UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

GHI021

COMPONENTE CURRICULAR:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60H

CH TOTAL PRÁTICA:

30H

CH TOTAL:

90H

 

OBJETIVOS

 

Ementa

O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio supervisionado: observação do processo pedagógico e análise de programas curriculares, levando-se em conta as especificidades do Ensino Fundamental e as questões pertinentes à faixa etária dos alunos.

 

PROGRAMA

I. Noções gerais sobre políticas educacionais: sociedade, educação e poder

II. Prática docente no Ensino Fundamental: observação e reflexão

III. Metodologias e didáticas para o ensino de História

IV. Formação de professores e cidadania

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

APPLE, Michael. Ideologia e currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

ARIAS NETO, José Miguel (org.). Dez anos de pesquisas em ensino de História: VI Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.

ENGUITA, Mariano Fernandez. Educar em Tempos de Incertos. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2003.

PADRÓS, Enrique Serra et al. Ensino de história: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: Edições EST, 2002.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões. In: Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, M. A. Contra o horror pedagógico. Ensino de História, exclusão social e cidadania cultural. História e Perspectivas, Uberlândia-MG, v. 1, n. 23, p. 85-98, jul./dez. 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu. (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação, SEED, 2000.

SILVA, T. T. e MOREIRA, A. F. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1995.

VILLALTA, Luiz Carlos. O livro didático de história no Brasil: perspectivas de abordagem. Pós-História. Revista de Pós-Graduação em História. UNESP/ Assis-SP, n. 9. 2001.

ZAMBONI, Ernesta. Projeto Pedagógico dos Parâmetros Curriculares Nacionais: identidade nacional e consciência histórica. Cadernos Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 367-377, dez-2003.

Lei: 9.394 de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs / História. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC. 1998.

Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Guia do Livro didático- 2005/ vol. 5. Coordenação: Nabiha Gebrim. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Infantil e fundamental, 2004. ISBN 85-98171-11-5.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto ciclos: apresentação dos Temas Transversais aos PCNs. Secretaria de Educação Fundamental- Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PADRÓS, Enrique Serra et al. Ensino de história: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: Edições EST, 2002.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões. In: Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, M. A. Contra o horror pedagógico. Ensino de História, exclusão social e cidadania cultural. História e Perspectivas, Uberlândia-MG, v. 1, n. 23, p. 85-98, jul./dez. 2000.

 

aprovação

 

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


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Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 SEI nº 1588514