UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Construção do Conhecimento em Arte

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO 33401

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h/a

Prática:

 

Total:

60h/a

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Simone Aparecida dos Passos

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de  ensino em cumprimento às resoluções do Conselho de Graduação/UFU:  30/2011, 73 /2022, 46/2022 e 56/2022

 

EMENTA

Arte e Educação e uma perspectiva estética, histórica, social e educativa. Conceitos, teorias e abordagens estéticas no ensino de arte. A arte e as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro). O conhecimento em arte, a arte-educação, as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) e a sua transversalidade na educação infantil e no ensino fundamental.  Propostas curriculares e o ensino de arte. Vivências de processos artísticos e de arte-educação (ateliês). Apreciação estética, contextualização, criação e fruição em arte

JUSTIFICATIVA

A disciplina Construção do Conhecimento em Arte no curso de pedagogia se organiza afim de proporcionar à pedagoga (ao pedagogo) em formação uma discussão acerca da arte como conhecimento e sobre arte-educação. Nesta colocação do fazer artístico no interior do processo de formação de professores busca-se uma reflexão sobre a importância da arte na compreensão de mundo e a construção de saberes sob princípios da arte-educação, tais como o contextualizar, o fruir e o fazer artístico. Nisto, a disciplina busca uma discussão de forma a subsidiar a sua atuação de professores unidocentes para a percepção da arte como veículo de aprendizagens.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Discutir sobre os processos de ensino e de aprendizagem das linguagens artísticas no contexto brasileiro refletindo os processos artísticos na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos

Objetivos Específicos:

·  Abordar historicamente os conceitos de arte e sociedade no contexto brasileiro;

·  Perceber a arte como área do conhecimento e seu potencial interdisciplinar;  

·  Construir e experimentar processos de elaboração metodológica para o ensino de arte;

·  Realizar estudo de obras e artistas clássicos e modernos nos processos de ensino e de aprendizagem; 

·  Vivenciar expressão artística discutindo as experiências individuais e coletivos vinculados ao Ciclo de formação “Diálogos Interculturais” e com o Prointer IV: Educação Infantil.

PROGRAMA

Unidade IA arte, a educação e a transformação social. 

1.1 História da Cultura, da Arte e da Educação: breve histórico.

1.2 História da Arte no Ocidente e no Brasil

1.3 Concepções sobre o ensino de arte, a educação e a transformação social.

Unidade IIArte-educação: as Artes Visuais e a escola

 2.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/

Artes Visuais: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em artes visuais.

Unidade III: Arte-educação – Dança

3.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/

Dança: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em dança.

Unidade IV: Arte-educação – Música

 4.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/

Música: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em dança.

 Unidade V: Arte-educação – Teatro

 5.1 Fundamentos teórico-metodológicos da arte-educação/

Teatro: objetivos, conteúdos, métodos/procedimentos/atividades de ensino e de aprendizagem e avaliação em teatro.

 Unidade VI: Vivências artísticas

 6.1 Oficinas, seminários e mostras das linguagens artísticas, vivência e construção de fundamentos para elaboração de currículos de arte para a Educação Infantil, os anos iniciais do ensino Fundamental e a educação de jovens e adultos

 

7. METODOLOGIA

O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição dialogada de temas relativos à arte brasileira e sua presença na escola. As (os) discentes serão convidados a participar ativamente para exposição de experiências e estudos. Utilizaremos no desenvolvimento exercícios práticos, pesquisas, levantamento bibliográfico e seminários. É pretensão organizar a turma em quatros grupos de trabalho (GT) para estimular a participação das (os) cursistas e aprofundamento dos estudos que culminarão em apresentações artísticas para a comunidade interna e externa à UFU no formato de atividade de extensão..

Destaca-se, em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022, a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes:

- no VI Seminário da Congada, previsto para os  dias 15 a 19 de maio de 2023 e a elaboração de um (TDE), conforme orientação prévia. 

-  visita à um Museu (presencial ou virtual) e seleção de uma obra brasileira para impressão em A3 para montagem de exposição, conforme orientação prévia. 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação do curso de Construção do Conhecimento em Arte ocorrerá ao longo do semestre, sendo esta considerada como um meio de diagnosticar o processo de desenvolvimento dos alunos, considerando os avanços, as potencialidades, os limites e as dificuldades de cada sujeito. Utilizaremos as seguintes atividades como instrumentos de avaliação: 

 

  1. Seminários (atividade coletiva) - artes visuais, dança, música, teatro. (30 pontos)

  2. Escrita de uma história infantil (atividade individual) dando ênfase à valores étnico-raciais (30 pontos)

  3. Duas sessões de Apresentação teatral - História de Chiquinha Gonzaga (atividade coletiva / individual) (40 pontos)

O processo de avaliação assim organizado ao longo do semestre letivo contribui para diagnostico e acompanhamento do desenvolvimento discente. De forma que, quando necessário, se procederá revisão das metodologias de trabalho a fim de possibilitar melhores resultados a aprendizagem.  Neste sentido, se associa o atendimento ao Art. 141, da Resolução 46/2022/CONGRAD, onde está prevista a realização de uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem,  em casos necessários. Resta ainda informar que, conforme o Art. 127, das Normas de Graduação (Resolução 46/2022/CONGRAD), para ser aprovado, o estudante deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos de aproveitamento acadêmico e 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades acadêmicas. Discentes que não alcançarem a pontuação mínima para o aproveitamento na disciplina farão atividade de recuperação em 26/06/2023. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARBOSA, A. M. T. B. Arte-educação no Brasil. [5. ed.]. São Paulo: Perspectiva, 2002.  

BARBOSA, A. M. Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005 .

BENJAMIN, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica: [segunda versão]. Porto Alegre: Zouk, 2012.   

FERRAZ, M. H. C. T. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FUSARI, M. F. R. Arte na educação escolar. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

TIRAPELI, P. Arte brasileira. São Paulo: Ed. Nacional, 2006.  

 

Complementar

CUNHA, S. R. V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. 7. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.  

MANGE, M. D. Arte brasileira para crianças. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.  

MARTINS, M. C. F. D. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FDT, 1998.

PERISSÉ, G. Estética e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PROENÇA, G. História da arte. 17. ed. São Paulo: Ática, 2009.

KOHL, M. F. Iniciação à arte para crianças pequenas. São Paulo: Artmed, 2005 

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APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Simone Aparecida dos Passos, Professor(a) do Magistério Superior, em 13/04/2023, às 00:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4417917