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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Observações: |
EMENTA
1. Equações de Maxwell, 1. Leis da Conservação, 3. Potenciais e Campos, Ondas eletromagnéticas, 4. Radiação, 5. Eletrodinâmica e Relatividade
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina constitui uma das últimas disciplinas no curso de Bacharelado em Física e, sem dúvida, é uma disciplina essencial para completar o desenvolvimento formal do eletromagnetismo em nível de Graduação. A importância desta disciplina, assim como o Eletromagnetismo I, é proporcionar uma base sólida na formação do aluno, dando-lhe suporte para encarar um curso de eletromagnetismo mais avançado na pós-graduação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Tem-se como objetivo desenvolver um estudo analítico do eletromagnetismo, estimulando, sobretudo, a interpretação crítica das leis que regem o eletromagnetismo, bem como dos problemas propostos. |
Objetivos Específicos: |
1) Familiarizar-se com conceitos avançados do eletromagnetismo; 2) Aplicar os conceitos avanácos do eletromagneitsmo em problemas práticos 3) Avançar nos conceitos do eletromagnética no contexto da teoria da relatividade restrita |
PROGRAMA
1 – Eletrodinâmica
1.1 – Lei de Ohm;
1.2 – Força eletromotriz;
1.3 – Força eletromotriz derivada do movimento;
1.4 – Indutância;
1.5 – Energia em campos magnéticos;
1.7 – A eletrodinâmica antes de Maxwell;
1.8 – Como Maxwell corrigiu a lei de Ampère;
1.9 – Equações de Maxwell;
1.10 – Carga Magnética;
1.11 – Equações de Maxwell na matéria;
1.12 – Condições de contorno;
2 – Leis da Conservação
2.1 – Equação da continuidade;
2.2 – Teorema de Poynting;
2.3 – Terceira Lei de Newton na eletrodinâmica;
2.4 – Tensor das tensões de Maxwell;
2.5 – Conservação do momento;
2.6 – Momento angular;
3 – Potenciais e Campos
3.1 – Potencial escalar vetor;
3.2 – Transformações de calibre;
3.4 – Calibre de Coulomb e de Lorentz;
3.5 – Potenciais retardados;
3.6 – Equações de Jefimenko;
3.7 – Potenciais de Liènard-Wiechert;
3.8 – Os campos de uma carga pontual em movimento.
4 Ondas eletromagnéticas
4.1 – Equação de onda;
4.2 – Ondas senoidais;
4.3 – Condições de contorno: reflexão e transmissão;
4.4 – Polarização;
4.5 – Equação de onda para E e B;
4.6 – Ondas monocromáticas;
4.7 – Energia e momento em ondas eletromagnéticas;
4.8 – Propagação em meio linear;
4.9 – Reflexão e transmissão para incidência normal;
4.10 – Reflexão e transmissão para incidência oblíqua;
4.11 – Ondas eletromagnéticas em condutoras;
4.12 – Reflexão em uma superfície condutora;
4.13 – A dependência da permissividade com a frequência;
4.14 – Guia de ondas;
4.15 – Ondas TE em um guia de ondas retangular;
4.16 – Linha de transmissão coaxial;
5 – Radiação
5.1 – Radiação de dipolo elétrico;
5.2 – Radiação de dipolo magnético;
5.3 – Radiação de uma fonte arbitrária;
5.4 – Potência irradiada por uma carga pontual;
5.5 – Reação de radiação;
5.6 – Fundamentos físicos da reação de radiação.
6 – Espalhamento
6.1 – Seção de choque;
6.2 – Espalhamento Thomson;
6 – Espalhamento Reyleingh.
7 – Difração
7.1 – Difração de Fraunhorfer;
6.4 – Difração de Fresnell.
METODOLOGIA
- Aulas expositivas no quadro-negro e/ou projetor;
- Listas de exercícios, onde os alunos são motivados a resolverem os exercícios afim permitir uma reflexão mais profunda de ganhar habilidades na resolução de problemas práticos.
Total: 72 horas/aula (60 horas).
AVALIAÇÃO
A avaliação consistirá de três provas escritas em forma de problemas a serem resolvidos em sala de aula. A nota final será a média simples das três provas, que serão distribuídas ao longo do semestre. O aluno será aprovado se obtiver média mínima de 60 pontos. Provas de segunda chamada serão aplicadas ao final do semestre de acordo com as norms vigentes. Conforme ao Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46/2022 as atividades de recuperação consitirão de: Uma prova substitutiva cuja substituirá e menor das três notas das provas regulares (incluindo a segunda chamada). Uma lista de execícios especial resolvida e apresentada em sala de aula no final do semestre, cujo valor substituirá a segunda menor nota das provas egulares (incluindo a segunda chamada). Todos os alunos (mesmo os já aprovados) poderão fazer a prova substitutiva e a lista especial sem prejuizo da média já alcançada.
Básica
GRIFFITHS, D. J.; Introduction to Electrodynamics. Prentice Hall, 1999.
REITZ, J.R.; MILFORD, F.J.; Fundamentos da Teoria Eletromagnética. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
FEYMANNR. P., LEIGHTON R. B., SANDS M..; Lectures on Physics Vol.3. Addison-Wesley. 1977
Complementar
JACKSON J. D.; Eletrôdinamica Clássica. Editora Guanabara. 1977
WANGSNESS, R. K.; Electromagnetic Fields. New York: John Wiley & Sons, 1986.
HEALD, M. A. ; MARION, J. B.; Classical Electromagnetic Radiation. Sauders College.
MACHADO, K. D.; Teoria do Eletromagnetismo. Editora UEPG, 2006. vol. 1.
MACHADO, K. D; Teoria do Eletromagnetismo. Editora UEPG, 2006. vol. 2, Publishing, 1995.
NUSSENZVEIG, H. M.; Física Básica: Óptica, Relatividade Física Quântica. São Paulo: Edgrad Büche, 2002. Vol. 4.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Edson Vernek, Membro de Comissão, em 13/04/2022, às 12:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.023120/2022-97 | SEI nº 3521851 |