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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
O papel do docente na orientação/construção de ambientes para a Educação Infantil. O espaço e sua relação direta com a aprendizagem na infância: conceitos de espaço/ambiente; diretrizes, princípios e critérios de organização dos espaços na Educação Infantil. Cantos de atividades diversificadas e seu funcionamento nas salas de Educação Infantil. Ateliês na Educação Infantil: estrutura e organização.
JUSTIFICATIVA
A reflexão sobre a Educação Infantil, atualmente, pela reflexão sobre a Educação no contexto social mais amplo em que se insere. A Educação Infantil, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9394/96, é um direito da criança de 4 e 5 anos – Art. 4° inciso II. Ao tratar da finalidade da Educação Infantil, a referida Lei, sanciona:
Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Art. 30. A educação infantil será oferecida em: I – creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 (três) anos de idade; II – pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.
Desde esta data, o debate sobre essa fase de escolarização no Brasil vem fomentando políticas públicas, tanto para este campo como para a formação de professores, a fim de estabelecer alternativas curriculares, concepções de currículo, diferentes alternativas práticas, formas de fazer a educação infantil e nela conviver.
Ao pensar a Educação Infantil é necessário tomar como base a cultura, a sociedade, a política, a arte e outros aspectos que completam a atividade escolar que passa a fazer parte de um Projeto Político Pedagógico (PPP) que desenha aquilo que a instituição deseja na formação das crianças de 0 a 5 anos. O PPP traduz a identidade da escola, da organização e da gestão do trabalho educativos que deve se orientar para uma ação educativa em que a criança seja a protagonista.
Formar professores para a Educação Infantil é respeitar tais princípios e incluir tudo aquilo que diz respeito aos conhecimentos necessários para lidar com essa fase escolar. Ao discutir aspectos referentes à organização da Educação Infantil no curso de Pedagogia temos o propósito de ampliar o debate acerca da Educação infantil incluindo as recentes pesquisas e a legislação vigente, as quais legitimam a prática dos professores e professoras em creches e pré-escolas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
- Diagnosticar e analisar as práticas educativas com o olhar de pesquisador e desenvolver o processo de iniciação científica, tendo a educação como objeto de estudos. |
Objetivos Específicos: |
- A partir das problemáticas abordadas nas observações sobre a infraestrutura das instituições de Educação Infantil e dos estudos e pesquisas sobre possibilidades de organização dos espaços das instituições de Educação Infantil construir um artigo sobre a organização dos espaços na Educação Infantil. - Organizar espaços e construir ambientes na Educação Infantil. - Reconhecer a brinquedoteca escolar com espaço de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. - Articular o conteúdo com a temática do Ciclo 2: Diálogos Interculturais |
PROGRAMA
Unidade I: O professor pesquisador
1.1 A docência e a pesquisa formação do professor.
1.2 Investigações na Educação Infantil
Unidade II: Ambientes na Educação Infantil
2.1 O papel do docente na orientação/construção de ambientes para a Educação Infantil.
2.2 A brinquedoteca escolar como espaço de ensino aprendizagem.
Unidade III: Espaço e aprendizagem infantil
3.1 O espaço e sua relação direta com a aprendizagem na infância: conceitos de espaço/ambiente.
3.2 Diretrizes, princípios e critérios de organização dos espaços na Educação Infantil.
3.3 A proposta de “Cantos de atividades diversificadas” e seu funcionamento nas salas de Educação Infantil.
Unidade IV: Ateliês
4.1 Ateliês na Educação Infantil: estrutura e organização.
Unidade V: Casos de ensino
METODOLOGIA
A metodologia proposta para esta disciplina está de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022. A disciplina tem carga horária total de 45h, sendo 30h teórica e 15h prática.
Dia e horário das aulas: sábados - 14h às 16h50
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)
b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas: Círculo de Cultura; recuperação; vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula. Segue o cronograma detalhado:
Data |
Atividade |
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18/03 |
-Apresentação e discussão do Cronograma -Organização dos grupos para Apresentações de Atividades para Educação Infantil -Divisão da sala em 6 grupos (4 grupos de 5 integrantes e 2 de grupos de 6 integrantes) -Dinâmica de Apresentação para Alunos -Registro: Expectativas, sugestões |
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25/03 |
Aula Prática |
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Unidade I: O professor pesquisador |
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01/04 |
Texto 1 – AGOSTINHO. Kátia A. A docência na Educação Infantil COM a Participação das Crianças. Revista Espaço Pedagógico. Dossiê: Infância e cidadania, v. 27, n. 2, Passo Fundo, p. 375-388, maio/ago. 2020. Disponível em http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11428/114115313 Texto Complementar: KISHIMOTO. Tizuko Morchida. Encontros e desencontros na formação dos profissionais de Educação Infantil. In.: MACHADO. Maria Lucia de A. (org.). Encontros e desencontros em Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2011. p. 107-115.
