UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

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Timbre

Edital PPGEC nº 1/2020

02 de setembro de 2020

Processo nº 23117.048494/2020-53

OBJETOEdital de Abertura de Inscrições e do Processo de Seleção  para Ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil – ANO 2021.

ÍNDICE

  1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

  2. DO NÚMERO DE VAGAS

  3. DOS PRÉ-REQUISITOS

  4. DAS INSCRIÇÕES

  5. DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

  6. DOS RECURSOS

  7. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  8. DOS ANEXOS

PREÂMBULO

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGEC/FECIV/UFU nº 001/2020

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/1 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil

O Extrato do edital foi publicado no dia 03 de setembro de 2020 na seção 03, página 93 do Diário Oficial da União.

O coordenador(a) do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, da unidade acadêmica FECIV, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no uso de suas atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria R/UFU nº 1107/2018 e também pelo Estatuto e Regimento Geral da UFU e demais legislações pertinentes, torna públicas as condições gerais para a abertura das inscrições e o processo de seleção para de alunos regulares, para o PPGEC, modalidades Curso de Mestrado Acadêmico  para ingresso no primeiro  semestre de 2021.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O presente processo seletivo será regido por este edital, pelas Resoluções 12/2008 e 06/2017 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Resolução nº 09/2014 e Resolução nº 15/2016 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Portaria R 134, pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia.

Serão nomeadas pelo Colegiado do PPGEC comissões examinadoras para os concursos de seleção do Curso de Mestrado Acadêmico.

Pelas circunstâncias atuais (COVID19), o processo será realizado totalmente através de ferramentas de acesso e comunicação via Internet. As atividades serão realizadas a partir da cidade de Uberlândia, MG, nas dependências da UFU, campus Santa Mônica.

No ato da inscrição o PPGEC disponibilizará ao candidato o edital completo, as informações e instruções pertinentes ao processo seletivo no endereço eletrônico (www.ppgec.feciv.ufu.br);

Ao se inscrever no certame, o candidato:

declara que leu e entendeu todos os termos e condições do presente Edital e que aceita todo o regulamento pertinente ao certame;

compromete-se a tomar conhecimento de eventuais retificações, complementações, termos aditivos ou avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico www.ppgec.feciv.ufu.br, dos quais não poderá alegar desconhecimento;

autoriza a UFU a, independentemente de prévio aviso, digitalizar e/ou eliminar documentos físicos que porventura venham a ser produzidos em razão de sua participação no certame, observadas as normas e procedimentos previstos na legislação pertinente.

O atendimento aos interessados se dará em dias úteis das 8h às 11h e das 14h às 17h  na página do Programa: www.ppgec.feciv.ufu.br ou pelo e-mail: posgradcivil@ufu.br

O Edital completo, as informações e instruções pertinentes ao Processo de Seleção serão disponibilizadas no endereço eletrônico www.ppgec.feciv.ufu.br.

DO NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2021, é:

Modalidade

Ampla Concorrência

Pretos, pardos  e indígenas

Pessoas com deficiência

Total

Alunos Regulares

Mestrado

21

5

1

27

A distribuição das vagas por áreas de concentração / linhas de pesquisa/docente está descrita no Anexo I.

No caso de processos seletivos nos quais o candidato concorre a vagas em áreas de concentração ou linhas de pesquisa serão adotados, dentro de cada uma destas, os mesmos proporcionais gerais definidos no art. 5º da resolução 06/2017 do CONPEP, buscando equilíbrio entre áreas ou linhas.

O PPGEC instituirá comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Os candidatos que se inscreverem nas modalidades de cotas deverão ter suas inscrições homologadas pela comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas.

Nas eventuais impugnações solicitadas por terceiros às inscrições e recursos às decisões de admissão ou inadmissão da cota serão observados os seguintes critérios:

entrevista com os componentes do Colegiado do Programa de Pós-graduação em plataforma digital;

histórico das autodeclarações do candidato interessado em outros certames; e

estudo da árvore genealógica.

Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

Em caso de desistência de candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência posteriormente classificado.

Na hipótese de não haver candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados observada a ordem de classificação.

A pessoa com deficiência não é obrigada a inscrever-se como tal nos termos do art. 4º § 2º da Lei no 3.146/2015.

DOS PRÉ-REQUISITOS

As vagas destinam-se a egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), na área Engenharia Civil, Recursos Hídricos e áreas afins. As vagas disponíveis são para a área de concentração e para as linhas de pesquisa do PPGE

Poderão se inscrever egressos de cursos de graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo MEC de outras áreas de Engenharias.

Neste caso o candidato deverá anexar justificativa da solicitação de inscrição que será analisada pela comissão examinadora, podendo ainda solicitar documentação comprobatória para subsidiar a justificativa apresentada pelo candidato.

Não serão admitidas inscrições de egressos de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos graduados em nível superior.

Os candidatos aprovados e matriculados como alunos regulares deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira, até o 18º mês após a matrícula, ou até o pedido de exame de qualificação, o que ocorrer primeiro.

Para o mestrado será exigido certificado de proficiência em língua inglesa.

