UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, 2º piso, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4395 - inhis@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Ensino de História

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

PROFHIS02

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60 h

Prática:

 

Total:

60 h

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Gilberto Cézar de Noronha

Ano/Semestre:

2022/1

Observações:

 

 

EMENTA

A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história.

JUSTIFICATIVA

A disciplina fornecerá elementos para a discussão da história do ensino de história desde sua constituição como disciplina escolar no bojo de questões políticas, socioeconômicas e étnico-culturais inerentes à sociedade brasileira contemporânea. Nesse sentido, seu objeto – o ensino de história – se relaciona, mas não se confunde com os processos de constituição da disciplina de referência – a história da história – com suas condições sociais de produção, suas questões teórico-metodológicas, seus temas e problemas de investigação tratados de forma específica na disciplina Teoria da História. Reconhecendo a dinâmica própria da história do ensino de história na educação escolar como objeto, campo de pesquisa e prática social, a disciplina História do Ensino de História promove discussões imprescindíveis para subsidiar a elaboração e o desenvolvimento dos projetos dos pós-graduandos no Mestrado Profissional em Ensino de História no sentido de contribuir com a reflexão sobre os significados históricos, políticos, sociais e educacionais da atuação do professor de história. Para tanto, abordaremos temas e problemas centrais da história do ensino de história em suas principais características relacionadas à atuação dos professores, das produções acadêmicas sobre o ensino de história e da experiência individual/coletiva dos mestrandos cuja rememoração será fomentada através da escrita de memoriais que oportunizem o reconhecimento da história do ensino de história como um campo de pesquisa e de ação. Neste sentido, o Profhistória constitui momento oportuno de trans-form(a)cão da prática e dos saberes históricos em diferentes espaços de produção e difusão de memória e narrativas históricas que incluem mas não se restringem à sala de aula e ao espaço escolar.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a emergência e a consolidação da história como campo disciplinar a partir do século XIX e seus desafios na atualidade, bem como a articulação entre história, saber acadêmico e saber escolar.

Objetivos Específicos:

- Reconhecer a historicidade do ensino de História no Brasil desde a emergência e constituição da disciplina escolar e acadêmica no século XIX;

- Refletir sobre a produção, circulação, difusão e recepção dos conhecimentos históricos no espaço escolar no Brasil em diferentes contextos históricos.

- Compreender o ensino de história como um campo de pesquisa e produção de conhecimentos acadêmicos e escolares desenvolvido em diferentes perspectivas, linhas e abordagens;

- Relacionar a formação pessoal e a trajetória profissional aos aspectos mais amplos da história do ensino de história no Brasil.

PROGRAMA

1 – Introdução: O ensino da História, a formação de professores e a Pós-graduação

2 - Qual a história do ensino de história? 

2.1 – A institucionalização da história como conhecimento acadêmico e escolar no século XIX

2.2 -A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores

2.3 - A trajetória do ensino de história na educação básica brasileira

3 - Ensino de História: a constituição do campo e os desafios contemporâneos

 

METODOLOGIA

 A disciplina será desenvolvida por meio de atividades síncronas (aulas dialogadas, por videoconferência e chats) e assíncronas (leitura, discussão e produção de textos). As atividades assíncronas serão desenvolvidas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no Google Classroom com seus aplicativos integrados, cujos dados e orientações de acesso serão enviados aos estudantes pelo e-mail cadastrado no sistema da UFU (É importante que o estudante mantenha seu e-mail atualizado no Portal do Estudante). Em caso de dificuldade técnica, comunicados os discentes, será utilizada em caráter excepcional, a plataforma Microsoft Teams. Já as atividades síncronas (aulas dialogadas por meio de vídeo-chamada e chat), bem como o atendimento aos estudantes serão realizados preferencialmente pelo Google Meet. Em caso de dificuldades técnicas para o acesso, utilizar-se-á o WebConf RNP. Havendo o retorno às atividades presenciais, as atividades síncronas aqui previstas serão realizadas sob este formato, com as devidas adaptações. Será proposta a leitura privilegiada de textos indicados no programa e a realização de uma atividade avaliativa diagnóstica e processual intitulada “Memórias de quem ensina história”, realizada em dois momentos: no início do curso, a escrita de um relato pessoal sobre a trajetória de formação e de profissional do mestrando como professor de história, enunciando suas expectativas em relação ao Mestrado Profissional. E ao final do curso, a escrita de um memorial que relacione a sua trajetória pessoal e profissional aos processos mais amplos da história do ensino de história discutidos durante o curso. O memorial deverá conter a apresentação de carta de intenções de pesquisa que se pretende desenvolver no Profhistória.

