UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Mecânica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

SISTEMAS TÉRMICOS

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA – FEMEC

Código:

FEMEC41063

Período/Série:

6º Eng. Mecânica

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Solidônio Rodrigues de Carvalho

Ano/Semestre:

2021/01

Observações:

OBSERVAÇÕES: Disciplina ministrada de forma remota em conformidade a RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 25/2020,  no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia.

 

Quantidade de vagas ofertadas: 72

 

 

EMENTA

Estudo do ciclo de Carnot; Estudo de ciclos de potência com uso de vapor de água (Ciclo Rankine), métodos de otimização; Estudos de ciclos de potência a ar (Ciclos Otto, Diesel e Brayton), Ciclos de refrigeração, otimização, simulação; Ciclos reais; Estudo sobre combustíveis e combustão; Simulações numéricas e computacionais de ciclos teóricos e reais.

JUSTIFICATIVA

Apresentar noções sobre ciclos térmicos de potência a gás e a vapor bem como processos de refrigeração. Demonstrar o uso de técnicas computacionais para cálculos de processos de combustão com aplicações em máquinas e sistemas térmicos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aplicar as equações de conservação da energia, massa e entropia para analisar o rendimento dos ciclos térmicos de potência e refrigeração em uso na indústria, analisando as formas de otimização e aumento de rendimento a problemas de operação

Objetivos Específicos:

Combustíveis e combustão; Otimização e simulação de ciclos teóricos e reais por meio de softwares específicos para tal finalidade.

PROGRAMA

 

1. APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

1.1. Objetivo geral da disciplina

1.2. Bibliografia consultada

1.3. Sistema de avaliação

 

2. CICLOS TÉRMICOS

2.1. Instalação térmica

2.2. Considerações sobre o segundo princípio da termodinâmica

2.3. Reversibilidade e irreversibilidade

2.4. Rendimento térmico de um ciclo

 

3. CICLO DE CARNOT

3.1. Idealização de Carnot

3.2. Componentes de operação do ciclo

3.3. Transformações termodinâmicas

3.4. Diagrama (T-S) e (P-h)

3.5. Calor, trabalho

3.6. Rendimento térmico do ciclo de Carnot

3.7. Exercício de aplicação

 

4. CICLO DE RANKINE

4.1. Transformações termodinâmicas nos equipamentos

4.2. Transformações reversíveis e irreversíveis na turbina, bomba e tubulações

4.3. Comparação entre o ciclo de Carnot e o de Rankine

4.4. Maneiras de aumentar o rendimento do ciclo de Rankine

4.5. Exercício de aplicação

 

5. CICLO COM REAQUECIMENTO DO VAPOR

5.1. Considerações sobre a necessidade do reaquecimento nos casos reais

5.2. Equipamentos de operação, transformações termodinâmicas e rendimento térmico

 

6. CICLO REGENERATIVO

6.1. Ciclo regenerativo ideal. Transformações termodinâmicas. Impossibilidade na prática

6.2. Ciclo regenerativo na prática. Aquecedores de mistura e de superfície

6.3. Drenagem do condensado nos aquecedores de superfície

6.4. Purgadores

6.5. Aplicação de um ciclo regenerativo com aquecedores de mistura e de superfície

6.6. Exercícios e aplicação

 

7. CICLOS A GÁS

7.1. Ciclo Joule com regeneração e pre-aquecimento, métodos de otimização, usos e características

técnicas

7.2. Simulação de operação

7.3. Projeto de sistemas de absorção.

 

8. CICLOS DE REFRIGERAÇÃO A VAPOR

8.1. Ciclos frigoríficos de compressão à vapor

8.2. Ciclos de compressão ideal e irreversível

8.3. Coeficiente de performance

8.4. Fluídos e trabalho para sistemas de compressão, “retrofitting”, substituição de fluidos

8.5. Afastamento do ciclo real, de compressão em relação ao ciclo ideal

8.6. Ciclo frigorífico de absorção (Amônia e outros fluidos), obtenção de coeficiente de performance,

projeto, simulação

8.7. Exercícios e aplicação

 

9. AULAS PRÁTICAS INSERIDAS AO LONGO DO CURSO

9.1. Visita à industrias que sejam produtores de potência via uso do ciclo de Rankine ou Joule
9.2. Ensaio de sistema de refrigeração por compressão de vapor. Determinação de curvas de operação do compressor para diferentes temperaturas de evaporação e condensação
9.3. Determinação do poder calorífico de combustíveis líquidos e sólidos
9.4. Análise de gases de combustão, com aquecedor de água operando com combustível líquido.
9.5. Fazer cálculos estequiométricos e medições experimentais

 

Tabela 1 - Cronograma de atividades

 

 

Item

Conteúdo

 

Horas/Aulas

 

Dez.

