UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Organizações e Estratégia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estratégia

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31505

Período/Série:

5o

Turma:

A/B (extra)

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

72

Prática:

0

Total:

72

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Domingues

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

  1. Conceitos e principais abordagens no campo da estratégia.
  2. Processo de administração estratégica.
  3. Estratégias de Negócios e Estratégias Corporativas
  4. Estratégias de Reestruturação
  5. Estratégias de Crescimento.
  6. Estratégias de Cooperação.
  7. Reputação organizacional e estratégia

JUSTIFICATIVA

A estratégia é um elemento da administração que consolida todo um arcabouço de conhecimentos sobre a gestão e a implementação desta em diferentes ambientes e contextos históricos, sociais e econômicos. Seu entendimento consolida a formação do administrador, já a sua concepção, inter-relação e consequente acompanhamento são fundamentais para uma prática organizacional com vistas ao crescimento ou a manutenção das organizações.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos o conhecimento dos principais conceitos e abordagens da estratégia para saber atuar no processo de formulação, implementação e análise da estratégia.

Objetivos Específicos:

a) explicar os diferentes conceitos e princípios de estratégia e diferenciar administração estratégica de planejamento estratégico;

b) desenvolver a compreensão contextualizada e a visão crítica sobre os elementos ambientais que influenciam a formulação e implementação de estratégias;

c) integrar os elementos práticos e acadêmicos frente às realidades organizacionais no que tange à estrutura e escolha das melhores estratégias;

d) conhecer e saber aplicar técnicas e ferramentas para desenvolvimento, implementação e acompanhamento de estratégias empresariais.

PROGRAMA

1. Estratégia: conceitos, perspectivas e escolas

1.1. Conceitos de estratégia

1.2. O processo de formação das estratégias: deliberadas e emergentes

1.3. Escolas de Estratégia: do design à configuração

2. Etapas do processo de administração estratégica

2.1. Diferenciação entre Administração Estratégica e Planejamento Estratégico

2.2. Análise do ambiente: interno e externo

2.3. A formulação das estratégias

2.4. A implementação das estratégias

2.5. O controle do desempenho organizacional: o Balanced Scorecard

3. Estratégias de Negócios e Estratégias Corporativas

3.1. Estratégia de nível de negócios: Modelo das Forças Competitivas

3.2. Estratégia de nível empresarial ou corporativo: modelo RBV

3.3. Estratégias funcionais

4. Estratégias de Reestruturação

4.1. Estratégias de Downsizing

4.2. Estratégias de Downscoping

5. Estratégias de Crescimento

5.1. Estratégias de Diversificação

5.2. Estratégias de Aquisição e Fusão

5.3. Estratégias de Internacionalização

6. Estratégias de Cooperação

6.1. Alianças Estratégicas

6.2. Redes de Cooperação

7. Reputação organizacional e estratégia: conceitos e perspectivas

7.1. Abordagem de stakeholders

7.2. O gerenciamento de impressões das estratégias

7.3. O conceito de governança

METODOLOGIA

TÉCNICAS DE ENSINO, CARGA HORÁRIA E TECNOLÓGICAS DITIGAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Técnicas de ensino:

· debates utilizando filmes e vídeos, reportagens e outros textos.

· exercícios em pequenos grupos

· estudos individuais

· estudo de caso de uma organização, com dados disponíveis na internet,

A estratégia para recuperação dos conteúdos:

Ao final de cada semana os alunos podem agendar horários para dirimir dúvidas, enviando, previamente as questões por e-mail e que serão respondidas de forma assíncrona e indicação de leituras e atividades complementares para tenham a possibilidade dirimir as dúvidas e internalizarem os conhecimentos sobre a disciplina.

Recursos didáticos e audiovisuais:

· aulas assíncronas, lousa, estudos de caso e provas situacionais.

 

Carga Horária: 72 h/a

TDIC: O conteúdo programático da disciplina e as descrições, explicações e ferramentas para entrega das atividades serão disponibilizados no ambiente virtual oficial da UFU, o Moodle (www.moodle.ufu.br). Portanto, as entregas de atividades deverão ser neste ambiente virtual, nenhuma atividade será aceita fora deste canal.

Formas de apuração da assiduidade das atividades TDE: entrega pontual das atividades dentro das especificações e critérios estabelecidos em cada atividade.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

27.09

Apresentação da disciplina

Contrato psicopedagógico

Descrever as atividades presenciais e assíncronas, se houver

 

4 horas

04.10

Estratégia: conceitos, perspectivas e escolas

 

Contrato pedagógico

Apresentação da disciplina

Estratégia: conceitos,

The Corporation

Conceitos de Estratégia: definições, princípios (5 P´s), administração estratégica x planejamento estratégico.