Para os candidatos estrangeiros não lusófonos será exigido o certificado de proficiência em língua portuguesa;

Serão aceitos os exames oficiais, considerando-se as validades neles declaradas emitidos pelo(a):

Certificado válido de aprovação em exame de Língua inglesa do PROFLIN, promovido pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, na área Tecnológica (Engenharias e Ciências Exatas e da Terra);

Certificado válido no exame do Test of English as Foreign Language – TOEFL (ITP), com pontuação mínima de 400 pontos;

Certificado válido no exame do International English Language Testing System – IELTS, com pontuação mínima de 4 pontos;

Certificado válido Cambridge English: Certificate of First English– CFE ou Certificate of Advanced English – CAE ou Certificate of Proficiency in English – CPE (University of Cambridge).

Certificado válido no exame do Test of English for International Communication - TOEIC, com pontuação mínima de 400 pontos.

TESEPrime: Sistema de Avaliação Linguística

Os candidatos estrangeiros ou naturalizados, não lusófonos, deverão apresentar, em caráter complementar e eliminatório, o certificado de aprovação no:

PROFLIN - Língua Portuguesa do ILEEL-UFU (http://www.ileel.ufu.br/proflin)

Certificado CELPE - Bras (http://www.mec.gov.br/sesu/celp.shtm);

Observados as mesmas condições e os mesmos prazos de validade das demais certificações de proficiência.

Para os exames em que não consta nenhum prazo de validade, será considerado o período máximo de 12 meses, a partir da realização do mesmo.

DAS INSCRIÇÕES

A inscrição do candidato ao PPGEC compõe-se de duas etapas:

A primeira consiste na entrega da documentação exigida, conforme item 4.5.1;

A segunda consiste da análise dessa documentação pela Comissão Examinadora, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos;

O candidato deverá inscrever-se pelo endereço eletrônico: posgradcivil@ufu.br;

Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea, assim como por correio eletrônico. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa;

O candidato deverá preencher no ato da inscrição os formulários disponíveis no link de inscrição do certame de modo que nele constem informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento da inscrição;

O cronograma das inscrições é:

Atividade

Data

Horário

Local

Período de inscrição

20 a 27/10/2020

Conforme item 1.6.

posgradcivil@ufu.br

Resultado da análise da documentação

30/10/2020

Conforme item 1.6.

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Documentação exigida:

Requerimento, em formulário próprio, solicitando a inscrição, disponível no endereço eletrônico http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Curriculum vitae atualizado, gerado na plataforma lattes - cnpq.br - com cópia dos documentos comprobatórios, na mesma ordem de citação;

cópia simples e legível de:

Diploma de graduação, atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação emitida pelo órgão competente (frente e verso);

Em caso de não conclusão do curso de graduação, apresentar declaração de conclusão de curso ou Histórico Escolar, com data de emissão;

Documento de identidade;

CPF;

Comprovante de quitação eleitoral;

Certificado de reservista, se do sexo masculino;

Todos os documentos deverão ser enviados em arquivo eletrônico único no formato PDF, com os documentos em sequência, para o e-mail: posgradcivil@ufu.br.

Ao receber os e-mails com a documentação, a Secretaria do PPGEC enviará um e-mail de confirmação de recebimento. A efetivação da inscrição será realizada após a conferência da documentação e homologação pela Comissão Examinadora.

DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

A seleção será realizada em 02 (duas) etapas avaliativas, sendo a primeira ELIMINATÓRIA e CLASSIFICATÓRIA, a segunda CLASSIFICATÓRIA;

Será seguido o cronograma indicado:

Atividade

Data

Horário

Local

Envio de Projeto de Pesquisa e Currículo Lattes

23 de novembro de 2020

00:00 às 23:59

No endereço posgradcivil@ufu.br

Resultados

30 de novembro de 2020

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Prazo para recurso

01 e 02 de dezembro de 2020

08:00 às 17:00

No endereço posgradcivil@ufu.br

Resultado final (após recursos)

07 de dezembro de 2020

17:00

http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

Projeto de Pesquisa

O Projeto de Pesquisa do candidato deverá ser entregue em arquivo eletrônico separado (no formato PDF) exclusivamente no e-mail posgradcivil@ufu.br , segundo cronograma do item 5.1.1. Deverá conter um máximo de mil e quinhentas palavras em páginas numeradas. Sugere-se adotar o modelo apresentado no Anexo III deste edital.

A análise do Projeto de Pesquisa considerará a adequação de perfil do candidato à vaga oferecida pela Linha de Pesquisa do programa. Serão avaliados, de forma objetiva, fatores como: coerência de projeto, fundamentação teórica, motivação, objetivos a serem alcançados, metas, cronograma e adequação à área de interesse e linha de pesquisa, conforme Anexo IV.

O projeto de pesquisa submetido pelos candidatos é exclusivamente para uso como meio de avaliação do candidato no processo seletivo.

Juntamente com o Projeto de Pesquisa em PDF deverá ser entregue Curriculum Lattes atualizado, gerado na plataforma lattes (http://lattes.cnpq.br) com cópia dos documentos comprobatórios, na mesma ordem de citação;

Será designada comissão de avaliação dos Projetos de Pesquisa com adoção dos itens e ponderações apresentados no Anexo IV. A composição dos membros da Comissão será divulgada no site do Programa (http://www.ppgec.feciv.ufu.br/) até dez dias de antecedência.

