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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI021 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 30H |
CH TOTAL: 90H |
OBJETIVOS
Observar e analisar as experiências de ensino de História diretamente no espaço escolar (Ensino Fundamental);
Discutir criticamente sobre a relação escola / sociedade e as práticas pedagógicas atuais;
Refletir sobre diferentes experiências de ensino (na escola e fora dela) que interfiram no processo de construção do pensamento e conhecimento histórico, suscitando novas problemáticas, abordagens e/ou métodos;
Articular os saberes da História com as especificidades da prática de ensino no processo ensino-aprendizagem, considerando conteúdos curriculares, faixa etária, contexto sócio-econômico do público alvo, dentre outras variáveis;
Refletir e discutir criticamente sobre as relações entre a formação do professor, os problemas conceituais da História, noções de: tempo histórico, opção didática e pedagógica, política pública, currículo e avaliação relativos ao Ensino Fundamental;
Elaborar uma reflexão, em formato de relatório circunstanciado, sobre as experiências vivenciadas nas atividades do estágio.
Ementa
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio supervisionado: observação do processo pedagógico e análise de programas curriculares, levando-se em conta as especificidades do Ensino Fundamental e as questões pertinentes à faixa etária dos alunos.
PROGRAMA
I. Noções gerais sobre políticas educacionais: sociedade, educação e poder
II. Prática docente no Ensino Fundamental: observação e reflexão
III. Metodologias e didáticas para o ensino de História
IV. Formação de professores e cidadania
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
ARIAS NETO, José Miguel (org.). Dez anos de pesquisas em ensino de História: VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.
ENGUITA, Mariano Fernandez. Educar em Tempos de Incertos. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2003.
PADRÓS, Enrique Serra et al. Ensino de história: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: Edições EST, 2002.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões. In: Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, M. A. Contra o horror pedagógico. Ensino de História, exclusão social e cidadania cultural. História e Perspectivas, Uberlândia-MG, v. 1, n. 23, p. 85-98, jul./dez. 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu. (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação, SEED, 2000.
SILVA, T. T. e MOREIRA, A. F. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1995.
VILLALTA, Luiz Carlos. O livro didático de história no Brasil: perspectivas de abordagem. Pós-História. Revista de Pós-Graduação em História. UNESP/ Assis-SP, n. 9. 2001.
ZAMBONI, Ernesta. Projeto Pedagógico dos Parâmetros Curriculares Nacionais: identidade nacional e consciência histórica. Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 367-377, dez-2003.
Lei: 9.394 de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs / História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC. 1998.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Guia do Livro didático- 2005/ vol. 5. Coordenação: Nabiha Gebrim. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Infantil e fundamental, 2004. ISBN 85-98171-11-5.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos: apresentação dos Temas Transversais aos PCNs. Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC/SEF, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PADRÓS, Enrique Serra et al. Ensino de história: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: Edições EST, 2002.
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões. In: Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, M. A. Contra o horror pedagógico. Ensino de História, exclusão social e cidadania cultural. História e Perspectivas, Uberlândia-MG, v. 1, n. 23, p. 85-98, jul./dez. 2000.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588514 |