 

4 horas

11.10

Estratégia: conceitos, perspectivas e escolas

 

1. Análise de Ambiente, crítica ao uso incorreto de suas ferramentas e as consequências disto para as empresas.

2. Importância de trabalhar com os elementos: fatos; dados; informação.

3. Momento das contribuições e dúvidas.

4. Indicar o encaminhamento para o caso depositado no Moodle.

5. Ler sobre os elementos da configuração organizacional segundo Mintzberg,

 

4 horas

18.10

Etapas do processo de administração estratégica

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

2. Análise de Ambiente, interno e as consequências disto para as empresas.

3. Estrutura Organizacional segundo Mintzberg, suporte para a estratégia

 

4 horas

25.10

Etapas do processo de administração estratégica

1. Como se trabalha com as informações em estratégia;

2. As estratégias Genéricas.

3. Momento das contribuições e dúvidas.

Estratégias Genéricas

- Análise do Microambiente – Modelo das Forças competitivas

 

4 horas

01.11

Estratégias de Negócios

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

2. O que fazer com a desinformação em estratégia?;

3. Escolher as estratégias e decidir sobre quais as estratégias, baseando-se em informações.

4. Análise de ambiente e os principais recursos para realização desta.

 

4 horas

08.11

Estratégias Corporativas

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

2. Como trabalhar com as informações da análise de ambiente;

3. Escolher as estratégias ou decidir sobre quais as estratégias, baseando-se em informações.

4. Um olhar interno, leitura de texto sobre: Modelo das Forças Competitivas e modelo RBV,

 

4 horas

22.11

 

Avaliação 20 pontos

 

4 horas

29.11

Estratégias de Crescimento Reputação organizacional e estratégia: conceitos e perspectivas

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

2. Reestruturação, a análise do ambiente e as principais ferramentas.

 

4 horas

06.12

Estratégias de Cooperação

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

2. Estratégia de cooperação suas formas e processos organizacionais.

3 Estratégia de Cooperação

- Alianças

- Redes

- Internacionalização

 

4 horas

13.12

Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

Desenvolver parte capitulo 1  do trabalho final da disciplina

4 horas

 

1 horas (TDE)

 

20.12

Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

Desenvolver parte capitulo 2 e 3 do trabalho final da disciplina

4 horas

 

2 horas (TDE)

 

10.01

Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

Desenvolver parte capitulo 4 e 5 do trabalho final da disciplina

4 horas

 

1 horas (TDE)

 

17.01

Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura.

Desenvolver parte capitulo 5 e 7 do trabalho final da disciplina

4 horas

 

1 horas (TDE)

 

24.01

Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina

1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material. Revisar o trabalho final da disciplina.

PRAZO FINAL PARA ENTREGA DO TRABALHO ESCRITO.

4 horas

3 horas (TDE)

 

31.01

Apresentação do trabalho Final

Apresentação do trabalho final:50 PONTOS

4 horas

04.02

Apresentação do trabalho Final

Apresentação do trabalho final:50 PONTOS

4 horas

 

AVALIAÇÃO

As atividades TDE compõem a avaliação dos alunos junto com a avaliação presencial prevista conforme descrito a seguir:

Primeira avaliação: ocorrerá durante a aula do dia 22/11/2022, as 19h

Data de realização: 22/11/2022

Horário: 19h

Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais. Esta avaliação valerá 40 pontos.

Segunda avaliação: Será realizada individualmente, por meio de um trabalho de Estudo de Caso e será longitudinal, no que diz respeito a utilização do conteúdo abordado. Logo, sua realização se dará ao longo da disciplina, com as entregas definidas e já explicitadas no calendário. Para tanto, os alunos terão acesso as instruções normativas para a realização, no primeiro dia de aula, bem como, os critérios utilizados para fins da avaliação

Data de realização: A entrega deve ser feita dia 24.02.23 no Moodle.  A não entrega na data significará conceito zero. As apresentações serão realizadas dia 24.02.23.

Horário:19 horas

Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais e a aplicação dos elementos estudados em uma situação de Estudo de Caso. Esta avaliação valerá 50 pontos.

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar duas atividades extras que são: resumo manuscrito dos principais tópicos vistos na disciplina e gravação de vídeo sobre os tópicos da disciplina fazendo a relação entre o conteúdo e prática organizacional entregando-os antes dentro do prazo de lançamento das notas do semestre.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. BARNEY, Jay B.; HESTERLY, William S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
  2. MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. O safári de estratégia. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  3. MINTZBERG, H.; QUINN, A.; GOSHAL, J. B. O processo de estratégia: conceitos, contextos e casos relacionados. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Complementar

  1. HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração Estratégica. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2008.
  2. KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.
  3. PORTER, M. Estratégia Competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  4. PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentado um desempenho superior. Rio de janeiro: Elsevier, 1989.
  5. WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Artigos de jornais, de revistas acadêmicas de Administração e de revistas populares de negócio.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Domingues, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/08/2023, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4735635