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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
Componente curricular ofertado como Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE), de acordo com a Resolução 7/2020, do Conselho de Graduação. |
EMENTA
Introdução sobre as relações entre a Psicologia e a Educação. Concepções epistemológicas de base para as teorias psicológicas. Contribuições da Psicologia para compreensão dos processos de constituição do sujeito. As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Psicologia da Educação norteia-se pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Geografia, no Perfil do egresso segundo a área de formação, que almeja dos/das formandos/as “a capacidade de compreender-se como ser histórico, com uma postura interdisciplinar, colaborando com a construção de uma sociedade inclusiva” (PROJETO POLÍTCO PEDAGÓGICO DO CURSO, 2007, p.11). Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos na disciplina, considerando as teorias da psicologia que tratam de desenvolvimento humano e aprendizagem, e a análise dos aspectos psicológicos do processo ensino-aprendizagem, possibilitam compreender os fatores que favorecem e/ou dificultam a relação e interação professor-aluno e a construção do conhecimento pelos discentes. Isso requer que os/as alunos/as do curso percebam que o processo educacional envolve o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, afetivas e sociais dos/as educandos/as, respeitando-se as etapas do desenvolvimento humano, a capacidade de aquisição de conhecimentos e a relação do indivíduo com seu meio social e cultural.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Possibilitar aos alunos o conhecimento da Psicologia enquanto ciência e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, de modo a facilitar-lhes a aplicação prática, reflexiva e crítica destes conhecimentos adquiridos na sua atividade educativa. |
Objetivos Específicos: |
- Conceituar a Psicologia e seu objeto de estudo, discutindo sobre sua importância para o entendimento da dimensão psicológica e da subjetividade do homem; - Identificar os conhecimentos psicológicos que auxiliem os alunos a compreenderem a complexidade psíquica que caracteriza o comportamento e as relações humanas envolvidas no processo de ensino. - Conhecer e refletir sobre as correntes teóricas da Psicologia e seus representantes, ressaltando seus aspectos mais importantes para a educação; - Compreender a possibilidade de aplicação, na educação, dos conceitos teóricos e práticos resultantes do estudo das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. |
PROGRAMA
UNIDADE I - A PSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA
1.1 A Psicologia Científica: breve histórico da ciência psicológica
1.2 As relações entre a Psicologia e a Educação
1.3 A Psicologia do Desenvolvimento e suas contribuições
1.4 A Psicologia da Aprendizagem e suas abordagens
UNIDADE II - CORRENTES TEÓRICAS QUE SUBSIDIAM A PRÁTICA DO PROFESSOR
2.1 - As diferentes concepções de desenvolvimento: Inatismo, Ambientalismo, Interacionismo.
2.2 - Abordagem Comportamentalista: Skinner
2.3 - Abordagens Interacionistas: Piaget, Vygotsky e Wallon
2.4 - Abordagem Psicanalítica: Freud
2.5 - Abordagem Humanista: Rogers
UNIDADE III – O INDIVÍDUO ENQUANTO SER EM TRANSFORMAÇÃO
3.1 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais da criança
3.2 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adolescente
3.3 – Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do adulto
3.4 - Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais do idoso
UNIDADE IV - AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E AS TEMÁTICAS DE PSICOLOGIA EDUCACIONAL
4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva
4.2 – O bullying no cotidiano escolar
4.3 – Disciplina e indisciplina na sala de aula
4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização
4.5 – O fracasso escolar como realidade ou produção
4.6 – Patologização e medicalização no contexto escolar
METODOLOGIA
Conforme a Resolução 7/2020 do Conselho de Graduação, a metodologia foi organizada da seguinte forma:
Atividades síncronas: 2 h/a – 1h40minutos por semana
Horário das atividades: Quartas-feiras, das 19h às 20h40min
Plataforma de T.I./software que será utilizada: Plataforma de T.I./software que será utilizada: Google Meet ou Zoom.