AVALIAÇÃO

O estudante será considerado aprovado se cumprir os seguintes requisitos:

1 – Participação em pelo menos 60% da carga horária das atividades síncronas;

2 – Realização das atividades assíncronas com pelos menos 60% de aproveitamento, conforme a escala de aproveitamento estabelecida pelas Normas Gerais de Pós-Graduação e pelo Regulamento do Programa:

I – “A” – Excelente (de 90 a 100% de aproveitamento): com direito a crédito;

II – “B” – Bom (de 75 a 89% de aproveitamento): com direito a crédito;

III – “C” – Regular (de 60 a 74% de aproveitamento): com direito a crédito;

IV – “D” – Insuficiente (de 40 a 59% de aproveitamento): sem direito a crédito; e

V – “E” – Reprovado (de 0 a 39% de aproveitamento): sem direito a crédito.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BITTENCOURT, Circe M.F. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História, v.13, n.25/26, p.193-221, set/1992-ago/1993.

FERREIRA, Marieta Moraes. O ensino da História, a formação de professores e a pós-graduação. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 44, p. 21-49, dez. 2016.

FONSECA, Selva G. Caminhos da história ensinada. 3ª ed. São Paulo: Papirus, 1995. (1ª ed.1993)

FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FREITAS, Itamar. Histórias do ensino de história no Brasil. São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010.

GABRIEL, Carmen Teresa Nação, diferença e temporalidade: uma análise discursiva da BNCC de história, In: CANDAU, V. ( Org.) Interculturalizar, descolonizar e democratizar: uma educação outra? Rio de Janeiro, Editora 7 Letras, 2016 (p.100- 125).

GIL, Carmem Zeli de Vargas; PEREIRA, Nilton Mullet; PACIEVITCH, Caroline; SEFFNER, Fernando. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n.38,p. 08 -32,set./dez.2017.

GONTIJO, Rebeca. Historiografia e Ensino da História na Primeira República: algumas observações. Usos do Passado. XII Encontro Regional de História. Anpuh Rio de Janeiro Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro – APERJ. 2013.

MISTURA, L.; CAIMI, F. O ensino de História no Brasil e seus pesquisadores: breves notas sobre uma herança de tensões e proposições. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 92-116, 19 out. 2020. p.102.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O currículo da disciplina escolar História no Colégio Pedro II – a década de 70 – entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica: a História e os Estudos Sociais. Rio de Janeiro, UFRJ/dezembro, 2009. (Tese) p. 175-237.

SCHMIDT, Maria A. Manuais de didática da história destinados à formação de professores e a constituição do código disciplinar da história no Brasil: 1935-1952. História (São Paulo) v.30, n.2, p. 126-143, ago/dez 2011.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da História no Brasil. Revista Brasileira de História [online]. 2004, v. 24, n. 48 [Acessado 29 Janeiro 2022] , pp. 189-211.

SILVA, Marcos e FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 60, 2010.

Complementar

ABUD, Katia Maria. , Revista Brasileira de História, v.18, nº.36, 1998, p.103-114.

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 93 [Acessado 31 Janeiro 2022] ,pp. 127-149. Disponível em: <https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180035>.

BRUTER, Annie. Um exemplo de pesquisa sobre a história de uma disciplina escolar: a História ensinada no século XVII. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 19, p. 7-21, abr. 2006.

CABRINI, Conceição. Ensino de História: revisão urgente. São Paulo: EDUC, 1986.

FREITAS, Itamar. Histórias do ensino de história no Brasil. São Cristovão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2006. (v. 1). 

