UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Experimental de Física Básica: Eletricidade e Eletromagnetismo

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39034

Período/Série:

3º Período

Turma:

B2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

José de los Santos Guerra

Ano/Semestre:

2021/1 (AARE)

Observações:

É necessário ter finalizado o curso de Experimental de Física Básica: Mecânica como pré-requisito

 

EMENTA

Multímetro. Osciloscópio e Gerador de Funções. Circuitos elétricos. Contato e indução. Campo elétrico. Indução eletrostática. Potencial elétrico. Capacitores e dielétricos. Campo magnético. Lei de Ohm. Ponte de Wheastone. Força eletromotriz e resistência interna de uma fonte. Resistor não ôhmico. Campos produzidos por correntes. Interações eletromagnéticas. Lei de Faraday. Indutância.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Física Básica: Eletromagnetismo, e em particular a física experimental, é fundamental e essencial para os alunos dos cursos de engenharias, uma vez que fornecem os requisitos e as ferramentas necessárias para as disciplinas do ciclo profissional. Por outro lado, a física e a engenharia estão intimamente relacionadas com aplicações de vários princípios físicos em diversas áreas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Empregar o método científico experimental a fim de:

1- Constatar no laboratório a veracidade das leis físicas com o recomendável senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e o experimento

2- Sugerir formulações teóricas a partir dos resultados experimentais

Objetivos Específicos:

Verificar no laboratório os fenômenos preditos pela teoria relacionados ao eletromagnetismo, através de medidas experimentais

PROGRAMA

1. Multímetro como ohmímetro – Multímetro com amperímetro

2. Uso do osciloscópio e gerador de função: Familiarização na operação com o osciloscópio e gerador para medidas de parâmetros elétricos

3. Potencial elétrico e campo elétrico: Superfícies equipotenciais e campo elétrico de várias distribuições de cargas

4. Capacitores e dielétricos: Medidas de capacitância de materiais diversos para determinação da constante dielétrica

5. Carga e descarga de Capacitores: Descarga de um capacitor e curva característica

6. Lei de Ohm e resistividade:  Verificação da lei de Ohm; corrente elétrica em um resistor

7. Circuitos elétricos: Medidas de resistências, correntes e tensão nos elementos do circuito

8. Balança magnética - Lei de Ampère e força de Lorentz: Verificação da força de Lorentz aplicada em cargas transportada em um seguimento de fio

9. Campo magnético gerado por bobinas em seu eixo de simetria: Estudo do comportamento do campo magnético gerado por espiras em seus eixos de simetria. Estudar e verificar da lei de Biot-Savart. Mapear o campo magnético gerado por bobinas de Helmholtz em seu eixo de simetria

10. Medida do campo magnético da terra: Determinação do valor da componente horizontal do campo magnético local

11. Momento de dipolo magnético e torque magnético: Estudar o comportamento do momento de dipolo magnético em campos uniformes

12. Transformadores: Determinar o número de espiras nos enrolamentos utilizados no transformador

METODOLOGIA

Serão utilizadas aulas práticas experimentais expositivas de forma síncronas e assíncronas, nos horários estipulados conforme grade horária das disciplinas ofertadas em 2020-2 (Quartas-feiras das 13:10 às 14:50h). Nas aulas síncronas serão apresentados os conteúdos teóricos básicos de cada experimento, bem como a realização do experimento com coleta de dados para confecção dos relatórios por parte dos alunos, destinando 24 horas. As aulas assíncronas serão destinadas para disponibilizar material didático de estudo relacionado com cada aula, bem como material complementar com perguntas como teste de avaliação periódica, aos quais os alunos terão acesso permanente e deverão entregar em prazo definido. Para as aulas assíncronas serão dedicadas 6 horas, totalizando 30 horas letivas. Como recursos didáticos serão usados recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), envolvendo atividades síncronas e atividades assíncronas. Desta forma, serão usadas as plataformas convencionais recomendadas pela UFU, segundo OFÍCIO Nº 113/2020/CTI/REITO-UFU, priorizando para tanto as ferramentas do Microsoft Office 365, bem como do Google (Meet e Classroom). Será repassado aos discentes, via e-mail pessoal de cada um e com cópia para a coordenação, o link correspondente com a plataforma utilizada para acesso remoto, com antecedência de 10 minutos do início de cada aula. Neste sentido, é importante que, durante a matrícula, o discente disponibilize o e-mail pessoal para envio dos links. O uso da plataforma de TI definitiva dependerá de eventuais problemas técnicos (ou não); nesse caso, os discentes serão informados no momento oportuno para eventual migração, e a coordenação será informada. Atividades complementares serão disponibilizadas na respectiva plataforma, de forma síncrona e assíncrona, com propostas de vídeos didáticos para discussão junto ao professor dos principais tópicos abordados. Todas as aulas síncronas serão gravadas para acesso posterior daqueles alunos que não puderem participar. O e-mail individual de cada discente também poderá ser utilizado como canal de comunicação alternativo com os discentes, para envio de alguma atividade envolvida no curso, incluindo o material de cada aula, listas, testes, etc.