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08/04 |
Aula Prática |
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Unidade II: Ambientes e práticas na Educação Infantil |
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15/04 |
Texto 2 –KLOSINSKI, Daniele.; LOSS, Adriana. Educação infantil: espaço do brincar e da interação da criança. Revista Espaço Pedagógico. Dossiê: Infância e cidadania, v. 27, n. 2, p. 420-436, maio/ago. 2020. Disponível em http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/11433 Fazer fichamento do texto 2 |
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22/04 |
Aula Prática |
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29/04 |
Texto 3 – SANTOS, Geilma Souza Ferreira dos; SANTOS, Joseane dos; SANTOS, Marta Corrêa BRINQUEDOTECA: um espaço para brincar e aprender. Disponível em: https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc5-6.pdf Texto Complementar: ROSA, Fabiane Vieira da; KRAVCHYCHYN, Helena; VIEIRA, Mauro Luis. BRINQUEDOTECA: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola. Barbarói. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010. p. 8-27. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/barbaroi/n33/n33a02.pdf Entrega do fichamento do texto 2
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06/05 |
Apresentação da atividade para Educação Infantil: Brincadeiras Grupo 1: Layene, Samara e Ana Caroline
Apresentação da atividade para Educação Infantil: Coordenação Motora Grupo 2: Sthefany, Gabriela, Maryana e Jessica |
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13/05 |
Apresentação da atividade para Educação Infantil: Raciocínio lógico matemático Grupo 3: Gizely, Regiane, Daiane, Aline, Ruany e Stephanie
Apresentação da atividade para Educação Infantil: Língua Portuguesa Grupo 4: Manuella, Victória, Laura Bernadeli, Maria Eduarda Alves, Maria Eduarda Rezende, Bruna
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20/05 |
Apresentação da atividade para Educação Infantil: Artes Visuais Grupo 5: Cassiele, Aparecida, Amanda, Jaqueline, Maria Laura e Maria Anabela
Apresentação da atividade para Educação Infantil: Literatura Infantil Grupo 6: Ana Lara, Kathely, Catielle, Kariny, Vanessa
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27/05 |
Aula Prática |
Unidade III: Espaço e aprendizagem infantil |
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03/06 |
Texto 4: Souto, Debora Luppi; GIL, Gabriela Fiori; SAITO, Heloisa Toshie Irie. A organização do espaço na educação infantil: algumas reflexões. Educere. Disponível em: https://docplayer.com.br/42662677-A-organizacao-do-espaco-na-educacao-infantil-algumas-reflexoes.html Vídeo: Organização do Espaço e Tempo https://www.youtube.com/watch?v=Gdg2j_Y-BsQ&t=15s Texto Complementar: CARVALHO, M, J, C. de; RUBIANO, M, R, B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Zilma Moraes Ramos de (org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 2010. p. 116-142. |
Unidade IV: Ateliês |
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10/06 |
Texto 5: RICHTER, Sandra. O ateliê na educação de crianças pequenas. Pátio – Educação Infantil. Ano V, º 14. Jul/out. 2007 Atividade Prática |
17/06 |
Avaliação Final (30,0) Fechamento de Disciplina |
24/06 |
Período destinado a outras atividades acadêmicas |
Para o estudante que tiver 75% de frequência e não obtiver 60 pontos, será realizada atividade de recuperação no dia 24/06/2023.
A apuração da assiduidade na disciplina será computada pela lista de frequência disponibilizada durante a aula.
Observações:
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÕES |
PONTUAÇÕES |
Atividades de sala (registros, rodas de conversas, participação, assiduidade) |
30,0 |
Apresentação das atividades para Educação Infantil (Apresentação 20,0 – Plano de Aula: 20,0) |
40,0 |
Avaliação Final |
30,0 |
Total |
100,0 |
Recuperação da Aprendizagem
A recuperação de aprendizagem será garantida para todos os estudantes que não atingirem o aproveitamento necessário para aprovação (60 pontos) ao longo da disciplina e tiverem 75% de frequência nas aulas. A recuperação de aprendizagem constituirá em uma avaliação sobre todo o conteúdo da disciplina, no valor de 100 pontos, que será aplicada na última semana do semestre letivo, no mesmo dia e horário da aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. Consulta sobre qualidade da educação infantil: o que pensam e querem os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006.
CERISARA, A. B. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2007.
ZABALZA, M. A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Complementar
HERNÁNDEZ, Fernando. MONTSERRAT, Ventura. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
MEIRIEU, Philippe. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: o fazer e o compreender. Trad. Fátima Murad. Artmed: 2005.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2007.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 18.ed. São Paulo: Libertad, 2009.
WEINSTEIN, Carol Simon; NOVODVORSKY, Ingrid. Gestão da sala de aula: lições da pesquisa e da prática para trabalhar com adolescentes. Trad. Luís Fernando Marques Dorvillé. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lorena Sousa Carvalho, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/05/2023, às 19:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4480348 |