UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INCIS39053

COMPONENTE CURRICULAR:

  Negros, Nação e Cidadania no Brasil

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

                    Instituto de Ciências Sociais

SIGLA:

                                     INCIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60

CH TOTAL PRÁTICA:

--

CH TOTAL:

60

 

OBJETIVOS

 

Possibilitar do debate relativo à questão racial e a construção da cidadania. A discriminação racial no Brasil
como empecilho à realização plena da cidadania. As formas históricas de reprodução da desigualdade entre
brancos e negros, as formas de organização política e cultural da população negra brasileira.

 

Ementa

 

Desigualdades raciais no Brasil. Ideologias racistas e o mito da democracia racial no Brasil. Organizações
culturais e políticas da comunidade negra.

 

PROGRAMA

1. As possíveis leituras epistemológicas do racismo: biológica, sociológica, antropológica, psicológica e
psicanalítica.


2. Conceitos básicos: raça, etnia, cultura, civilização, etnocentrismo, preconceito, racismo


3. Diferentes formas e manifestações do racismo no mundo: sistema Jim Crow, apartheid, diferencialismo
cultural.


4. O mito brasileiro da democracia racial e o racismo cordial
4.1. A problemática da formação da identidade nacional versus as identidades étnicas
4.2. Pluralismo, cidadania e democracia no Brasil


5. Características da sociedade multirracial brasileira comparadas às outras sociedades historicamente racistas
como os Estados Unidos e a África do Sul

 

6. Lutas anti-racistas, integracionismo, nacionalismo/separatismo negro, multiculturalismo, ação afirmativa,
políticas públicas etc.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BASTIDE, Roger. As Américas negras: as civilizações africanas no Novo Mundo. São Paulo:
DIFEL/EDUSP, 1974.


CARNEIRO, Edso. Candomblés da Bahia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.


FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 1978.


FERRETI, Sérgio F. Repensando o sincretismo. São Paulo: EdUSP; São Luís: FAPEMA, 1995.


FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia
patriarcal. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2006.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.


RAMOS, Artur. Culturas negras no Novo Mundo. 4. ed. São Paulo: Civilização Brasileira, 1979.


REX, John. Raça e etnia. Lisboa: Editorial Estampa, 1988.


RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. São Paulo: Nacional, 1945.


SANTOS, Juana Elbein. Os nago e a morte: Pade, Asese e o culto egun na Bahia. Rio de Janeiro: Vozes,
1975.


SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e a questão racial no Brasil. São
Paulo: Companhia das Letras, 1993.


SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 2012.

 

 

 

 

aprovação

 

Cristiane Aparecida Fernandes Silva

Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais

Débora Regina Pastana

Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1831267 e o código CRC 84CF666D.




Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 SEI nº 1831267