|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
A estratégia é um elemento da administração que consolida todo um arcabouço de conhecimentos sobre a gestão e a implementação desta em diferentes ambientes e contextos históricos, sociais e econômicos. Seu entendimento consolida a formação do administrador, já a sua concepção, inter-relação e consequente acompanhamento são fundamentais para uma prática organizacional com vistas ao crescimento ou a manutenção das organizações.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar aos alunos o conhecimento dos principais conceitos e abordagens da estratégia para saber atuar no processo de formulação, implementação e análise da estratégia. |
Objetivos Específicos: |
a) explicar os diferentes conceitos e princípios de estratégia e diferenciar administração estratégica de planejamento estratégico; b) desenvolver a compreensão contextualizada e a visão crítica sobre os elementos ambientais que influenciam a formulação e implementação de estratégias; c) integrar os elementos práticos e acadêmicos frente às realidades organizacionais no que tange à estrutura e escolha das melhores estratégias; d) conhecer e saber aplicar técnicas e ferramentas para desenvolvimento, implementação e acompanhamento de estratégias empresariais. |
PROGRAMA
1. Estratégia: conceitos, perspectivas e escolas
1.1. Conceitos de estratégia
1.2. O processo de formação das estratégias: deliberadas e emergentes
1.3. Escolas de Estratégia: do design à configuração
2. Etapas do processo de administração estratégica
2.1. Diferenciação entre Administração Estratégica e Planejamento Estratégico
2.2. Análise do ambiente: interno e externo
2.3. A formulação das estratégias
2.4. A implementação das estratégias
2.5. O controle do desempenho organizacional: o Balanced Scorecard
3. Estratégias de Negócios e Estratégias Corporativas
3.1. Estratégia de nível de negócios: Modelo das Forças Competitivas
3.2. Estratégia de nível empresarial ou corporativo: modelo RBV
3.3. Estratégias funcionais
4. Estratégias de Reestruturação
4.1. Estratégias de Downsizing
4.2. Estratégias de Downscoping
5. Estratégias de Crescimento
5.1. Estratégias de Diversificação
5.2. Estratégias de Aquisição e Fusão
5.3. Estratégias de Internacionalização
6. Estratégias de Cooperação
6.1. Alianças Estratégicas
6.2. Redes de Cooperação
7. Reputação organizacional e estratégia: conceitos e perspectivas
7.1. Abordagem de stakeholders
7.2. O gerenciamento de impressões das estratégias
7.3. O conceito de governança
METODOLOGIA
TÉCNICAS DE ENSINO, CARGA HORÁRIA E TECNOLÓGICAS DITIGAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Técnicas de ensino:
· debates utilizando filmes e vídeos, reportagens e outros textos.
· exercícios em pequenos grupos
· estudos individuais
· estudo de caso de uma organização, com dados disponíveis na internet,
A estratégia para recuperação dos conteúdos:
Ao final de cada semana os alunos podem agendar horários para dirimir dúvidas, enviando, previamente as questões por e-mail e que serão respondidas de forma assíncrona e indicação de leituras e atividades complementares para tenham a possibilidade dirimir as dúvidas e internalizarem os conhecimentos sobre a disciplina.
Recursos didáticos e audiovisuais:
· aulas assíncronas, lousa, estudos de caso e provas situacionais.
Carga Horária: 72 h/a
TDIC: O conteúdo programático da disciplina e as descrições, explicações e ferramentas para entrega das atividades serão disponibilizados no ambiente virtual oficial da UFU, o Moodle (www.moodle.ufu.br). Portanto, as entregas de atividades deverão ser neste ambiente virtual, nenhuma atividade será aceita fora deste canal.
Formas de apuração da assiduidade das atividades TDE: entrega pontual das atividades dentro das especificações e critérios estabelecidos em cada atividade.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
27.09 |
Apresentação da disciplina Contrato psicopedagógico |
Descrever as atividades presenciais e assíncronas, se houver
|
4 horas |
04.10 |
Estratégia: conceitos, perspectivas e escolas
|
Contrato pedagógico Apresentação da disciplina Estratégia: conceitos, The Corporation Conceitos de Estratégia: definições, princípios (5 P´s), administração estratégica x planejamento estratégico.
