UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Química Inorgânica II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP

34403

Período/Série:

4

Turma:

QI

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Luis Rogério Dinelli

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

1.         Introdução

2.         Grupo dos metais alcalinos

3.         Grupo dos metais alcalinos terrosos

4.         Hidrogênio.

5.         A família do Boro

6.         Grupo IV - C ao Pb

7.         Grupo V - Grupo de Nitrogênio

8.         Grupo VI - Grupo do Oxigênio

9.         Grupo VII - Grupo dos Halogênios

10.       Gases Nobres

11.       Noções da química descritiva dos elementos do bloco d. Noções da química descritiva dos elementos do bloco f.

JUSTIFICATIVA

Na disciplina os conteúdos desenvolvidos estão articulados de forma a permitirem a:

Formação teórica sobre elementos da tabela periódica, aspectos das propriedades comuns às famílias. Desenvolvimento da capacidade de observação e de discussão sobre ligações e reações químicas, principais usos e aplicações dos elementos e compostos químicos. Contextualização e criticidade do conhecimento sobre novos materiais e procedimentos. Análise e aplicabilidade dos conceitos ao cotidiano e ao meio ambiente, e a utilização dos recursos naturais de forma coerente, sustentável e responsável.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos da tabela periódica; acompanhar e compreender os avanços científicos e tecnológicos na área de química inorgânica;
  • Conhecer noções de classificação e composição de minerais;
  • Identificar e fazer busca nas fontes de informação relevantes para a química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônicas e remota;
  • Saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem científica, oral e escrita em idioma pátrio.

Objetivos Específicos:

  • Estudar os elementos da tabela periódica sob o aspecto das propriedades comuns às famílias e aos grupos de elementos;
  • Estudar as propriedades físicas e químicas, aspectos estruturais, ligações, reações e usos obtenções e aplicações.

PROGRAMA

1.         Introdução: Disposição dos elementos na Tabela Periódica. Metais frente à não-metais

2.         Grupo dos Metais Alcalinos: Propriedades físicas e químicas. Principais compostos formados: haletos, óxidos, hidróxidos e sais de metais alcalinos com oxoácidos. Relacionar as principais propriedades físicas, principais reações, seus usos e aplicações.

3.         Grupo dos Metais Alcalinos Terrosos (Idem ao item 2).

4.         Hidrogênio: Propriedades físicas e químicas. Compostos formados (hidretos). Estrutura da água (ligações de hidrogênio), propriedades físicas e reações químicas.

5.         A família do Alumínio: Propriedades físicas e químicas. Relação entre as principais propriedades físicas, principais reações, usos e aplicações dos compostos: hidretos, haletos, óxidos e oxoácidos de boro; hidretos, trihaletos, hidróxidos e óxidos de Alumínio.

6.         Grupo IV – C ao Pb: Propriedades físicas e químicas. Relacionar as principais propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações dos principais compostos formados no grupo: haletos e óxidos, de carbono, ácido carbônico e carbonatos, peroxocarbonatos; hidretos, haletos e óxidos de silício e silicatos.

7.         Grupo V - Grupo de Nitrogênio: Propriedades físicas e químicas. Relacionar as propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações dos principais compostos formados: amônia e suas atividades, oxihaletos, óxidos e oxoácidos de nitrogênio; hidretos, haletos, óxidos e oxoácidos de fósforo.

8.         Grupo VI – Grupo do Oxigênio: Propriedades físicas e químicas. Relacionar as propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações dos principais compostos formados: peróxido de hidrogênio; sulfatos, óxidos e oxoácidos de enxôfre.

9.         Grupo VII – Grupo dos Halogênios: Propriedades físicas e químicas. Relação entre as propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações dos principais compostos formados: compostos interhalogenados, haletos de hidrogênio, compostos binários dos halogênios com oxigênio e oxoácidos dos halogênios. Gases Nobres: Propriedades físicas e químicas. Relação entre as propriedades físicas, as principais reações, usos e aplicações.

10.       Noções da química descritiva dos elementos do bloco d: Propriedades físicas e químicas. Compostos oganometálicos. As principais reações, usos e aplicações.

11.       Noções da química descritiva dos elementos do bloco f: Propriedades físicas e químicas. As principais reações, usos e aplicações.

METODOLOGIA

No desenvolvimento da disciplina serão utilizados aulas expositivas, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, demonstrações, dinâmicas de grupo e exercícios.

Os recursos didáticos utilizados serão quadro e giz, quadro branco, recursos audiovisuais (retroprojetor, tabela periódica, tabelas, gráficos, ilustrações, tabelas contendo as propriedades físicas e químicas dos elementos da tabela periódica, data-show).

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através de 3 avaliações individuais e apresentação de um seminário.

As notas das avaliações serão atribuídas na escala de 0 a 100.

 

A nota final (NF) será calculada da seguinte forma:

N. F. = ((media dos questionários x 0,7) + (NS x 0,3))

NS = Nota seminário.

 

O estudante deverá obter MF ≥ 60 para ser aprovado.

Os discentes que não atingirem MF ≥ 60 poderão realizar uma prova de recuperação (facultativa) no final do período letivo. A prova de recuperação envolverá TODO O CONTEÚDO ministrado durante o curso.

- A nota final (NF) para os que realizarem a prova de recuperação será calculada de acordo com a equação:

NF = ((MF x 50) + (Nota da prova de recuperação x 50))/100

Em caso de diminuição da MF após a prova de recuperação prevalecerá sempre à maior nota.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

- LEE, J. D. Química Inorgânica não tão Concisa. 3a reimpressão. Tradução da 5a edição inglesa. São Paulo. Editora Edgard Blücher LTDA, 2003.

- SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica. 3a edição. São Paulo. Editora Bookman, 2003.

- COTTON, F. A.; WILKINSON, G. Química Inorgânica. Livros Tecnicos e Cientificos. Rio de Janeiro, 1978.

Complementar

- JONES, C. J. A Quimica dos Elementos dos Blocos d e f. 1a edição. São Paulo. Editora Artmed- Bookman, 2002.

- QUAGLIANO, J. V.; VALLARINO, L. M. Química. 3a edição. Editora Guanabara. Rio de Janeiro, 1980.

- SHREVE, R. N. Indústria de Processos Químicos. 4a edição. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Dois, 1977.

- OVERTON, T.; RAYNER-CANHAM, G. Descriptive Inorganic Chemistry. 3a edição. Editora W. H. Freeman, New York, 2002.

- PORTERFIELD, W. W. Inorganic Chemistry. 2a edição. Editora Academic Press, 1993.

- GREENWOOD, N.; EARNSHAW, A. Chemistry of the Elements. 2a edição. Editora Elsevier, 1997.

- COTTON, F. A.; MURILLO, C. A. BOCHMANN, M. Advanced Inorganic Chemistry. 4a edição. Editora Oxford University Press. New York, 1999.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5113964