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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: LIBRAS01 |
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Faculdade de Educação |
SIGLA: FACED |
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CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Geral:
- Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.
Específicos:
- Utilizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em contextos escolares e não escolares;
- Reconhecer a importância, utilização e organização gramatical das Libras nos processos educacionais dos surdos;
- Compreender os fundamentos da educação de surdos;
- Estabelecer a comparação entre Libras e Língua Portuguesa, buscando semelhanças e diferenças;
- Utilizar metodologias de ensino destinadas à educação de alunos surdos, tenso a Libras como elemento de comunicação, ensino e aprendizagem.
Ementa
Conceito de Libras. Fundamentos históricos de educação de surdos. Legislação específica. Aspectos Linguísticos de Libras.
PROGRAMA
A língua Brasileira de Sinais e a constituição dos sujeitos surdos:
1.1. História das línguas de sinais;
1.2. As línguas de sinais como instrumento de comunicação, ensino e avaliação da aprendizagem em contexto educacional dos sujeitos surdos;
1.3. A língua de sinais na constituição da identidade e cultura surda.
Legislação específica: a Lei n° 10.436, de 24/04/2002 e o Decreto n° 5.626, de 22/12/2005.
Introdução a Libras:
3.1. Características da língua, seu uso e variações regionais;
3.2. Noções básicas de Libras: configurações de mão, movimento, locação, orientação da mão, expressões não-manuais, números; expressões socioculturais positivas: cumprimento, agradecimento, desculpas, expressões socioculturais negativas: desagrado, verbos e pronomes, noções de tempo e de horas.
Prática introdutória em Libras:
4.1. Diálogo em conversação com frases simples;
4.2. Expressão viso-espacial.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOTELHO, P. Linguagem e letramento na educação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
LODI, A. C. B.; HARRISON, K. M. P.; CAMPOS, S. R. L. TESKE, O. (org.) Letramento e minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.
SKILIAR, C. (org). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GOLFIELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. São Paulo: Plexus editora, 2002.
SACKS, O. Vendo vozes: uma jornada pelo mundo dos surdos. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
SKLIAR, C. (org). Atualidade de educação bilíngue para surdos: texto: a localização política da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
SKLIAR, C. Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1997.
aprovação
ALESSANDRA MAIA DE CASTRO PRADO Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia Portaria R. 754/2019 |
GEOVANA FERREIRA MELO Diretora da Faculdade de Educação Portaria R. 767/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Alessandra Maia de Castro Prado, Coordenador(a), em 07/08/2019, às 16:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 13/08/2019, às 21:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.069334/2019-12 | SEI nº 1448308 |