|
4 horas |
11.10 |
Estratégia: conceitos, perspectivas e escolas
|
1. Análise de Ambiente, crítica ao uso incorreto de suas ferramentas e as consequências disto para as empresas. 2. Importância de trabalhar com os elementos: fatos; dados; informação. 3. Momento das contribuições e dúvidas. 4. Indicar o encaminhamento para o caso depositado no Moodle. 5. Ler sobre os elementos da configuração organizacional segundo Mintzberg,
|
4 horas |
18.10 |
Etapas do processo de administração estratégica |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. 2. Análise de Ambiente, interno e as consequências disto para as empresas. 3. Estrutura Organizacional segundo Mintzberg, suporte para a estratégia
|
4 horas |
25.10 |
Etapas do processo de administração estratégica |
1. Como se trabalha com as informações em estratégia; 2. As estratégias Genéricas. 3. Momento das contribuições e dúvidas. Estratégias Genéricas - Análise do Microambiente – Modelo das Forças competitivas
|
4 horas |
01.11 |
Estratégias de Negócios |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. 2. O que fazer com a desinformação em estratégia?; 3. Escolher as estratégias e decidir sobre quais as estratégias, baseando-se em informações. 4. Análise de ambiente e os principais recursos para realização desta.
|
4 horas |
08.11 |
Estratégias Corporativas |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. 2. Como trabalhar com as informações da análise de ambiente; 3. Escolher as estratégias ou decidir sobre quais as estratégias, baseando-se em informações. 4. Um olhar interno, leitura de texto sobre: Modelo das Forças Competitivas e modelo RBV,
|
4 horas |
22.11 |
|
Avaliação 20 pontos
|
4 horas |
29.11 |
Estratégias de Crescimento Reputação organizacional e estratégia: conceitos e perspectivas |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. 2. Reestruturação, a análise do ambiente e as principais ferramentas.
|
4 horas |
06.12 |
Estratégias de Cooperação |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. 2. Estratégia de cooperação suas formas e processos organizacionais. 3 Estratégia de Cooperação - Alianças - Redes - Internacionalização
|
4 horas |
13.12 |
Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. Desenvolver parte capitulo 1 do trabalho final da disciplina |
4 horas
1 horas (TDE)
|
20.12 |
Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. Desenvolver parte capitulo 2 e 3 do trabalho final da disciplina |
4 horas
2 horas (TDE)
|
10.01 |
Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. Desenvolver parte capitulo 4 e 5 do trabalho final da disciplina |
4 horas
1 horas (TDE)
|
17.01 |
Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material para leitura. Desenvolver parte capitulo 5 e 7 do trabalho final da disciplina |
4 horas
1 horas (TDE)
|
24.01 |
Atividade de análise do caso de estudo da Disciplina |
1. Respostas a dúvidas de alunos e indicação de material. Revisar o trabalho final da disciplina. PRAZO FINAL PARA ENTREGA DO TRABALHO ESCRITO. |
4 horas 3 horas (TDE)
|
31.01 |
Apresentação do trabalho Final |
Apresentação do trabalho final:50 PONTOS |
4 horas |
04.02 |
Apresentação do trabalho Final |
Apresentação do trabalho final:50 PONTOS |
4 horas |
AVALIAÇÃO
As atividades TDE compõem a avaliação dos alunos junto com a avaliação presencial prevista conforme descrito a seguir:
Primeira avaliação: ocorrerá durante a aula do dia 22/11/2022, as 19h
Data de realização: 22/11/2022
Horário: 19h
Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais. Esta avaliação valerá 40 pontos.
Segunda avaliação: Será realizada individualmente, por meio de um trabalho de Estudo de Caso e será longitudinal, no que diz respeito a utilização do conteúdo abordado. Logo, sua realização se dará ao longo da disciplina, com as entregas definidas e já explicitadas no calendário. Para tanto, os alunos terão acesso as instruções normativas para a realização, no primeiro dia de aula, bem como, os critérios utilizados para fins da avaliação
Data de realização: A entrega deve ser feita dia 24.02.23 no Moodle. A não entrega na data significará conceito zero. As apresentações serão realizadas dia 24.02.23.
Horário:19 horas
Critérios de avaliação: demonstrar domínio do conteúdo e capacidade de relacionar os temas a diferentes situações e ambientes organizacionais e a aplicação dos elementos estudados em uma situação de Estudo de Caso. Esta avaliação valerá 50 pontos.
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar duas atividades extras que são: resumo manuscrito dos principais tópicos vistos na disciplina e gravação de vídeo sobre os tópicos da disciplina fazendo a relação entre o conteúdo e prática organizacional entregando-os antes dentro do prazo de lançamento das notas do semestre.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Complementar
Artigos de jornais, de revistas acadêmicas de Administração e de revistas populares de negócio.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Domingues, Professor(a) do Magistério Superior, em 14/08/2023, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4735635 e o código CRC 4E616ED3. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4735635 |