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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: Direito e Design |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Faculdade de Direito |
SIGLA: FADIR |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 horas |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
A disciplina Direito e Design tem por objetivo permitir aos/às discentes a apreensão de conhecimentos multidisciplinares para que os capacitem a desenvolver soluções que melhorem a compreensão dos documentos jurídicos para a comunidade em geral. Além disso, tem por objetivo contribuir para a formação científica e cidadã dos(as) discentes, uma vez que tem como foco a promoção da justiça social por meio da aprendizagem de técnicas de produção de soluções para problemas jurídicos, que por sua vez aprimorem o sistema de justiça e o acesso à justiça, em especial de grupos e setores vulneráveis da sociedade, assim como a melhoria do serviço público legislativo e judiciário.
Ementa
1. Tópicos gerais sobre os problemas de acesso à justiça
2. Introdução ao legal design
3. Métodos de projetos de design centrados no usuário aplicados ao direito
4. Técnicas de produção de documentos jurídicos
PROGRAMA
1. Tópicos gerais sobre os problemas de acesso à justiça
1.1- Mapeamento de dados sobre o sistema de justiça
1.2- Análise crítica dos problemas à luz das teorias decoloniais
2. Introdução ao legal design
2.1 O que é legal design: surgimento, conceito e categorias multidiciplinares que o envolvem
2.2 Comunicação como instrumento de poder
3. Processos e métodos de projetos de design aplicados ao direito
3.1Desing Thinking
3.2 Double Diamond
4 Técnicas de produção de documentos jurídicos
4.1 Legislação pertinente
4.2 Atividades práticas de produção de documentos jurídicos com base em casos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BROW, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
GNERRE, Maurízio. Linguagem, escrita e poder. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
LANDER, Edgar. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Tradução de José Fonseca. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BAXTER, P.; JACK, S. Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for Novice Researchers. The Qualitative Report, Fort Lauderdale, v. 13, n. 4, p.544-559, dez. 2008. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol13/iss4/2. Acesso em: 22 set. 2018.
FERRANTE, Maurizio. A materialização da ideia: noções de materiais para design de produto. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
GOYANES, Marcelo. Tópicos em propriedade intelectual: marcas, direitos autorais, designs e pirataria. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.
POYNOR, Rick. Abaixo as regras: design gráfico e pós-modernismo. Porto Alegre: Bookman, 2010.
aprovação
Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coêlho Coordenadora do Curso de Graduação em Direito Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" Portaria SEI R. N° 2566/2021 |
Helvécio Damis de Oliveira Cunha Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" |
Documento assinado eletronicamente por Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho, Coordenador(a), em 07/02/2022, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helvecio Damis de Oliveira Cunha, Diretor(a), em 08/02/2022, às 09:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002347/2022-07 | SEI nº 3346105 |