UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

LIBRAS01

COMPONENTE CURRICULAR:

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Educação

SIGLA:

FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Geral:

- Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.

Específicos:

- Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares;

- Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical das Libras nos processos educacionais dos surdos;

- Compreender os fundamentos da educação de surdos;

- Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;

- Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tenso a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.

 

Ementa

Conceito de Libras. Fundamentos históricos de educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos de Libras.

 

PROGRAMA

  1. A língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos:

  2. Legislação específica: a Lei n° 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto n° 5.626, de 22/12/2005.

  3. Introdução a Libras:

  4. Prática introdutória em Libras:

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (org.) Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.

SKILIAR, C. (org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GOLFIELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus editora, 2002.

SACKS, O. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

SKLIAR, C. (org). Atualidade de educação bilíngue para surdos: texto: a localização política da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças.  Porto Alegre: Mediação, 1998.

SKLIAR, C. Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1997.

 

aprovação

 

ALESSANDRA MAIA DE CASTRO PRADO

Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia

Portaria R. 754/2019

GEOVANA FERREIRA MELO

Diretora da Faculdade de Educação

Portaria R. 767/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Alessandra Maia de Castro Prado, Coordenador(a), em 07/08/2019, às 16:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 13/08/2019, às 21:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.069334/2019-12 SEI nº 1448308