UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA SÉTIMA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e três dias do mês de setembro de dois mil e vinte e um, às 13h00min, teve início a sétima reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Antônio Carlos Freire Sampaio, Cláudia de Sousa Rodrigues, Cláudio Antonio Di Mauro, Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Gabriel do Nascimento Guimarães, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Sérgio Luis Miranda, Vivianne Peixoto da Silva, e William Rodrigues Ferreira. Justificaram a ausência os conselheiros: Dênis Sebastião Ramos Firmino. O professor Boscolli recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, submeteu à votação a aprovação de quatro solicitações de inclusão de ponto de pauta que a serem tratadas, respectivamente, nos itens 3.17, 3.18, 3.19 e 3.20, a saber: - Processo 23117.056159/2021-18, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 25 de abril de 2019 a 25 de abril de 2021, do Prof. Tulio Barbosa, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente; - Processo: 23117.056033/2021-35. Solicitação de anuência do Conselho para execução do  Projeto de Extensão “IMPLANTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA EM MUNICÍPIOS QUE PARTICIPAM DO CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA – CIDES. Interessada: Professora Ângela Maria Soares. Parecer: CoExt. Relatora: Professora Gláucia Carvalho Gomes; - Processo: 23117.048440/2021-79. Aprovação do Perfil de vaga para realização de concurso para técnico do Curso de EAC; - Solicitação de prorrogação do prazo para comissão que estuda a viabilidade de criação do programa de pós em Geociências em razão das dificuldades de acesso à Plataforma Lattes. A comissão solicita mais 30 dias. Após votadas, as quatro solicitações foram aprovadas por unanimidade. Em seguida, passou-se à discussão e aprovação de: 1.1) Ata da 6ª Ordinária/2021 do Conselho do IGUFU, de 26 de agosto de 2021. Protocolo SEI: (3002193). O professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou em votação a aprovação da Ata, obtendo-se 17 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 1.2) Ata da 6ª Extraordinária/2021 do Conselho do IGUFU, de 9 de setembro de 2021. Protocolo SEI: (3029110). O professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou em votação a aprovação da Ata, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. O professor Boscolli deu os seguintes informes: a) Nosso site institucional estará oficialmente ativo a partir de setembro de 2021, com informações básicas. Ele será construído ao longo dos próximos meses, com novos conteúdos para que em 2022 possamos desativar o site antigo. Nesse período, ambos estarão concomitantemente funcionando, mas apenas o novo será alimentado; b) Encerramos o processo que tratou dos Planos de Trabalho Docente e, graças ao esforço de todos os docentes, Comissão e Secretaria, tivemos cem por cento (100%) dos PTDs publicados; c) No dia 23/08/21 visitamos, com a Equipe da PROGEP, a Unidade Araras em Monte Carmelo, quando discutimos possibilidades para melhor aproveitamento das vagas ofertadas pelos cursos da UFU. O estudo realizado pela PROGEP está em fase inicial e, concretamente, fomos informados sobre o desenvolvimento, em andamento, de um sistema integrado de informações dos discente, que cobrirá do ingresso à pós-graduação; d) O processo Seletivo Simplificado IGUFU - Edital Nº 24/2021 para contratação de professor(a) substituto para o Instituto de Geografia (IGUFU) - Área: Geografia Humana e Regional está na última fase (de títulos). Agradecemos à Comissão, composta pelos docentes Geisa, Sylvio Andreozzi e Vitor pelo empenho e dedicação à essa importante demanda.  2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. A docente Gelze informou sobre a Semana de Defesa de Projetos de Mestrado e Doutorado do PPGEO, de 13 a 17 de setembro de 2021, com Palestra de abertura a ser ministrada pelo Prof. Dr. Marco Mitidiero, UFPB, sobre a temática: "A Pós Graduação e a Pesquisa em Geografia no Brasil: entre desafios e ameaças." 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. Não houve informes 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes.  2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes.  2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. ORDEM DO DIA: 3.1) Processo 23117.060365/2021-14. Aprovação da Decisão Administrativa (3039067), dada em reposta à solicitação do servidor Caio Cesar Rangel para assumir a atividade de coordenação do curso pré-vestibular AFIN, da UFU-Monte Carmelo - em razão da requisição de vacância do atual coordenador do AFIN, o servidor Túlio Santana (Processo SEI 23117.057839/2021-4) - sem prejuízo de suas atividades no Laboratório de Paleontologia de Estratigráfica- LAPE. O professor Boscolli fez a leitura da Decisão Administrativa e a submeteu à votação por parte dos conselheiros, obtendo 16 votos favoráveis. Item aprovado por unanimidade. 3.2) Apresentação da Comissão que estuda a viabilidade da criação de Programa de Pós-graduação em Geociências. Item retirado de pauta. 3.3) Processo 23117.054408/2020-41. Solicitação de mais 30 dias de prazo para a relatora Profa. Dra. Vivianne Peixoto da Silva concluir o parecer do processo sobre reformulação do Regimento Interno do Instituto de Geografia. O professor Boscolli abriu espaço à discussão e, não havendo considerações, submeteu a solicitação à votação, obtendo-se 16 votos favoráveis. Item aprovado por unanimidade. 3.4) Solicitação do docente João Vitor Meza Bravo para lecionar duas aulas na disciplina de "PERCEPÇÃO E COGNIÇÃO DO ESPAÇO NAS REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS" do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná, nas datas de 06 e 13 de outubro de 2021. O professor Boscolli abriu espaço à discussão e, não havendo considerações, submeteu a solicitação à votação, obtendo-se 16 votos favoráveis. Item aprovado por unanimidade. 