Os Projetos de Pesquisa serão submetidos a análise de semelhança (plágio) antes de sua avaliação. Será utilizada a ferramenta CopySpider e será admitida um nível de semelhança de até 10%. Os Projetos com índice de semelhança acima desse valor serão eliminados do certame.

Etapa II – Avaliação de Currículo Lattes

Os currículos Lattes dos candidatos classificados acima da nota de corte serão avaliados pelos membros da comissão avaliadora, que atribuirão notas de 0 (zero) a 100 (cem);

Serão eliminados da avaliação os itens do currículo Lattes sem comprovação;

As notas serão atribuídas conforme os parâmetros de avaliação e suas respectivas pontuações, discriminado no Anexo II.

Nota de Corte e Critérios de Desempate

Para o Projeto de Pesquisa escrita será adotada como nota de corte no valor de 50,0 (cinquenta) pontos.

Critérios de Desempate

Em caso de empate, a nota do Curriculum Lattes será utilizada como critério de desempate, e persistindo o empate, o desempate será pelo critério de idade dando-se preferência ao de idade mais elevada (Art 27 da lei federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003).

Resultado Final 

A classificação final dos candidatos levará em conta a média aritmética ponderada dos resultados obtidos nas duas etapas avaliativas, deste processo seletivo, na proporção 60% (sessenta por cento) para o Projeto de Pesquisa e 40% (quarentapor cento) para análise do Currículo Lattes.

DOS RECURSOS

Serão admitidos recursos quanto:

Inscrição;

Ao resultado;

O prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis após a concretização do evento que lhes disser respeito tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento a ser recorrido.

Os eventuais recursos deverão ser enviados à secretaria do PPGEC (posgracivil@ufu.br) por endereço de e–mail próprio do candidato e com a devida identificação. Não serão admitidos e-mails em nome de outra pessoa ou sem identificação adequada do reclamante.

O candidato poderá recorrer em três instâncias em graus sucessivos, a saber: primeira instância, colegiado do PPGEC; segunda instância, Conselho do FECIV; e terceira instância, CONPEP. Para interposição de recursos em segunda e terceira instâncias deverão ser considerados os prazos máximos de 10 (dez) dias corridos, após a divulgação da apreciação do recurso anterior.

O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições para o processo seletivo contidas neste edital e nas demais normas pertinentes à matéria.

A Comissão Examinadora não se responsabiliza por atrasos ou extravio no envio de e-mail, problemas de servidores ou qualquer outra situação que impeça o recebimento dos documentos em qualquer parte do processo.

Todas as informações referentes ao processo seletivo, datas e horários de provas, classificação e aprovação dos candidatos, bem como resultados de cada uma das fases, poderão ser obtidas no endereço eletrônico http://www.feciv.ufu.br/ppgec . A secretaria do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, está localizada no Campus Santa Mônica – Bloco 1Y – Sala 1Y210 , Av. João Naves de Ávila, 2121, 38408-100 Uberlândia - Minas Gerais – Brasil, contudo devido circunstâncias atuais (COVID19)  não serão realizados atendimentos presenciais.

A Comissão Examinadora se reserva o direito de não preencher todas as vagas.

A Comissão Examinadora apresentará relatório circunstanciado sobre a realização do processo seletivo com os critérios adotados para correção de provas e atribuição de notas aos candidatos.

Os resultados finais dos concursos serão homologados pelo Colegiado do PPGEC.

As matrículas dos candidatos aprovados serão efetuadas na secretaria do PPGEC, segundo o calendário acadêmico da pós-graduação da UFU, do Regulamento do PPGEC, as normas gerais de funcionamento da Pós-graduação da UFU e o Regulamento Geral da UFU.

A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas, a avaliação curricular e a matrícula do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas provas, avaliação oral e/ou nos documentos apresentados.

O candidato, portador ou não de deficiência, que necessitar de condição especial para a realização das provas deverá enviar, até 05 dias antes de sua realização, à secretaria do PPGEC solicitação de condições especiais.

A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora conjuntamente com o Colegiado do PPGEC.

MARCIO AUGUSTO REOLON SCHMIDT

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/UFU

Portaria R n° 1107/2018


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio Augusto Reolon Schmidt, Coordenador(a), em 03/09/2020, às 11:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2233952 e o código CRC 370038FF.



ANEXOS AO EDITAL

Seleção de Programa de Pós-graduação

Edital PPGEC/FECIV/UFU nº 001/2020

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/1 para ingresso ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil

ANEXO I

Lista de Linhas de Pesquisa de docentes orientadores do PPGEC, e número de vagas por linha de pesquisa. Para maiores informações sobre cada docente e linha de pesquisa acessar http://www.ppgec.feciv.ufu.br/

 

Tema do Projeto

Docentes

Número Total de

Vagas por Docente

Total de vagas por tema

Recursos Hídricos e Saneamento

André Luiz de Oliveira

2

9 (sendo 2 vagas para cotista)

Ismarley Lage Horta Morais

2

José Eduardo Alamy Filho

2

Carlos Eugênio Pereira

2

Marcio Ricardo Salla

1

Estruturas

Antônio Carlos dos Santos

2

9 (sendo 1 vaga para cotista)

Gregório Sandro Vieira

4

Maria Cristina Vidigal de Lima

1

Geotecnia

Jean Rodrigo Garcia

2

Construção Civil

Antônio Carlos dos Santos

2

5 (sendo 1 vaga para cotista)

Eliane Betânia Carvalho Costa

2

Leila A. de Castro Motta

1

Geomática

Maria Lígia Chuerubim

1

4 (sendo 1 vaga para cotista)

Marcio Augusto Reolon Schmidt

2

Raquel Naiara Fernandes

1

 

ANEXO II

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

Curriculum Vitae, que deve ser gerado na Plataforma Lattes, será avaliado conforme a pontuação descrita no quadro abaixo, desde que devidamente comprovada.

QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Para o processo seletivo para o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFU, valem os periódicos da Área Engenharias I.

Os periódicos QUALIS encontram-se disponíveis em: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ConsultaPeriodicos.faces

Instruções:

Os documentos comprobatórios que acompanham o currículo do candidato (modelo Lattes) devem ser encaminhados na ordem do quadro abaixo.

Serão pontuadas as atividades dos últimos 5 anos, favor não encaminhar documentos de atividades realizadas fora do período de avaliação.

Critérios para pontuação do Currículo Lattes, requisitos do processo seletivo e Pontuação e Classificação Final

PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO

O currículo deve ser gerado na plataforma Lattes do CNPq e impresso desta plataforma. Só serão computados os pontos das atividades devidamente comprovadas e diretamente relacionadas com os objetivos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Atividades extracurriculares durante o período de graduação (Limitado a 40 pontos)

Monitoria

5,0 pontos por semestre       

Participação em programas de iniciação científica ou tecnológicas como PIBIC, PIVIT, PIBIT, com bolsa ou sem bolsa, devidamente comprovadas.

10,0 pontos por semestre

Produção técnico-científica (Limitado a 50 pontos)

Publicação de trabalhos completos:

em Anais de eventos locais  

5,0 pontos por trabalho

em Anais de eventos regionais

10,0 pontos por trabalho

em Anais de eventos nacionais e/ou internacionais

15,0 pontos por trabalho

Publicação de trabalho completo em periódicos classificado com Qualis das Engenharias 1:

com corpo de revisores – nacional

25 pontos por trabalho

com corpo de revisores – internacional

30 pontos por trabalho

Prêmios em eventos científicos: 20 pontos/premiação (comprovar com certificado).

Experiência profissional e acadêmica (Limitado a 10 Pontos)

Atuação após a conclusão da graduação, em área de concentração afim à escolhida pelo candidato 

2,5 pontos por semestre

Docência no Ensino Fundamental e Médio       

2,5 pontos por semestre

Docência no Ensino Superior 

5,0 pontos por semestre

Curso de especialização lato sensu. *

10,0 pontos

* Comprovadamente na linha de pesquisa do PPGEC escolhida pelo candidato. Caso não tenha sido emitido o diploma até a data da inscrição, será aceito atestado ou declaração oficial de conclusão, desde que conste a data da defesa e o título da monografia.

PONTUAÇÃO FINAL

A pontuação final (PF) do candidato é dada pela fórmula:

PF = 0,60.P + 0,40.CV

Na qual: P é a pontuação do projeto e CV é a pontuação do currículo.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação final dos candidatos, que optaram por orientadores em segunda opção, conforme Edital, é baseada na pontuação definida no item 2, considerando o número de vagas em cada uma das áreas de concentração do Programa e a disponibilidade de orientação em cada Linha de Pesquisa.

Persistindo o empate, a classificação será definida pela maior nota no currículo (CV).

Casos excepcionais ou não previstos nesta norma serão decididos pela Comissão Examinadora.

 

ANEXO III

MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA [ESTE DOCUMENTO DEVE TER NO MÁXIMO DE 1500 PALAVRAS

Projeto de Pesquisa [DIGITE SEU NOME AQUI]        2020 [Digite seu e-mail aqui]

Título [Digite o título aqui]

Introdução [Contextualizar e justificar a importância da sua pesquisa aqui. Uma breve revisão da literatura na área do Plano de Pesquisa deve ser apresentada nesta seção]

Objetivos geral e específicos [Descreva aqui os objetivos de sua pesquisa]

Revisão Bibliográfica [Descreva as pesquisas mais relevantes que apoiem sua proposta]

Metodologia [Descreva aqui possíveis estratégias para realização de experimentos e/ou desenvolvimento de sistemas que permitirão alcançar seus objetivos] 

Cronograma  [Descreva aqui o cronograma para a execução de sua pesquisa, listando atividades e o tempo de execução de cada uma delas]

Referências [Inclua aqui uma lista de referências utilizadas para a elaboração deste Plano de Pesquisa]

 

ANEXO IV

Parâmetros de avaliação do Projeto de Pesquisa

Itens              

Pontuação

Pertinência com a Linha de Pesquisa escolhida

40%

Factibilidade do cronograma apresentado

20%

Viabilidade técnica dos objetivos propostos

20%

Qualidade da pesquisa bibliográfica apresentada

10%

Clareza de expressão e respeito aos padrões da língua portuguesa

10%

Total

100%

 