 

Jan.

 

Fev.

 

Março

 

 

Síncrona

Assíncrona

 

 

 

 

1

Apresentação da Disciplina

 

1,66

00

02

 

 

 

2

Ciclos Térmicos: introdução

1,66

 

00

03

 

 

 

3

Ciclo de Carnot e Introdução ao EES e MatLab

1,66

 

01

09

 

 

 

4

Ciclo de Rankine

 

6,64

01

10,16,17

06

 

 

5

Ciclo com Reaquecimento do Vapor

 

1,66

 

01

 

07

 

 

6

Ciclo Regenerativo

 

1,66

 

01

 

13

 

 

 

7

Ciclos a gás: motores de combustão interna – Otto – Diesel -Brayton

14,94

03

 

14,20 P1_21, 27,28

03,04,10,11

 

8

Ciclos de Refrigeração e Aulas práticas inseridas ao longo do curso.

21,58

03

 

 

17,18,

24,25

 

 

03,04,

10

P2_11,

17,18,

24,25

Pr_31

 

Total horas/aula

51,46

10

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

A disciplina será ministrada através de aulas remotas. Nessas aulas, terá papel primordial a discussão e resolução de problemas, sobretudo os de natureza interdisciplinar. No decorrer das aulas remotas, os alunos serão estimulados a resolver problemas, em pequenos grupos ou individualmente. O professor se encarregará de produzir listas de exercícios para os alunos praticarem os conhecimentos adquiridos durante o curso.

 

Em conformidade com a resolução CONGRAD Nº 25/2020, as atividades foram discretizadas em Síncronas¹ e Assíncronas², dividindo a carga horária total de 60h, assim como se segue:

 

Atividades Síncronas¹ (51,46h)

 

- Quinta-feira – 13:10h às 14:50h;

- Sexta-feira – 14:50h às 16:30h.

 

Atividades Assíncronas² (10h)

 

 

MATERIAL MULTIMIDIA E COMPLEMENTAR ASSOCIADO AOS CONTEÚDOS TEÓRICOS PREVISTOS NA DISCIPLINA A SEREM PROVIDOS PELO PROFESSOR:

 

___________________________________________

 

AVALIAÇÃO

 

Quantidade

Valor

Valor

P1 e P2: Avaliaçõesa)

02

33

66

Exercícios propostosb)

10

1

10

Pr: Projeto Finalc)

01

24

24

 

 

Total

100

                 Avaliação P1:  Itens de 1 a 6    //    Avaliação P2: Itens de 1 a 8

 

  1. As avaliações serão disponibilizadas às 14h 50min, durante uma videochamada entre o professor e alunos, conforme as datas apresentadas na Tabela 1. O professor fará a apresentação do problema, posteriormente, a comunicação on-line será encerrada. A partir desse momento, os alunos (em duplas) vão gravar uma video aula explicando como formular a solução e simular computacionalmente o problema proposto. As duplas terão 24h para disponibilizar um link por e-mail ao professor para download da video aula.
  2. Atividades extras propostas durante as aulas remotas (10 Pontos);
  3. Projeto de um sistema térmico que será apresentado na forma de artigo científico. Um template será disponibilizado aos alunos para a redação do artigo.

BIBLIOGRAFIA

 

Básica:

VAN WYLEN, G.J., 1998, "Fundamentos da Termodinâmica Clássica, Edgard Blucher, 4aEd., São paulo, Brasil

CENGEL, Y.A., BOLES, M.A. 2007 “Termodinâmica” Editora Mc Graw Hill,  5a Ed. Brasil.

Moran, M. J., Shapiro, H. N., Munson, B. R., DeWitt, D.P., “ Introdução à engenharia de sistemas térmicos: termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor”, LTC, 2005, Rio de Janeiro, Brasil.

 

Complementar:

MORAN, M.J., SHAPIRO, H.N. 2002 “Princípios de Termodinâmica para Engenharia”, LTC Editora. 4ª.Edição.

Chapman, S. J., “Programação em MATLAB para Engenheiros”, 2ª Edição, Editora Thomson, 2003.

Klein, S. A., “EES - Engineering Equation Solver”, F-Chart Software, 1992.

HAYWOOD, R. W., 1975, "Analysis of Engineering Cycles", Pergamon Press, 2aEd., USA.

EASTOP, T.D., MCCONKEY, A , "Applied Thermodiynamic for Engineering Technologist", Longmans, Green And Co Ltd, USA.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Solidonio Rodrigues de Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/11/2021, às 19:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3151996