Atividades assíncronas: 6h20minutos por semana
Plataforma de T.I. /softwares que serão utilizados: (www.moodle.ufu.br)
Endereço web de localização dos arquivos: (https://www.moodle.ufu.br/login/index.php)
As referências bibliográficas a serem utilizadas na disciplina serão disponibilizadas no ambiente virtual (www.moodle.ufu.br) ou (drive), assim como podem ser enviados por e-mail.
Material de apoio a ser utilizado: vídeos, e-book, artigos, capítulos de livros e slides utilizados pela professora nas aulas síncronas.
PROCEDIMENTOS
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de atividades síncronas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (www.moodle.ufu.br) e atividades assíncronas que serão desenvolvidas no Google Meet ou Zoom.
SEMANA |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
ATIVIDADES SÍNCRONAS |
ATIVIDADES ASSÍNCRONAS |
PROCEDIMENTOS |
1ª (28/10)
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Unidade I A Psicologia enquanto ciência
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- Apresentação da proposta da disciplina e discussão com os/as estudantes sobre o conteúdo e a avaliação (divisão dos grupos de trabalho).
- Aula expositiva dialógica apresentando, em linhas gerais, sobre a história da Psicologia e a origem da Psicologia da Educação. - Participação no chat. |
Texto 1- BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. A Psicologia ou as psicologias. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002. (Capítulo 1 e 2). Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/bock_psicologias-umaintroduc3a7c3a3o-p.pdf
- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar sobre a origem e a história da Psicologia e o surgimento da Psicologia da Educação. |
2.ª (04/11)
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Unidade II Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem comportamentalista - Skinner |
- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria skinneriana. - Participação no chat. |
- Texto 2: FONTANA, R.; CRUZ, N. A abordagem comportamentalista. In: ___. Psicologia e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. p. 24- 31. (Capítulo 03). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3117154/mod_resource/content/0/A%20Abordagem%20Comportamentalista.pdf
- Texto 3- SKINNER, B.F. A tecnologia do ensino. In: Tecnologia do ensino. São Paulo: EPU, 1975. p.57-88. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwc2ljb2xvZ2lhYmVoYXZpb3Jpc3RhfGd4OjQ2OTQ3MTM1ZDU4MTNhMjI
- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem comportamentalista, principalmente a teoria skinneriana.
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3.ª (11/11)
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Unidade II – Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista Jean Piaget |
- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria piagetiana.
- Participação no chat. |
- Texto 4 - BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia do desenvolvimento. In: __. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 120-128. (Capítulo 7). (texto em pdf) - Texto 5 – IMANISHI, Helena Amstalden; PASSARELLI, Vanessa Lopes dos Santos; LA TAILLE, Yves Joel Jean-Marie Rodolphe de. Moral no mundo adulto: a visão dos jovens sobre os adultos de hoje. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 743-762, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a05v37n4.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE. Acesso em: 10 out. 2020. Texto complementar: TAILLE, Yves de Rodolphe. Entrevista. Construir notícias, Edição 35. Disponível em: https://www.construirnoticias.com.br/yves-de-la-taille/. Acesso em: 10 out. 2020. - Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas)
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Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem piagetiana. |
(18/11) |
Unidade II Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista - Lev Vygotsky
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria vygotskyana.
- Participação no chat. |
- Texto 6 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.103-114. - Texto 7 - MELLO, Suely Amaral. A Escola de Vygotsky. In: CARRARA, Kester (Org.). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.135-155. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.
Vídeo: Lev Vygotsky (Coleção Grandes Educadores) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1sDZNSTuyE. Acesso em: 20 out. 2020.
- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem vygotskyana.
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(25/11)
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Unidade II Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista - Henri Wallon
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- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria walloniana.
- Participação no chat. |
- Texto 6 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento Os processos de aprendizagem nas Psicologias de Vygotsky e Wallon. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.115-129. - Texto 8 - DOURADO, Ione Collado Pacheco; PRANDINI, Regina Célia Almeida Rego. Revista Acadêmica Augusto Guzzo. p.23-31. Henri Wallon: Psicologia e educação. Disponível em: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/download/110/128. Acesso em: 20 out. 2020. Vídeo: Henri Wallon (Coleção Grandes Educadores). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ebt2iaiV9U8. Acesso em: 20 out. 2020. - Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem walloniana.
