UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Psicologia da Educação

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GFB012

Período/Série:

6.º período

Turma:

GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h/a

Prática:

-

Total:

60h/a

Obrigatória:

   (X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela

Ano/Semestre:

2020 - 2.ª Etapa

Observações:

Componente curricular ofertado como Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE), de acordo com a Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação.

 

EMENTA

Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Psicologia da Educação norteia-se pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia, no Perfil do egresso segundo a área de formação, que almeja dos/das formandos/as “a capacidade de compreender-se como ser histórico, com uma postura interdisciplinar, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva” (PROJETO POLÍTCO PEDAGÓGICO DO CURSO, 2007, p.11).  Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos na disciplina, considerando as teorias da psicologia que tratam de desenvolvimento humano e aprendizagem, e a análise dos aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem, possibilitam compreender os fatores que favorecem e/ou dificultam a relação e interação professor-aluno e a construção do conhecimento pelos discentes. Isso requer que os/as alunos/as do curso percebam que o processo educacional envolve o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, afetivas e sociais dos/as educandos/as,  respeitando-se as etapas do desenvolvimento humano, a capacidade de aquisição de conhecimentos e a relação do indivíduo com seu meio social e cultural.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa.

Objetivos Específicos:

- Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem;

- Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino.

- Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação;

- Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

PROGRAMA

UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

1.1    A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica

1.2    As relações entre a Psicologia e a Educação

1.3  A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições

1.4  A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens

UNIDADE II - CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR

2.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.
2.2 - Abordagem Comportamentalista: Skinner
2.3 - Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon
2.4 - Abordagem Psicanalítica: Freud
2.5 - Abordagem Humanista: Rogers

UNIDADE  III –  O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO

3.1 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança
3.2 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente
3.3 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto

3.4 - Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso

UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL

4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 – O bullying no cotidiano escolar
4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula
4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização
4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção
4.6 – Patologização e medicalização no contexto escolar

METODOLOGIA

Conforme a Resolução 7/2020 do Conselho de Graduação, a metodologia foi organizada da seguinte forma:

  1. Atividades síncronas: 2 h/a – 1h40minutos por semana

  2. Atividades assíncronas: 6h20minutos por semana

  3. As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br) ou (drive), assim como podem ser enviados por e-mail.

PROCEDIMENTOS

O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (www.moodle.ufu.br) e atividades assíncronas que serão desenvolvidas no Google Meet ou Zoom.

 

SEMANA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ATIVIDADES SÍNCRONAS

ATIVIDADES ASSÍNCRONAS

PROCEDIMENTOS

(28/10)

 

Unidade I

A Psicologia enquanto ciência

 

- Apresentação da proposta da disciplina e discussão com os/as estudantes sobre o conteúdo e a avaliação (divisão dos grupos de trabalho).

 

- Aula expositiva dialógica apresentando, em linhas gerais, sobre a história da Psicologia e a origem da Psicologia da Educação.

- Participação no chat.

Texto 1- BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002. (Capítulo 1 e 2). Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/bock_psicologias-umaintroduc3a7c3a3o-p.pdf

 

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar sobre a origem e a história da Psicologia e o surgimento da Psicologia da Educação.

2.ª

(04/11)

 

Unidade II Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

 

Abordagem comportamentalista - Skinner

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria skinneriana.

- Participação no chat.

- Texto 2: FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3117154/mod_resource/content/0/A%20Abordagem%20Comportamentalista.pdf

 

- Texto 3- SKINNER, B.F. A tecnologia do ensino. In: Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1975. p.57-88. Disponível em:

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwc2ljb2xvZ2lhYmVoYXZpb3Jpc3RhfGd4OjQ2OTQ3MTM1ZDU4MTNhMjI

 

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem comportamentalista, principalmente a teoria skinneriana.

 

3.ª

(11/11)

 

 

Unidade II – Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

 

Abordagem interacionista

Jean Piaget

-   Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.

 

- Participação no chat.

