UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Ensino de Química Orgânica

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34701

Período/Série:

7° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

José Gonçalves Teixeira Júnior

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Orgânica. A representação e a Linguagem no ensino de Química. Tecnologias da Informação e Comunicações no ensino de Química. A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de Química. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Orgânica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico.

JUSTIFICATIVA

Diversas investigações sobre os processos de ensino e de aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores(as) indicam que os conteúdos de Química Orgânica são dificultados pela ausência de atividades experimentais, pouca diversidade conceitual não contribui para abordagens de diferentes temas e conceitos da Química Orgânica, desvinculação entre os contextos sociais e culturais vivenciados pelo(a) estudante e os conteúdos estudados nas aulas de Química Orgânica, dando ênfase a memorização dos grupos funcionais e nomenclatura das substâncias. Diante disso, a disciplina Ensino em Química Orgânica visa fornecer subsídios para que os(as) futuros(as) professores(as) de Química possam organizar e discutir formas alternativas de ensinar estes conteúdos no ensino médio, assim como compreender as dificuldades conceituais indicadas pela literatura, contribuindo para um melhor entendimento das interações entre o conteúdo específico e as habilidades dos futuros(as) professores(as).

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer subsídios ao estudando para o conhecimento e entendimento de tendências, processos e estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Orgânica.

Objetivos Específicos:

Compreender a importância da representação e a linguagem química na construção do conhecimento científico e sua influência no ensino e na aprendizagem de Química. Utilizar diferentes recursos suportados pelas TICs para os processos de ensino em Química. Elaborar, adaptar e avaliar materiais instrucionais capazes de atender as necessidades do ensino da Química Orgânica na escola básica.

PROGRAMA

1. Estudar as principais tendências de ensino e aprendizagem dos conteúdos relativos à Química Orgânica: Buscar em livros e periódicos propostas pedagógicas relacionadas aos conteúdos da Química Orgânica;

2. A representação e a linguagem no ensino de Química: A importância da representação e da Linguagem na construção do conhecimento científico e sua influência no ensino e na aprendizagem de Química na Educação Básica. A espacialidade de moléculas orgânicas;

3. Tecnologias da Informação e Comunicações no ensino de Química: Uso dos diferentes recursos suportados pelas TICs para o ensino e aprendizagem da Química;

4. Análise de livros didáticos de Química da Educação básica: analisar nos livros didáticos da educação básica como os conteúdos relativos à Química Orgânica estão organizados e quais são as principais perspectivas apresentadas nestes materiais;

5. Elaboração de planejamentos e/ou materiais didáticos para o ensino de conteúdos da Química Orgânica no nível médio e avaliação de seu potencial pedagógico: Socialização e avaliação dos planejamentos e/ou materiais didáticos produzidos.

METODOLOGIA

Atividades presenciais (32 aulas): Nas aulas presenciais, serão analisadas as ementas das disciplinas relacionadas à área de Química Orgânica no curso de graduação em Química – Licenciatura. Na sequência, serão analisados como estes conteúdos aparecem nos planejamentos anuais dos professores da educação básica, nos livros didáticos aprovados no PNLD, nas questões e na matriz de referência do ENEM. Em seguida, serão analisados artigos científicos relacionados aos processos de ensino e ou de aprendizagem na educação básica, as dificuldades de aprendizagem relacionadas a estes conteúdos, assim como as diferentes metodologias e estratégias para seu ensino. Na sequência, serão analisados o papel e a importância da linguagem e das representações, em especial para o ensino de conceitos relacionados à Química Orgânica e as possibilidades e limitações da inserção de tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Químicas. Os(as) licenciandos(as) deverão elaborar planejamentos de aulas para a educação básica, envolvendo pelo menos um dos conteúdos e as metodologias analisadas ao longo das aulas. Em todas as aulas serão utilizados textos-motivadores para a discussão dos temas propostos.

Atividades assíncronas (4 aulas): Serão destinadas às atividades de estudos, leituras e produção pelos(as) licenciandos(as) matriculados(as), a partir dos textos sugeridos na bibliografia básica e complementar. Estas atividades serão socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma no início do semestre. Para isso, é primordial que os(as) licenciandos(as) matriculados(as) tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.

AVALIAÇÃO

Os(As) licenciandos(as) serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo do período letivo. Por isso, serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos: elaboração de planos de aula propondo diferentes metodologias para conceitos de Química Orgânica para a educação básica (20%); Análise dos conceitos de Química Orgânica propostos na BNCC e nos planejamentos anuais (10%), nos livros didáticos (10%) e nas questões do ENEM (10%); Análise e produção de textos a partir da leitura de artigos científicos sobre propostas metodológicas e/ou dificuldades de aprendizagem relacionados aos conceitos de Química Orgânica (20%). Os(as) licenciandos(as) também serão avaliados de acordo com sua participação ao longo do período letivo nas discussões nas atividades (20%). Ao final do curso, será realizada uma avaliação formal a fim de verificar e identificar o desenvolvimento do(a) licenciando(a) e o planejamento do trabalho pedagógico realizado (20%). Será considerado(a) aprovado(a) o(a) licenciando(a) que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o(a) licenciando(a) poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o(a) licenciando(a) será aprovado(a) se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A avaliação ocorrerá na última semana do semestre letivo. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o(a) licenciando(a) será reprovado(a).

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRUICE, P. Y. Química orgânica. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006. v. 2.

MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências.v.1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. v. 01. 383 p.

SANTOS, W. L.; MALDANER, O. A. Ensino de química em Foco. Editora Unijuí. Ijuí, 2010

Complementar

CHASSOT, Á. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2006. 438 p.

CUNHA JUNIOR, H. Tecnologia Africana na Formação Brasileira. RJ: CEAP, 2010

FRANCISCO JÚNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010

MACHADO, A. H. Aula de Química – discurso e conhecimento. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003

MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166 p.

SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159 p.,

SOLOMONS, T.W.G. Química Orgânica, volumes 1 e 2. 8ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2005.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Eder Vieira Flor, Técnico(a) em Secretariado, em 05/09/2022, às 17:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 SEI nº 3871343