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6.ª (02/12) |
Unidade II – Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor Abordagem psicanalítica – Sigmund Freud |
- Aula expositiva dialógica sobre os aspectos principais da teoria freudiana.
- Participação no chat. |
- Texto 9 - NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicanálise e contextos de ensino e aprendizagem. In: ____. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília: Liber Livro, 2011. p.53-67. - Texto 10 - SHIRAHIGE, Elena Etsuko; HIGA, Marília Matsuko. A contribuição da Psicanálise à Educação: In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p.13-46. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020. Filme: Freud além da alma (a ser disponibilizado por link)
- Fórum de discussão no Moodle (apresentação de reflexões e dúvidas) |
Estimular as/os estudantes para que problematizem e reflitam sobre os textos lidos, de modo que consigam analisar a abordagem freudiana. .
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7.ª (09/12)
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Unidade III O indivíduo enquanto ser em transformação
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Apresentação dos ensaios sobre: Aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais das fases do desenvolvimento humano.
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Livro: PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. - Elaboração dos ensaios e organização das apresentações. |
Estimular as/os estudantes para que analisem, reflitam e problematizem sobre as fases do desenvolvimento humano (infância, adolescência, adultez e velhice). |
8.ª (16/12)
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Unidade IV As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional
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Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir de experiências de análise fílmica 4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva |
- TASSONI, Elvira Cristina. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. Anais... ANPED, 23 reuniao, Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/2019t.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. - BANDEIRA, Cláudia de Moraes Bandeira; HULTZ, Claudio Simon. Bullying: prevalência, implicações e diferenças entre os gêneros. Psicologia Escolar e Educacional. vol.16, no.1 Maringá Jan./June 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572012000100004&script=sci_arttext. Acesso em: 10 out. 2020.
- BOARINI, Maria Lucia. Indisciplina escolar: uma construção coletiva, Psicologia Escolar e Educacional. vol.17 no.1 Maringá, Junho 2013. Disponível em: https://w ww.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572013000100013&lang=en. Acesso em: 10 out. 2020. - Elaboração das análises e organização das apresentações. |
Estimular as/os estudantes para que analisem e problematizem filmes, tendo em vista os filmes sorteados, com abordagem da psicologia da educação. |
9.ª (23/12)
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Unidade IV As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional |
4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização |
- MORGADO, Alice Murteira; DIAS, Maria da Luz Vale; PAIXÃO, Maria Paula. O desenvolvimento da socialização e o papel da família. Análise Psicológica, vol.31 no.2 Lisboa, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312013000200002. Acesso em: 10 out. 2020. - PINHEIRO, Silvia Nara Siqueira; COUTO, Maria Laura de Oliveira Fracasso escolar: naturalização ou construção histórico-cultural?, Fractal, Revista de Psicologia, vol.32, no.1, Rio de Janeiro abr. 2020 Epub 09-Abr-2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922020000100082&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2020. - CHAGAS, Julia Chamusca; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Patologização e Medicalização da Educação Superior. Psicologia: Teoria e Pesquisa Vol. 32 n. esp., pp. 1-10. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ptp/v32nspe/1806-3446-ptp-32-spe-e32ne28.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. - Elaboração das análises e organização das apresentações. |
Estimular as/os estudantes para que analisem e problematizem filmes, tendo em vista os filmes sorteados, com abordagem da psicologia da educação. |
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de modo processual, ao longo da disciplina, considerando-se 60 pontos como o mínimo necessário para a/o estudante ser aprovada/o, conforme Resolução n.º 15/2011, do Conselho de Graduação, que contém as Normas Gerais de Graduação.