ANEXO V

Docentes credenciados para o edital

Área

Docentes

Currículo Lattes

Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

André Luiz de Oliveira

http://lattes.cnpq.br/3759700277755565

Carlos Eugênio Pereira

http://lattes.cnpq.br/7174393724547658

Ismarley Lage Horta Morais

http://lattes.cnpq.br/8939296324498671

José Eduardo Alamy Filho

http://lattes.cnpq.br/0768876670810150

Marcio Ricardo Salla

http://lattes.cnpq.br/3627743332198183

Marcio Augusto Reolon Schmidt

http://lattes.cnpq.br/5515322256604194

Maria Lígia Chuerubim

http://lattes.cnpq.br/2147424953594579

Raquel Naiara Fernandes

http://lattes.cnpq.br/1173096683473059

Estruturas e Construção Civil

Antônio Carlos dos Santos

http://lattes.cnpq.br/1482358348610366

Gregório Sandro Vieira

http://lattes.cnpq.br/3178154173211778

Maria Cristina Vidigal de Lima

http://lattes.cnpq.br/2787104367701931

Jean Rodrigo Garcia

http://lattes.cnpq.br/1547144258785500 

Eliane Betânia Carvalho Costa

http://lattes.cnpq.br/7980270951199108

Leila A. de Castro Motta

http://lattes.cnpq.br/3604233375792763

 

ANEXO VI

ÁREA: RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL

PROJETO 1: TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM RIOS DA MESORREGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO

Linha de pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Pesquisador: Prof. Carlos Eugênio Pereira

Resumo: A importância da avaliação de descargas líquidas e sólidas em bacias hidrográficas são úteis para descrever o comportamento hidrológico da bacia em estudo, principalmente aquelas com potencial para construção de Pequenas Centrais Hidrelétrica (PCH), ou seja, geração de energia elétrica. Assim, pretende-se avaliar a descarga líquida com o objetivo de obter hidrogramas que serão utilizados na calibração dos parâmetros (constante de tempo e fator adimensional) dos métodos de Muskingum e Muskingum-Cunge, bem como, dos parâmetros do Hidrograma de Clark. Outro ponto é a determinação da descarga sólida e cálculo do transporte de sedimentos pelos métodos de Colby, Meyer-Peter e pelo método modificado de Einstein. As informações obtidas sobre as características físicas dos sólidos, também serão utilizadas para determinar a carga sólida de sedimentos utilizando-se o programa computacional Hec-Ras. Esse, por sua vez faz os cálculos utilizando os Métodos de Meyer-Peter e Muller, Toffaleti, Yang e outros.

 

PROJETO 2: ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE FLOCULAÇÃO EM FUNÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS E DE DISTRIBUIÇÃO DE TAMANHO DE PARTÍCULAS POR MEIO DE AQUISIÇÃO/ANÁLISE DE IMAGENS E ANALISADOR FOTOMÉTRICO DE DISPERSÃO

Linha de pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Pesquisador: Prof. André Luiz de Oliveira

Resumo:  O projeto tem como foco principal a avaliação dos processos de coagulação/floculação precedentes aos processos de sedimentação e flotação por ar dissolvido, todos em escala de bancada, O acompanhamento dos processos será realizado por método não intrusivo constituído por plano de luz laser e câmera digital de alta resolução e/ou por equipamento analisador fotométrico de dispersão (PDA) cujo sinal de saída pode ser relacionado ao diâmetro médio dos agregados.

 

PROJETO 3: REMOÇÃO DE METAIS PESADOS EM EFLUENTES: USO SUSTENTÁVEL DE ADSORVENTE POLIMÉRICO ANIÔNICO

Linha de pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Pesquisador: Prof. Marcio Ricardo Salla

O acelerado crescimento populacional em todo o mundo impulsiona a produtividade industrial e provoca o aumento da geração de resíduos. Os metais pesados são prejudiciais ao ambiente aquático e ser humano devido ao mecanismo de bioacumulação, com consequente transferência da toxicidade à cadeia alimentar. Após o seu lançamento no corpo hídrico natural, seja em ambiente lêntico ou lótico, torna-se inviável tecnicamente e economicamente sua remoção do ecossistema aquático, cujos estudos científicos estão concentrados na identificação e quantificação dos metais pesados na massa líquida e no sedimento de fundo. A literatura traz diversos estudos sobre a remoção de metais pesados em efluente sanitário e industrial. A maioria dos estudos foca na remoção via sorção em solo, sorção em adsorvente natural, via leito fixo e fluidificado e também via percolação em resíduo de construção civil. O uso de produtos adsorventes sintéticos tem crescido muito, todavia a maioria dos experimentos é realizada em escala de bancada e em regime descontínuo, sem uma comprovação de aplicabilidade em escala real e em fluxo contínuo. Diante do exposto, este projeto de pesquisa propõe a criação de um sistema de pós-tratamento de efluente sanitário e industrial, em fluxo contínuo, para remoção de metais pesados a partir da adsorção em nanopartículas magnéticas recobertas com polímeros aniônicos sustentáveis de carboximetil celulose e lignina carboximetilada. Para isso, diversas metas são identificadas aqui como objetivos específicos, como: avaliação da eficiência de remoção dos metais pesados em canal de adsorção; avaliação da eficiência de dessorção dos metais pesados adsorvidos às nanopartículas; avaliação da capacidade de reutilização do adsorvente oriundo do processo de dessorção; destinação final ao metal pesado dessorvido. A sustentabilidade da proposta de projeto está na utilização de polímeros de origem renovável e também na possibilidade de reutilização do adsorvente que pode ser removido do efluente por processo eletromagnético utilizando imãs.

