UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Fundamentos de Matemática Elementar I

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP33102 

Período/Série:

Turma:

MN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wallisom da Silva Rosa

Ano/Semestre:

2020/1

Observações:

 

 

EMENTA

Conjunto dos números reais. Álgebra elementar. Funções de uma variável real a valores reais.

JUSTIFICATIVA

A disciplina visa um nivelamento dos alunos do primeiro período quanto aos conteúdos do ensino médio e uma preparação para o estudo das disciplinas dos semestres posteriores. 

Alguns tópicos da ementa, como Conjuntos Numéricos, Funções e os Princípios da Indução Finita, irão acompanhar o estudante de Matemática em toda a sua carreira acadêmica e profissional. Daí a importância de serem abordados desde o primeiro semestre do curso. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno a determinar o domínio, imagem e o gráfico das principais funções de uma variável real a valores reais. 

Objetivos Específicos:

Formalizar, com rigor matemático, os conceitos de conjunto, função e relação. Classificar os diversos tipos de funções e trabalhar com algumas funções essenciais do Cálculo. Demonstrar propriedades de números naturais através do Princípio de Indução Finita. Identificar e classificar um número real através de sua representação decimal. Resolver equações e inequações em R. 

PROGRAMA

1. CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS 

1.1. Representação dos números reais. 

1.2. Propriedades dos números reais. 

1.3. A ordem na reta e a notação de intervalo. 

1.4. 1° Princípio de indução finita. 

1.5. 2° Princípio de indução finita 

1.6. Demonstração por indução. 

 

2. ÁLGEBRA ELEMENTAR 

2.1. Radiciação e Potenciação. 

2.2. Polinômios e fatoração. 

2.3. Expressões fracionárias. 

2.4. Equações. 

2.5. Inequações. 

 

3. FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL A VALORES REAIS 

3.1. Definição e suas propriedades. 

3.2. Função polinomial. 

3.3. Funções racionais. 

3.4. Funções exponenciais. 

3.5. Funções logarítmicas. 

3.6. Funções trigonométricas. 

3.7. Operações com funções. 

3.8. Funções compostas. 

3.9. Funções inversas.

 

METODOLOGIA

Ao longo da AARE serão oferecidas atividades síncronas e assíncronas, conforme descrito abaixo. 

  1. Atividades síncronas (45 horas) compostas por: 

Aulas expositivas em sistema de videoconferência: 12 videoconferências com duração de 100 minutos (terças: 19:00 às 20:40) totalizando 20 horas; 12 videoconferências de exercícios/dúvidas com duração de 100 minutos (quintas: 20:50 às 22:30) totalizando 20 horas; 3 videoconferências para aplicação de provas com duração de 100 minutos cada prova totalizando 5 horas. 

As videoconferências serão realizadas através da plataforma Microsoft Teams ou em caso de problemas técnicos o docente se reserva ao direito de transferir as videoconferências para Google Meets ou Skype ou webconfererência.rnp ou Cisco Webex ou qualquer outra plataforma livre disponível. As dúvidas dos discentes poderão ser sanadas pelas plataformas citadas acima ou ainda por contatos mais diretos como e-mail ou WhatsApp. 

 

  1. Atividades assíncronas (15 horas) compostas por: 

Tarefas remotas a serem realizadas individualmente por cada aluno: Serão disponibilizadas ao longo da AARE tarefas como exercícios dirigidos, trabalhos teóricos, etc. As tarefas serão compreendidas por consulta e estudo individual do material didático- pedagógico (textos, vídeos, slides) disponibilizado ou disponível nas bibliotecas virtuais da UFU. As tarefas serão  direcionadas a alguns tópicos da ementa que ficaram de fora do cronograma de aulas síncronas.

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se dará por meio de 3 provas (25 pontos cada) realizadas por videoconferência e mais as notas dos trabalhos remotos (totalizando 25 pontos). A nota do aluno é o somatório das notas das 3 provas mais a nota do trabalho e o discente está aprovado se obtiver nota maior que ou igual a 60. As provas poderão ser com questões discursivas, de múltipla escolha, orais ou por vídeo gravado pelo aluno explicando suas resoluções.

As avaliações (provas) não necessariamente serão realizadas em uma única etapa e dia, podendo serem divididas em atividades menores (questionário, vídeos a serem criados pelos alunos, tarefas para entregar a posteriori, etc.).

Durante o dia da realização das provas é obrigatório que o aluno esteja com a sua câmera ligada. Este ponto só tem validade para as tarefas relativas à prova que serão realizadas de forma síncrona nos dias previamente combinados entre professor e alunos (questionário ou resolução de exercícios para anexar à tarefa aberta).

Caso o aluno não obtenha o mínimo de 60 pontos, terá oportunidade de fazer uma Avaliação Final sobre todo o conteúdo da disciplina. Esta avaliação poderá ser marcada em horário extra, se for necessária. 

OBSERVAÇÃO1: As datas das avaliações não são rígidas e podem ser rediscutidas no decorrer do curso. 

OBSERVAÇÃO 2: Segundo as Normas Gerais de Graduação da UFU, Capítulo II, Seção II, Artigos 173 e 174, com o intuito de preservar a privacidade do aluno, todos os pedidos de Avaliação Fora de Época estão previamente negados (direito do Professor assegurado pelo artigo 173). Assim sendo, todos os pedidos de Avaliação Fora de Época devem ser encaminhados diretamente para o Colegiado de Curso ao qual pertence, que fará a devida análise do processo do aluno para verificar se ele se enquadra nos requisitos dos incisos I a III do Parágrafo 1º do Artigo 174. Sendo o processo deferido, o aluno terá direito à do Artigo 174. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

[1] HEFEZ, A. Elementos de aritmética. Rio de Janeiro: SBM, 2005.

[2] IEZZI, G., MURAKAMI, C. Fundamentos de Matemática Elementar. 8. ed. São Paulo: Atual, 2004. v.1.

[3] LIMA, E.L. A Matemática do ensino médio. Rio de Janeiro: SBM, 2001. v.1.

Complementar

[4] IEZZI, G., DOLCE, O. E MURAKAMI, C. Fundamentos de matemática elementar. 9. ed. São Paulo: Atual, 2010. v.2.

[5] LIMA, E. L. A matemática do ensino médio. Rio de Janeiro: SBM, 2000. v.2.

[6] ______. A matemática do ensino médio. Rio de Janeiro: SBM, 2001. v.3.

[7] MACHADO, A. S. Matemática: conjunto e funções. São Paulo: Atual, 1988.

[8] POLYA, G. A Arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1977.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alisson Rafael Aguiar Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/05/2021, às 12:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.031085/2021-07 SEI nº 2764739