Como critérios serão consideradas - na atividade avaliativa (prova) – a/o: capacidade de análise e síntese por parte da/o estudante, criticidade e conhecimento teórico sobre o tema, evidenciado nas respostas às questões, com base nas leituras dos textos, filmes assistidos e discussões realizadas em sala de aula. Em relação ao ensaio teórico, é necessário fundamentar-se nas reflexões sobre como a área do conhecimento em que atuarão (Geografia e História) pode contribuir para o desenvolvimento de determinada faixa etária (adolescência, adultez ou velhice), a ser definida por meio de sorteio. A pontuação do trabalho será dividida da seguinte forma: - 5,0 pontos: preparação (encontros com a professora); - 15,0 pontos: trabalho final (ensaio teórico de 3 a 5 páginas, ou vídeo/podcast de 15 a 20 minutos); 5,0 pontos: apresentação do trabalho (individual). No que se refere ao trabalho em grupo sobre o filme, tendo em vista temáticas debatidas pela Psicologia da Educação: - A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva; O bullying no cotidiano escolar; Disciplina e indisciplina na sala de aula; A interação família-escola e os processos de socialização; O fracasso escolar como realidade ou produção; Patologização e medicalização no contexto escolar. Serão consideradas: a capacidade de problematizar e analisar os temas à luz do referencial teórico estudado, apresentar criticidade e profundidade nas reflexões. O texto deve conter de 8 a 10 páginas. Para a avaliação da participação das/os estudantes nos fóruns serão observadas: a qualidade e pertinência das contribuições. No caso das atividades assíncronas, não será permitida a realização e entrega fora do prazo estabelecido.
Com base nos critérios supracitados e, de acordo com o Artigo 7.º da Resolução 7/2020, apresenta-se o quadro a seguir, com as especificações dos procedimentos avaliativos a serem utilizados:
UNIDADE |
ATIVIDADE AVALIATIVA |
CRITÉRIO DE REALIZAÇÃO |
PONTUAÇÃO |
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1ª (28/10) |
I - A Psicologia enquanto ciência
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1. Webconferência – frequência e participação na aula virtual 2. Fórum de reflexões e dúvidas |
Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura dos capítulos (chat ou participação oral na aula). Para o Fórum de reflexões e dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas dos/as discentes, seguido do feedback da docente. |
- Fórum: 2,0 pontos (individual) |
2ª (04/11) |
II – Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem comportamentalista - Skinner |
1. Webconferência – frequência e participação na aula virtual 2. Fórum de reflexões e dúvidas |
Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura dos textos e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula). Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente. |
- Fórum: 2,0 pontos (individual) |
3.ª (11/11) |
II - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista Jean Piaget |
1. Webconferência – frequência e participação na aula virtual 2. Fórum de reflexões e dúvidas |
Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura do texto e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).
Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente. |
- Fórum: 2,0 pontos (individual) |
4.ª (18/11) |
II - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista Lev Vygotsky |
1. Webconferência - aula virtual – frequência e participação na aula virtual 2. Fórum de reflexões e dúvidas |
Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura do texto e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).
Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente. |
- Fórum: 2,0 pontos (individual) |
5.ª (25/11) |
II - Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor
Abordagem interacionista Henri Wallon |
1. Webconferência - aula virtual – frequência e participação na aula virtual 2. Fórum de reflexões e dúvidas |
Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura do texto e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).
Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente. |
- Fórum: 2,0 pontos (individual)
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5.ª e 6.ª (25/11 e 02/12) |
Atividade avaliativa (Unidades I e II) |
Atividades síncronas e assíncronas (www.moodle.ufu.br) |
Elaboração de respostas que contenham reflexão, problematização e criticidade Todos os textos lidos, vídeos assistidos e atividades síncronas |
30,0 pontos (individual) |
6.ª (02/12)
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Unidade II – Correntes teóricas que subsidiam a prática do professor Abordagem psicanalítica – Sigmund Freud |
1. Webconferência - aula virtual – frequência e participação na aula virtual 2. Fórum de reflexões e dúvidas |
Para a webconferência – reflexão e problematização do tema a ser estudado, por meio da leitura do texto e do vídeo assistido (chat ou participação oral na aula).