GUSMÃO, Emery Marques. Memórias de quem ensina História: cultura e identidade docente. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.

HOLLANDA, G. de. Um quarto de século de programas e compêndios de História para o ensino secundário brasileiro. 1931-1956. Rio de Janeiro, INEP/Ministério da Educação, 1957.

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: Trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 163-174, set. 92/ago.93.

RALEJO, Adriana Soares, MELLO, Rafaela Albergaria e AMORIM, Mariana de Oliveira. BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37 [Acessado 1 Fevereiro 2022]. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056>. Epub 24 Set 2021

 

cronograma de atividades

Atividades Síncronas (mínimo de 50%): Aulas dialogadas realizadas pelo GoogleMeet em endereço divulgado no Ambiente Virtual (AVA) da disciplina.

Atividades Assíncronas (máximo de 50%): Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no Google Classroom com seus aplicativos integrados.

Importante: O dados e orientações de acesso serão enviados aos estudantes pelo e-mail cadastrado no sistema da UFU (É importante que mantenha seu e-mail atualizado no Portal do Estudante)

 

DATA

Atividade (S para Síncrona e A para Assíncrona)

Horário

Duração

18/03

S

Apresentação Geral do Profhistória (Regulamento, normas, corpo docente e discente, coordenação, secretaria)

13h30 às 15h30

4h00

S

Apresentação da disciplina e discussão do Plano de Curso

15h30 às 17h30

A

 

“Memórias de quem ensina história I” - Elaboração de relato pessoal sobre a sua trajetória profissional e as expectativas para o Mestrado Profissional.

Forma de envio: Google Classrom.

Data: até o dia 01/04/2022

Bibliografia complementar: GUSMÃO, Emery Marques. Memórias de quem ensina História: cultura e identidade docente. São Paulo: Ed. UNESP, 2004.

até 23h59

2h00

25/03

S

1 - Introdução: O ensino da História, a formação de professores e a Pós-graduação

15h30 às 17h30

2h00

A

Leitura prévia do texto: FERREIRA, Marieta Moraes. O ensino da História, a formação de professores e a pós-graduação. Anos 90, Porto Alegre, v. 23, n. 44, p. 21-49, dez. 2016.

-

2h00

01/04

S

2 - Qual história do ensino de história?

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia do texto: FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.7-36.

-

2h00

08/04

S

2.1 – A institucionalização da história como conhecimento acadêmico e escolar no século XIX – Parte I

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia do texto: PROST, Antoine. A história na sociedade francesa (séculos XIX e XX). In:____. Doze lições sobre a história. 2ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008, p.13-31.

Leitura complementar: BRUTER, Annie. Um exemplo de pesquisa sobre a história de uma disciplina escolar: a História ensinada no século XVII. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 19, p. 7-21, abr. 2006.

-

2h00

22/04

S

2.1 – A institucionalização da história como conhecimento acadêmico e escolar no século XIX – Parte II – entre o sagrado e o profano

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia dos textos: FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.37-89.

BITTENCOURT, Circe M.F. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História, v.13, n.25/26, p.193-221, set/1992-ago/1993.

Leitura Complementar: BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 93 [Acessado 31 Janeiro 2022] ,pp. 127-149. Disponível em: <https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180035>.

-

2h00

29/04

S

2.2 - A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia dos textos: FREITAS, Itamar. Notas para o estabelecimento de alguns marcos institucionais sobre o Ensino superior de História no Brasil: uma crônica das origens (1908/1946). IN: ___. Histórias do ensino de história no Brasil. São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010. v. 2.p. 199-208.

-

2h00

06/05

S

2.3 - A trajetória do ensino de história na educação básica brasileira:  A consolidação (República-Era Vargas) I

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia dos textos: GONTIJO, Rebeca. Historiografia e Ensino da História na Primeira República: algumas observações. Usos do Passado. XII Encontro Regional de História. Anpuh Rio de Janeiro Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro – APERJ. 2013.

Leitura Complementar: FREITAS, Itamar. As Pedagogias da História do alvorecer da república. In. ____. Histórias do ensino de história no Brasil. São Cristovão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2006. (v. 1). p.89-125.