- Texto 4 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia do desenvolvimento. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 120-128. (Capítulo 7). (texto em pdf)

- Texto 5 – IMANISHI, Helena Amstalden; PASSARELLI, Vanessa Lopes dos Santos; LA TAILLE, Yves Joel Jean-Marie Rodolphe de. Moral no mundo adulto: a visão dos jovens sobre os adultos de hoje. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 743-762, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a05v37n4.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE. Acesso em: 10 out. 2020.

Texto complementar:

TAILLE, Yves de Rodolphe. Entrevista. Construir notícias, Edição 35. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/yves-de-la-taille/. Acesso em: 10 out. 2020.

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

 

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem piagetiana.

4.ª

(18/11)  

Unidade II

Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

 

Abordagem interacionista -

Lev Vygotsky

 

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.

 

- Participação no chat.

- Texto 6 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.103-114.

- Texto 7 - MELLO, Suely Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.135-155. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

 

Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE. Acesso em: 20 out. 2020.

 

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem vygotskyana.

 

5.ª

(25/11)

 

 

Unidade II

 Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

 

Abordagem interacionista -

Henri Wallon

 

 

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria walloniana.

 

- Participação no chat.

- Texto 6 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.115-129.

- Texto 8 - DOURADO, Ione Collado Pacheco; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Revista Acadêmica Augusto Guzzo. p.23-31. Henri Wallon: Psicologia e educação. Disponível em: 

http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/download/110/128. Acesso em: 20 out. 2020.

Vídeo: Henri Wallon (Coleção Grandes Educadores). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ebt2iaiV9U8. Acesso em: 20 out. 2020.

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem walloniana.

 

6.ª

(02/12)

Unidade II – Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

Abordagem psicanalítica –

Sigmund Freud

- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana.

 

- Participação no chat.

- Texto 9 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicanálise e contextos de ensino e aprendizagem. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.53-67.

- Texto 10 - SHIRAHIGE, Elena Etsuko; HIGA, Marília Matsuko. A contribuição da Psicanálise à Educação: In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.13-46. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

Filme: Freud além da alma (a ser disponibilizado por link)

 

- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)

Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem freudiana.

.

 

7.ª

(09/12)

 

Unidade III 

O indivíduo enquanto ser em transformação

 

Apresentação dos ensaios sobre: Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano.

 

Livro: PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

- Elaboração dos ensaios e organização das apresentações.

Estimular as/os estudantes para que analisem, reflitam  e

problematizem                        sobre as fases do desenvolvimento humano (infância, adolescência, adultez e velhice).

8.ª

(16/12)

 

 

Unidade IV 

As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

 

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir de experiências de análise fílmica

4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 – O bullying no cotidiano escolar
4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula

- TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Anais... ANPED, 23 reuniao,  Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/2019t.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

- BANDEIRA, Cláudia de Moraes Bandeira; HULTZ, Claudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional. vol.16, no.1 

Maringá Jan./June 2012.

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572012000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 10 out. 2020.

 

- BOARINI, Maria Lucia. Indisciplina escolar: uma construção coletiva, Psicologia Escolar e  Educacional. vol.17 no.1 Maringá, Junho 2013. Disponível em: https://w ww.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100013&lang=en.  Acesso em: 10 out. 2020.

- Elaboração das análises e organização das apresentações.

Estimular as/os estudantes para que analisem  e problematizem filmes, tendo em vista os filmes sorteados, com abordagem da psicologia da educação.

9.ª

(23/12)

 

Unidade IV

As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização
4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção
4.6 – Patologização e medicalização no contexto escolar

- MORGADO, Alice Murteira; DIAS, Maria da Luz Vale; PAIXÃO, Maria Paula. O desenvolvimento da socialização e o papel da família. Análise Psicológica, vol.31 no.2 Lisboa, 

jun. 2013. Disponível em:

http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000200002. Acesso em: 10 out. 2020.

-  PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira; COUTO, Maria Laura de Oliveira  Fracasso escolar: naturalização ou construção histórico-cultural?, Fractal, Revista de Psicologia, vol.32, no.1, Rio de Janeiro abr. 2020  Epub 09-Abr-2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922020000100082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2020.

- CHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Patologização e Medicalização da Educação Superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa Vol. 32 n. esp., pp. 1-10. Disponível em:   https://www.scielo.br/pdf/ptp/v32nspe/1806-3446-ptp-32-spe-e32ne28.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

- Elaboração das análises e organização das apresentações.

Estimular as/os estudantes para que analisem  e problematizem filmes, tendo em vista os filmes sorteados, com abordagem da psicologia da educação.

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.

Como critérios serão consideradas - na atividade avaliativa (prova) – a/o: capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões, com base nas leituras dos textos, filmes assistidos e discussões realizadas em sala de aula. Em relação ao ensaio teórico, é necessário fundamentar-se nas reflexões sobre como a área do conhecimento em que atuarão (Geografia e História) pode contribuir para o desenvolvimento de determinada faixa etária (adolescência, adultez ou velhice), a ser definida por meio de sorteio. A pontuação do trabalho será dividida da seguinte forma: - 5,0 pontos: preparação (encontros com a professora); - 15,0 pontos: trabalho final (ensaio teórico de 3 a 5 páginas, ou vídeo/podcast de 15 a 20 minutos); 5,0 pontos: apresentação do trabalho (individual). No que se refere ao trabalho em grupo sobre o filme, tendo em vista temáticas debatidas pela Psicologia da Educação: - A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva; O bullying no cotidiano escolar; Disciplina e indisciplina na sala de aula; A interação família-escola e os processos de socialização; O fracasso escolar como realidade ou produção; Patologização e medicalização no contexto escolar. Serão consideradas: a capacidade de problematizar e analisar os temas à luz do referencial teórico estudado, apresentar criticidade e profundidade nas reflexões. O texto deve conter de 8 a 10 páginas. Para a avaliação da participação das/os estudantes nos fóruns serão observadas: a qualidade e pertinência das contribuições. No caso das atividades assíncronas, não será permitida a realização e entrega fora do prazo estabelecido.

Com base nos critérios supracitados e, de acordo com o Artigo 7.º da Resolução 7/2020, apresenta-se o quadro a seguir, com as especificações dos procedimentos avaliativos a serem utilizados:

SEMANA(S)

UNIDADE

ATIVIDADE AVALIATIVA

CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO

PONTUAÇÃO

 

 

 

(28/10)

 

 

 

I - A Psicologia enquanto ciência

 

1. Webconferência – frequência e participação na aula virtual

2. Fórum de reflexões e dúvidas

Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura dos capítulos (chat ou participação oral na aula).

Para o Fórum de reflexões e dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas dos/as discentes, seguido do feedback da docente.

- Fórum: 2,0 pontos

(individual)

(04/11)

II – Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

 

Abordagem comportamentalista - Skinner

1. Webconferência – frequência e participação na aula virtual

2. Fórum de reflexões e dúvidas

Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura dos textos e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).

Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente.

 - Fórum: 2,0 pontos

(individual)

3.ª

(11/11)

II - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

 

 Abordagem interacionista

Jean Piaget

1. Webconferência – frequência e participação na aula virtual

2. Fórum de reflexões e dúvidas

Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura do texto e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).

 

Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente.

 - Fórum: 2,0 pontos

(individual)

4.ª

(18/11)

II - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

 

 Abordagem interacionista

Lev Vygotsky

1. Webconferência - aula virtual

– frequência e participação na aula virtual

2. Fórum de reflexões e dúvidas

Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura do texto e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).

 

Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente.

 -  Fórum: 2,0 pontos

(individual)

5.ª

(25/11)

II - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

 

 Abordagem interacionista

Henri Wallon

1. Webconferência - aula virtual

– frequência e participação na aula virtual

2. Fórum de reflexões e dúvidas

Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura do texto e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).

 

Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente.

 - Fórum: 2,0 pontos

(individual)

 

5.ª e 6.ª

(25/11 e 02/12)

Atividade avaliativa

(Unidades I e II)

Atividades síncronas e assíncronas

(www.moodle.ufu.br)

Elaboração de respostas que contenham        reflexão, problematização e criticidade

Todos os textos lidos, vídeos assistidos e atividades síncronas

30,0 pontos

(individual)

6.ª

(02/12)

 

Unidade II – Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor

Abordagem psicanalítica –

Sigmund Freud

1. Webconferência - aula virtual

– frequência e participação na aula virtual

2. Fórum de reflexões e dúvidas

Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura do texto e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).