 

PROJETO 4: INFLUÊNCIA DE AGENTES QUELANTES NA FORMAÇÃO DE LODO AERÓBIO GRANULAR

Linha de pesquisa: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental

Pesquisador:  Prof. Ismarley Lage Horta Morais

O lodo aeróbio granular foi desenvolvido na década de 1990 e utilizado, inicialmente, em sistemas em escala laboratorial. No início dos anos 2000, o avanço da tecnologia permitiu a implantação de estações em escala maior e a expansão para o tratamento de esgoto doméstico. A primeira instalação em grande escala foi implantada na cidade de Epe, Holanda, em 2011. O consumo de energia é 58% inferior ao processo convencional de lodos ativados devido, principalmente, à ausência de bombas para recirculação, retorno de lodo e misturadores utilizados em plantas convencionais de remoção de nutrientes. Além disso, o volume específico necessário para os sistemas com lodo aeróbio granular é 33% menor do que o volume da planta de lodos ativados convencional. Cátions bivalentes, como Ca2+, Mg2+ e Fe2+, são essenciais para a granulação pois a carga positiva dos cátions bivalentes neutraliza a carga negativa da superfície da biomassa microbiana e das moléculas das substâncias poliméricas extracelulares (SPE) e contribui para uma melhoria da granulação. No entanto, agentes quelantes dissolvem precipitados de cálcio dos grânulos e os desestabilizam. Agentes quelantes são utilizados em diversas aplicações como em detergentes, alimentos, fármacos, cosméticos, têxtil e papel. A presença destas substâncias nas águas residuárias domésticas ou industriais pode comprometer a estabilidade do grânulo aeróbio e limitar a aplicação desta tecnologia de tratamento em escala real. O objetivo deste trabalho é avaliar a formação de lodo granular em diferentes concentrações de agentes quelantes sintéticos e a adição de cátions bivalentes para favorecimento da granulação.

 

PROJETO 5: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE ESCOAMENTOS SUPERFICIAIS E SUBTERRÂNEOS: ABORDAGENS HIDROLÓGICAS E HIDRÁULICAS

Linha de pesquisa: Infraestrutura Urbana e de Transportes (Recursos Hídricos)

Pesquisador: Prof. José Eduardo Alamy Filho

Resumo: Esse projeto trata, genericamente de temas relacionados ao cálculo de escoamentos superficiais e subterrâneos. O aluno, engajado no projeto, trabalhará com simulação computacional e com experimentos de laboratório, vinculados a modelos físicos, em escala reduzida do fenômeno analisado. Dentre os temas pesquisados, destacam-se escoamentos em aquíferos, poluição de águas subterrâneas e superficiais, assoreamento de reservatórios, transporte de sedimentos em rios e estudo de rupturas de barragens. Em todos os casos, serão abordados aspectos numéricos e computacionais.

 

PROJETO 5: MODELAGEM ESPACIAL EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

Linha de pesquisa: Infraestrutura Urbana e de Transportes (Geomática)

Pesquisadora: Profa. Maria Lígia Chuerubim

Geomática aplicada ao desenvolvimento de projetos voltados à infraestrutura de transportes, cidades inteligentes e sustentáveis, segurança viária, planejamento  e ordenamento espaço-territorial, com ênfase em informações espaciais direcionadas à modelagem espaço temporal, detecção de padrões e monitoramento em obras de engenharia em diferentes escalas, por meio da integração de sensores Geodésicos, Topográficos, Fotogramétricos, Sensoriamento Remoto e da utilização de geotecnologias de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas.

 

PROJETO 6: APLICAÇÃO DE GEOTECNOLOGIAS EM DAM BREAK PARA BARRAGEM DE REJEITO

Linha de pesquisa: Infraestrutura Urbana e de Transportes (Geomática)

Pesquisadora: Profa. Raquel Naiara Fernandes Silva

Nos últimos anos, houve o aumento da população e sua ocupação urbana desordenada, em especial próximas aos centros atrativos de empregos, como as regiões industriais e de exploração mineral, a população passou a ocupar moradias em áreas inadequadas. Um exemplo dessas áreas são as encostas dos morros e nas margens de rios a jusante de barragens, gerando um risco em casos de rompimento dessas estruturas. Os estudos de rompimento de barragem (Dam Break) por muito tempo foram restritos a poucos usuários, pela necessidade de computadores potentes. Com os avanços tecnológicos de hardware e software e o surgimento de programas de modelagem livres, fez com que esta tecnologia se tornasse mais acessível. Diante disso, este projeto tem como objetivo principal elaborar uma metodologia de Dam Break que seja acessível a usuários comuns. Para isso serão utilizadas imagens com alta resolução, dados topográficos a um menor custo ou livres e dados de simulação matemática de rompimento de barragem para prever a mancha de inundação (mapeamento), no caso do rompimento hipotético, com uso de software livre. Uma barragem de rejeito será escolhida e devidamente caracterizada para a realização de um estudo de caso. Espera-se ao final desta pesquisa, simular um rompimento de bacia de rejeito de mineração com uso de geotecnologias e a partir disso identificar e analisar os possíveis problemas gerados pela ruptura hipotética da mesma.