-

2h00

13/05

S

2.3 - A trajetória do ensino de história na educação: A consolidação do Ensino de História: (República-Era Vargas) II

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia dos textos: SCHMIDT, Maria Auxiliadora. História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da História no Brasil. Revista Brasileira de História [online]. 2004, v. 24, n. 48 [Acessado 29 Janeiro 2022] , pp. 189-211.

Leitura Complementar: ABUD, Katia Maria. Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas, Revista Brasileira de História, v.18, nº.36, 1998, p.103-114.

-

2h00

20/05

S

2.3 - A trajetória do ensino de história na educação (anos 1940 - 1950)

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia do texto: SCHMIDT, Maria A. Manuais de didática da história destinados à formação de professores e a constituição do código disciplinar da história no Brasil: 1935-1952. História (São Paulo) v.30, n.2, p. 126-143, ago/dez 2011.

-

2h00

27/05

S

2.3 - A trajetória do ensino de história na educação:  A crise do código disciplinar (anos 1960 – 1970)

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia do texto: SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. O currículo da disciplina escolar História no Colégio Pedro II – a década de 70 – entre a tradição acadêmica e a tradição pedagógica: a História e os Estudos Sociais. Rio de Janeiro, UFRJ/dezembro, 2009. (Tese) p. 175-237.

-

2h00

03/06

S

2.3 - A trajetória do ensino de história na educação: a reconstrução do código disciplinar (1970-1990) – Parte I

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia do texto:  FONSECA, Selva G. Caminhos da história ensinada. 3ª ed. São Paulo: Papirus, 1995. (1ª ed.1993)

Complementar: CABRINI, Conceição. Ensino de História: revisão urgente. São Paulo: EDUC, 1986.

-

2h00

10/06

S

2.3 - A trajetória do ensino de história na educação: a reconstrução do código disciplinar – Parte II

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia do texto: SILVA, Marcos e FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 30, nº 60, 2010.

-

2h00

17/06

S

3 - Ensino de História: a constituição do campo e os desafios contemporâneos

13h30 às 15h30

2h00

A

MISTURA, L.; CAIMI, F. O ensino de História no Brasil e seus pesquisadores: breves notas sobre uma herança de tensões e proposições. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 92-116, 19 out. 2020. p.102.

-

2h00

24/06

S

Desafios contemporâneos do ensino de história II: O que ensinar?

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia dos textos:  GABRIEL, Carmen Teresa Nação, diferença e temporalidade: uma análise discursiva da BNCC de história, In: CANDAU, V. ( Org.) Interculturalizar, descolonizar e democratizar: uma educação outra? Rio de Janeiro, Editora 7 Letras, 2016 (p.100- 125)

Leitura Complementar: RALEJO, Adriana Soares, MELLO, Rafaela Albergaria e AMORIM, Mariana de Oliveira. BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar em Revista [online]. 2021, v. 37 [Acessado 1 Fevereiro 2022]. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056>. Epub 24 Set 2021

-

2h00

01/07

S

Os dilemas da articulação entre saber acadêmico e saber escolar no Mestrado Profissional.

13h30 às 15h30

2h00

A

Leitura prévia do texto: GIL, Carmem Zeli de Vargas; PEREIRA, Nilton Mullet; PACIEVITCH, Caroline; SEFFNER, Fernando. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n.38,p. 08 -32,set./dez.2017.

-

2h00

08/07

S

Avaliação final: “Memórias de quem ensina história I” – apresentação oral da carta de intenções de pesquisa.

13h30 às 15h30

2h00

A

- Elaboração de memorial sobre sua trajetória profissional relacionando-a aos processos mais amplos da história do ensino de história discutidos na disciplina, com apresentação de carta de intenções de pesquisa no Profhistória.

Forma de envio: Google Classrom. Data: Envio até o dia 08/07/2022

-

2h00

15/07

S

Discussão dos resultados finais – fechamento do curso.

13h30 às 15h30

2h00

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gilberto Cezar de Noronha, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/04/2022, às 16:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.072820/2021-24 SEI nº 3146254