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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS31705 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 45h |
CH TOTAL: 105h |
OBJETIVOS
Planejar e desenvolver regência para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio, em escolas da Educação Básica na rede pública de ensino.
Compreender a experiência didática como parte do processo de construção do pensamento e do conhecimento histórico.
Articular conhecimento historiográfico, legislação, conceitos, projetos e currículos para a Educação Básica no Brasil.
Vivenciar as relações entre a prática docente, os problemas conceituais da História, as noções de tempo histórico e de espaço, posicionamentos didáticos e historiográficos, políticas públicas, currículos e avaliação.
Elaborar relatório circunstanciado, com descrição e análise da experiência de estágio.
Ementa
O ensino de História: trabalho docente, relação pedagógica professor-aluno, organização escolar. Prática de estágio supervisionado e efetiva prática de sala de aula: regência. A prática pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino em escolas públicas de Ensino Fundamental ou Ensino Médio.
PROGRAMA
Professor de História, escola pública e práticas educativas.
Planejamento de ensino.
Prática docente em História no Ensino Médio ou no Ensino Fundamental: regência.
Docência em História: experiência, conhecimento e saberes pedagógicos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico em sala de aula. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. História e ensino de história. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FREIRE, Paulo. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FONSECA, Selva Guimarães; GATTI JÚNIOR, Décio (Orgs). Perspectivas do ensino de história: ensino, cidadania e consciência histórica. Uberlândia: EDUFU, 2011.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13. ed. Campinas: Papirus, 2012.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima e; SIMAN, Lana Mara de Castro (Orgs). Inaugurando a história e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: vozes, 2008.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
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Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 06/12/2019, às 13:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735617 |