 

PROJETO 7: ANÁLISE ESPACIAL AMBIENTAL

Linha de pesquisa: Infraestrutura Urbana e de Transportes (Geomática)

Pesquisador: Prof. Marcio Augusto Reolon Schmidt

Este é um projeto amplo que engloba diferentes estudos relacionados a distribuição e relacionamento espaciais de fenômenos dinâmicos hidrológicos e ambientais em geral e sua representação com uso de Sistemas de Informação Geográfica e realidade aumentada. Algumas pesquisas desenvolvidas neste projeto incluem o impacto da urbanização de microbacias urbanas na capacidade de absorção e escoamento superficial por meio de modelagem preditiva, desenvolvimento de ferramentas com realidade aumentada para acompanhamento de efluentes e sensoriamento remoto para avaliação da propagação de efluentes líquidos em reservatórios de acumulação, leitura e interpretação de representações, análises espaciais e geoestatística, entre outras.

 

ÁREA: ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL

PROJETO 1: ESTUDO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO

Linha de pesquisa: Estruturas

Pesquisadora: Profa. Maria Cristina Vidigal

Este projeto de pesquisa trata do estudo do comportamento estrutural de elementos pré-moldados de concreto de seção completa ou parcial, levando-se em conta sua estabilidade durante as fases transitórias, interação com as outras partes da construção e a rigidez e estabilidade global do sistema estrutural. São analisados elementos de lajes formadas por vigotas treliçadas com e sem protensão, painéis duplos treliçados preenchidos com concreto moldado no local, painéis de fechamento e sua interação com a estrutura principal, ligações deformáveis, análise das condições de segurança durante o manuseio de vigas pré-moldadas por meio de cabos de içamento e montagem sobre aparelhos de apoio, bem como a influência da rigidez das ligações semirrígidas na estabilidade global da estrutura. A metodologia de análise envolve ensaios experimentais, equacionamento analítico e simulações numéricas por meio de programas computacionais baseado no método dos elementos finitos.


PROJETO 2: ESTRUTURAS DE AÇO E MISTAS AÇO-CONCRETO - EFEITO DO VENTO EM EDIFICAÇÕES

Linha de pesquisa: Estruturas

Pesquisador: Prof Gregório Sandro Vieira

O projeto tem a função de implementar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a estrutruras de aço e mistas aço-concreto e análise do efeito do vento no âmbito da FECIV/UFU, trabalhando principalmente, mas não somente, são:

  1. Estudo do comportamento de elementos estruturais de aço (pilares, vigas, etc) em perfis laminados/soldados ou formados a frio, solicitados por ações correntes em temperatura ambiente através de análises experimentais e modelagens numéricas.

  2. Estudo do comportamento das propriedades mecânicas do aço e de elementos estruturais de aço (pilares, vigas, etc) após a ação de uma temperatura elevadas através de análises experimentais e modelagens numéricas.

  3. Estudo do comportamento de elementos estruturais mistos de aço-concreto (pilares, vigas, etc) solicitados por ações correntes em temperatura ambiente através de análises experimentais e modelagens numéricas.

  4. Estudo de elementos de ligação (enrijecedores, placas de base, cantoneiras, chapas de ligação, etc) mediante solicitações correntes através de análises experimentais e modelagens numéricas.

  5. Desenvolvimento de novos tipos de conectores de cisalhamento para utilização em elementos estruturais mistos.

  6. Estudo dos fenômenos de instabilidade local e global em perfis de aço formados a frio.

  7. Estudo dos efeitos de vizinhança em uma edificação devido a ação do vento.

  8. Estudo de pressão em fachadas de uma edificação considerando a ação do vento com e sem a presença de vizinhança através de análises experimentais em túnel de vento e simulações numéricas.

  9. Aplicação do método High Frequency Pressure Integration (HFPI) na consideração da resposta dinâmica de uma edificação através da utilização de dados experimentais de modelos estáticos.

  10. Estudo do comportamento e desenvolvimento de procedimentos de cálculo para consideração da ação do vento em placas solares posicionadas em coberturas.

 

PROJETO 3: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO, DURABILIDADE E APLICAÇÃO DE

MATERIAIS COMPÓSITOS EM ESTRUTURA DE CONCRETO

Linha de pesquisa: Estruturas (Materiais)

Pesquisador: Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos

Esta temática reúne pesquisas que tem como objetivo a execução, monitoramento, recuperação ou reforço de estruturas de concreto. Tais pesquisas, desenvolvidas com financiamento de agências de fomento e empresas privadas, fundamentalmente de cunho experimentais e compreende os estudos de materiais compósitos com matriz de cimento Portland como concreto convencional, concreto de alto desempenho (UHPC) e concreto reforçado com fibras - CRF (aço, vidro sintética). Além disso, comporta estudos sobre os materiais compósitos com matriz polimérica como polímero reforçado com fibras – PRF (carbono, vidro etc.) e aplicação de barras não metálicas. Os experimentos compreendem, desde a caracterização mecânica dos materiais para a o estudo e desenvolvimento de distintas composições, o estudo e avaliação de métodos de controle tecnológico; a avaliação de elementos estruturais (vigas, lajes, blocos de fundação, etc.) e estudo dos mecanismos de mensuração das distintas patologias que podem agir sobre a estrutura, com vistas a produção de diagnósticos e prognósticos para devida mensuração da durabilidade e vida útil estrutural. Entre as pesquisas em desenvolvimento, ressaltam-se as parcerias nacionais e internacionais já consolidadas e que possibilitam intercâmbios entre pesquisadores e compartilhamento de dados que viabilizam publicações conjuntas.

