UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Operações e Sistemas

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4132 - 1F 2016
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Administração

Unidade Ofertante:

FAGEN

Código:

GBT045

Período/Série:

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dr. Carlos Henrique Viola

Ano/Semestre:

2022-1

Observações:

chviola@ufu.br

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

Atualmente diversas profissões estão reconhecendo a importância de se estudar administração e seus princípios básicos. O conhecimento sobre gestão tem contribuído com a condução dos negócios à medida que torna possível ao gestor alcançar melhores desempenhos por meio da aplicação dos conceitos relacionados às administrações de finança, recursos humanos, marketing e operações. Nesse sentido, essa disciplina de Administração deverá contribuir com o enriquecimento do currículo dos alunos de Biotecnologia, tornando-os mais aptos a atuarem em organizações públicas ou privadas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Oferecer aos alunos o conhecimento dos processos administrativos a partir de conceitos teóricos e exemplos práticos possibilitando a compreensão real das atividades atribuídas a eles no dia a dia de uma empresa.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar, em síntese, os estudos organizacionais e suas evoluções;
  • Apresentar e discutir sobre gestão de Recursos Humanos, com ênfase nos assuntos de Recrutamento e Seleção, treinamento e planejamento de carreira;
  • Conceituar gestão financeira e discutir sobre custos, análise de investimento e matemática financeira;
  • Conceituar gestão de marketing e discutir sobre marketing estratégico e tático;
  • Conceituar e discutir sobre gestão de operações sob a ótica da cadeia de abastecimento.

PROGRAMA

  1. Teoria Geral da Administração
    1. Retrospectiva do desenvolvimento da Teoria da Administração
    2. Organização e o Papel da Administração
    3. Teorias Científicas da Administração
  2. Recursos Humanos
    1. Recrutamento e Seleção
    2. Treinamento e Seleção
    3. Planejamento de Carreira
  3. Finanças
    1. Custos de Produção
    2. Planejamento Financeiro
    3. Noções de Matemática Financeira
    4. Análise de Investimento
  4. Marketing
    1. Os 4 p’s do Marketing
    2. Análises de Mercado
    3. Posicionamento Estratégico
    4. Plano de Marketing
  5. Operações
    1. Tipos de Produção
    2. Cadeia Produtiva
    3. Gestão de Estoques
    4. Gestão de Qualidade

METODOLOGIA

Aulas expositivas, através de slides (PowerPoint), leitura de artigos, discussões, exercícios e desenvolvimento de trabalho em grupo.

Aulas às Segundas-feiras das 08h às 11h30.

Link para acesso ao material de apoio da disciplina:

https://teams.microsoft.com/l/team/19%3a58bka9lpRGo1O8w83iLMCTCqLFxG90GnB9iiIsbkwVE1%40thread.tacv2/conversations?groupId=1a6b91ee-895e-4b42-a9fe-0c9fc708a467&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

AVALIAÇÃO

Trabalho (50 pontos): realização de diagnóstico em um departamento de uma organização pública ou privada relacionada ao setor de Biotecnologia, cujas atividades tenham relação com o curso, analisando aspectos de uma das áreas de gestão vista no curso.

Data de Entrega: 12/12/22

Trabalho (50 pontos): realização de um plano de ação para um departamento de uma organização pública ou privada relacionada ao setor de Biotecnologia, cujas atividades tenham relação com o curso, propondo melhorias para a área que recebeu o estudo de diagnóstico.

Data de Entrega: 30/01/23

 

Recuperação: Em caso de não atingimento da nota mínima e cumprimento de no mínimo 75% de presença, conforme resolução CONGRAD Nº 46/2022, de 28/03/2022, o aluno terá direito à avaliação de recuperação.

Avaliação Individual de Recuperação (Se necessária) em 06/02/2023 – 100 Pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHIAVENATO, I. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Editora Makron Books, 1992.

GITMAN, L.J. Princípios da Administração Financeira, 12. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Complementar

HUNTER, J. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, 2004.

MARTINS, E. Contabilidade de Custos. São Paulo: Atlas, 2001.

MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. São Paulo, Atlas, 1993.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para Empreendedores. São Paulo: Pearson, 2006.

MONTANA, P. J.; CHARNOV, B. H. Administração. 3.ed. São Paulo, Saraiva, 2011.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Henrique Viola, Professor(a) do Magistério Superior, em 09/09/2022, às 15:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3908014 e o código CRC 16A30C9F.




Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 SEI nº 3908014