Desta forma, apresentam-se abaixo as informações necessárias de acordo com a Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação:

a) Atividades síncronas: 24 horas

Horários das atividades síncronas: às quartas-feiras no período de 13:10 às 14:50h.

Plataforma de TI /softwares que serão utilizados:

- Microsoft Link de Acesso à turma no Teams

https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aNadr2T8D7xkFoBKaerQvo5s96f76-Ab0BeavBWHoR4k1%40thread.tacv2/conversations?groupId=559ababf-feca-4e38-9c41-b13a8aeed9c7&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

- Google Meet (o link será disponibilizado, caso seja necessário, e enviado para o e-mail da turma e e-mail pessoal de cada discente, com antecedência de 10 minutos do início de cada aula)

- Vídeos dos experimentos gravados, Power-Point, openBoard e mesa digitalizadora.

 

b) Atividades assíncronas: 6 horas

Plataforma de TI /so wares que serão utilizados: Microsoft Teams e Google Classroom

Endereço web de localização dos arquivos: Os vídeos e arquivos serão disponibilizados diretamente na plataforma da Microsoft Teams e/ou do Google Classroom, nos seguintes endereços:

- Microsoft Link de Acesso à turma no Teams

https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aNadr2T8D7xkFoBKaerQvo5s96f76-Ab0BeavBWHoR4k1%40thread.tacv2/conversations?groupId=559ababf-feca-4e38-9c41-b13a8aeed9c7&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

- Google Classroom: Cógido da Turma (Class Code): bfdfzxf

 

AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá na entrega de relatórios relativos aos experimentos feitos em grupo valendo 30 pontos e duas provas aplicadas em duas etapas (Prova 1 e Prova 2). Cada prova terá valor de 35 pontos e consistirá em três questões contendo conteúdo teórico prático dos experimentos realizados. A depender do número de alunos, as provas poderão ser substituídas por vídeos didáticos preparados pelos alunos, realizadas em pequenos grupos, abordando o desenvolvimento de um dos experimentos realizados pelo professor durante o curso, os componentes didáticos, bem como os conceitos usados. O conteúdo da primeira prova abordará um dos experimentos de 1 ao 6, a segunda prova abordará um dos experimentos de 7 ao 12. As datas das provas serão conforme apresentadas a seguir:

- Relatórios: 30 pontos - Entrega dos relatórios de cada experimento, 7 dias após a realização do mesmo

- Duas provas:

Prova 1:          35 pontos; Data da Prova: 26/01/2022 - 13:10 às 14:50h

Prova 2:          35 pontos; Data da Prova: 23/03/2022 - 13:10 às 14:50h

 

Não serão aplicadas provas substitutivas na disciplina. As atividades avaliativas (relatórios), também poderão ser enviadas pelos discentes para o e-mail do professor (jsantosguerra@gmail.com), respeitando os prazos previamente estipulados. A assiduidade dos discentes será controlada mediante o desempenho da participação ativa em sala de aula, durante os experimentos, bem como dos relatórios realizados.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física. São Paulo: LTC, 2009. v. 3.

HELENE, O. A. M.; VANIN, V. R. Tratamento estatístico de dados em física experimental. São Paulo: Edgar Blucher, 1991.

TAYLOR, J. R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições físicas. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Complementar

CAPUANO, F. G.; MARINO, M. A. M. Laboratório de eletricidade e eletrônica. São Paulo: Érica, 2007.

CHAVES, A. Física básica: eletromagnetismo. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

FEYNMAN, R. P.; LEIGHTON, R. B.; SANDS, M. Lições de física. Porto Alegre: Artmed, 2008. v. 2.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de física básica. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2014. v. 3.

SERWAY, R. A.; JEWETT Jr., J. W. Princípios de Física. Cengage Learning, 2004. v. 3.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José de los Santos Guerra, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/11/2021, às 15:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 SEI nº 3189135