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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rodovia BR 050, KM 78, Bloco 1D, 2º andar - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Estudo do ciclo de Carnot; Estudo de ciclos de potência com uso de vapor de água (Ciclo Rankine), métodos de otimização; Estudos de ciclos de potência a ar (Ciclos Otto, Diesel e Brayton), Ciclos de refrigeração, otimização, simulação; Ciclos reais; Estudo sobre combustíveis e combustão; Simulações numéricas e computacionais de ciclos teóricos e reais.
JUSTIFICATIVA
Apresentar noções sobre ciclos térmicos de potência a gás e a vapor bem como processos de refrigeração. Demonstrar o uso de técnicas computacionais para cálculos de processos de combustão com aplicações em máquinas e sistemas térmicos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Aplicar as equações de conservação da energia, massa e entropia para analisar o rendimento dos ciclos térmicos de potência e refrigeração em uso na indústria, analisando as formas de otimização e aumento de rendimento a problemas de operação |
Objetivos Específicos: |
Combustíveis e combustão; Otimização e simulação de ciclos teóricos e reais por meio de softwares específicos para tal finalidade. |
PROGRAMA
1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
1.1. Objetivo geral da disciplina
1.2. Bibliografia consultada
1.3. Sistema de avaliação
2. CICLOS TÉRMICOS
2.1. Instalação térmica
2.2. Considerações sobre o segundo princípio da termodinâmica
2.3. Reversibilidade e irreversibilidade
2.4. Rendimento térmico de um ciclo
3. CICLO DE CARNOT
3.1. Idealização de Carnot
3.2. Componentes de operação do ciclo
3.3. Transformações termodinâmicas
3.4. Diagrama (T-S) e (P-h)
3.5. Calor, trabalho
3.6. Rendimento térmico do ciclo de Carnot
3.7. Exercício de aplicação
4. CICLO DE RANKINE
4.1. Transformações termodinâmicas nos equipamentos
4.2. Transformações reversíveis e irreversíveis na turbina, bomba e tubulações
4.3. Comparação entre o ciclo de Carnot e o de Rankine
4.4. Maneiras de aumentar o rendimento do ciclo de Rankine
4.5. Exercício de aplicação
5. CICLO COM REAQUECIMENTO DO VAPOR
5.1. Considerações sobre a necessidade do reaquecimento nos casos reais
5.2. Equipamentos de operação, transformações termodinâmicas e rendimento térmico
6. CICLO REGENERATIVO
6.1. Ciclo regenerativo ideal. Transformações termodinâmicas. Impossibilidade na prática
6.2. Ciclo regenerativo na prática. Aquecedores de mistura e de superfície
6.3. Drenagem do condensado nos aquecedores de superfície
6.4. Purgadores
6.5. Aplicação de um ciclo regenerativo com aquecedores de mistura e de superfície
6.6. Exercícios e aplicação
7. CICLOS A GÁS
7.1. Ciclo Joule com regeneração e pre-aquecimento, métodos de otimização, usos e características
técnicas
7.2. Simulação de operação
7.3. Projeto de sistemas de absorção.
8. CICLOS DE REFRIGERAÇÃO A VAPOR
8.1. Ciclos frigoríficos de compressão à vapor
8.2. Ciclos de compressão ideal e irreversível
8.3. Coeficiente de performance
8.4. Fluídos e trabalho para sistemas de compressão, “retrofitting”, substituição de fluidos
8.5. Afastamento do ciclo real, de compressão em relação ao ciclo ideal
8.6. Ciclo frigorífico de absorção (Amônia e outros fluidos), obtenção de coeficiente de performance,
projeto, simulação
8.7. Exercícios e aplicação
9. AULAS PRÁTICAS INSERIDAS AO LONGO DO CURSO
9.1. Visita à industrias que sejam produtores de potência via uso do ciclo de Rankine ou Joule
9.2. Ensaio de sistema de refrigeração por compressão de vapor. Determinação de curvas de operação do compressor para diferentes temperaturas de evaporação e condensação
