura do texto, fichamento e exploração do site do IPHAN   -2h00

27/05

Atividade síncrona- Educação patrimonial e ensino de história: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. Editora Cortez: São Paulo, 2009 (p.273-290)-2h00

Atividade assíncrona -Leitura do texto, fichamento- 2h00

03/06

Atividade síncrona- Possibilidades da discussão sobre patrimônio e História local: LACERDA, Aroldo Dias (Et. Al.). O patrimônio cultural em oficinas: atividades e contextos escolares. Belo Horizonte: Fino Traço, 2015.-ula expositiva utilizando Microsoft Teams, sites de arquivos e centros de memória - 2h00

Atividade assíncrona -Leitura do texto, fichamento- 2h00

10/06

Atividade síncrona- Experiências compartilhadas - docentes e suas experiências com o ensino de história local -Aula expositiva utilizando Microsoft Teams-4h00

 

17/06

Atividade síncrona - apresentação de seminário - utilizando Microsoft Teams-4h00

24/06

Atividade síncrona - apresentação de seminário - utilizando Microsoft Teams-4h00

01/06

Atividade síncrona - apresentação de seminário e finalização do curso - utilizando Microsoft Teams-4h00

 

Total das atividades síncronas e assíncronas - 60 horas

 

 

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jean Luiz Neves Abreu, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/04/2022, às 13:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.072820/2021-24 SEI nº 3146263