UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Direito e Design 

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Direito

SIGLA:

FADIR

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

A disciplina Direito e Design tem por objetivo permitir aos/às discentes a apreensão de conhecimentos multidisciplinares para que os capacitem a desenvolver soluções que melhorem a compreensão dos documentos jurídicos para a comunidade em geral. Além disso, tem por objetivo contribuir para a formação científica e cidadã dos(as) discentes, uma vez que tem como foco a promoção da justiça social por meio da aprendizagem de técnicas de produção de soluções para problemas jurídicos, que por sua vez aprimorem o sistema de justiça e o acesso à justiça, em especial de grupos e setores vulneráveis da sociedade, assim como a melhoria do serviço público legislativo e judiciário.

Ementa

1.        Tópicos gerais sobre os problemas de acesso à justiça

2.        Introdução ao legal design

3.        Métodos de projetos de design centrados no usuário aplicados ao direito

4.        Técnicas de produção de documentos jurídicos

 

PROGRAMA

1. Tópicos gerais sobre os problemas de acesso à justiça

1.1- Mapeamento de dados sobre o sistema de justiça

1.2- Análise crítica dos problemas à luz das teorias decoloniais

 

2. Introdução ao legal design

2.1 O que é legal design: surgimento, conceito e categorias multidiciplinares que o envolvem

2.2 Comunicação como instrumento de poder

 

3. Processos e métodos de projetos de design aplicados ao direito

3.1Desing Thinking

3.2 Double Diamond

 

4 Técnicas de produção de documentos jurídicos

4.1 Legislação pertinente

4.2 Atividades práticas de produção de documentos jurídicos com base em casos

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BROW, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

GNERRE, Maurízio. Linguagem, escrita e poder. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

LANDER, Edgar. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Tradução de José Fonseca. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BAXTER, P.; JACK, S. Qualitative Case Study Methodology: Study Design and Implementation for Novice Researchers. The Qualitative Report, Fort Lauderdale, v. 13, n. 4, p.544-559, dez. 2008. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/tqr/vol13/iss4/2. Acesso em: 22 set. 2018.

FERRANTE, Maurizio. A materialização da ideia: noções de materiais para design de produto. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

GOYANES, Marcelo. Tópicos em propriedade intelectual: marcas, direitos autorais, designs e pirataria. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

POYNOR, Rick. Abaixo as regras: design gráfico e pós-modernismo. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

aprovação

 

 Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coêlho

Coordenadora do Curso de Graduação em Direito  

Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis"

Portaria SEI R. N° 2566/2021

Helvécio Damis de Oliveira Cunha
Diretor da Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis"

Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis"
Portaria SEI R. Nº. 766/2018

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho, Coordenador(a), em 07/02/2022, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Helvecio Damis de Oliveira Cunha, Diretor(a), em 08/02/2022, às 09:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.002347/2022-07 SEI nº 3346105