9.3. Determinação do poder calorífico de combustíveis líquidos e sólidos
9.4. Análise de gases de combustão, com aquecedor de água operando com combustível líquido.
9.5. Fazer cálculos estequiométricos e medições experimentais
Tabela 1 - Cronograma de atividades
Item |
Conteúdo |
Horas/Aulas |
Dez. |
Jan. |
Fev. |
Março |
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Síncrona |
Assíncrona |
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1 |
Apresentação da Disciplina
|
1,66 |
00 |
02 |
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2 |
Ciclos Térmicos: introdução |
1,66
|
00 |
03 |
|
|
|
3 |
Ciclo de Carnot e Introdução ao EES e MatLab |
1,66
|
01 |
09 |
|
|
|
4 |
Ciclo de Rankine
|
6,64 |
01 |
10,16,17 |
06 |
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|
5 |
Ciclo com Reaquecimento do Vapor
|
1,66
|
01 |
|
07 |
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6 |
Ciclo Regenerativo
|
1,66
|
01 |
|
13
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|
7 |
Ciclos a gás: motores de combustão interna – Otto – Diesel -Brayton |
14,94 |
03 |
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14,20 P1_21, 27,28 |
03,04,10,11 |
|
8 |
Ciclos de Refrigeração e Aulas práticas inseridas ao longo do curso. |
21,58 |
03 |
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17,18, 24,25
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03,04, 10 P2_11, 17,18, 24,25 Pr_31 |
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Total horas/aula |
51,46 |
10 |
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METODOLOGIA
A disciplina será ministrada através de aulas remotas. Nessas aulas, terá papel primordial a discussão e resolução de problemas, sobretudo os de natureza interdisciplinar. No decorrer das aulas remotas, os alunos serão estimulados a resolver problemas, em pequenos grupos ou individualmente. O professor se encarregará de produzir listas de exercícios para os alunos praticarem os conhecimentos adquiridos durante o curso.
Em conformidade com a resolução CONGRAD Nº 25/2020, as atividades foram discretizadas em Síncronas¹ e Assíncronas², dividindo a carga horária total de 60h, assim como se segue:
Atividades Síncronas¹ (51,46h)
- Quinta-feira – 13:10h às 14:50h;
- Sexta-feira – 14:50h às 16:30h.
Atividades Assíncronas² (10h)
MATERIAL MULTIMIDIA E COMPLEMENTAR ASSOCIADO AOS CONTEÚDOS TEÓRICOS PREVISTOS NA DISCIPLINA A SEREM PROVIDOS PELO PROFESSOR:
___________________________________________
AVALIAÇÃO
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Quantidade |
Valor |
Valor |
P1 e P2: Avaliaçõesa) |
02 |
33 |
66 |
Exercícios propostosb) |
10 |
1 |
10 |
Pr: Projeto Finalc) |
01 |
24 |
24 |
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Total |
100 |
Avaliação P1: Itens de 1 a 6 // Avaliação P2: Itens de 1 a 8
BIBLIOGRAFIA
Básica:
VAN WYLEN, G.J., 1998, "Fundamentos da Termodinâmica Clássica, Edgard Blucher, 4aEd., São paulo, Brasil
CENGEL, Y.A., BOLES, M.A. 2007 “Termodinâmica” Editora Mc Graw Hill, 5a Ed. Brasil.
Moran, M. J., Shapiro, H. N., Munson, B. R., DeWitt, D.P., “ Introdução à engenharia de sistemas térmicos: termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor”, LTC, 2005, Rio de Janeiro, Brasil.
Complementar:
MORAN, M.J., SHAPIRO, H.N. 2002 “Princípios de Termodinâmica para Engenharia”, LTC Editora. 4ª.Edição.
Chapman, S. J., “Programação em MATLAB para Engenheiros”, 2ª Edição, Editora Thomson, 2003.
Klein, S. A., “EES - Engineering Equation Solver”, F-Chart Software, 1992.
HAYWOOD, R. W., 1975, "Analysis of Engineering Cycles", Pergamon Press, 2aEd., USA.
EASTOP, T.D., MCCONKEY, A , "Applied Thermodiynamic for Engineering Technologist", Longmans, Green And Co Ltd, USA.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Solidonio Rodrigues de Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/11/2021, às 19:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3151996 e o código CRC 1302F16D. |
Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 | SEI nº 3151996 |