3.5) Processo 23117.034772/2021-76.  Referente à 3ª etapa de avaliação de desempenho em estágio probatório do Prof. Dr. Emerson Rodrigo Almeida. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer (3059253). Em seguida, o Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.6) Processo 23117.058293/2021-45. Referente à solicitação para progressão do Nível 2 para o Nível 3 da Classe C (Adjunto) do Prof. Dr. Matheus Fonseca Durães, correspondente ao interstício de 03/10/2019 a 03/10/2021. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. Item retirado de pauta. 3.7) Processo 23117.058831/2021-00. Referente à solicitação para progressão do Nível 2 para o Nível 3 da Classe D (Associado) da Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo, correspondente ao interstício de 22/08/2019 a 22/08/ 2021. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente.O professor Sérgio fez a leitura do Parecer (3059233). Em seguida, o Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.8) Processo 23117.058174/2021-92. Referente à solicitação para progressão do Nível 2 para o Nível 3 da Classe D (Associado) do Prof. Dr. Mirlei Fachini Vicente Pereira, correspondente ao interstício de 30/11/2019 a 30/11/2021. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer (3059273). Em seguida, o Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.9) Apresentação da primeira etapa do trabalho realizado pela Equipe de Planejamento Estratégico e Compras do Instituto de Geografia, em consonância com o PIDE UFU 2022-2027: definição de metas, objetivos e demandas. O professor Boscolli fez a apresentação do levantamento da Equipe, materializado na 1ª Etapa do Trabalho, norteado em princípios e Teorias da Administração Pública, em consonância com o PIDE UFU 2022-2027, considerando indicadores da própria Instituição UFU e as sugestões advindas da Comunidade IGUFU para avançar às próximas etapas do trabalho. Em seguida, submeteu à votação para aprovação por parte dos conselheiros, obtendo-se 16 votos favoráveis. Item aprovado por unanimidade. 3.10) Recomposição da Comissão de Análise das Solicitações de Trabalho de Campo para o Instituto de Geografia. O professor Boscolli informou da necessidade de recomposição da Comissão de Análise das Solicitações de Trabalho de Campo para o Instituto de Geografia, e sugeriu os seguintes nomes: - Vinicius de Lima Dantas Representante docente do Curso de Graduação em Geografia - Diurno) - Presidente; - Guilherme Resende Corrêa (Representante docente do Curso de Graduação em Geografia - Noturno); - Boscolli Barbosa Pereira (Representante docente do Curso de Graduação em Gestão em Saúde Coletiva); - Luciano Alessandretti (Representante docente do Curso de Graduação em Geologia; - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo (Representante docente do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica); - Elton da Silva Negreto (Representante Técnico Administrativo). Em seguida, a sugestão foi colocada em votação e aprovada com 17 votos favoráveis. Item aprovado por unanimidade. 3.11)Recomposição da Comissão de Estudo para Reestruturação do Espaço Físico do Instituto de Geografia. Item retirado de pauta. 3.12) Processo 23117.058591/2021-35​Solicitação de anuência do Conselho para aproveitar os recursos financeiros não utilizados em contratos de serviços de reforma. O professor Boscolli explicou que há uma oportunidade de investimento via projeto de requalificação do Bloco 1H, cuja parceria se firma entre as Unidades IGUFU, INCIS e INHIS, com a possibilidade de explorar contratos vigentes na UFU para reforma e manutenção predial. Nesse sentido, haja vista os encaminhamentos da PROPLAD direcionados ao fechamento do exercício financeiro, o professor Boscolli solicita anuência ao Conselho do IGUFU para que, ao invés de devolver os recursos, possamos utilizar a verba de consumo da Matriz OCC de 2021 (não investida em razão dos limites impostos pela situação de pandemia) para atender demandas, como por exemplo, pintura, alvenaria, elétrica, dentre outras, que possuem contratos vigentes e podem receber pagamento por empenho. O servidor Elton acrescentou que vê a solicitação como uma boa forma de aproveitamento do recurso, tendo em vista a impossibilidade de executá-lo em 2021 em rubricas como 'frota' por exemplo. Em seguida, a solicitação de anuência do Diretor foi colocada em votação e aprovada por unanimidade, com 16 votos favoráveis. 3.13) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 23 de setembro de 2021.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Ausente

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Presente

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Férias

9.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

12.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante dos Docentes - Eleito em 27/09/2019

Presente

13.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

14.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

15.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

16.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Presente

18.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

19.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

20.

William Rodrigues Ferreira

Representante dos Docentes - Reeleito em 28/11/2019

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 21/10/2021, às 14:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Conselheiro(a), em 21/10/2021, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 21/10/2021, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Elton da Silva Negreto, Secretário(a), em 21/10/2021, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Luiz Miranda, Conselheiro(a), em 21/10/2021, às 15:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fernando Luiz de Paula Santil, Conselheiro(a), em 24/04/2023, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3059255 e o código CRC 40250ABD.




Referência: Processo nº 23117.060365/2021-14 SEI nº 3059255