|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
A construção político-social das representações e projetos de emancipação, independência política, Estado e Nação na produção historiográfica e na História social sobre o Império monárquico brasileiro. Os projetos de Identidade/Nação/Estado forjados no interior dos conflitos das elites monárquicas imperiais. Resistências populares, separatismos e conflitos sociais na formação das identidades e do Estado brasileiro no 1º Império, Regência e 2º Império. Cultura e religiosidade no período imperial brasileiro. Escravidão, Guerra do Paraguai, abolicionismo e crise do sistema monárquico brasileiro
JUSTIFICATIVA
Na perspectiva da historiografia recente sobre o Império monárquico brasileiro, por meio da análise e compreensão de processos históricos em que não se separam o político, o social, o econômico e o cultural compreender- se-á aspectos do fazer-se dos diferentes projetos e sujeitos sociais na, e em relação a conjunturas mais amplas e complexas da História social do período monárquico no Brasileiro.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Objetivo Geral: Compreender processos históricos do Brasil Independente na perspectiva da História Social. |
Objetivos Específicos: |
- Compreender o período monárquico brasileiro em seus aspectos sociais, culturais e políticos - Discutir a historiografia sobre o Império |
PROGRAMA
Unidade 1: Independência e historiografia clássica
1.1. A interiorização da metrópole
1.2. Debates sobre independência na historiografia clássica e recente
1.3. Representações e projetos de emancipação
Unidade 3: Formação do Estado, Nação e cidadania
3.1. Índios, colonização, conflitos e protagonismos indígenas
3.2. Participação social, conflitos e repressão: escravos, libertos e indígenas na formação da nação
3.3. Participação, movimentos políticos e noções de cidadania do período monárquico brasileiro
Unidade 4- Segundo reinado: conflitos e separatismos
4.1. Identidades e crises no interior das elites provinciais brasileiras
4.2. Movimentos separatistas, conflitos e repressão
4.3. Golpe palaciano e a consolidação do Estado monárquico brasileiro
Unidade 5- Crises e o fim do império brasileiro
5.1. Crise política no interior das elites monárquicas
5.2. Rebeliões escravistas, abolicionismo e republicanismo
5.3. Guerra do Paraguai, crise do Estado e fim da monarquia brasileira
METODOLOGIA
Leituras obrigatórias e análise dos materiais indicados, projeção e discussão de documentários atinentes ao conteúdo da disciplina, realização de trabalhos e prova previstos no Plano de ensino.
AVALIAÇÃO
Crité: C
7.1. Critérios de avaliação:
- Capacidade de desconstruir e reconstruir, sistematizar e socializar, individual e coletivamente o Programa desenvolvido a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e autônoma.
- Analisar situações, projetos, memórias, relações e campos de força nos diferentes processos históricos analisados;
- Identificar diferentes abordagens historiográficas e análises desenvolvidas ao longo da disciplina;
7.2. Instrumentos de Avaliação: Prova escrita: 40 pontos / Problematização oral das leituras obrigatórias: 20 pontos / Apresentação de Seminário: 40 pontos: Total 100 pontos.
7 Cronograma de Avalição:
a. Prova -15/04/2024: Avaliação escrita elaborada a partir de uma leitura obrigatória de cada Unidade do Programa
b. -04, 11, 18, 25/03/2024: Apresentação de Seminários, sendo que os temas dos seminários serão os temas das Unidades do Programa
c. Avali -22/04/2024: Avaliação de recuperação: Avaliação de conteúdo de aprendizagem, elaborada a partir do contúdo de todas as Unidades do Programa
a. Prova
BIBLIOGRAFIA
Básica
- ALENCASTRO, Luiz Felipe de. História da vida privada no Brasil 2. Império: a corte e a modernidade nacional. São Paulo: Companhia das Letras, 1997
- COSTA, Emília Viotti da. A abolição. 7. Ed., São Paulo: Global, 2001
- CARVALHO. José Murilo de (Org.). Nação e cidadania no Império: novos horizontes. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 2007
Complementar
-ALONSO, Ângela. Ideias em movimento: a geração 1870 na crise do Brasil-Império. São Paulo: 2002
-CARVALHO. José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial: Teatro de sombras : a política imperial. 6a. ed. Rio de Janeiro, Editora Relume Dumara, 2011
- COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. 8a. ed. rev. e ampl. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2007
- DIAS, Maria Odila Leite da Silva. A interiorização da metrópole e outros estudos. 2a. ed. São Paulo: Alameda, 2009
- MATTOS, Hebe Maria. Escravidão e cidadania no Brasil monárquico. 2a. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2024, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5166839 e o código CRC 4D2D4A93. |
Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5166839 |