Para o Fórum de dúvidas - formulação de análises, assim como de perguntas e respostas entre os/as discentes, seguido do feedback da docente. |
- Fórum: 2,0 pontos (individual)
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7.ª (09/12) |
Unidade III – O indivíduo enquanto ser em transformação |
1. Orientação da professora (encontros síncronos, resposta a e-mail, dentre outros)
2. Produção escrito/vídeo/podcast sobre reflexões acerca de uma fase do desenvolvimento e a relação com a área do conhecimento dos/as estudantes. (dupla) |
1. Para os encontros de orientação, é necessário que as/os membras/os do grupo participem. 2. Para o trabalho é necessário a entrega no prazo estipulado (data da apresentação), evidenciando reflexões e problematização, com base no referencial teórico lido. 3. Para a apresentação é necessário que todas/os estudantes apresentem suas reflexões e problematizações. |
Total - 25 pontos
1. 5,0 pontos (Elucidação de dúvidas, questionamentos por meio de atividades síncronas ou assíncronas)
2. 15,0 pontos (Trabalho escrito/vídeo/podcast)
3. 5,0 pontos (apresentação) |
8.ª (16/12) |
Unidade IV - As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional |
Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir do tema sorteado e dos filmes analisados.
Temas: 4.1 – A relação professor-aluno e a importância da mediação e da relação afetiva |
1. Para os encontros de orientação, é necessário que as/os membras/os do grupo participem. 2. Para a apresentação é necessário que todas/os estudantes apresentem suas reflexões e problematizações. 3. Para o trabalho escrito é necessária a entrega no prazo estipulado (data da apresentação), evidenciando reflexões e problematização, com base no tema sorteado. |
1. 3,0 pontos (Elucidação de dúvidas, questionamentos por meio de atividades síncronas ou assíncronas com a professora) 2. 5.0 apresentação dos trabalhos 3. 25,0 pontos (Trabalho escrito) |
9.ª (23/12) |
Unidade IV - As relações interpessoais e as temáticas de Psicologia Educacional |
Apresentação de reflexões e discussões pelos grupos de trabalho, a partir do tema sorteado e dos filmes analisados. Temas: 4.4 – A interação família-escola e os processos de socialização |
1. Para os encontros de orientação, é necessário que as/os membras/os do grupo participem. 2. Para a apresentação é necessário que todas/os estudantes apresentem suas reflexões e problematizações. 3. Para o trabalho escrito é necessário a entrega no prazo estipulado (data da apresentação), evidenciando reflexões e problematização, com base no tema sorteado. |
33 pontos
1. 3,0 pontos (Elucidação de dúvidas, questionamentos por meio de atividades síncronas ou assíncronas) 2. 5.0 apresentação dos trabalhos 3. 25,0 pontos (Trabalho escrito) |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2001. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxubHBzaTAxNHxneDo2N2IyYmIyNGQ4ODE5OTRi. Acesso em: 10 out. 2020.
FONTANA, R.; CRUZ, N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997. (Série Educador em Construção). Disponível em: http://files.psicologia-da-aprendizagem.webnode.com/200000002-1194f1291a/TEXTO%202%20-%20psicologia%20e%20trabalho%20pedagogico%20roseli%20fontana%20e%20nazare%20(s%C3%A9ra%20utilizado%20o%20cap%2002%20ao%2004).pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. Disponível em: https://www.academia.edu/37762830/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_Psicologia_da_Educa%C3%A7%C3%A3o_c_sAbordagens. Acesso em: 10 out. 2020.
Complementar
CAVICCHIA, Durlei de Carvalho. O desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
LA TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 21. ed. São Paulo: Summus, 1992. Disponível em: https://petpedufba.files.wordpress.com/2016/02/piaget-vygotsky-wallon-teorias-psicogeneticas-em-discussao-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
PAPALIA, Diane E. et.al.. Desenvolvimento humano. 8. ed. Tradução: Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 2006. Disponível em: http://sandrachiabi.com/wp-content/uploads/2017/03/desenvolvimento-humano.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
SANTOS, Carmem Sevilla Gonçalves dos. Fundamentos psicológicos da educação. João Pessoa: Moraes, 2017. Disponível em: http://biblioteca.virtual.ufpb.br/files/fundamentos_psicologicos_da_educaaao_1360073485.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.
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APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Maria Aparecida Augusto Satto Vilela, Professor(a) do Magistério Superior, em 15/10/2020, às 20:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 | SEI nº 2325960 |