UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Brasil independente

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO 32401

Período/Série:

4o

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Aurelino José Ferreira Filho

Ano/Semestre:

2023-2

Observações:

Período letivo: 08/01/2024 a 09/05/2024

 

EMENTA

A construção político-social das representações e projetos de emancipação, independência política, Estado e Nação na produção historiográfica e na História social sobre o Império monárquico brasileiro. Os projetos de Identidade/Nação/Estado forjados no interior dos conflitos das elites monárquicas imperiais. Resistências populares, separatismos e conflitos sociais na formação das identidades e do Estado brasileiro no 1º Império, Regência e 2º Império. Cultura e religiosidade no período imperial brasileiro. Escravidão, Guerra do Paraguai, abolicionismo e crise do sistema monárquico brasileiro

JUSTIFICATIVA

        Na perspectiva da historiografia recente sobre o Império monárquico brasileiro, por meio da análise e compreensão de processos históricos em que não se separam o político, o social, o econômico e o cultural compreender- se-á aspectos do fazer-se dos diferentes projetos e sujeitos sociais na, e em relação a conjunturas mais amplas e complexas da História social do período monárquico no Brasileiro.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Objetivo Geral: Compreender processos históricos do Brasil Independente na perspectiva da História Social.

Objetivos Específicos:

-  Compreender o período monárquico brasileiro em seus aspectos sociais, culturais e políticos

- Discutir a historiografia sobre o Império

PROGRAMA

 

Unidade 1: Independência e historiografia clássica

1.1. A interiorização da metrópole

1.2. Debates sobre independência na historiografia clássica e recente

1.3. Representações e projetos de emancipação

 

Unidade 3: Formação do Estado, Nação e cidadania

3.1. Índios, colonização, conflitos e protagonismos indígenas

3.2. Participação social, conflitos e repressão: escravos, libertos e indígenas na formação da nação

3.3. Participação, movimentos políticos e noções de cidadania do período monárquico brasileiro

 

Unidade 4- Segundo reinado: conflitos e separatismos

4.1. Identidades e crises no interior das elites provinciais brasileiras

4.2. Movimentos separatistas, conflitos e repressão

4.3. Golpe palaciano e a consolidação do Estado monárquico brasileiro

 

Unidade 5- Crises e o fim do império brasileiro

5.1. Crise política no interior das elites monárquicas

5.2. Rebeliões escravistas, abolicionismo e republicanismo

5.3. Guerra do Paraguai, crise do Estado e fim da monarquia brasileira

 

METODOLOGIA

Leituras obrigatórias e análise dos materiais indicados, projeção e discussão de documentários atinentes ao conteúdo da disciplina, realização de trabalhos e prova previstos no Plano de ensino.

AVALIAÇÃO

Crité: C

7.1. Critérios de avaliação:

- Capacidade de desconstruir e reconstruir, sistematizar e socializar, individual e coletivamente o Programa desenvolvido a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e autônoma.

- Analisar situações, projetos, memórias, relações e campos de força nos diferentes processos históricos analisados; 

- Identificar diferentes abordagens historiográficas e análises desenvolvidas ao longo da disciplina;

 

7.2. Instrumentos de Avaliação: Prova escrita: 40 pontos / Problematização oral das leituras obrigatórias: 20 pontos / Apresentação de Seminário: 40 pontos: Total 100 pontos.

 

7                       Cronograma de Avalição:

a. Prova           -15/04/2024:  Avaliação escrita elaborada a partir de uma leitura obrigatória de cada Unidade do Programa

 

b.                       -04, 11, 18, 25/03/2024: Apresentação de Seminários, sendo que os temas dos seminários serão os temas das Unidades do Programa

 

c. Avali              -22/04/2024: Avaliação de recuperação: Avaliação de conteúdo de aprendizagem, elaborada a partir do contúdo de todas as Unidades do Programa

 

a. Prova

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. História da vida privada no Brasil 2. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Companhia das Letras, 1997

- COSTA, Emília Viotti da. A abolição. 7. Ed., São Paulo: Global, 2001

- CARVALHO. José Murilo de (Org.). Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 2007

Complementar

-ALONSO, Ângela. Ideias em movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: 2002

-CARVALHO. José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial: Teatro de sombras : a política imperial. 6a. ed. Rio de Janeiro, Editora Relume Dumara, 2011

- COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. 8a. ed. rev. e ampl. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2007

- DIAS, Maria Odila Leite da Silva. A interiorização da metrópole e outros estudos. 2a. ed. São Paulo: Alameda, 2009

- MATTOS, Hebe Maria. Escravidão e cidadania no Brasil monárquico. 2a. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004

 

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2024, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5166839