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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas do Pontal |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 15 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 75 horas |
CH TOTAL: 90 horas |
OBJETIVOS
Refletir sobre a relação teoria e prática a partir das intervenções realizadas nas escolas;
Analisar as possibilidades de contribuição do ensino de História na formação cidadã dos estudantes do ensino médio;
Desenvolver situações de ensino e aprendizagem nas aulas de História no ensino médio;
Elaborar um artigo monográfico ou relatório, no qual apresente uma síntese das experiências de leitura, produção de material e execução da atividade docente, vivenciadas durante o estágio.
Ementa
Prática de estágio supervisionado: regência no Ensino médio. Memória, patrimônio e ensino de História. O ensino de História e culturas juvenis no Brasil. Produção de materiais didáticos. O uso de múltiplas fontes e manifestações artísticas no ensino de História.
PROGRAMA
Unidade 1- Ensino, memória e patrimônio histórico.
Unidade 2- Ensino de História, cidadania e cultura juvenis.
Unidade 3- Situações de ensino e aprendizagem e a ação pedagógica: oficinas, projetos e sequências de ensino.
Unidade 4- O uso dos diferentes tipos de manifestações artísticas no ensino de História.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BORELLI, S. H. Silvia; FREIRE FILHO, João (orgs.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.
HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
RAMOS, Francisco R. L. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó, SC: Argos, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
aprovação
Eduardo Giavara Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 17/09/2019, às 15:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 17/09/2019, às 20:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1555214 e o código CRC 7F325FB4. |
Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1555214 |