 

Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente.

 - Fórum: 2,0 pontos

(individual)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7.ª

(09/12)

Unidade III –

O indivíduo enquanto ser em transformação

1. Orientação da professora (encontros síncronos, resposta a e-mail, dentre outros)

 

2. Produção escrito/vídeo/podcast sobre reflexões acerca de uma fase do desenvolvimento e a relação com a área do conhecimento dos/as estudantes. (dupla)

1. Para os encontros de orientação, é necessário que as/os membras/os do grupo participem.

2. Para o trabalho é necessário a entrega no prazo estipulado (data da apresentação), evidenciando reflexões e problematização, com base no referencial teórico lido.

3. Para a apresentação é necessário que todas/os estudantes apresentem suas reflexões e problematizações.

Total - 25 pontos

 

1. 5,0     pontos (Elucidação           de dúvidas, questionamentos por meio              de atividades síncronas ou assíncronas)

 

2. 15,0 pontos

(Trabalho escrito/vídeo/podcast)

 

3. 5,0 pontos (apresentação)

8.ª

(16/12)

Unidade IV -  As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir do tema sorteado e dos filmes analisados.

 

Temas:

4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 – O bullying no cotidiano escolar
4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula

1. Para os encontros de orientação, é necessário que as/os membras/os do grupo participem.

2. Para a apresentação é necessário que todas/os estudantes apresentem suas reflexões e problematizações.

3. Para o trabalho escrito é necessária a entrega no prazo estipulado (data               da apresentação), evidenciando reflexões e problematização, com base no tema sorteado.

  1. pontos

 

1. 3,0  pontos (Elucidação          de dúvidas, questionamentos por meio   de atividades síncronas ou assíncronas com a professora)

 2. 5.0 apresentação dos trabalhos

3. 25,0 pontos

(Trabalho escrito)

9.ª

(23/12)

Unidade IV - As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional

Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir do tema sorteado e dos filmes analisados.

Temas:

4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização
4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção
4.6 – Patologização e medicalização no contexto escolar

1. Para os encontros de orientação, é necessário que as/os membras/os do grupo participem.

2. Para a apresentação é necessário que todas/os estudantes apresentem suas reflexões e problematizações.

3. Para o trabalho escrito é necessário a entrega no prazo estipulado (data      da apresentação), evidenciando reflexões e problematização, com base no tema sorteado.

33 pontos

 

1. 3,0   pontos (Elucidação           de dúvidas, questionamentos por meio    de atividades síncronas ou assíncronas)

2. 5.0 apresentação dos trabalhos

3. 25,0 pontos

(Trabalho escrito)

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2001. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxubHBzaTAxNHxneDo2N2IyYmIyNGQ4ODE5OTRi. Acesso em: 10 out. 2020.

FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. (Série Educador em Construção). Disponível em: http://files.psicologia-da-aprendizagem.webnode.com/200000002-1194f1291a/TEXTO%202%20-%20psicologia%20e%20trabalho%20pedagogico%20roseli%20fontana%20e%20nazare%20(s%C3%A9ra%20utilizado%20o%20cap%2002%20ao%2004).pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.

Complementar

CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 21. ed. São Paulo: Summus, 1992. Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 8. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2006. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Fundamentos psicológicos da educação. João Pessoa: Moraes, 2017. Disponível em: http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/fundamentos_psicologicos_da_educaaao_1360073485.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

SENGER, Carine Maria; CASSANDRE, Márcio Pachoal. Aprendizagem e desenvolvimento humano: da agência da criança para a agência do adulto nos espaços da atividade do trabalho. Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade. Disponível em: http://www.revistashc.org/index.php/shc/article/view/16/2. Acesso em: 10 out. 2020.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/10/2020, às 20:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2325960