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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Concepções e histórico do currículo. Caracterização e fundamentos dos processos de organização e implementação curricular. As conexões existentes ente currículo e cultura escola nas dimensões de organização do trabalho pedagógico. O currículo como construção do conhecimento. Planejamento e avaliação do currículo. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico Reformas educacionais e a organização currículo.
JUSTIFICATIVA
O lugar dessa disciplina no Curso de Graduação em pedagogia traduz-se na busca de uma concepção de currículo que compreende o processo de construção contínua de uma matriz curricular.
Parte-se, assim, de um referencial que seja coerente com o que já foi trabalhado no curso e, ainda, que traduza e complemente uma visão transformadora e reflexiva de formação inicial.
A formação inicial, entendida nesta perspectiva institucional, além da formação em si, atribui a certificação e ainda modifica ou reproduz as relações do sistema educativo, cultural e econômico de determinada realidade. Assim, é possível e necessário admitir o grau de importância que a formação inicial desempenha na práxis social. Não pode responsabilizar-se sozinha pelos percalços na formação de professores, mas é necessário assumir a sua responsabilidade no desenvolvimento de tais funções.
Na busca da coerência teórica, o que propicia a existência de um curso de formação inicial é a sua matriz curricular, que materializa quais as concepções, finalidades e princípios de formação inicial pretendidos pelo curso, neste caso, o curso de Pedagogia do ICHPO/UFU.
Assim, a concepção de currículo é compreendida como uma construção cultural. Corroborando uma consideração de Grundy, “não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas” (1987 apud SACRISTÁN, 2000, p. 14).
A partir dessa concepção de currículo como construção cultural, histórica e social, que preenche a formação de princípios, conteúdos e orientações, nos leva à compreensão de contextos concretos que dão forma e conteúdo ao curso de Pedagogia. Trata-se, assim, de um complexo processo social com múltiplas expressões que impedem resumir ou esquematizar formas de organização curricular independente de suas relações de existência.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender as concepções históricas de currículo, seus fundamentos e suas implicações no contexto escolar |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Teorias e histórico do Currículo
1.1 - As origens do campo do Currículo no Brasil
1.2 - As teorias sobre Currículo
1.3 - Origem e desenvolvimento do conceito de Currículo
1.4 - Características e fundamentos do Currículo escolar
Unidade II: Processos metodológicos da organização curricular
2.1 - O Currículo e sua práxis: tarefas escolares, conteúdo e prática
2.2 - O plano a ser realizado pelos professores
2.3 - O Currículo prescrito como instrumento da política curricular
2.4 - Funções das prescrições e regulações curriculares
2.5 - Currículo e a organização do trabalho pedagógico
Unidade III: Currículo e cultura escolar
3.1- O Currículo e o cotidiano escolar
3.2 - Significados, dilemas e práxis
3.3 - Estrutura social do trabalho e seu poder de mediação no Currículo.
Unidade IV: O Currículo e a construção do conhecimento
4.1 - Características da aprendizagem pedagógica motivada pelo currículo;
4.2 - A complexidade da aprendizagem escolar e o Currículo.
Unidade V: Avaliação do Currículo
5.1 - A avaliação: uma ênfase no Currículo
5.2 - A avaliação como expressão das decisões dos professores
Unidade VI: Políticas educacionais e seus impactos no currículo:
6.1 - Reformas educacionais e mudanças no currículo da escola
6.2 - A BNCC: perspectivas e retrocessos organização curricular
6.3 - A organização curricular a partir da Reforma do Ensino Médio
METODOLOGIA
A disciplina propõe o desenvolvimento de situações de aprendizagem que busquem respeitar e atender as necessidades coletiva e individual dos alunos. As aulas presenciais serão por meio de aula expositivas, ciclos de debate, roda de conversa. A disciplina terá carga horária de 60h semanais e está dividida em 15 encontros presenciais
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)
b) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas propostas pelo curso de Pedagogia:
A participação dos/as discentes será acompanhada por meio de lista de presença e entrega de relatório-síntese das principais temáticas discutidas nas mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos e outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será formativa e contínua ao longo do processo pedagógico na perspectiva dialógica que significa e ressignifica a aprendizagem colaborativa e sustenta o vínculo entre professor e aluno, aluno e aluno.
Este processo se dará na interação nos seminários de discussão, aulas dialogadas, pesquisa de campo e seminários promovendo a participação ativa e democrática de todos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Critérios e Atividades a serem considerados no processo avaliativo: 100 pontos
Atividade |
Modalidade |
Critérios |
Valor |
Sínteses das unidades |
Individual |
Serão aplicadas atividades sínteses dos textos discutidos em sala de aula. Critérios de avaliação: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado. |
30 |
Análise fílmica |
Grupo |
Os alunos produzir uma resenha crítica dos filmes assistidos. Critérios: conhecimento do conteúdo; argumentos consistentes; adequação da linguagem científica e referencial teórico mobilizado. |
30 |
Artigo científico e apresentação de seminário |
Em grupos |
Os grupos deverão desenvolver uma pesquisa de campo com base na aplicação de questionário ou entrevistas com professores e gestores de escola sobre as reformas curriculares e analisar à luz do referencial teórico estudado na disciplina e referências complementares para produção de um artigo de 10 a 15 páginas. A pesquisa demandará duas etapas: - Entrega do artigo científico produzido a partir da pesquisa realizada (30 pontos) - Apresentação das pesquisas em seminários Critérios de avaliação: clareza e objetividade na escrita do texto, adequação da linguagem científica, referencial teórico mobilizado, cumprimento das normas da ABNT. (10 pontos) |
40 |
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Atendendo ao artigo 141, da Resolução CONGRAD nº46/2022, a penúltima aula do semestre letivo 2021/2 será destinada para a atividade de avaliação de recuperação de aprendizagem. Portanto, a/o estudante que tiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e não tiver obtido o rendimento mínimo para aprovação (60% do total de pontos distribuídos) no componente curricular, terá o direito de fazer a referida atividade avaliativa no valor de 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. 13. ed. Campinas: Papirus, 2006.
SACRISTÁN, J. G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.
_______. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Complementar
APPLE, M. W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2001.
______. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes, 2008.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2000.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Valeria Moreira Rezende, Professor(a) do Magistério Superior, em 07/02/2023, às 14:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4248620 |