 

PROJETO 4: ANÁLISE DA INTERAÇÃO SOLO-FUNDAÇÃO E CONTENÇÃO EM SOLOS TROPICAIS DO BRASIL

Linha de pesquisa: Estruturas (Geotecnia)

Pesquisador: Prof Jean Rodrigo Garcia

Este projeto de pesquisa tem por finalidade caracterizar o comportamento geotécnico de fundações, contenções e estabilidade de taludes e encostas, em diversas condições e submetidas a diversos tipos de solicitações, inseridas em solo e parcialmente em rocha. As análises de comportamento carga vs deslocamento destes elementos são obtidas por métodos analíticos, experimental e simulações numéricas por elementos finitos (MEF), de problemas bidimensional (2D) e tridimensional (3D). As fundações são analisadas por grupos de estacas, eficiência, efeito de contato, blocos de estacas e radier estaqueado. Os modelos constitutivos de análise numérica são escolhidos de acordo com suas características de comportamento que melhor representam a condição na interface do elemento de fundação com o solo. As contenções e taludes/encostas são analisados empregando elementos estruturais de reforço. Avalia-se a empregabilidade da solução visando no que se refere a performance por resistência e controle de deslocamentos sob o estado limite de serviço e último. Espera-se com este projeto de pesquisa um avanço no conhecimento de fundações e contenções que promovam o aumento da eficiência sem aumento do seu custo, impactando assim em benefícios aos diversos tipos de construções que por diversas vezes apresentam patologias estruturais ligadas à problemas de desempenho inadequado. E assim, fomentar o meio técnico com diretrizes à elaboração de projetos estáveis e técnicas executivas eficientes.

 

PROJETO 5: MATRIZES CIMENTÍCIAS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL

Linha de pesquisa: Construção Civil (Materiais)

Pesquisadora: Profa. Eliane Betânia Carvalho Costa

O presente projeto se enquadra na linha de materiais e componentes de construção civil e tem como objetivo desenvolver formulações de matrizes cimentícias de baixo impacto ambiental considerando aspectos técnicos e econômicos. O desafio é propor o uso de elevados teores de materiais alternativos inertes e/ou reativos com granulometria controlada sem comprometer o comportamento reológico das matrizes e, consequentemente o desempenho em uso. Pretende-se otimizar a quantidade de cimento e de agregados naturais em função dos conceitos de empacotamento e dispersão de partículas, por meio da incorporação e/ou substituição desses por calcário, argila calcinada e resíduos minerais como grits e dregs. A pesquisa leva em consideração a aplicação das matrizes formuladas, para tal essas devem atender os requisitos normativos vigentes. Portanto, serão avaliadas mediante ensaios para caracterização físico-química, determinação das propriedades no estado fresco e endurecido e de durabilidade. Também serão realizados ensaios para verificação da microestrutura. Espera-se desenvolver conhecimentos e soluções para a obtenção de materiais cimentícios com maior durabilidade, de modo a contribuir para a redução da emissão de CO 2 , da quantidade de matéria prima extraída para o consumo de materiais de construção, bem como uma destinação adequada para resíduos.

 

PROJETO 6: ESTUDO DE COMPÓSITOS ECOEFICIENTES COM CIMENTO ÁLCALI ATIVADO

Linha de pesquisa: Construção Civil (Materiais)

Pesquisadora: Profa. Leila Aparecida Castro

Os estudos atualmente desenvolvidos têm como objetivo projetar, sintetizar e caracterizar compósitos álcali-ativados incorporando borracha de pneus, partículas recicladas de poliestireno expandido, fibras vegetais e outros resíduos da biomassa. São avaliadas matrizes baseadas em escória de alto-forno comercialmente disponível e metacaulim. São aplicados planejamentos experimentais compostos para otimizar as variáveis de resposta como resistência à compressão, à flexão, propriedades térmicas e outras propriedades físicas, em função do conteúdo de resíduos/fibras, tempo de cura, molaridade dos ativadores e proporção em massa ativadores/materiais base. Técnicas analíticas, incluindo difração de raios-X (XRD), espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e análise termogravimétrica (TGA) são utilizadas para estudar as matrizes produzidas. Microscopia eletrônica de varredura (SEM) é usada para avaliar a morfologia das matrizes e interface com os resíduos, e elucidar possíveis mudanças na microestrutura que podem ser induzidas por eventual deterioração das fibras orgânicas/agregados reciclados no ambiente alcalino. Todos os testes são realizados em amostras em diferentes idades de cura para avaliar a estabilidade das fibras/agregados reciclados embutidos nas matrizes ativadas por álcalis, durante o envelhecimento. O principal resultado esperado da pesquisa é o desenvolvimento de compósitos álcali-ativados e coeficientes e de bom desempenho.


Referência: Processo nº 23117.048494/2020-53 SEI nº 2233952