UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER III – Direitos Educacionais, Profissão Docente, Gestão Escolar e a Formação Política do Professor

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

ICHPO31404

Período/Série:

Turma:

matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Maria Angélica de Oliveira Magrini

Ano/Semestre:

2022-2

Observações:

 

 

EMENTA

A profissão docente e seu papel na Geografia Escolar no âmbito da prática da gestão escolar na educação básica e sua relação com as políticas educacionais no contexto da sociedade capitalista.

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica para promover a formação crítica dos futuros professores quanto à profissão docente e às normas educacionais, contribuindo para a construção da identidade dos futuros professores.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar e refletir sobre a profissão docente e seus papeis sociais e políticos como parte do processo de construção da identidade profissional no campo da Geografia Escolar e sua relação objetiva com os fundamentos e a prática da gestão escolar e as políticas educacionais, focando na discussão contemporânea de importantes temas do Ensino.

Objetivos Específicos:

Compreender a profissão docente, origem da docência, evolução da profissão historicamente. Analisar a geografia enquanto matéria escolar e o desenvolvimento da profissão do docente de geografia. Entender as políticas educacionais atuais e a gestão da escola bem como o papel político e social do professor de Geografia no mundo contemporâneo. Elaborar materiais curriculares no contexto da formulação de Estratégias de Ensino da Geografia Escolar, considerando também a educação especial e inclusiva, bem como as questões étnico raciais. Compreender a questão dos direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

PROGRAMA

1 - Geografia escolar: evolução histórica.
2 - Políticas educacionais atuais e gestão escolar: o que é gestão escolar, seus atores e papeis na escola.
3 - Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar, atores e papeis.
4 - A gestão escolar: comparando as leituras com as análises sistematizadas a partir da pesquisa na escola.
5 - A profissão docente e o papel político e social do professor de Geografia no mundo contemporâneo.
6 - As políticas educacionais atuais e o papel político do professor de Geografia.
7 - Geografia e as questões étnico raciais.

8 - Os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

METODOLOGIA

A disciplina, que tem carga horária prática, terá momentos de debate e orientação em sala de aula e momentos de realização de trabalhos práticos, conforme cronograma apresentado a seguir:

 

Data Atividade
28/02/2023 Apresentação da disciplina, da metodologia e das formas avaliativas
07/03/2023

Debate: O papel do ensino na transformação social -  Texto - Bell hooks - Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013. p. 9 a 64

14/03/2023 O papel dos professores na transformação social - Documentário: Nunca Me Sonharam
21/03/2023 Produção -  Memorial de Vivência Escolar - construindo caminhos de estudante à professor
28/03/2023  Produção -  Memorial de Vivência Escolar - construindo caminhos de estudante à professo
04/04/2023  Produção -  Memorial de Vivência Escolar - construindo caminhos de estudante à professo
11/04/2023 Apresentação e debate dos memoriais
18/04/2023

Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar e a profissão docente - Preparação do roteiro de entrevistas  

25/04/2023

Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar e a profissão docente - Preparação do roteiro de entrevistas  

02/05/2023

Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar e a profissão docente - Realização dos trabalhos de campo e entrevistas 

09/05/2023

Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar e a profissão docente - Realização dos trabalhos de campo e entrevistas 

16/05/2023

Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar e a profissão docente - Realização dos trabalhos de campo e entrevistas 

23/05/2023

Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar e a profissão docente - Sistematização das informações e elaboração do trabalho escrito

30/05/2023 Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar e a profissão docente - Sistematização das informações e elaboração do trabalho escrito
06/06/2023

Apresentação e debate das pesquisas 

13/06/2023

Apresentação e  debate das pesquisas  

20/06/2023

  Prova substitutiva 

27/06/2023 Encerramento da disciplina - notas e vistas 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas da disciplina estão distribuídas da seguinte  forma:

Atividade I - Produção de texto reflexivo - O papel do professor na transformação de trajetórias de vida, a partir do documentário Nunca Me Sonharam - 10 pontos - Entrega: 14/03/2023 (atividade individual)

Atividade II - Memorial de Vivência Escolar - construindo caminhos de estudante à professor - 35 pontos - Entrega: 11/04/2013 (atividade individual)

Atividade III - Roteiro de entrevistas e trabalho de campo - Pesquisa na escola: conhecendo a gestão escolar e a profissão docente - 15 pontos - Entrega: 25/04/2023  (atividade em grupo)

Atividade IV - Relatório de pesquisa - A gestão escolar e a profissão docente no âmbito da Geografia - 40 pontos - Entrega e apresentação - 06/06/2023 e 13/06/2023  (atividade em grupo)

De acordo com o Art. 141 da Resolução CONGRAD no 46, de 28 de março de 2022, o aluno que tiver 75% de frequência na disciplina, independente da pontuação mínima que ele tenha atingido ao longo do semestre, poderá fazer uma atividade de recuperação. Na disciplina de Prointer III, a recuperação consistirá de uma prova substitutiva, a ser realizada no dia 20/06/2023, substituindo a menor nota entre a atividade II ou IV. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABROMOWICZ, A.; SILVERIO, V. R. Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas: Papirus, 2005.
DESLANDES, K.; LOURENÇO, E. (Org.). Por uma cultura dos direitos humanos na escola: princípios, meios e fins. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Complementar

ALVES, M. do R. do N. Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Parábola, 2012.
FORTES, A. (et al.). Culturas de classe: identidade e diversidade na formação do operariado. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2004.
GOELLNER, S. V. (et al.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
GUIZO, B. S. (et al.). Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.
MACHADO, M. das D. C.; PICCOLO, F. D. Religiões e homossexualidades. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Angelica de Oliveira Magrini, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/02/2023, às 15:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 SEI nº 4239751