UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Laboratório de Física Básica: Mecânica

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS39529

Período/Série:

1

Turma:

A

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

 

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Acácio Aparecido de Castro Andrade

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

 

 

EMENTA

Representação de grandezas físicas. Análise dimensional. Medidas e erros. Gráficos. Relatório Científico. Instrumentos de medida. Cinemática da partícula. Queda livre. Dinâmica da partícula. Trabalho e energia. Conservação da energia mecânica. Momento linear. Momento angular. Cinemática e dinâmica da rotação. Conservação do momento linear. Colisões bidimensionais. Conservação do momento angular. Atrito.

JUSTIFICATIVA

Os conceitos abordados em Física Básica: Mecânica, segundo a ementa acima, são de extrema importância na formação do profissional em Eng. Ambiental e Sanitária, uma vez que esses conceitos são fundamentais para o entendimento direto e indireto dos conceitos relacionados e aplicados à Eng. Ambiental e Sanitária. Indubitavelmente, a formação sólida, científica e profissional, são construídas a partir da base das ciências.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Identificar as grandezas fundamentais envolvidas em uma experiência; Manipular aparelhos e montagens necessários à realização de experiências; Verificar experimentalmente modelos teóricos; Determinar o domínio de validade destes modelos a partir de estudos quantitativos; Aprender a elaborar relatórios científicos.

Objetivos Específicos:

Capacitar o estudante a realizar o tratamento de dados utilizando propagação de incertezas, linearização, regressão linear e a redigir um relatório científico.

PROGRAMA

1 Fundamentos para as atividades práticas 

Conceitos básicos: Valor Médio, Erro estatístico, Erro Total e Algarismos Significativos.
Análise estatística: Incerteza e Propagação de Incertezas.
Linearização, Lei de Potência e Regressão Linear.
Elaboração de tabelas e gráficos.
Diretrizes para Redação de Relatórios Científicos.

 

2 Atividades práticas: 

Experimento 1: Instrumentos de medidas.

Experimento 2: Movimento retilíneo uniforme.
Experimento 3: Queda Livre

Experimento 4: Movimento de um Projétil em duas dimensões.
Experimento 5: 2a Lei de Newton

Experimento 6: Rotação: Movimento circular uniformemente variado.
Experimento 7: Lei de Hooke

METODOLOGIA

Os experimentos serão realizados pelos alunos no laboratório de Física Básica do INFIS, sob a supervisão do docente. Cada experimento é detalhado num roteiro, que será utilizado também como guia para análise e discussão dos resultados, assim como para elaboração do relatório da experiência. Como recurso complementar, será utilizada uma equipe na plataforma online Microsoft Teams, onde serão disponibilizados os roteiros das aulas práticas e outros materiais complementares relacionados ao conteúdo abordado.

AVALIAÇÃO

A avaliação baseia-se nos relatórios referentes a cada experimento realizado em sala ao longo do semestre. A nota de cada relatório será distribuída da seguinte forma:

Experimento 1: 10 pontos

Experimento 2: 15 pontos
Experimento 3: 15 pontos

Experimento 4: 15 pontos
Experimento 5: 15 pontos
Experimento 6: 15 pontos
Experimento 7: 15 pontos

Ao fim do semestre, será aplicada uma avaliação de recuperação, valendo 100 pontos, ao aluno que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e apresentar frequência mínima de 75%. O conteúdo da avaliação versará sobre as atividades práticas realizadas ao longo do semestre. A nota da avaliação de recuperação será somada ao resultado da soma das notas dos relatórios e dividido por 2, cujo resultado será a nota final do final.

BIBLIOGRAFIA

Básica

HALLIDAY, R. W.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física: mecânica. São Paulo: LTC, 2009. v. 1.

SERWAY, R. A.; JEWETT JR., J. W. Princípios de física: mecânica clássica. São Paulo: Cengage Learning, 2004. v. 1.

TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações e ondas termodinâmica. São Paulo: LTC, 2006. v. 1..

Complementar

ALONSO, M; FINN, E. J. Física: um curso universitário. São Paulo: Edgar Blucher, 2005.

CHAVES, A.; SAMPAIO, J. F. Física Básica: mecânica. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

LUCIE, P. Física Básica: mecânica. Rio de Janeiro: Campus, 1979.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física básica: mecânica. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Edgard Blucher, 2013.

SEARS, F. W.; ZEMANSKY, M. W. Física: mecânica. 14. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2016..

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Acacio Aparecido de Castro Andrade, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/09/2023, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 SEI nº 4793911